Picanços

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Picanços

Mensagem por Pedro Fernandes em Dom Nov 09, 2008 1:14 pm

Boas,
dei de caras com esta foto do Pedro Olivença:

http://flickr.com/photos/pedroolivenca/3016740616/sizes/o/in/pool-26922203@N00/

e fiquei intrigado. Isto nao podera' ser um excubitor? Qual e' o estatuto desta especie em Portugal? Li que e' um invernante raro em Espanha, mas - e em Portugal?

(e com isto nao quero dizer que esta ave e' um excubitor, mas como quando penso meridionalis penso em tons creme e aqui nao os vejo, fica-me a duvida; ha' outros criterios de separacao destas duas especies?)
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 676
Local : Rabat

Re: Picanços

Mensagem por pedro121 em Dom Nov 09, 2008 1:36 pm

Boas

Bem, ando mesmo mal, nem sabia ainda que o meriodionalis já é considerado uma especie independente...o que me deixa ainda mais curioso sobre a questão do excubitor ocorrer em Portugal, mas e o L. minor como é possivel não haver registos deles em migração?
pedro121

Número de Mensagens : 9706
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Nov 09, 2008 2:03 pm

Pedro F - o excubitor em uma barra branca nas grandes coberturas (é o caso deste bicho!), ao passo que o meridionalis não tem. Sabes onde foi tirada a foto?

Pedro R - a migração do Lanius minor em direcção a África dá-se principalmente através do Egipto, com o limite ocidental na fronteira Egipto-Líbia.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17468
Local : Sotavento

Mensagem por Pedro Fernandes em Dom Nov 09, 2008 2:45 pm

Nao sei. Nem tenho conta no flickr para perguntar. Sera que alguem que tenha pode mandar uma mensagem ao Pedro a perguntar?
Pedro Fernandes

Mensagem por pedro121 em Dom Nov 09, 2008 2:48 pm

Gonçalo Elias escreveu:Pedro R - a migração do Lanius minor em direcção a África dá-se principalmente através do Egipto, com o limite ocidental na fronteira Egipto-Líbia.

Boas Gonçalo

Sim, tudo bem que a rota migratória é para leste, e pelo Egipto, mas seria de esperar que algum se desviasse, é daquelas coisas que eu não percebo, porque é que existem registos de espécies com rotas de migração igualmente afastadas de Portugal e cujo território de partida se situa a maior distancia, mas não existem registos do minor que tem muito menos distancia a percorrer, não me parece provável que eles nunca cá apareçam. Smile
pedro121

Mensagem por pedro121 em Dom Nov 09, 2008 2:50 pm

Pedro Fernandes escreveu:Nao sei. Nem tenho conta no flickr para perguntar. Sera que alguem que tenha pode mandar uma mensagem ao Pedro a perguntar?

Pelo Tag que a foto tem foi na Lagoa de Óbidos...ou seja no meu quintal.... Shocked

Não me digam que tenho que ir amanha aos Picanços para a Lagoa... Very Happy
pedro121

Mensagem por C. M. Elias em Seg Nov 10, 2008 4:54 am

A foto do bicho em questão... Cool
C. M. Elias
Admin

Número de Mensagens : 315

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Nov 10, 2008 5:02 am

Pedro Fernandes escreveu:Nao sei. Nem tenho conta no flickr para perguntar. Sera que alguem que tenha pode mandar uma mensagem ao Pedro a perguntar?

vou tratar disso
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Nov 11, 2008 2:14 am

Eu perguntei ao Pedro no flickr e pelo que ele disse foi no braço da Barrosa, o problema é que a ave vinha assustada por causa dos tiros (dia de caça) e depois dele ter tirado a foto levantou voo e foi-se...
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Nov 11, 2008 7:41 am

Aqui ficam uns bonecos tirados do BWP.

Reparem nas diferenças nas grandes coberturas:
- orladas de branco no excubitor (aves 6-7-8-9)
- sem orla branca no meridionalis (aves 11-12-13)

1 abraço,
Gonçalo

Gonçalo Elias

Mensagem por Pedro Fernandes em Qua Nov 12, 2008 12:41 pm

Estava eu aqui a meio da mensagem, e isto foi-se-me abaixo! Apre! Bom, mando ja as imagens, e depois logo escrevo, senao isto ainda acontece o mesmo...

Lanius excubitor

Lanius meridionalis

Lanius excubitor borealis (sub-especie Norte-Americana)

...e agora tentar retomar o fio de raciocinio.....

Última edição por Pedro Fernandes em Ter Nov 18, 2008 1:53 pm, editado 1 vez(es)
Pedro Fernandes

Mensagem por Pedro Fernandes em Qua Nov 12, 2008 12:57 pm

Bom,

dizia eu (quando isto foi abaixo) que ainda nao me entendo muito bem com a questao da mancha branca na asa - e com outras coisas, alias.

O excubitor tem a mancha branca nas primarias e secundarias. O meridionalis tem apenas nas primarias. O picanço misterio tem visivel nas primarias, as secundarias nao as consigo ver, e tem uma orla nas grandes coberturas (que os meridionalis tambem podem ter, creio, pelo menos os juvenis).

Ha aqui uma outra caracteristica que me parece que ambos os livros concordam, a quantidade de branco na terminacao das terciarias, grande nos meridionalis, mais reduzida nos excubitor. O picanço misterio tem uma grande mancha de branco aqui.

O picanço misterio e clarinho, nao se lhe ve mais que uma insinuacao de rosa nos flancos (mas nem isto parece ser bom criterio, veja-se esta ave da Finlandia, ligeiramente rosada http://www.birdphoto.fi/lajikuvat/kuvahtml/9lanexc203.html - aqui ve-se bem a mancha branca nas secundarias).

O picanço misterio apresenta o bico bastante escuro, que parece ser caracteristica mais de meridionalis que de excubitor.

O unico excubitor que vi foi da sub-especie borealis, e era muito clarinho, desenxabido ate. E nao tinha ponta de rosa (como se ve naquela foto bera que ali pus).

Sera este picanço misterio um meridionalis ainda sem os tons rosados? Mas ele parece um adulto...

Donde ja nao me entendo muito bem com isto...
Pedro Fernandes

Mensagem por Agostinho Tomás em Qui Nov 13, 2008 5:27 am

Parece-me que o estatuto referido de Espanha, em meu entender, também se aplica em Portugal, embora não saiba se é oficial.

Aqui vai uma foto (é mais um registo que uma foto Laughing ) de um excubitor (parece-me) que tirei em São Facundo - Abrantes em meados de Setembro de 2007.

Saudações
A. Tomás.
Agostinho Tomás

Número de Mensagens : 173
Local : Ponte de Sôr

Mensagem por pedro121 em Qui Nov 13, 2008 5:54 am

Pedro Fernandes escreveu:

O picanço misterio e clarinho, nao se lhe ve mais que uma insinuacao de rosa nos flancos (mas nem isto parece ser bom criterio, veja-se esta ave da Finlandia, ligeiramente rosada http://www.birdphoto.fi/lajikuvat/kuvahtml/9lanexc203.html - aqui ve-se bem a mancha branca nas secundarias).

Donde ja nao me entendo muito bem com isto...

Boas

Pois...não és o único que está com duvidas, se fores pesquisar no Flickr nas fotos tiradas em Portugal aparecem mais aves com algumas características de excubitor principalmente aves com o peito cinza, mas uma que não levante duvidas nenhumas...nope
pedro121

Mensagem por Luis Gordinho em Seg Nov 17, 2008 4:25 pm

Boa noite a todos. Isto vai para aqui uma grande rebaldaria, com copyrights violados e tudo...

Bom, vou tentar ser claro e directo:

A fotografia foi tirada na Lagoa de Óbidos, em 09-Nov-2008. Acho que a primeira coisa é tentar determinar a idade da ave. Eu (que estou muito destreinado como anilhador) penso que se vêem duas grandes coberturas não mudadas na asa esquerda (as mais internas) e talvez também algumas coberturas medianas de juvenil. Se assim fosse, tratar-se-ia de uma ave em plumagem de primeiro Inverno. Apartir desse momento, as extremidades brancas da grandes coberturas externas deixariam de ser surpreendentes mesmo num Lanius meridionalis. O tom cinza mais pálido das partes superiores também é típico desta classe etária. Por outro lado, vejo um supercílio fino que termina atrás do olho mas é bem nítido sobre os loros, o que é típico de L.meridionalis. A subtileza ou ausência de tons rosados na face ventral também é típica desta idade, ao mesmo tempo que o contraste entre a garganta branca e o flanco cinzento voltam a evocar L.meridionalis.
Em resumo, na minha opinião, trata-se de um L.meridionalis em plumagem de 1.º Inverno. Penso que os poucos caracteres evocativos de L.excubitor resultam do tratamento da imagem (possivelmente USM e tratamento diferenciado das sombras e das zonas iluminadas).
Uma análise da imagem original (não tratada) poderia ser suficiente para validar (ou eliminar!) esta minha hipótese.
Cumprimentos e até breve,
Luís Gordinho

Bibliografia recomendada:
Clement, P. e Worfolk, T. 1995. Southern and eastern Great Grey Shrikes in northwest Europe. Birding World 8: 300-309.
Lefranc, N. e Worfolk, T. 1997. Shrikes: A guide to the shrikes of the world. Pica Press, Sussex.
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 163
Local : Lisboa

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Mensagem por Pedro Fernandes em Ter Nov 18, 2008 1:52 pm

Isto vai para aqui uma grande rebaldaria

!?!?!? Como assim??? A discussao do assunto e' uma rebaldaria? E isso e' mau?

A questao dos direitos de autor é pertinente. Vou retirar as imagens, se tiver tempo faço uns esboços que sumarizem a informacao pertinente. A ideia era abrir a discussao fornecendo imagens, mas isto nao pode resultar num atropelo dos direitos de imagem. Mea culpa.
Pedro Fernandes

Mensagem por Luis Gordinho em Qua Nov 19, 2008 8:40 am

Olá Pedro, obrigado pela resposta e pela preocupação. Eu estava na brincadeira em relação à rebaldaria* e à violação dos direitos de autor. Quem me conhece, sabe que estou quase sempre na paródia. Claro que muitos dos membros do Fórum Aves não me conhecem, por isso só me resta pedir desculpa por não ter avisado que estava a brincar. O problema do avisar, é que tira um pouco a piada... mas tudo bem!
Um abraço e até breve, Luís G

*P.S.- A rebaldaria não era totalmente a brincar. Realmente achei que alguns dos intervenientes apresentaram os seus argumentos de forma pouco organizada. Mas tudo bem, têm esse direito.
Luis Gordinho

Mensagem por Luis Gordinho em Qua Nov 19, 2008 8:59 am

Só mais uma nota: Eu acho muito bem que se discutam estes (e outros) assuntos. Só não participo mais nestas discussões por falta de tempo. Não é por falta de interesse ou por achar que estas discussões às vezes são uma rebaldaria (aliás, a rebaldaria para mim até pode valorizar a discussão! Sim, estou a brincar, cá está o desengraçado aviso...)

Já agora, para os puristas, o termo correcto parece que é "ribaldaria". Penso que o mais popular "rebaldaria" resultou da palavra anterior por um processo de dissimilação...
Luis Gordinho

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Nov 19, 2008 10:35 am

[Pergunta | Resposta]
A origem da palavra ribaldaria

[Pergunta] Qual é a origem da palavra ribaldaria? Desde criança que ouço dizer "rebaldaria", com e e não com i. Será correcto empregar ambas as formas?

Maria Ramos Oliveira :: Técnica de comunicação :: Faro, Portugal

[Resposta] Ribaldaria («acto ou dito próprio de ribaldo; velhacaria») é um termo popular e vem de «ribaldo + -aria». Por sua vez, ribaldo, que significa «patife; velhaco; tratante», vem do francês antigo ribalt, moderno ribaud, «libertino». A palavra escreve-se assim mesmo, com i na 1.ª sílaba, e a pronúncia com e pode resultar de um processo de dissimilação (cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora).

Carlos Marinheiro :: 03/10/2007

Fonte: ciberduvidas.com
Gonçalo Elias

Mensagem por Pedro Fernandes em Qua Nov 19, 2008 3:13 pm

Certissimo! Cibernetiquismos 'as vezes tornam as coisas pouco claras, mas esta' tudo esclarecidissimo. Smile

Quanto aos copyrights, acho que foi mesmo erro ter posto aqui as coisas, sao peças que dao uma trabalheira a pesquisar e fazer e ha' que respeitar isso - nao sei muito bem que pensaria se visse uma peça minha usada assim 'a ma' fila (provavelmente nada bem).

Posto isto, acho que a tua exposiçao foi bem esgalhada, fulminando ribaldarias de alto a baixo e convencendo-me completamente a mim (e mais co-foreiros, nao duvido). Smile

Resta saber do estatuto do dito excubitor em Portugal (alguem sabe?)

Abraço,
Pedro
Pedro Fernandes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: