Bufo-real lança terror na Holanda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bufo-real lança terror na Holanda

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Mar 02, 2015 12:34 pm

Bufo-real lança terror na Holanda
01 Março 2015 • Nuno Paixão Louro | FOTO: Artur Oliveira / STRI

Um bufo-real tem lançado o terror, nas últimas três semanas, na cidade holandesa de Pumerend. Várias pessoas já foram atacadas pela ave e alguns tiveram mesmo de receber tratamento hospitalar.

Os ataques que, acontecem sobretudo de noite, mas já houve alguns à luz do dia, têm vindo a aumentar. Peritos em pássaros, citados pelo NHTimes, dizem que esta violência súbita pode estar relacionada com a época da reprodução.

As autoridades aconselharam a população a não sair à rua à noite, sem levarem consigo um chapéu de chuva, não só para se protegerem da água, mas também para se poderem defender em caso de serem vítimas de mais uma investida aérea.

Só os residentes de um lar para deficientes em Prinsenstichting já foram vítimas de 15 ataques. Agora, só se atrevem a "sair à rua armados de chapéus de chuva, capacetes e bastões", conta Liselotte Brujin, a porta-voz da instituição.


Para piorar a situação, o bufo-real ataca de forma subreptícia e silenciosa. Segundo testemunhou Brujin "o problema é que não ouvimos o pássaro antes dele atacar. As garras dele são como lâminas".

O bufo-real é uma espécie protegida, o que complica o trabalho das autoridades locais que vão ter de arranjar forma de proteger as pessoas, sem prejudicar a ave. Na família das corujas, esta espécie, é uma das maiores existentes.

Em Portugal, o STRI Rapinas Nocturas desenvolve um trabalho notável dedicado à divulgação e conservação das aves de rapina nocturnas, pretendendo reunir toda a informação sobre os protagonistas: mochos, corujas e bufos.

http://www.sabado.pt/mundo/europa/detalhe/bufo_real_lanca_terror_na_holanda.html
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18172
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum