Perdiz cinzenta em tras-os-montes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Perdiz cinzenta em tras-os-montes

Mensagem por ribeiroa em Sab Jun 08, 2013 2:51 am

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=657690&tm=4&layout=121&visual=49

Cump.
A. Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro

Re: Perdiz cinzenta em tras-os-montes

Mensagem por trataruga em Sab Jun 08, 2013 6:52 am

Vai dar agora uma reportagem com imagens na RTP
trataruga

Número de Mensagens : 231

Mensagem por trataruga em Sab Jun 08, 2013 7:02 am

Ops, são vermelhas, obrigado e bom dia!

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=657795&tm=8&layout=122&visual=61

Última edição por trataruga em Sab Jun 08, 2013 7:25 am, editado 1 vez(es) (Razão : Video)
trataruga

Mensagem por Helder Vieira em Sab Jun 08, 2013 7:30 am

trataruga escreveu:Vai dar agora uma reportagem com imagens na RTP

Um velho amigo Inglês, depois de ver as imagens, diria "Perdix perdix my arse!!"...
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3136
Local : Maia

Mensagem por ribeiroa em Sab Jun 08, 2013 7:32 am

Realmente se as imagens captadas sao as que aparecem no video... ( nao tinha ainda visto o video).
Troca de ficheiros\imagens ou confusao na identificaçao por parte do autor?

Cump.
A.Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro

Mensagem por Rafael Matias em Sab Jun 08, 2013 1:14 pm

As Alectoris rufa do video certamente não serão a evidência captada da redescoberta??
No video ouve-se: "são imagens de perdizes-cinzentas"... Bem, não propriamente... será engano?

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Mensagem por pedro121 em Sab Jun 08, 2013 1:40 pm

Rafael Matias escreveu:As Alectoris rufa do video certamente não serão a evidência captada da redescoberta??
No video ouve-se: "são imagens de perdizes-cinzentas"... Bem, não propriamente... será engano?

Sim, mas engano em que fase do processo? Logo quando as aves foram vistas ou agora ao escolher as imagens?
pedro121

Número de Mensagens : 9649
Local : Obidos

Mensagem por Helder Vieira em Sab Jun 08, 2013 2:30 pm

pedro121 escreveu:
Rafael Matias escreveu:As Alectoris rufa do video certamente não serão a evidência captada da redescoberta??

Sim, mas engano em que fase do processo? Logo quando as aves foram vistas ou agora ao escolher as imagens?

Exactamente. Supostamente a identificação foi secundada por experts.
Helder Vieira

Mensagem por Rafael Matias em Sab Jun 08, 2013 2:37 pm

pedro121 escreveu:

Estou a tentar ser optimista Smile

Rafael Matias

Mensagem por Rafael Matias em Sab Jun 08, 2013 2:39 pm

O que é certo é que foi noticiado provavelmente em todos os grandes meios de comunicação social em Portugal. Sem me esforçar, numa busca simples, 5 jornais a citarem a "descoberta".

Rafael Matias

Mensagem por pedro121 em Sab Jun 08, 2013 3:03 pm

Helder Vieira escreveu:

Exactamente. Supostamente a identificação foi secundada por experts.

Pelo que percebi os experts estavam na expedição, ora como era para filmar borboletas?
pedro121

Mensagem por pedro121 em Sab Jun 08, 2013 3:09 pm

Rafael Matias escreveu:O que é certo é que foi noticiado provavelmente em todos os grandes meios de comunicação social em Portugal. Sem me esforçar, numa busca simples, 5 jornais a citarem a "descoberta".

Sim, no entanto os meios de comunicação em Portugal não são conhecidos por verificarem a veracidade das noticias que lhes são fornecidas, especialmente este tipo de noticias. mas eu estou optimista, mesmo que não se encontre agora nenhuma, estas noticias tem pelo menos a vantagem de chamar a atenção para o desaparecimento da espécie, agora que o linçe parece querer recolonizar pelo seu próprio pé (a exemplo do que fizeram a Cabra, Aguia-imperial e Abutre preto) talvez possamos promover a Perdiz como próxima espécie a retornar, se bem que com os problemas que ela tem na Europa... Crying or Very sad
pedro121

Mensagem por Rafael Matias em Sab Jun 08, 2013 3:18 pm

pedro121 escreveu:
Rafael Matias escreveu:O que é certo é que foi noticiado provavelmente em todos os grandes meios de comunicação social em Portugal. Sem me esforçar, numa busca simples, 5 jornais a citarem a "descoberta".

Sim, no entanto os meios de comunicação em Portugal não são conhecidos por verificarem a veracidade das noticias que lhes são fornecidas, especialmente este tipo de noticias.

O que eu quiz dizer foi que o potencial engano poderá ficar enraizado como dado assumido se não fôr desmentido (e rapidamente), dada a audiência enorme a que chegou. As imagens apresentadas parecem ser mesmo as obtidas no momento, portanto se assim fôr não ficam margens para dúvidas.

Rafael Matias

Mensagem por pedro121 em Sab Jun 08, 2013 3:44 pm

Rafael Matias escreveu:

O que eu quiz dizer foi que o potencial engano poderá ficar enraizado como dado assumido se não fôr desmentido (e rapidamente), dada a audiência enorme a que chegou. As imagens apresentadas parecem ser mesmo as obtidas no momento, portanto se assim fôr não ficam margens para dúvidas.

Ahhh, ok, pois, agora já vai ser difícil voltar atrás. Smile
pedro121

Mensagem por trataruga em Sab Jun 08, 2013 5:01 pm

Registar a espécie em Portugal continental? Não seria de todo descabido.
Aos pares? Vários pares? Em minutos? Muito pouco provável...

As imagens falam por si, mesmo com a má qualidade qualquer aprendiz de passarinheiro as consegue identificar como perdizes-vermelhas. Algum problema com o engano? Nenhum, não fosse a "descoberta" noticiada pelos jornais e televisão.

Não é a primeira vez que este tipo de erros são avançados pela RTP. Relembro as "crias" de Charadrius vociferus apresentadas há um par de anos (http://bloguedoluis.blogspot.pt/2011/11/borrelho-de-coleira-dulpa-nidifica-nos.html). Tratavam-se claramente de Charadrius alexandrinus adultos, no entanto, este lapso nunca foi corrigido, muito menos as 1001 barbaridades científicas avançadas na mesma peça.

Como biólogo admito que um jornalista, sem formação académica em ciências naturais, cometa pequenos crimes científicos, assim como espero alguma compreensão recíproca em relação às minhas falhas ortográficas ou gramaticais por parte de alguém com larga formação em Letras. Contudo, como investigador, exijo que a informação transmitida pelos meus pares, de qualquer área do conhecimento, seja o mais honesta possível. O nome de uma ou duas pessoas que também tenham observado os exemplares, bem como a referência de experiência prévia com a espécie em causa ou outras similares, ajudariam certamente a credibilizar, ou não, a informação publicada. Não é a toa que, na submissão da observação de uma raridade, o CPR exige este tipo de informação.

Infelizmente esta situação espelha a falta de rigor da investigação jornalística em Portugal. Se há alguns anos a receita funcionava, hoje em dia, com uma população cada vez mais escolarizada o grau de exigência aumentou. A forma como jornalismo é feito, no entanto, parece não ter acompanhado esta nova realidade.

Como diz o povo: “Quem te manda a ti sapateiro, tocar rabecão?”

Abraço

Tiago
trataruga

Mensagem por Rafael Matias em Sab Jun 08, 2013 5:15 pm

Enfim, eu ainda tenho uma réstea de esperança que haja algo mais para apresentar, que pelo menos 1 casal fosse mesmo Perdix e que tivesse levado todos a pensar que as restantes vistas seriam também. Não sei. Tenho mesmo muita pena se este episódio fôr como parece ser.
Também me parece que o problema (se se confirmar, continuo no optimismo?) foi alguma falta de prudência, uma vez que os jornalistas têm responsabilidades acrescidas (afinal têm a faca e o queijo na mão para transmitir o que quiserem). Toda a gente se engana e não vem mal ao Mundo por causa disso. Mas quando se passa a informação à Agência Lusa para a distribuir por todos os orgãos de comunicação as consequências de um possivel erro multiplicam-se...
Acho que seria fundamental um desmentido por parte da RTP se fôr o caso, mas que isso seja visto como algo que pode acontecer, não vale a pena crucificar ninguém. Por acaso quando ouvi a notícia a primeira coisa que me passou pela cabeça, confesso que foi "andam a largar Perdix em Espanha?" e não tanto um erro de identificação (que me parece tão improvável, dadas as condições que eles tinham para observar as aves, que me custa a acreditar...).
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por Helder Vieira em Sab Jun 08, 2013 6:00 pm

Teria sido tão simples se, quando partilhou a notícia nas redes sociais (FB p.ex) com uma foto em anexo (aí sim de um Perdix perdix), tivesse logo partilhado estes registos que aparecem na peça jornalística Rolling Eyes
Helder Vieira

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jun 08, 2013 6:58 pm

A notícia originalmente colocada pelo António contém várias afirmações que me suscitam dúvidas.

Desde logo:

A espécie, também conhecida como charrela, é endémica da região ibero pirenaica

Isto não é de modo algum verdade, a espécie tem uma ampla distribuição na Europa.

acrescentando que a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) referiu que a perdiz-cinzenta "não era vista em Portugal, no mínimo, há 60 anos".

Gostava de saber de onde vem esta informação dos 60 anos. Isso quereria dizer que os últimos registos seriam de 1953, aproximadamente.

Acontece que existe um registo de uma perdiz-cinzenta abatida em 2003 precisamente junto à barragem de Serra Serrada, este regiisto está publicado e não se percebe porque motivo foi ignorado na notícia...

Depois de ver a reportagem também fico com a dúvida: que espécie terá sido vista afinal?
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17378
Local : Sotavento

Mensagem por pedro121 em Dom Jun 09, 2013 2:59 am

Gonçalo Elias escreveu:A notícia originalmente colocada pelo António contém várias afirmações que me suscitam dúvidas.

Desde logo:

A espécie, também conhecida como charrela, é endémica da região ibero pirenaica

Isto não é de modo algum verdade, a espécie tem uma ampla distribuição na Europa.

O erro deve vir daqui:

"A P. p. hispaniensis, conhecida como Charrela em Portugal, é endémica da região ibero-pirenaica"

http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/O-declinio-global-e-a-extincao-em-Portugal-da-Charrela?viewall=true&print=true
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jun 09, 2013 7:48 am

Pois, efectivamente a subespécie é endémica, mas a espécie não é... quando alguém se põe a copiar uma informação sem tentar perceber primeiro o que significa, pode dar asneira, e parece-me que foi isso que sucedeu neste caso...
Gonçalo Elias

Mensagem por tmgamito em Dom Jun 09, 2013 9:28 am

Boa tarde
Gonçalo Elias escreveu: quando alguém se põe a copiar uma informação sem tentar perceber primeiro o que significa, pode dar asneira, e parece-me que foi isso que sucedeu neste caso...
E não foi isso que ele fez também quando descreve a ave que viu?
"o voo e a cabeça não enganam assim como a cauda de um leque ferradura de um alaranjado torrado" tirado do grupo Aves de Portugal Continental no FB
Deve ter ido ler ao Aves de Portugal, viu lá qualquer coisa sobre uma ferradura castanha e toca a pôr a ferradura na cauda.

Agora diz que anda uma equipa reforçada à procura das aves para homologar a observação. Não conseguem controlar isso? Ainda vai a Espanha fotografá-las só para não perder a face.

Teresa
tmgamito

Número de Mensagens : 36

Mensagem por José Frade em Dom Jun 09, 2013 11:09 am

Fiz a pergunta ao autor da reportagem, podem ver aqui a resposta.
https://m.facebook.com/groups/121307984660183?view=permalink&id=202101166580864&__user=100000027395356
José Frade

Número de Mensagens : 2981
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por Jorge Saraiva em Dom Jun 09, 2013 11:50 am

Hummm, ok, oremos irmões!
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1030
Local : Lx

Mensagem por trataruga em Dom Jun 09, 2013 12:26 pm

tmgamito escreveu:Boa tarde
Gonçalo Elias escreveu: quando alguém se põe a copiar uma informação sem tentar perceber primeiro o que significa, pode dar asneira, e parece-me que foi isso que sucedeu neste caso...
E não foi isso que ele fez também quando descreve a ave que viu?
"o voo e a cabeça não enganam assim como a cauda de um leque ferradura de um alaranjado torrado" tirado do grupo Aves de Portugal Continental no FB
Deve ter ido ler ao Aves de Portugal, viu lá qualquer coisa sobre uma ferradura castanha e toca a pôr a ferradura na cauda.

Ninguém descreve uma observação com texto de livro...

tmgamito escreveu:
Agora diz que anda uma equipa reforçada à procura das aves para homologar a observação. Não conseguem controlar isso? Ainda vai a Espanha fotografá-las só para não perder a face.

Teresa

Ou pior, liberte bichos de cativeiro, de origem duvidosa, só para fotografar em Portugal!

Já agora, quem raio são os consultores científicos? E porque não dão eles a cara?

Abraço

Tiago
trataruga

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jun 09, 2013 1:11 pm

trataruga escreveu:Ninguém descreve uma observação com texto de livro...

Não ponho as mãos no fogo relativamente a isto...
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: