Perdiz cinzenta em tras-os-montes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Perdiz cinzenta em tras-os-montes

Mensagem por pedro121 em Dom Jun 09, 2013 2:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:
trataruga escreveu:Ninguém descreve uma observação com texto de livro...

Não ponho as mãos no fogo relativamente a isto...

Very Happy Very Happy Very Happy

Bem, as vezes é difícil evitar as semelhanças, já que o guia de campo sublinha as características que ao vermos uma raridade teremos também que sublinhar.

Mas neste caso, nenhuma referencia é feita á cor dos flancos, seria de esperar que a ausencia de branco nos flancos fosse mencionada, bem como a ausência de branco na cabeça, características que são visíveis á distancia e fáceis de registar como se viu nas imagens apresentadas. em vez disso foi dada importância a duas características que aparecem nalguns textos colocados online.

pedro121

Número de Mensagens : 10382
Local : Obidos

Mensagem por luis.henrique em Seg Jun 10, 2013 5:10 am

Caros membros do fórum;
Adepto de Miguel Sousa Tavares vou tentar ser parco em palavras e sairei depois como entrei.
Aviso importante: A minha mensagem é apenas para alguns (e felizmente existem) elementos deste fórum que respeitam o meu trabalho e que tomaram chá em pequenos. Infelizmente há excepções. Lamento. Mas nem todos somos iguais.
Não gosto que falem nas costas de ninguém porque não é bonito. Sim, sou eu o autor e apresentador do programa "Vida Animal em Portugal e no Mundo" da RTP, para os que não sabem e acredito, sinceramente que sejam muitos. Luís Henrique Pereira.
Vamos ao que interessa: A Perdix perdix na Serra de Montesinho.
Na reportagem emitida pela RTP aparecem fugazmente duas perdizes em dois fotogramas.
As imagens foram recolhidas no terreno aquando da elaboração de um documentário que nada tinha a ver com o tema. Apareceram-nos à frente do 4x4 e naturalmente que despertaram a nossa atenção. Não estas que vemos quase todos os dias, mas as cinzentas. Aconteceu que em 8 fotogramas disponíveis na altura, e por azar, foram logo entrar na reportagem não por mim editada, os que não deviam entrar. Não quero com isto fugir ao lapso que será, aquando da emissão de uma nova reportagem com imagens documentais irrefutáveis, motivo de um esclarecimento em jeito de reparo na RTP. Informo, e com isto termino, que antes de falarem de jornalistas, gostava que percebessem que jornalistas "é muita gente". Segundo não permito nem permitirei a ninguém que ouse sequer levantar questões éticas em relação ao meu trabalho. lembro que alguém terá sugerido que à falta de melhores documentos (que em breve irão surgir, alguns mesmo já os conseguimos) que a equipa iria a Espanha fotografar Perdizes cinzentas para "limpar a face". A minha sempre esteve limpa. Esse alguém que se apresente e conversaremos em instâncias próprias.
Não sou sapateiro nem sei tocar rabecão. Felizmente que sempre soube "colher as pêras, sabendo de que Pereira é que elas vêm.Tenho formação universitária superior em Portugal em Ciências da Comunicação e em Wildlife filmmaking em Washigton e Madrid, como poderão comprovar no meu CV disponível na Internet.
Aos verdadeiramente interessados na possibilidade da espécie possa ter regressado ao nosso território deixo um link com novos fotogramas e um obrigado. A qualidade não é a melhor, longe disso. Mas em breve, muito em breve, descansem, terão bem melhor da Perdix perdix em Montesinho.
Como disse no inicio, saio como entro deste fórum para não incomodar. Obrigado pela atenção que algundos dos elementos fizeram o favor de dispensar.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=529970460373471&set=pcb.529971187040065&type=1&theater

luis.henrique

Número de Mensagens : 1

Mensagem por Pedro Lopes Moreira em Seg Jun 10, 2013 6:29 am

Caro Luis Henrique Pereira,

O que temos assistido neste fórum trata-se, simplesmente, do escrutínio de uma noticia largamente difundida na RTP: Perdix perdix em Montesinho.

De facto, essa noticia é, no mínimo, pouco convincente. Abre com imagens de Perdiz-vermelha e não apresenta qualquer prova documental irrefutável que justifique sequer o seu título.

Estou certo que todos esperamos, ansiosamente, a apresentação dessas provas já que o estabelecimento de uma população de Charrela em Montesinho ao fim de tantas décadas seria, certamente, uma grande noticia e motivo de satisfação para todos.

Desejos da continuação de um bom trabalho.

Cumprimentos, Pedro Moreira

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 255

Mensagem por Helder Vieira em Seg Jun 10, 2013 9:06 am

Caro Luís,
Antes de mais, seja bem vindo ao fórum. Espero que esta não tenha sido a sua "primeira e última participação".

Sinceramente, com mais ou menos exagero em alguns comentários, descrédito, desconfiança, humor negro, ou o que lhe queira chamar, não sei de que estava à espera depois deste flop!! Obviamente que o Luís sabe, provavelmente melhor do que qualquer membro aqui do fórum, os riscos da exposição mediática.
Tivesse sido eu a apresentar um registo fotográfico (mal identificado) de uma raridade da nossa avifauna e as repercussões teriam sido muito limitadas ao âmbito deste fórum e de um qualquer grupo fechado do FB. Ora o Luís, convenhamos, é jornalista na televisão pública já há muitos anos. Conhecido por todos pelos programas dedicados à vida selvagem nacional. Lançou a notícia já há alguns dias no FB (pelo menos), e deixou muita gente entusiasmada como é óbvio! A reportagem passou no sábado passado, pelas 14:00h (horário nobre?!), eu, e tantos outros, esperavamos ver outra coisa.
Como disse atrás, tivesse o Luís partilhado os tais registos/frames junto com a notícia inicial e esta confusão ficaria logo por ali.

Aceite ainda um modesto conselho. Não vale a pena insistir em partilhar registos/frames de tão péssima qualidade, como os últimos três que partilhou.
Espero, muito honestamente, que o Luís (e sua equipa), ou qualquer outro (seja observador, fotógrafo, etc) encontre as famigeradas perdizes.

um abraço,
Helder
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3201
Local : Maia

Mensagem por RuiCaratao em Seg Jun 10, 2013 9:50 am

Realmente foi azar aparecer logo umas perdizes vermelhas na reportagem, se por azar ou não o que é certo é que este tipo de estratégia "low cost" figura na forma de trabalhar dos media.....quem é que já não viu um rasto de avião num qualquer filme da idade média, ou recentemente na ficção nacional uma subida de uma vertente dos Alpes cheia de eucaliptos Shocked (chiça que já chegou lá!!!), e a falta de rigor cientifico mesmo em muitos documentários (na maioria N. Geographic), não passam despercebidos a uma pequena minoria do publico alvo.

Fora isso, espero que as charrelas estejam por lá, aquele é sem duvida o local que potencia uma possivel recente observação, e existem observações não publicadas de aves na zona com não mais de 1 década.

cumprimentos,
Rui Caratão
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Mensagem por pedrocardia em Qua Jun 12, 2013 5:55 am

Olá,

Nos anos 80, julgo que em Novembro ou Dezembro de 89, observei duas perdizes com o dorso nitidamente malhado, em voo, a cerca de 1km das casas da Lama Grande, junto à estrada que liga esta zona à aldeia de Montesinho. Na altura fiquei convencido que seriam duas Perdix perdix, e ainda hoje estou convencido disso, mas não fiquei com nenhum registo da observação. Lembro-me de ter consultado o guia que tinha (uma edição francesa do Singer, Delin & Brun) e reparado que o mapa da Perdix perdix parecia entrar por Portugal no Norte de Trás-os-Montes, pelo que na altura achei normal ver a espécie naquele local. Só bastante mais tarde é que me apercebi que talvez não fosse tão normal encontrar aquela espécie...

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 547

Mensagem por Luis Reino em Qua Jun 12, 2013 8:18 am

Pois, as Alectoris rufa são relativamente comuns no planalto de Montesinho e em redor da Serra Serrada, mas uma coisa não implica a outra, embora não conheça registos 100% certos talvez nos últimos 30 anos na zona...Nos anos 90 percorri "todos os recantos" de Montesinho e estou quase certo que não nidificam por aquelas bandas desde talvez os anos 50. Talvez ocorra de forma irregular em Invernos mais frios e, porventura quando as serras espanholas estão cobertas com muita neve. Por isso talvez seja apenas mais um registo incerto, ou talvez demasiada vontade de ver...

Um abraço,

Luís Reino

Luis Reino

Número de Mensagens : 9

http://www.lanius.blogspot.com

Mensagem por pedro121 em Qua Jun 12, 2013 8:24 am

Luis Reino escreveu:Talvez ocorra de forma irregular em Invernos mais frios e, porventura quando as serras espanholas estão cobertas com muita neve. Por isso talvez seja apenas mais um registo incerto, ou talvez demasiada vontade de ver...
Luís Reino

Bem, eu não conheço bem a zona, mas aparentemente dois cenários são viáveis, é razoável supor a sua ocorrência ocasional no inverno, e é também possível que se houver introdução de aves em Espanha em acções de repovoamento haja algumas que venham cá parar, no entanto uma presença continuada e sustentada parece-me para já pouco provável, mas que sei eu? Também diria que não anda nenhum Linçe-iberico em Vila Nova de Milfontes e no entanto...
pedro121

Mensagem por Luis Reino em Qua Jun 12, 2013 8:37 am

Pois quando o primeiro Atlas nacional foi publicado em 1989, ainda que o grosso dos trabalhos de campo tivessem terminado em 1984, penso que o Rufino tb só referia a presença de Turdus philomelos para a serra da Coroa (não tenho aqui o livro comigo). Quando realizei o Atlas das Aves Nidificantes do Parque Natural de Montesinho (1992-94) esta espécie já estava espalhada por vastas áreas do Parque, chegando pelo menos à serra da Nogueira. Por isso é preciso ter sempre algum cuidado, pois as distribuições são muitas vezes dinâmicas e o caso do lince é outro exemplo. Mas mesmo olhando apenas para aves consideradas de "ambientes nortenhos" temos outros exemplos desse dinamismo, mesmo tendo em conta problemas de cobertura no passado. Especificando:

1) o Lanius collurio tem claramente uma distribuição mais ampla do que a observada nos anos 80 do Séc. XX;

2) aplica-se o mesmo a Anthus trivialis (já há registos mais a Sul do topo fronteiriço do país) - vide uns dos últimos noticiários ornitológicos.

Um abraço,

Luís

Luis Reino

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 12, 2013 9:30 am

Luis Reino escreveu:Por isso é preciso ter sempre algum cuidado, pois as distribuições são muitas vezes dinâmicas

Sem dúvida, e há diversos outros casos para além dos das espécies nortenhas.

Um exemplo claro é do do chapim-carvoeiro Parus ater - há 20 anos praticamente não ocorria a sul do Tejo (excepto na serra de São Mamede), mas actualmente já pode ser considerado regular na península de Setúbal, incluindo a serra da Arrábida.

Outro caso flagrante é o do pardal-espanhol Passer hispaniolensis - na década de 1980 ocorria subretudo na Beira Baixa, sendo relativamente raro no interior alentejano (tinha como limite sul a zona de Mourão), mas hoje é abundante numa grande parte do Alentejo.

Nenhuma destas espécies foi alvo de projectos dirigidos de conservação (ao contrário do que sucedeu, por exemplo, com o peneireiro-das-torres), por isso as razões da sua expansão não são, de modo algum, evidentes.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18434
Local : Sotavento

Mensagem por pedrocardia em Qua Jun 12, 2013 9:43 am

Olá,

Um outro exemplo de uma distribuição que tem mudado (=expandido) bastante é o da Andorinha-dáurica [Cecropis (Hirundo) daurica].
Aqui na zona litoral NW já quase que se vêm na praia o que não era de todo o caso há 10 anos.

Ainda mais uma achega ao tema das Perdix perdix: esta espécie também é criada em cativeiro e, por isso mesmo, poderá ser solta em acções de "repovoamento" cinegético. Pelo menos na ilha de São Miguel, Açores, isto acontece e conheço um registo desta espécie no continente que deverá com toda a certeza ter uma explicação semelhante (na serra entre o Marco de Canavezes e o rio Douro).

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 547

Mensagem por Luis Reino em Qua Jun 12, 2013 9:57 am

Olá,

Sim, no Norte pelo menos no passado as largadas pareciam ser frequentes. Recordo-me vagamente de algumas conversas com o Miguel Pimenta (no tempo do Atlas da Peneda-Gerês) de ele referir-me a existência de largadas frequentes na região do Barroso - espero estar-me a recordar bem! Recordo novamente que observei numas instalações dos Serviços Florestais de Bragança (1991/1992) pelo menos duas aves desta espécie limitadas a um pequeno cercado completamente coberto com rede.

Um abraço,

Luís Reino

Luis Reino

Mensagem por Paulo Alves em Qua Jun 12, 2013 5:42 pm

Se as largadas eram (ou são?) frequentes porque razão a espécie está teoricamente extinta no território português?
Paulo Alves

Número de Mensagens : 1731
Local : Mouriscas - Abrantes

http://riscosapenas.wordpress.com/

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 12, 2013 5:54 pm

Paulo Alves escreveu:Se as largadas eram (ou são?) frequentes porque razão a espécie está teoricamente extinta no território português?

Se partirmos do princípio que os bichos das largadas são abatidos e não se reproduzem, não se formando qualquer população estável, a espécie continua extinta.

Se um dia se vier a formar uma população auto-sustentável, ainda que em resultado dessas largadas, aí o caso muda de figura...
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qui Jun 13, 2013 2:06 am

Paulo Alves escreveu:Se as largadas eram (ou são?) frequentes porque razão a espécie está teoricamente extinta no território português?

Quantas dezenas de milhares de Faisões são libertados todos os anos, não é por isso que a espécie se consegue estabelecer.
pedro121

Mensagem por Paulo Alves em Qui Jun 13, 2013 3:16 am

Sim, lembrei-me disso depois da pergunta feita.
Mas os faisões não são autóctones, necessitarão de condições propícias ao seu estabelecimento. As perdizes são, supostamente têm as condições necessárias para vingar...
É por serem criadas em cativeiro e largadas?
No caso dos faisões muitos escapam ao abate, o mesmo não acontece com as perdizes?
Paulo Alves

Mensagem por Luis Reino em Qui Jun 13, 2013 3:30 am

Olá,

Para além de muito provavelmente a maior parte das perdizes serem abatidas pela própria actividade que as largou (cinegética), as demais sobreviventes serão muito possivelmente predadas. Para além do mais o Norte do país está (estava) no limite de distribuição desta espécie na Europa, pelo que as aves largadas poderão ser de populações pouco adaptadas a este limite de distribuição Ibérico. As populações nativas da península Ibérica são, penso eu, da subespécie  hispaniensis, mas seguramente que as normalmente introduzidas em largadas não deverão ser da raça ibérica, mas quase de certeza de alguma população europeia. Por isso, não é muito fácil vingarem se não "houver algum tipo de assistência" e, admitindo que as condições naturais nos planaltos e serranias do Norte não mudaram substancialmente - tb não é liquido...

Um abraço,

Luís Reino

Luis Reino

Mensagem por pedro121 em Qui Jun 13, 2013 3:43 am

Paulo Alves escreveu:Mas os faisões não são autóctones, necessitarão de condições propícias ao seu estabelecimento. As perdizes são, supostamente têm as condições necessárias para vingar...
É por serem criadas em cativeiro e largadas?

mesmo que a espécie seja autóctone o processo de reintrodução não é simplesmente larga-las no sitio, as aves criadas em cativeiro não sabem quais as fontes de alimento adequadas, que perigos evitar, nalguns casos podem já ter perdido o instinto de choco, a reintrodução é um processo muitas vezes complexo, mesmo que as causas do desaparecimento inicial da espécie tenham sido resolvidos, neste caso não foram, por isso...

A perdiz-cinzenta tem sido objecto de tentativas de introdução sistemática nos Açores, essas tentativas tem sido mal sucedidas no global, apesar do habitat aparentemente propicio.
pedro121

Mensagem por Luis Reino em Qui Jun 13, 2013 3:58 am

Já agora vejam esta notícia que me chegou às  minhas mãos. É bem perto da zona oriental de Montesinho e já estava assinalada no Atlas dos Mamíferos de Espanha. Desconheço a credibilidade da fonte e dos factos:

http://www.laopiniondezamora.es/comarcas/2013/05/29/oso-vuelve-comer-miel-zamora/682092.html

Luís

Luis Reino

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jun 13, 2013 4:10 am

Luis Reino escreveu: seguramente que as normalmente introduzidas em largadas não deverão ser da raça ibérica, mas quase de certeza de alguma população europeia.

Mas isto é permitido?

Tanto quanto sei, no caso das Alectoris há restrições severas à introdução / largada de populações de outras espécies (nomeadamente A. chukar e A. graeca), no caso das Perdiz não há restrições?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Alves em Qui Jun 13, 2013 4:13 am

Gonçalo Elias escreveu:
Luis Reino escreveu: seguramente que as normalmente introduzidas em largadas não deverão ser da raça ibérica, mas quase de certeza de alguma população europeia.

Mas isto é permitido?

Tanto quanto sei, no caso das Alectoris há restrições severas à introdução / largada de populações de outras espécies (nomeadamente A. chukar e A. graeca), no caso das Perdiz não há restrições?

1 abraço,
Gonçalo

No caso da Perdix perdix não se trata de uma outra espécie, mas de uma outra subspécie... Question
Paulo Alves

Mensagem por Luis Reino em Qui Jun 13, 2013 4:16 am

Não estou a par da legislação, mas possivelmente é necessária uma autorização especial, como será para o caso dos faisões - imagino eu!

Um abraço,

Luís Reino

Luis Reino

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jun 13, 2013 6:19 am

Paulo Alves escreveu:

No caso da Perdix perdix não se trata de uma outra espécie, mas de uma outra subspécie... Question

Sim, é verdade, mas se as populações são geneticamente diferentes a relevância da questão permanece.

O priolo até há pouco tempo era considerado subespécie, e no entanto se alguém se lembrasse de levar dom-fafes do continente para largar em São Miguel com fins de repovoamento creio que rapidamente surgiriam pessoas opondo-se a tal iniciativa.
Gonçalo Elias

Mensagem por Rafael Matias em Sex Jun 14, 2013 9:55 am

Tal como o Gonçalo diz, há o óbvio problema da poluição genética e potencial perda de identidade da subespécie ibérica. Não das nossas aves, que não existem, mas sim das espanholas (por outro lado, não sei de que população são provenientes as aves largadas em Espanha). Parece-me que as nossas autoridades têm pouca sensibilidade para o tema da poluição genética, havendo vários casos que o parecem indicar, como os corços (e talvez até a águia-pesqueira, mas não quero ir por aí). Mesmo para a introdução de espécies a sensibilidade parece ser pouca, portanto não admira que para subespécies a atenção seja ainda menor.
Um estudo recente sobre o efeito da largada de híbridos de Alectoris em Espanha: http://link.springer.com/article/10.1007/s10336-013-0947-2 (lamento, só posso pôr o acesso ao Abstract, mas fica o essencial).

PS: não sei porquê, mas deixei de receber os avisos de novas mensagens adicionadas às threads, não é que faça muita questão de receber todos, mas não percebo a razão.

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Jun 14, 2013 10:09 am

Rafael,

Sobre a questão das notificações / avisos de novas mensagens, podes ir ao teu perfil e escolher Tópicos Supervisionados ou então em http://aves.team-forum.net/search?search_id=watchsearch 

Deverá aparecer a lista de tópicos que monitorizas e ficas logo a saber quais os tópicos que estás a seguir.

Se quiseres monitorizar um qualquer tópico clicas em "Supervisionar este tópico" (está no canto inferior direito após a última mensagem),

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: