Parque Biológico de Gaia devolveu à natureza águia-de-asa-redonda

Ir em baixo

Parque Biológico de Gaia devolveu à natureza águia-de-asa-redonda

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Dez 07, 2013 5:03 pm

Parque Biológico de Gaia devolveu à natureza águia-de-asa-redonda
Data: 05-12-2013
Fonte: Agência Lusa / portocanal.sapo.pt

O Centro de Recuperação de Fauna (CRF) do Parque Biológico de Gaia devolveu hoje à natureza uma águia-de-asa-redonda juvenil, libertando-a na Reserva Natural Local do Estuário do Douro.

A águia, "encontrada em Arouca e entregue ainda cria no Parque Biológico de Gaia" no primeiro trimestre do ano, foi devolvida à natureza cerca das 11:00, disse à Lusa Vanessa Soeiro, veterinária do parque.

Segundo a médica veterinária, a águia esteve no CRF até se alimentar sozinha e estar completamente emplumada, sendo depois levada até ao Centro de Recuperação do Parque da Peneda-Gerês, onde teve "mais condições para o voo" e permaneceu "longe de ruído".

"Há cerca de um mês regressou a Gaia, tendo sido hoje devolvida à natureza", concluiu Vanessa Soeiro, que espera agora que esta águia juvenil "se oriente e encontre território onde se fixar".

Esta libertação ocorreu no âmbito do projeto educativo "Animais Felizes", que envolve as escolas do concelho.

Segundo a veterinária, a devolução dos animais à natureza é precedida de um visita de técnicos do CRF à uma escola, para apresentar aos alunos a espécie, os seus hábitos e ameaças, tendo por objetivo sensibilizá-las para a sustentabilidade ambiental.

"Já houve cerca de uma dezena de ações" no âmbito deste projeto, que teve arrancou no início do ano, adiantou Vanessa Sobreiro, acrescentando que a ideia é alertar as crianças para a necessidade de "conservar a natureza e preservar a biodiversidade".

O CRF está a avaliar a possibilidade de realizar uma próxima ação de devolução de animais noturnos.

A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) é uma das aves de rapina mais comuns em toda a Europa, tendo a cabeça um aspeto arredondado e compacto e uma cauda relativamente curta.

A cor da sua plumagem é muito variável, desde quase branco a castanho-escuro. A zona dorsal é geralmente castanha, sendo o peito de cor mais clara, em especial na zona superior deste, que apresenta uma mancha distinta, bastante mais clara, com uma forma semelhante a um babete. Distribui-se pela Europa, Ásia e algumas ilhas do Pacífico e ocupa todos os tipos de habitat onde haja árvores e terrenos abertos, sendo frequente nas bordas dos bosques.

A sua dieta baseia-se em pequenos mamíferos, principalmente ratos. Estas águias caçam normalmente desde um poiso, mas também em voo sobre terrenos abertos e até caminhando pelo solo.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

http://portocanal.sapo.pt/noticia/12394/
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 19674
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum