Perdiz híbrida?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Perdiz híbrida?

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Ago 09, 2008 11:03 am

Há uns anos, em visita ao Museu de Coimbra, encontrei lá esta perdiz que apresenta um padrão de cores pouco familiar. Não faço ideia do que se trata (imagino que possa ser um híbrido).

Alguém opina?

Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 19674
Local : Sotavento

Perdiz hibrida

Mensagem por ribeiroa em Sab Ago 09, 2008 11:42 am

Ola Gonçalo,

Que grande dilema nos propoes!!!
penso que temos duas alternativas:

Em primeiro lugar olhando para as diferentes tonalidades penso que temos o casamento entre uma perdiz vermelha com uma perdiz cinzenta tendo como padrinho á espanhola um macho de codorniz e como madrinha uma rola diamante,tudo isto incubado num ninho de sisao parasitado por um cuco canoro.
A outra hipotese é termos um taxidermista franknstein
Nao me leves a mal a brincadeira mas realmente ave apresenta padroes de imensas aves diferentes.
Ja agora sabes qual o local e a data da captura?
Poderia ter interesse para analisar as probabilidades de cruzamentos hibridos mediante as aves mais comuns nesse ecossistema, por ex perdiz cinzenta, etc.

Cumprimentos

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro

Re: Perdiz híbrida?

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Ago 09, 2008 11:47 am

Olá António,

Tavas inspirado Laughing

Segundo a indicação que estava junto à ave, ela terá sido capturada em Antanhol, em 23 de Dezembro de 1946 (Antanhol é uma freguesia do concelho de Coimbra).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por ribeiroa em Sab Ago 09, 2008 11:56 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá António,

Tavas inspirado Laughing

Segundo a indicação que estava junto à ave, ela terá sido capturada em Antanhol, em 23 de Dezembro de 1946 (Antanhol é uma freguesia do concelho de Coimbra).

1 abraço,
Gonçalo

Esta data e este local mete de parte a hipotese da perdiz cinzenta estar envolvida neste romance...

Cumprimentos

A.R.

ribeiroa

Número de Mensagens : 243

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Set 29, 2008 1:48 am

Viva,

Já que o tópico da perdiz penalva está a gerar interesse, tomo a liberdade de puxar este tópico para o topo a ver se conseguimos chegar a alguma conclusão.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Fev 23, 2011 5:17 pm

Este tópico é de 2008 mas puxo-o para cima para ver se alguém tem ideias novas Very Happy
Gonçalo Elias

Mensagem por RicardoLima em Qui Mar 03, 2011 12:09 pm

Talvez a Prof. Deodalia Dias da Faculdade de Ciencia de Lisboa possa adiantar alguma coisa sobre o assunto... Ela trabalha sobretudo com marcadores moleculares para identificar hibridos nestas especies, mas pode ser que possa ajudar tambem pela morfologia!

RicardoLima

Número de Mensagens : 66
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome

Mensagem por trataruga em Qua Ago 24, 2011 12:07 pm

A primeira vez que vi esta foto ainda pensei numa 'montagem' de taxidermia.
Pelo pouco que li nestas duas referências pode mesmo ser um híbrido.

http://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1017&context=johnsgard&sei-redir=1#search=%22perdix%20hybrids%22

http://spinus.info/Images/books/AH743697479746.pdf

Vou ao congresso Perdix em Setembro, pode ser que apareça lá alguem que nos esclareça melhor.

Abraço
trataruga

Número de Mensagens : 231

Mensagem por Carlos Pacheco em Qui Ago 25, 2011 2:30 am

Lembro-me bem das fotos quando as vi na altura que foste ao Museu. Mantenho a minha opinião que se trata de um híbrido entre perdiz e um faisão. Qual é que não faço ideia. Nada como mandar as fotos para algum fórum de criadores de faisões e afins, pois esse pessoal adora híbridos (não entendo porquê, mas é um facto). Talvez saibam esclarecer.

Abraço
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1200
Local : Odemira

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 25, 2011 4:09 am

Boa ideia Carlos. Eu acho que até estou inscrito no forum aves-pt, vou ver se peço uma opinião por lá.
Gonçalo Elias

Mensagem por PedroSeixas em Qui Ago 25, 2011 10:01 am

Boa tarde a todos,

Também não faço a minima ideia do que será, é um exemplar muito esquisito, mas concordo com o Carlos Pacheco, deve ser uma boa ideia perguntar em foruns de criadores. Já não concordo é com a frase de que os criadores de faisões adoram hibridos, há aqui uma confusão com os criadores de pássaros de gaiola que gostam de criar hibridos de espécies como por exemplo canários com pintassilgos muitas vezes para obter exemplares com cantos diferentes (segundo sei, sinceramente nem me interessa). Os criadores de faisões não fazem isto, embora possa haver excepções na grande parte dos casos por descuido.
Se puder dar uma sugestão do forúm (embora no Avespt também possam responder) fica aqui:

http://www.gbwf.org/phpBB3/index.php

Pedro Seixas
Viseu

PedroSeixas

Número de Mensagens : 581

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Mensagem por Carlos Pacheco em Qui Ago 25, 2011 10:19 am

Boa tarde Pedro,

Pois de facto generalizei. Nos passeriformes há imensa gente com a "pancada" dos híbridos e nas rapinas, em particular os falcões (mas não só), passa-se o mesmo. Quanto aos faisões e afins, não tenho grande conhecimento do meio dos criadores, por isso posso ter-me excedido com esta generalização.

Cumprimentos

Carlos
Carlos Pacheco

Mensagem por trataruga em Qui Ago 25, 2011 10:33 am

PedroSeixas escreveu:

Os criadores de faisões não fazem isto, embora possa haver excepções na grande parte dos casos por descuido.

Isto não é verdade, aliás tratando-se os faisões de aves ornamentais (até me arrepiei a escrever isto), é natural que tentem diversificar o seu aspecto. Quanto mais bizarro...melhor (ou não).

Abraço
trataruga

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 25, 2011 11:01 am

Já coloquei no avespt, podem a ver a mensagem aqui. Agora vamos aguardar.
Gonçalo Elias

Mensagem por PedroSeixas em Qui Ago 25, 2011 1:07 pm

Pois de facto generalizei. Nos passeriformes há imensa gente com a "pancada" dos híbridos e nas rapinas, em particular os falcões (mas não só), passa-se o mesmo. Quanto aos faisões e afins, não tenho grande conhecimento do meio dos criadores, por isso posso ter-me excedido com esta generalização.

Olá Carlos Pacheco, obrigado pela resposta, nem me estava a lembrar do caso das rapinas (aqui desconheço qual é a finalidade de ter hibridos).
De facto é comum generalizar mas tal como em qualquer outro campo há bons exemplos e maus exemplos, posso contudo garantir que a maior parte das associações de criadores tem como filosofia a manutenção de espécies e subespécies puras, evitando por isso os hibridos.

Isto não é verdade, aliás tratando-se os faisões de aves ornamentais (até me arrepiei a escrever isto), é natural que tentem diversificar o seu aspecto. Quanto mais bizarro...melhor (ou não).

Boa tarde Trataruga:

Nem sei bem como responder a isto, mas peço-lhe que leia a minha resposta aqui em cima ao Carlos Pacheco, poderá também pesquisar um pouco mais por conta própria mas o fundamental será que em tudo há bons e maus exemplos, deduzo que tenha encontrado dos últimos, o que é uma pena.
Na parte final da sua mensagem creio que poderá haver alguma confusão entre alguns criadores tentarem criar mutações (de cor, exemplo albinos) dentro da espécie, não sendo isso hibridos e mais uma vez não estando muito difundido entre os criadores de faisões mas sim mais em criadores de passeriformes, psitacideos, etc. Mais uma vez a maior parte das associações de criadores de faisões aconselha a manunteção das espécies na forma mais pura evitando as mutações.

Um abraço,

Pedro Seixas
Viseu

PedroSeixas

Número de Mensagens : 581

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Mensagem por pedro121 em Qui Ago 25, 2011 1:42 pm

PedroSeixas escreveu:
Olá Carlos Pacheco, obrigado pela resposta, nem me estava a lembrar do caso das rapinas (aqui desconheço qual é a finalidade de ter hibridos).

Boas

Bem, penso que hoje em dia continua-se a fazer hibridação em falcões (nas outras rapinas essa pratica não é frequente) devido ao elevado valor monetário dos híbridos, dado que os bons híbridos são capasses de caçar um maior leque de presas ou caçar usando as técnicas dos dois progenitores obtém-se uma melhor ave de caça, os híbridos mais comuns são os que envolvem o Peregrino e o Gerifalte cruzados entre si ou com uma espécie de climas mais quentes para dar maior resistência ao calor ao gerifalte.

Em suma, os híbridos em falcoaria permitem obter uma ave mais polivalente e por isso são usados.
pedro121

Número de Mensagens : 11290
Local : Obidos

Mensagem por pedro121 em Qui Ago 25, 2011 1:51 pm

Em relação á ave, para mim não é um híbrido, os híbridos não parecem ter partes das duas espécies progenitoras colados uma á outra, já vi muitos híbridos em passeriformes, mais alguns em anatideos e psitacideos e são sempre uma "mistura" homogenea e não uma parte do corpo da espécie x e outra da espécie y, está ave não apresenta isso, a porção dianteira parece claramente encaixada na parte traseira, se um taxidermista examinar o "exemplar" deve ser possível concluir algo.
pedro121

Número de Mensagens : 11290
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 25, 2011 4:57 pm

Chamo a atenção para o facto de na foto ser visível ao fundo outra perdiz de aspecto "manhoso".
Gonçalo Elias

Mensagem por Pentaxian em Qui Ago 25, 2011 6:53 pm

Olá
A perdiz de aspecto "manhoso" parece-me ser leucística. A outra parece mais uma mistura de partes de vários animais empalhados juntos Smile
Pentaxian

Número de Mensagens : 92

Mensagem por Hugo Barbosa em Seg Ago 29, 2011 2:19 am

Boas

Para mim parece um híbrido de A. rufa com Phasianus colchicus. No entanto falta saber se esse individuo foi capturado ou se era algum individuo de cativeiro.
Não faço a mínima ideia se nos anos 40 existiam P. colchicus em liberdade para que se pudesse dar esta hibridação.
Quanto ao aparecimento partes das espécies que deram origem isso acontece nos galináceos muitas vezes, normalmente consegue-se determinar as espécies que deram origem pela plumagem por isso não me estranha que apareça com claresa mistura das 2 espécies.
Voltando a outra questão que foi aqui levantada, quanto à criação de híbridos, a minha opinião é que, pelo menos nas pessoas que têm faisões, a hibridação é obra do acaso e de negligencia pois colocam varias espécies juntas e muitas vezes nem sequer sabem que espécies existem e pensam que é tudo faisões. Não podemos comparar o caso dos passeriformes que ai sim, criam propositadamente. Nas rapinas trata-se como já foi dito antes de optimizar as qualidades de caça, tornando-o num multifacetado.
Nos faisões tal como em muitas outras espécies criadas em cativeiro graças a estas mentalidades de cruzamentos (que por negligencia quer com intencionalidade) têm se perdido espécies puras como o caso mais flagrante dos faisões dourados e Lady Amherst (chrysolophus pictus e C. amherstiae) sem falar em espécies raras como tragopans, No caso de alguns psitacideos graças a mutações e cruzamentos indiscriminados estão praticamente desaparecidas algumas espécies no seu fenotipo selvagem.
Com isto quero dizer que as pessoas antes de querem ter e/ou criar aves devem estudar o mínimo para que pelo menos zelem pela integridade genética da espécie.
Quanto à outra perdiz manhosa ao fundo parece-me menos manhosa que esta pelo menos a plumagem parece de uma perdiz vermelha só que com sinais de albinismo na parte da cabeça. este fenómeno já o vi em varias aves incluindo galináceos em cativeiro e espécies selvagens, onde moro existe um melro com uma serie de penas brancas nas asas.
Hugo Barbosa

Hugo Barbosa

Número de Mensagens : 1

Mensagem por trataruga em Ter Set 06, 2011 7:33 pm

Gente,

Mostrei hoje a foto ao responsável do Grupo Perdix, na opinião dele é uma boa preparação taxonómica (entenda-se uma boa montagem!)

Abraço

Tiago
trataruga

Mensagem por Carlos Pacheco em Qua Set 07, 2011 2:08 am

Mas do quê com quê? Aquela cabeça não me parece nada ser de Alectoris rufa pura...
Carlos Pacheco

Mensagem por trataruga em Qua Set 07, 2011 5:13 pm

De uma perdiz qualquer com um faisão qualquer...
trataruga

Mensagem por HL em Sab Nov 04, 2017 3:53 pm

Aqui está fora de questão uma "montagem"

HL

Número de Mensagens : 639
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

Mensagem por Paulo Lemos em Sab Nov 04, 2017 4:16 pm

Para mim é uma perdiz.
Provavelmente um erro genético qualquer, ou um caso raro em que se manifestam características de espécies ancestrais.

Foi apanhada onde?
Bem que seria fixe acabar de vez com as reintroduções, e defender o património genético local nestas espécies residentes. Populações locais escondem por vezes relíquias, às vezes "latentes".

A coloração vermelha da perdiz "empalhada" perde-se com o tempo, certo?
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: