Fórum Aves

Fatbirder's

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 

Bonelli no Montejunto??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jvicente

Número de Mensagens: 182
Local: Alverca do Ribatejo

MensagemAssunto: Bonelli no Montejunto??   Sab Dez 20, 2008 8:21 pm

Boas,

Hoje efectuei um conjunto de percursos na parte sul da serra do Montejunto (Casais do Chorão, Vale da Ramada, Penha da Cruz, Casais da Pedreira..), com o intuito específico de obter um vislumbre do casal de Hieraaetus fasciatus residente (e quiçá um vôo nupcial What a Face ).
Estive especialmente alerta às zonas escarpadas bem como aos bosquetes de coníferas e eucaliptos que se desenvolvem no sopé, mas rien de rien.

Alguém já teve mais sorte do que eu nesta zona, durante o actual período de nidificação?? Elas parecem ainda habitar a zona do Montejunto mas o local de nidificação constitui um mistério desde há uns aninhos..
O último avistamento de que tenho conhecimento na zona foi o meu pai que o obteve, e foi de um adulto mesmo por cima de Vila Verde dos Francos, em Outubro passado..

Rapinas hoje só mesmo os habituais bútios e gaviões..

Abraços,
Jorge
jvicente

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Dom Dez 21, 2008 11:07 pm

Boas,

Hoje voltei a percorrer a encosta sul do Montejunto. E nenhum avistamento de Bonelli.
Enquanto as condições climatéricas o permitirem, vou continuar a percorrer a serra. Mas pode muito bem ter acontecido que elas tenham abandonado de vez o Montejunto como local de nidificação. Demasiada perturbação, provavelmente..

Hoje, no que se refere a rapinas observei dois casais de bútio, um peneireiro comum (a atacar um dos casais de bútio), um gavião macho e um peneireiro cinzento. Este último, curiosamente, avistei-o nos matos de altitude.

Abraços,
Jorge
Gonçalo Elias

Número de Mensagens: 6092
Local: Loures

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Dom Dez 21, 2008 11:10 pm

Por acaso hoje também passei no montejunto mas só vi but but e fal tinoní.

Mas não saí muito das estradas, há que dizê-lo com frontalidade...

1 abraço,
Gonçalo
jvicente

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Dom Dez 21, 2008 11:22 pm

Gonçalo,

Provavelmente reparou na quantidade de malta que por lá andava..
Qualquer dia o Montejunto já mete tanta gente ao fim de semana como o CC Colombo!!!

Por um lado é bom sinal.. Prefiro ver esse pessoal a passar algum "tempo de qualidade no mato" do que hordas de caçadores aos tiros!

Mas para uma área tão restrita acabará (se já não acabou mesmo) por ditar o desaparecimento de espécies tão tímidas como a Bonelli.. No

Abraço,
Jorge
Gonçalo Elias

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Seg Dez 22, 2008 10:50 am

Jorge,

Por acaso quando la andei (das 9 às 11h) não vi vivalma a não ser um grupo de escuteiros acampados perto da aldeia de Montejunto.

A que horas lá estiveste?

1 abraço,
Gonçalo
jvicente

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Seg Dez 22, 2008 11:34 am

Boas!

Estive por lá entre as 12 e as 17.
A partir dessa hora fui até às antenas, dar uma olhada nos matos de altitude e curtir o sempre fabuloso pôr do sol do Montejunto Wink . Foi nessa altura que constatei o autêntico vai vem ao longo das estradas da serra..

Quando lá cheguei, no local onde deixei o carro (na casa florestal e parque de merendas a seguir às Lagoinhas, como quem sobe a partir de Vila Verde dos Francos), andava por lá um grupo de malta simpática (escuteiros??) a plantar árvores..

Abraços,
Jorge
raquelst

Número de Mensagens: 29
Local: Seixal, Castelo Branco

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Dom Dez 28, 2008 10:01 pm

A FAPAS (Fundo para a Protecção dos Aimais Selvagens) no âmbito das suas actividades, esteve na serra do Montejunto, nesse fds, a plantar bolotas de carvalho-cerquinho, uma árvore nativa que se encontra em forte declínio em Portugal.
Talvez fossem eles os "intrusos". Shocked
http://www.flickr.com/photos/rstavares/
jvicente

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Dom Dez 28, 2008 10:57 pm

Lol,

Tudo leva a crer que era malta da FAPAS..
http://nebulis.fc.ul.pt/content/view/1018/40/

Ia tão "disparado" que acabei por nem fazer conversa, só distribui uns "bons dias". Mas, de facto, o grupo com que deparei no Casal da Serra estava mesmo em actividade de plantio..

Só a título de curiosidade, e pra quem não sabe, uma das mais belas matas de carvalho-cerquinho do país (ainda) existe no Montejunto. Num local na encosta sudeste denominado Vale do Furadouro.. Apesar de pequena merece uma visita! Wink

Jorge
João Pereira

Número de Mensagens: 261

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Dom Dez 28, 2008 11:11 pm

Olá a todos,

aproveito também para acrescentar que quem quiser ver essa mancha de carvalho-cerquinho no Vale do Furadouro vai da Abrigada no concelho de Alenquer em direcção ao Montejunto e, após passar os aviários, os prados e entrar na floresta, há uma curva bem acentuada com vista por uma abertura na floresta. Aí a estrada atravessa esse vale e vê-se na encosta do lado oposto a tal mancha de carvalhos, com alguns pinheiros-bravos em cima.

É pena que as riquezas naturais do Montejunto ainda sejam tão mal tratadas: a minha família tem uma casa em Alenquer e eu conheço bem a zona. Há uns dias estava gente a fazer moto-4 (como quase sempre). Já vi outras pessoas a fazer paintball e dessa vez ainda vi pessoas a escalarem a penha do Meio-Dia (a zona onde nidificam as gralhas, os falcões, as águias e os bufos). Parece que não sabem ler o cartaz (antiguíssimo) que diz: ZONA DE ELEVADO VALOR ECOLÓGICO.

Um abraço, João
http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/
Gonçalo Elias

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Dom Dez 28, 2008 11:25 pm

João Pereira escreveu:
Há uns dias estava gente a fazer moto-4 (como quase sempre). Já vi outras pessoas a fazer paintball e dessa vez ainda vi pessoas a escalarem a penha do Meio-Dia (a zona onde nidificam as gralhas, os falcões, as águias e os bufos). Parece que não sabem ler o cartaz (antiguíssimo) que diz: ZONA DE ELEVADO VALOR ECOLÓGICO.

Honestamente eu penso que o problema não são essas pessoas que vão fazer moto-4 ou paintball ou escalada. Elas podem no seu perfeito juízo e na melhor das intenções dirigir-se ao Montejunto com intenção de usufruir de um espaço natural à sua maneira. Estão no seu direito, se não houver qualquer proibição formal.

Se aquelas actividades são nocivas para a área protegida (como muitos de nós parecem acreditar que são), então compete às entidades competentes tomarem as medidas apropriadas, designadamente:
- elaborar regulamentos sobre as actividades que podem e não podem ser desenvolvidas naquela área e divulgar convenientemente esses regulamentos de modo a que os visitantes tenham pleno conhecimento do que podem e não podem fazer
- estabelecer uma rede de vigilância / fiscalização que assegure o cumprimento desses regulamentos.

Infelizmente, como vem sendo hábito em muitas das nossas áreas protegidas, a fiscalização e a vigilância estão muito aquém do que seria necessário para fazer face às "solicitações". Por outro lado, em muitos casos os regulamentos são omissos quanto à realização de certas actividades. Este, sim, é o verdadeiro problema.

Por isso, e por muito que me custe ver desenvolver certas actividades em espaços ditos naturais, ditos de elevado valor ecológico, tenho alguma, para não dizer muita, dificuldade em apontar o dedo a essas pessoas a dizer-lhes que não deviam estar a fazer aquilo ali, só porque eu acho que aquilo faz mal ou porque perturba o sossego de que eu gosto de usufruir quando lá vou ou porque estão a perturbar os ninhos das aves. Chateia-me, mas legalmente elas podem fazê-lo (ou não podem?).

1 abraço,
Gonçalo
jvicente

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Dom Dez 28, 2008 11:57 pm

Boas,

(Tive um problemazinho técnico, desculpem-me o post anterior)

De acordo com este URL:
http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/O+ICNB/Ordenamento+e+Gest%C3%A3o/Planos+de+Ordenamento+das+%C3%81reas+Protegidas+(POAP)/poap.htm

... o plano de ordenamento da área protegida da Serra do Montejunto encontra-se em elaboração.

Pode ser que estas e outras actividades sejam alvo de ordenamento dentro da área. Na minha opinião as actividades de todo o terreno deveriam ser banidas de diversos locais da serra, tanto que nas imediações o que não faltam são eucaliptais para andarem a "lavrar"..

No que se refere à interdição de escalada na Penha do Meio Dia, à que referir que só está em vigor de Janeiro a Agosto. E existe outra escarpa (Penha da Figueira), muito menos importante do ponto de vista de conservação, que possui vias disponíveis durante o ano inteiro..
Na minha opinião a Penha do Meio Dia devia ser alvo de interdição total a qualquer actividade desportiva (ou outra) dado a sua grande importância ecológica. Já não basta o impacto da estrada que a acompanha..

Abraços,
Jorge
Gonçalo Elias

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Seg Dez 29, 2008 12:24 am

Viva Jorge,

Concordo contigo que certas actividades deveriam ser banidas.

Mas uma coisa é aquilo que tu e eu achamos, outra é aquilo que o plano de ordenamento e outros instrumentos legais permitem fazer.

Não conheço os planos de ordenamento em pormenor, mas pelo que vejo em muitas áreas protegidas deduzo que seja possível andar de moto-4 dentro das mesmas sem ter de pedir autorização. Simultaneamente, se eu quiser levar um grupo a ver aves, de forma organizada, tenho de pagar uma taxa ao ICNB e obter uma licença escrita (que pode vir a ser recusada, conheço pelo menos 2 casos) - isto nem faz parte do plano de ordenamento, mas sim de um instrumento legal que regulamenta o turismo de natureza em qualquer área protegida. Ou seja, as actividades mais directamente relacionadas com a fruição dos valores das áreas protegidas são precisamente as que enfrentam mais obstáculos legais.

Por isso é que eu digo: quem está mal não são os condutores de moto-4 ou os que vão fazer escaladas. É toda a legislação que envolve as áreas protegidas que parece estar feita ao contrário do que deveria. Isto se o objectivo fosse o de as pessoas usufruirem dos valores naturais...

1 abraço,
Gonçalo
Henk Feith

Número de Mensagens: 463

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Seg Dez 29, 2008 7:34 am

raquelst escreveu:
A FAPAS (Fundo para a Protecção dos Aimais Selvagens) no âmbito das suas actividades, esteve na serra do Montejunto, nesse fds, a plantar bolotas de carvalho-cerquinho, uma árvore nativa que se encontra em forte declínio em Portugal.

Bom dia Raquel,

Com base em que informação conclui que o carvalho-cerquinho está em forte declínio em Portugal? Que eu saiba, o inventário florestal nacional não vai ao ponto de distinguir as diferentes espécies de carvalhos, e a categoria "carvalhos" (todos menos os perenifólios) está em forte expansão desde meados do século XIX (IFN5, dados provisórios).

Por experiência própria sei que a sementeira de bolota é normalmente alvo de elevados níveis de predação, nomeadamente por parte de pequenos roedores (ratos!). Foram tomadas algumas medidas na vossa iniciativa de os proteger (tubos protectores, por exemplo)?

Um grande abraço,

Henk
João Pereira

Número de Mensagens: 261

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Seg Dez 29, 2008 11:28 am

Olá a todos. Tanto melhor que se faça um Plano de Ordenamento na Serra do Montejunto, só que é precise que funcione bem para que a Área Protegida funcione bem (o que não costuma ser o caso), tal como já foi dito. Há coisas que deviam ser imediatamente feitas: -não acho que paintball seja uma actividade compatível com os objectivos de uma área protegida
-moto-4 não é preciso ser proibida em toda a área protegida, agora já vi gente a fazer moto-4 na época de nidificação na Penha do Meio-Dia (na torre de vigilância)
-concordo que a escalada devia ser proibida todo o ano na Penha do Meio-Dia
-Depois há outros problemas: a serra está infestada de eucaliptos (Numa área protegida ) affraid , a águia-de-Bonelli, se abandonou a Serra, que se reduza a perturbação, se condicionem os acessos, etc., para que ela lá volte; etc....
http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/
Gonçalo Elias

MensagemAssunto: Re: Bonelli no Montejunto??   Seg Dez 29, 2008 12:35 pm

Bem, eu iria um pouco mais longe e pergunto o seguinte: porque não proibir o acesso de automóveis? São tão os mais nocivos para o equilíbrio da área protegida, tendo em conta a quantidade. Dito de outra forma: o que é pior para a área protegida: duas moto-4 ou duzentos carros? Provavelmente duzentos carros perturbam mais e no entanto contra esses ninguém se manifesta porque já está instituído, já é considerado "normal" ir visitar uma área protegida de carro. veja-se o que se passa na serra da Estrela...

Ou seja, se houvesse interesse em reduzir a perturbação, começava-se por reduzir o tráfego rodoviário, proibindo o acesso de carros à área protegida (ou pelo menos às zonas consideradas sensíveis).

A ideia pode parecer excessiva ou mesmo utópica mas não é preciso ir muito longe para a ver levada à prática: aqui ao lado, na vizinha Espanha, temos o exemplo do Parque Nacional de Ordesa: de Junho a Outubro é totalmente proibido o acesso de viaturas privadas ao parque. Quem quer visitar o parque vai a pé ou toma o autocarro que liga a vila de Torla ao coração do parque de meia em meia hora (com paragem no centro de interpretação a meio da subida).

Bonelli no Montejunto??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» Bonelli no Montejunto??
» Imagens da Águia de Bonelli do Sul de Portugal em exposição em Monchique
» Águia de Bonelli no Oeste
» Águia de Bonelli
» Bonelli em voo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal-