Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Mensagem por Paulo Alves em Qui Jun 13, 2013 4:45 am

O uso de sons ameaça espécies migradoras.
Paulo Alves

Número de Mensagens : 1729
Local : Mouriscas - Abrantes

http://riscosapenas.wordpress.com/

Re: Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jun 13, 2013 6:15 am

O artigo parece-me um bocado especulativo, na medida em que não esclarece qual é a base para se afirmar que o uso de gravações prejudica a nidificação. Não são apresentados quaisquer números ou factos concretos, apenas há uma referência vaga a "incidentes que foram reportados" (sem quaisquer detalhes), por isso a única conclusão que retiro deste artigo é a de que "há pessoas que são da opinião que o uso de gravações prejudica a nidificação".

Nota que eu não estou a afirmar ou a sugerir que o uso de gravações é inofensivo e não causa qualquer espécie de dano (não tenho quaisquer dados que permitam afirmar que causa ou que não causa dano). Até admito que cause dano, mas parece-me importante distinguir entre aquilo que são estudos feitos com pés e cabeça e aquilo que são meras opiniões, como me parece ser o caso.

Um exemplo de um estudo feito com pés e cabeça seria a determinação do sucesso reprodutor de uma população sujeita a este tipo de pressão / influência externa, comparando-se com outra população (dita "de referência"), não sujeita ao mesmo tipo de perturbação.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18155
Local : Sotavento

Re: Mobile apps that mimic birdsong are threatening the nesting habits of rare migratory species

Mensagem por Luís Venâncio em Qui Jun 13, 2013 8:35 am

Olá Gonçalo,

Parece-me que já ficou suficientemente claro noutras discussões sobre o assunto que a utilização de chamamentos acarreta vários prejuízos/riscos genéricos, nomeadamente (falo de cabeça): desperdício de energia na defesa desnecessária e injustificada dos seus ninhos, crias ou territórios; chamada de atenção para predadores e pessoas, tanto sobre os seus ninhos e crias como sobre os próprios indivíduos; descuido na vigilância de ninhos ou crias, etc.

Penso que também se constataram alguns casos objectivamente graves e recordo-me de um estudo levado a efeito em Espanha sobre Chersophilus duponti com recurso a chamamentos, no qual rapidamente se constatou que a emissão de chamamentos na proximidade de ninhos levava a que os machos destruíssem os seus ovos.

Por outro lado, tendo em conta a suposta preocupação dos observadores de aves pelo bem-estar das mesmas, conjugada com o princípio da precaução e um pouco de bom senso, penso que só se devem praticar ações que comprovadamente não causem prejuízos às aves e não o contrário.

Esse estudo que “propões” seria o ideal para acabar com estas dúvidas (a quem as tem), mas a sua realização parece-me totalmente utópica, uma vez que teria de ser efetuada com recurso a perturbação provocada (ou seja, uma aberração) e, caso o resultado contrariasse a minha argumentação, serviria apenas para legitimar a prática dos artolas que andam pelo campo armados em amola-tesouras.

Abraço, Luis

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 99

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: