Pântano acolhe 90 espécies de aves no centro de Bucareste

Ir em baixo

Pântano acolhe 90 espécies de aves no centro de Bucareste

Mensagem por jheitor em Sex Out 12, 2012 4:18 am

Pântano acolhe 90 espécies de aves no centro de Bucareste

11-10-2012

fonte:/noticias.terra.com.br

Entre edifícios do período comunista e arranha-céus está situado, em pleno centro de Bucareste, o chamado "lago" de Vacaresti, um pântano abandonado que viu crescer entre os seus diques um ecossistema complexo de imenso valor natural e que nasceu como um projeto hidrológico do ditador Nicolae Ceausescu. Conhecido na Romênia como "o Delta entre os edifícios", por suas similaridades com o delta do rio Danúbio, o projeto hidrológico acolhe a cada ano, com a chegada do calor após o inverno, cerca de 90 espécies de aves pouco comuns, algumas delas protegidas.

Em seus quase 200 hectares de vegetação diversa e em seus pântanos alimentados por águas subterrâneas vivem, em um ecossistema estável, diferentes tipos de peixes, patos selvagens, cisnes, salamandras, cobras d'água, gaivotas e raposas, entre outras espécies. Consciente da sua importância para uma cidade poluída e populosa como Bucareste, o governo anunciou sua intenção de declará-lo nos próximos meses como uma área natural protegida.

Os ferventes partidários da ideia são as organizações de proteção do meio ambiente como a WWF e líderes da opinião pública como o conhecido jornalista e ativista Liviu Mihaiu. Cristian Lascu, redator chefe da revista National Geographic na Romênia, é um dos impulsores do projeto. "Seria uma área verde e um alvo turístico especial, um parque natural onde poderiam ser vistos os animais em seu meio natural", explica Lascu à Agência EFE. O governo espera receber dele e de outras pessoas implicadas toda a documentação científica, cartográfica e jurídica necessária, com o sinal verde da Academia Romena, para declarar a zona natural protegida, confirmou o Ministério do Meio Ambiente.

Mas a superfície de estudo é grande e complexa e são necessários especialistas nos diversos animais e tipos de vegetação para completar o relatório. "Não temos dinheiro nem tempo, todos temos nossas obrigações profissionais, porque fazemos isto por devoção, quando podemos", conta o jornalista especializado.

Contra os planos do governo e das ONGs estão os antigos proprietários dos terrenos que não receberam indenizações desde a desapropriação pelo regime comunista. Eles temem não receber nada pelas terras que foram suas e notificaram o Ministério do Meio Ambiente, que prometeu que estudará os seus casos.

Em um dia quente de setembro os carros e os bondes enchem as ruas que rodeiam o perímetro do pântano. Milhares de bucarestenses entram e saem dos edifícios e fazem suas compras nos shoppings a poucos metros do "Delta de Bucareste". Do outro lado dos diques de concreto, sob o ruído distante de motores e buzinas, domina o canto dos pássaros e o zumbido dos insetos. Alguns poucos curiosos passeiam com a câmera fotográfica em busca de animais, enquanto alguns aposentados pescam nas margens das lagoas. "Mais que pescar, observamos os patos", disse à EFE um deles.

No centro do ecossistema vive em um barraco há 15 anos uma família cigana, que costuma pescar nas lagoas e vive entre os diques. Lascu gostaria que eles fossem empregados pelo parque natural caso sua ideia seja concretizada.

Em 1986, o tirano comunista Ceausescu começou as obras do pântano, que devia fazer parte de um sistema para evitar inundações na capital e recolher água. A revolução de 1989 provocou a queda e a morte de Ceausescu e interrompeu o projeto, que não foi retomado por nenhuma administração democrática. Agora, a inação dos governos romenos e a ação da natureza e de pessoas como Lascu podem dar às centenas de milhares de bucarestenses que vivem nos bairros hostis de concreto uma opção de recreação inédita, barata e acessível, basta pegar o bonde.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6221247-EI238,00-Pantano+acolhe+especies+de+aves+no+centro+de+Bucareste.html
avatar
jheitor

Número de Mensagens : 11641
Idade : 55
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum