Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Ir em baixo

Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Mensagem por Paulo Alves em Qui Jun 13, 2013 4:45 am


O uso de sons ameaça espécies migradoras.
avatar
Paulo Alves

Número de Mensagens : 1735
Idade : 28
Local : Mouriscas - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

http://riscosapenas.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jun 13, 2013 6:15 am

O artigo parece-me um bocado especulativo, na medida em que não esclarece qual é a base para se afirmar que o uso de gravações prejudica a nidificação. Não são apresentados quaisquer números ou factos concretos, apenas há uma referência vaga a "incidentes que foram reportados" (sem quaisquer detalhes), por isso a única conclusão que retiro deste artigo é a de que "há pessoas que são da opinião que o uso de gravações prejudica a nidificação".

Nota que eu não estou a afirmar ou a sugerir que o uso de gravações é inofensivo e não causa qualquer espécie de dano (não tenho quaisquer dados que permitam afirmar que causa ou que não causa dano). Até admito que cause dano, mas parece-me importante distinguir entre aquilo que são estudos feitos com pés e cabeça e aquilo que são meras opiniões, como me parece ser o caso.

Um exemplo de um estudo feito com pés e cabeça seria a determinação do sucesso reprodutor de uma população sujeita a este tipo de pressão / influência externa, comparando-se com outra população (dita "de referência"), não sujeita ao mesmo tipo de perturbação.
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 19876
Idade : 50
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Mensagem por Luís Venâncio em Qui Jun 13, 2013 8:35 am

Olá Gonçalo,
 
Parece-me que já ficou suficientemente claro noutras discussões sobre o assunto que a utilização de chamamentos acarreta vários prejuízos/riscos genéricos, nomeadamente (falo de cabeça): desperdício de energia na defesa desnecessária e injustificada dos seus ninhos, crias ou territórios; chamada de atenção para predadores e pessoas, tanto sobre os seus ninhos e crias como sobre os próprios indivíduos; descuido na vigilância de ninhos ou crias, etc.
 
Penso que também se constataram alguns casos objectivamente graves e recordo-me de um estudo levado a efeito em Espanha sobre Chersophilus duponti com recurso a chamamentos, no qual rapidamente se constatou que a emissão de chamamentos na proximidade de ninhos levava a que os machos destruíssem os seus ovos.
 
Por outro lado, tendo em conta a suposta preocupação dos observadores de aves pelo bem-estar das mesmas, conjugada com o princípio da precaução e um pouco de bom senso, penso que só se devem praticar ações que comprovadamente não causem prejuízos às aves e não o contrário.
 
Esse estudo que “propões” seria o ideal para acabar com estas dúvidas (a quem as tem), mas a sua realização parece-me totalmente utópica, uma vez que teria de ser efetuada com recurso a perturbação provocada (ou seja, uma aberração) e, caso o resultado contrariasse a minha argumentação, serviria apenas para legitimar a prática dos artolas que andam pelo campo armados em amola-tesouras.
 
Abraço, Luis

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum