Rendimento extra com o Birdwatching

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Rendimento extra com o Birdwatching

Mensagem por Lemuel Silva em Ter Nov 04, 2014 7:06 am

Bom dia. Tenho 29 anos e nesta época de crise convinha-me inventar qualquer actividade extra de onde pudesse obter mais alguns rendimentos. Tenho andado há dias a pensar no que gosto e naquilo que percebo, tanto teoricamente como na pratica. Entre outras coisas, não pude deixar de me lembrar do birdwatching. Há muitos anos que pratico a observação e identificação de aves por prazer, dedicando largas horas mensalmente a essa alegria. Nunca levo ninguém comigo e nunca pensei em rentabilizar o hobbie, mas porque não? Sou uma pessoa expansiva, simpática, com um jeito para ensinar e mostrar as coisas aos outros inato, para além de ser um observador de aves certificado oficialmente.
A minha questão agora é, como fazer isso na pratica? Como transformar o hobbie que tanto adoramos em euros? Eu gostava de pensar nisso a sério, mas não sei bem por onde começar, confesso. A única coisa que sei e que tenho bem a certeza é que existe mercado potencial para a actividade em Portugal, comercialmente falando. Basta repararmos no incessante aumento de interesse por actividades ligadas à natureza em Portugal, nunca anteriormente o ecoturismo apresentou um crescimento tão pujante. Julgo que o birdwatching pode ter direito a uma cota parte desse sucesso, aliás, já tem tido, mas acho que pode ter muitíssimo mais, são ainda muito limitadas o número de atividades ligadas às aves em Portugal, não é algo que se veja anunciado frequentemente.
Apresentada a questão, gostaria agora de convidar todos aqueles que já conseguiram rentabilizar a sua "atividade favorita" a partilharem, não só comigo mas com os restantes membros deste fórum, de que forma conseguiram iniciar e prosseguir esta caminhada com sucesso, que aprendizagens tiraram disso e se, monetariamente falando, valeu a pena ou não. Respostas às seguintes perguntas, por exemplo, poderão ser interessantes: Como começar? É necessário inscrever-me como trabalhador independente? Será melhor criar uma empresa? É melhor levar grupos de pessoas a ver aves ou uma pessoa de cada vez? Será melhor trabalhar com alguma associação ambiental do que sozinho? E quanto ao público alvo? Há maior afluência de pessoas leigas em aves ou de pessoas que já percebem alguma coisa mas que querem saber mais?
Por ora é tudo, espero que muita gente responda. Acho que este tópico é bem interessante e do interesse de muitos de nós.

Cumprimentos
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 858
Local : Porto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: