pato de rabo alcada

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

pato de rabo alcada

Mensagem por nuno dosantos em Seg Set 23, 2013 12:18 pm

hoje na lagoa de s.lorenco
http://img853.imageshack.us/img853/5522/f4gc.jpg
nuno dosantos

Número de Mensagens : 1636
Local : Portimão

Re: pato de rabo alcada

Mensagem por jheitor em Seg Set 23, 2013 12:27 pm

parece ....

project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor

Número de Mensagens : 10886
Local : cacem

Mensagem por pedro121 em Seg Set 23, 2013 12:36 pm

Grande!!! Com lagoa de S. Lorenço queres dizer a quinta do lago certo?
envia por favor para a lista de email raridades

E submete o registro ao CPR
pedro121

Número de Mensagens : 9706
Local : Obidos

Mensagem por nuno dosantos em Seg Set 23, 2013 12:41 pm

correto pedro, ate mandava ja agora se soubesse como!!!!
nuno dosantos

Mensagem por pedro121 em Seg Set 23, 2013 12:54 pm

nuno dosantos escreveu:correto pedro, ate mandava ja agora se soubesse como!!!!
Hummm,

Ok, por partes, a lista de email raridades é um grupo de email de aviso para quando aparece uma raridade os membros serem avisados e terem a oportunidade de ir se quiserem, assumo que não estas inscrito, por isso vai aqui e inscreveste:

http://groups.yahoo.com/neo/groups/raridades/info

carrega em Join Group

Para enviares o Registo para o Comité Português de Raridades (CPR) envio-te o link da ficha online, é muito básica mas com esta foto não há muito a dizer:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHJmQTlFUTgza1NPWHJJbUd0ZEQ5T0E6MQ

E já agora parabéns, é pena não ser um macho, mas é apenas o 9 registo para Portugal ct por isso é muito bom!!!

pedro121

Mensagem por fmorais em Seg Set 23, 2013 12:57 pm

Olá Nuno.

Viste-o a partir do observatório da Lagoa?

Cumps
Frederico
fmorais

Número de Mensagens : 72
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Set 23, 2013 1:00 pm

Sobre a mailing list raridades ver também este tópico
http://aves.team-forum.net/t1596-mailing-list-raridades
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17468
Local : Sotavento

Mensagem por nuno dosantos em Seg Set 23, 2013 2:06 pm

ok pedro e goncalo obrigado pelas dicas, fmorais foi junto ao observatorio sim, do lado direito , as fotos foram tiradas mesmo da "estrada".
nuno dosantos

Mensagem por fmorais em Seg Set 23, 2013 2:22 pm

Ok. Obrigado.
fmorais

Número de Mensagens : 72
Local : Lisboa

Mensagem por PedroSeixas em Ter Set 24, 2013 8:46 am

Parabéns, grande achado!

PedroSeixas

Número de Mensagens : 347

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Mensagem por Carlos Pacheco em Ter Set 24, 2013 9:38 am

Pedro Ramalho, esta é outra espécie que deve ter mais registos em Portugal do que os que estão aceites pelo CPR. Eu das vezes que vi (pelo menos 2) não reportei dado as aves terem sido descobertas por outros observadores. No entanto, penso que nunca chegaram a ser submetidas por eles.
Sabes qual é a política do CPR relativamente a estes casos? Devem todos os observadores reportar aves que sabem ter sido descobertas por outros observadores? Ou isto apenas vai criar mais entropia no CPR, que já por si é muito lento?
Eu pessoalmente tenho alguns registos de aves descobertas por mim que nunca submeti, mas nunca é tarde demais...
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1167
Local : Odemira

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Set 24, 2013 9:41 am

Um dado curioso acerca dos registos conhecidos desta espécie é que cerca de metade foram nos meses de Setembro, Outubro ou Novembro. Parece haver assim uma tendência para haver mais registos no Outono (se bem que a amostra seja reduzida).
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Set 24, 2013 12:37 pm

Carlos Pacheco escreveu:
Sabes qual é a política do CPR relativamente a estes casos? Devem todos os observadores reportar aves que sabem ter sido descobertas por outros observadores? Ou isto apenas vai criar mais entropia no CPR, que já por si é muito lento?
Eu pessoalmente tenho alguns registos de aves descobertas por mim que nunca submeti, mas nunca é tarde demais...
Boas,

É uma questão muito pertinente, se souberes que quem descobriu não vai submeter deves submeter, e o actual CPR já deu indicações nesse sentido, ou seja os registros são sempre bem vindos (dentro do razoavel obviamente) já que muitas vezes quem descobre não submete e quem vai ver tambem não porque pensa que foram submetidos.

1ªa minha regra é submeter sempre todas as raridades descobertas por mim(tirando obviamente Oceanodroma castro), ou em que eu esteja presente no momento da descoberta/identificação se a pessoa que tiver feito a descoberta não o quiser fazer.

2º Se for ver uma ave descoberta por outra pessoa, espero para ver se o registro aparece na tabela de registos http://www.spea.pt/fotos/editor2/reg_nao_publicados_v6_2012_11_30.pdf ou agora na compilação dos registos submetidos com o novo formulario
https://docs.google.com/spreadsheet/pub?key=0Arc8CmK5lgPDdHJmQTlFUTgza1NPWHJJbUd0ZEQ5T0E&output=html

Se não aparecer submeto o registro.

3º para as aves de peniche e arredores, também envio as datas do ultimo avistamento.

Existem muitas lacunas no nosso conhecimento sobre a ocorrência de algumas espécies "raras" que podiam ser resolvidos se os registo que estão na gaveta seguissem para a frente.
pedro121

Mensagem por patriciaeluis em Ter Set 24, 2013 1:14 pm

No pdf não consta quem fez o registo ou estamos a ver mal?
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1151

Mensagem por pedro121 em Ter Set 24, 2013 1:54 pm

patriciaeluis escreveu:No pdf não consta quem fez o registo ou estamos a ver mal?
Não, não consta, a tabela de registos tem um sistema de códigos, penso que para evitar julgamentos do registo em função de quem o fez, mesmo porque nalguns casos a informação de que foi aceite ou rejeitado, os registos depois são publicados num anuário, e ai o nome de quem os fez já aparece, mas só para os aceites, para os rejeitados o nome não aparece.

Os registo constantes no outro link não tem informação do estado, e não tem o código definitivo, penso que servem mesmo só para que o pessoal que está na situação que o Carlos falou poder saber se o registo foi ou não feito, e proceder de acordo.
pedro121

Mensagem por patriciaeluis em Ter Set 24, 2013 3:25 pm

ha... ok Smile

Uma vez fizemos um registo ou talvez não (não sabemos até se o fizemos bem).
Talvez algum disparate de alguma coisa que já todos tinham visto Smile
mas depois não percebemos nada da sequencia que era dada a informação...

ficamos por aí...
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1151

Mensagem por Carlos Pacheco em Qua Set 25, 2013 2:37 am

Obrigado Pedro,
Esse é o procedimento que em teoria também sigo. Na pratica agora é possível fazer como sugeres porque a info do que foi ou não submetido pode ser consultada facilmente, mas basta andares uns aninhos para trás e era um buraco negro, em que não sabias o que havia ou não sido submetido até ser publicado o relatório desse ano.
Quanto aos guardados na gaveta, é esperar pelos dias de chuva e temporal e serão repescados.
Carlos Pacheco

Mensagem por pedro121 em Qua Set 25, 2013 3:51 am

Carlos Pacheco escreveu:mas basta andares uns aninhos para trás e era um buraco negro, em que não sabias o que havia ou não sido submetido até ser publicado o relatório desse ano.
Quanto aos guardados na gaveta, é esperar pelos dias de chuva e temporal e serão repescados.
Sim, de facto é mais fácil agora, mas o problema dos registos que ficaram na gaveta vai ser uma questão que nunca se vai resolver, para algumas espécies não é particularmente grave, diminui simplesmente o tamanho da amostra, mas depois temos espécies como Acrocephalus palustris em que existem registos de aves anilhadas mas nunca nenhum foi submetido, ora sendo os dados biométricos determinantes para a id desta espécie, especialmente no Outono, se nunca forem submetidos nunca vai ser incluída na lista oficial das aves de Portugal.

Depois temos outras situações em que o padrão de ocorrência é diferente se incluirmos os registos históricos não homologados, por ex. em falaropo-de-bico-fino, os registos até 2001 que não foram homologados distorcem o padrão de ocorrência, já que vários foram feitos em Out. e Nov. bem como Jan. e Fev. o que sendo sem duvida possível, parecem estranhos pela elevada percentagem quando comparados com os homologados. Ou seja com isto quero dizer que nalguns casos os registos históricos não homologados, mesmo que publicados podem beneficiar de uma homologação (notem como tento ser politicamente correcto).
pedro121

Mensagem por Carlos Pacheco em Qua Set 25, 2013 4:21 am

A submissão de indivíduos anilhados de A. palustris e de outras raridades (lembro-me assim de repente de vários A. agricola, de M. citreola, P. inornatus, P. sibilatrix, Cal. melanotus, E. pusilla e seguramente há mais) dependem unicamente do anilhador. Há alguns que simplesmente não submetem nada e outros que sim. No entanto, os dados estão todos armazenados na Central de Anilhagem e poderão ser consultados. É preciso é que alguém do CPR (ou um voluntário, porque não?) o faça.
Carlos Pacheco

Mensagem por pedro121 em Qua Set 25, 2013 4:30 am

Carlos Pacheco escreveu: Há alguns que simplesmente não submetem nada e outros que sim. No entanto, os dados estão todos armazenados na Central de Anilhagem e poderão ser consultados. É preciso é que alguém do CPR (ou um voluntário, porque não?) o faça.
Os dados biométricos? as medições tiradas durante a anilhagem?
pedro121

Mensagem por Carlos Pacheco em Qua Set 25, 2013 4:36 am

OS registos das diferentes espécies, que podem obviamente incluir as biometrias, fórmulas alares, etc. Esses serão critérios válidos para a validação dos registos. Além disso, na esmagadora maioria dos casos existem fotos das aves (os anilhadores também adoram capturar e documentar a sua raridade), que podem ser solicitadas aos autores. Estou convencido que a grande maioria as cederia sem qualquer problema.
Carlos Pacheco

Mensagem por nuno dosantos em Qua Set 25, 2013 1:07 pm

obrigado pedro seixas.

...e agora pergunto eu quais sao os criterios que o CPR usa para aceitar ou nao um registo, visto que eu ja vi por aqui queixarem-se????
...e ja agora ouve mais alguem que la tenha ido e visto a ave , pois eu ainda nao la voltei ?
nuno dosantos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Set 25, 2013 1:13 pm

nuno dosantos escreveu:...e  ja agora ouve mais alguem que la tenha ido e visto a ave , pois eu ainda nao la voltei ?
Foi visto novamente no dia 24 de manhã, segundo informação que circulou na mailing list das raridades.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qua Set 25, 2013 1:48 pm

nuno dosantos escreveu:
...e agora pergunto eu quais sao os criterios que o CPR usa para aceitar ou nao um registo, visto que eu ja vi por aqui queixarem-se????
Queixarem-se??? De um registo não ter sido aceite? Duvido que tenhas visto muitas queixas, a grande maioria é aceite, o que o pessoal se queixa é do tempo que leva a que os registos sejam publicados em anuários, e eu também reclamo acerca de uma serie de coisas, mas são questões processuais.

quanto aos critérios, não faço ideia, mas muitas das raridades são de caras, o teu pato por exemplo, a foto é obviamente de um pato-de-rabo-alçado, nem a hipótese de um hibrido se levanta, e muito menos teres tirado a foto em espanha, já que a ave foi vista no local por outras pessoas.

portanto existem os registos que basicamente são automaticamente aceites, e hoje em dia talvez sejam a maioria, toda a gente anda de câmara fotográfica...

Depois existem os registro em que existem questões, normalmente o risco de confusão com uma espécie muito mais comum e em que a prova documental é mais difícil de analisar.

E por fim existem os registos verdadeiramente complicados, só um observador, sem fotos/video, ave mal vista ou o observador ser inexperiente, possível confusão com espécies próximas, ser uma mega raridade ou pior ainda ser o 1º para portugal... esses já dão trabalho, e podem ficar presos durante muito tempo

pedro121

Mensagem por nuno dosantos em Qui Set 26, 2013 4:18 am

Pedro so estava a perguntar para uma proxima vez que registe uma ave nova tenha a noção de como o fazer bem, pois nesta a ansiedade tomou conta de mim, como ja deves ter reparado o pouco que sei neste ano e picos foi daqui que aprendi, é aqui que exponho sempre as minhas duvidas, o que desde ja agradeço aqueles que por vezes devem ficar com os olhos em bico tal nao é a qualidade das fotos que apresento, pois nem conheço ninguem pessoalmente que tenha este mesmo gosto que eu.
Quanto ão "queixarem-se" simplesmente ocorreu-me de uma unica vez haver aqui uma troca de palavras sobre uma ave.
nuno dosantos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: