ESPÉCIE: Bengali-vermelho (Amandava amandava)

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: ESPÉCIE: Bengali-vermelho (Amandava amandava)

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Set 28, 2016 8:06 am

Foi em observação Outonal. Ao fim do dia deslocavam-se vindos não sei de onde nem para que destino (observações não longe do grande eucalipto perto da ruína no trilho da margem Norte) vôos para Sudoeste sensivelmente, directas à outra margem, por cima da foz sobre caniçal.
Se a espécie tiver em comum o comportamento do bico de lacre, deslocar-se-iam bastante para locais de pernoita comuns. Se não transpõem habitat diversificado por alguns quilómetros (como os bicos de lacre) talvez viessem das terras cultivadas ao longo do Rio da Cal (pela sua margem Norte), talvez até de tão longe como das Àguas Santas ou mais acima, dando a volta depois a montante do espelho de água não contornando o mesmo. Se transpõem floresta e relevo, será mais complicado localizar onde "pastam".
Os terrenos semi-agrícolas arenosos das varzeas das Àguas Santas (por baixo da Flor Óbidos) sempre foram um ex-libris para pequenas aves granívoras e grandes bandos de bicos de lacre, portanto talvez procurar por lá alguma coisa... mas a várzea é comprida e estende-se até o Braço da Barrosa mesmo, havendo pelo meio muitos outros spots favoráveis, cobertos de pequenas plantas propícias para consumo destas espécies e bandos de aves que conferem confiança a outros demais.
Suponho que seria mesmo esta espécie (muito pequena, aves de tom diferente umas das outras e pintadas de branco... a cor era impossível decifrar sem boa luz)...
avatar
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1456
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESPÉCIE: Bengali-vermelho (Amandava amandava)

Mensagem por Miguel Berkemeier em Dom Jul 09, 2017 8:02 pm

Boa noite,
Alguém me consegue dizer qual é o melhor e mais garantido local do país para observar esta espécie? Aqui perto de Setúbal ou Lisboa não há nenhum sítio onde seja praticamente garantida, pois não?
Muito obrigado!
avatar
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1276
Idade : 18
Local : Costa de Caparica, Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

http://www.youtube.com/user/pessoanimal1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum