Petição para interditar a caça à rola-brava

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Petição para interditar a caça à rola-brava

Mensagem por dleitao em Seg Set 01, 2014 4:13 pm

Caros amigos,

A Quercus com o apoio da SPEA, LPN, GEOTA e FAPAS lançou uma petição na Avaaz para interditar a caça à rola-brava (Streptopelia turtur). Esta espécie enfrenta um declínio populacional acentuado em Portugal e na maior parte dos países da Europa. Se não se fizer nada, pode enfrentar o risco de extinção em alguns deles. Por favor, assinem a petição em: https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministra_da_Agricultura_e_do_Mar_Dra_Assuncao_Cristas_Rolabrava_em_extincao_Proibicao_da_caca_ja/?kYlWZhb

Abraço.

Domingos Leitão
dleitao

Número de Mensagens : 19

Re: Petição para interditar a caça à rola-brava

Mensagem por Pedro Lopes Moreira em Ter Set 02, 2014 2:52 am

Obrigado pelo link.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 255

Mensagem por Agostinho_MRCM em Ter Set 02, 2014 4:35 am

Obrigado pelo link.
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 63

Mensagem por ribeiroa em Ter Set 02, 2014 6:38 am

Boa tarde, como caçador que sou acabei de assinar a petiçao.
Esta medida peca por mais de 20 anos de atraso.

Cumprimentos
Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro

Mensagem por Luis Silva em Ter Set 02, 2014 1:29 pm

Só algumas duvidas que me surgiram ao ler a petição, Eu pessoalmente não sou a favor da caça a rola..apenas não tenho uma opinião formada sobre o assunto, embora em termos da data de inicio para esta espécie me pareça notoriamente cedo.

Na petição é possível ler o seguinte excerto "(...)espécie migradora atualmente ameaçada de extinção." No livro vermelho o estatuto para Portugal e a nivel internacional (IUCN) é de LC. Apesar de ambos reconhecerem a diminuição dos números, os critérios para ter um estatuto desfavorável não são cumpridos (de acordo pelo menos com as autoridades que referenciei), por isso costuma-me um pouco a entender e a aceitar a frase que cito...as associações que criaram a petição não deveriam ter mais cuidado sobre a forma como escrevem as coisas, ou sou eu que não percebo qual a fonte que seguiram?

Outra duvida que tenho, é que muitas zonas de caça, fazem plantações de cereal, comedouros, etc para algumas das espécies cinegéticas (das quais outras também são beneficiadas, mas que para aqui não interessa), nomeadamente a rola-brava, se a caça a esta acabar , estas medidas de gestão possivelmente irão desaparecer também (ou talvez nalguns locais se mantenham por causa da perdiz e do pombo, não sei), Existe alguma informação sobre o impacto na população de rola caso as medidas cinegética que estas beneficiam terminarem (face ao numero de abates?)

Não seria tb mais fácil fomentar a população com a tentativa de manutenção de habitat favorável (nem que seja com tentativa de criação de legislação...por exemplo extensas áreas de pinhal tem dado espaço a eucaliptal, e enquanto um dos tipos de exploração florestal fornece bastante alimento ou outro, pessoalmente, tenho muitas reservas)? ou questão da caça é uma medida que se prende por razoes mais populistas que por outros motivos?

Luis Silva

Número de Mensagens : 415

Mensagem por Rogerio em Ter Set 02, 2014 2:06 pm

dleitao escreveu:Caros amigos,

A Quercus com o apoio da SPEA, LPN, GEOTA e FAPAS lançou uma petição na Avaaz para interditar a caça à rola-brava (Streptopelia turtur). Esta espécie enfrenta um declínio populacional acentuado em Portugal e na maior parte dos países da Europa. Se não se fizer nada, pode enfrentar o risco de extinção em alguns deles. Por favor, assinem a petição em: https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministra_da_Agricultura_e_do_Mar_Dra_Assuncao_Cristas_Rolabrava_em_extincao_Proibicao_da_caca_ja/?kYlWZhb

Abraço.

Domingos Leitão

Muito Obrigado pela informação , já assinei.
Rogerio

Número de Mensagens : 1837
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Mensagem por Rogerio em Ter Set 02, 2014 3:15 pm

Abraço.

Domingos Leitão

Já agora aproveito para lançar uma questão ao forum.

Em relação à prima rola turca o é exactamente o oposto  , tenho presente que em áreas em que a espécie era inexistente agora facilmente se contam mais de 50 exemplares a alimentarem-se em comedores artificiais , conheço um caso em que um criador de aves de alimentação capturou em pouco mais de um mês cerca de 600 rolas turcas que se infiltravam nos alimentadores artificiais.
Será que a expansão e a adaptação desta espécie ameaça espécies autóctones , qual é a politica de controle desta espécie e dos pombos comuns.

Cumprimentos
R.Rodrigues
Rogerio

Número de Mensagens : 1837
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Mensagem por dleitao em Ter Set 02, 2014 5:27 pm

Caros amigos,

Antes demais, quero agradecer aos que já assinaram a petição. Quero também aproveitar para esclarecer duas ou três questões que foram levantas sobre o assunto.

Primeiro, a questão da ameaça de extinção. É verdade que a espécie não tem o estatuto de ameaçada no Livro Vermelho, mas também é verdade que essa publicação já deveria ter sido actualizada. Espero que o seja para breve. O texto inicial é da autoria da Quercus, por isso só eles é que poderão responder concretamente porque colocaram essa frase assim. Mas eu penso que foi mais para reforçar a situação muito grave em que se encontram as populações da espécie.

È verdade que a caça não é a única ameaça grave que afecta a rola-brava. A perda de habitat adequado para a nidificação e a perda de habitat nos locais de invernanda são outras ameaças muito graves. A questão é se faz sentido continuar a caçar uma espécie que perdeu 70% dos seus efectivos? A resposta penso que é clara e é não. Mas mesmo suspendendo a caça, temos outros problemas sérios para resolver.

Por fim, a rola-turca. Atenção que a rola-turca também é uma espécie autóctone. Ou seja, ela não foi trazida para a Europa pela mão do Homem. As suas populações expandiram-se naturalmente de leste para oeste. É verdade que é muito mais versátil e oportunista do que a sua congénere e aumentou para o dobro nos últimos 10 anos. Mas isso não que dizer que seja responsável pelo declínio da rola-brava. Essa é uma hipotética relação causa-efeito que carece de ser provada.

Abraço.

Domingos Leitão
dleitao

Número de Mensagens : 19

Mensagem por F. Barroqueiro em Qua Set 03, 2014 6:13 am

Antes demais, quero agradecer aos que já assinaram a petição. Quero também aproveitar para esclarecer duas ou três questões que foram levantas sobre o assunto.

Primeiro, a questão da ameaça de extinção. É verdade que a espécie não tem o estatuto de ameaçada no Livro Vermelho, mas também é verdade que essa publicação já deveria ter sido actualizada. Espero que o seja para breve. O texto inicial é da autoria da Quercus, por isso só eles é que poderão responder concretamente porque colocaram essa frase assim. Mas eu penso que foi mais para reforçar a situação muito grave em que se encontram as populações da espécie.

È verdade que a caça não é a única ameaça grave que afecta a rola-brava. A perda de habitat adequado para a nidificação e a perda de habitat nos locais de invernanda são outras ameaças muito graves. A questão é se faz sentido continuar a caçar uma espécie que perdeu 70% dos seus efectivos? A resposta penso que é clara e é não. Mas mesmo suspendendo a caça, temos outros problemas sérios para resolver.

Por fim, a rola-turca. Atenção que a rola-turca também é uma espécie autóctone. Ou seja, ela não foi trazida para a Europa pela mão do Homem. As suas populações expandiram-se naturalmente de leste para oeste. É verdade que é muito mais versátil e oportunista do que a sua congénere e aumentou para o dobro nos últimos 10 anos. Mas isso não que dizer que seja responsável pelo declínio da rola-brava. Essa é uma hipotética relação causa-efeito que carece de ser provada.

Abraço.

Domingos Leitão
Inteiramente de acordo. Só acrescento que, sendo o mais linear e curto possível, com "paninhos quentes" não se vai a lado nenhum e que cada espingarda representa um voto. Leva mais votos o que for mais permissivo. Para já resolvam esta questão as restantes, talvez mais complexas, virão depois.
F. Barroqueiro

Número de Mensagens : 4425
Local : Castelo de Vide

Mensagem por Miguel M em Qua Set 03, 2014 7:16 am

F. Barroqueiro escreveu:
Inteiramente de acordo. Só acrescento que, sendo o mais linear e curto possível, com "paninhos quentes" não se vai a lado nenhum e que cada espingarda representa um voto. Leva mais votos o que for mais permissivo. Para já resolvam esta questão as restantes, talvez mais complexas, virão depois.

Bem dito.
Miguel M

Número de Mensagens : 128

http://500px.com/MiguelM

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 25, 2016 3:01 pm

Qual foi o resultado desta petição?

No site diz PETIÇÃO VITORIOSA mas isto significa o quê?

Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17352
Local : Sotavento

Mensagem por Carlos Pacheco em Sex Ago 26, 2016 4:24 am

Há algum tempo atrás, e por questões profissionais foi-me pedido pela LPN que escrevesse um artigo sobre a alteração de estatuto da rola-brava, para a revista Turcaça. Deixo aqui o link, pois acho que ajuda a esclarecer um pouco a questão da alteração de estatuto, dos números e das ameaças.

http://www.turcaca.com.pt/digital/rev_43/index.html
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1171
Local : Odemira

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: