Stringers

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Stringers

Mensagem por PNicolau em Sab Maio 30, 2015 3:49 pm

George Armistead em http://blog.aba.org/2014/05/on-stringing.html escreveu:A stringer is someone who doesn’t know when to declare uncertainty, or just never declares it. One mark of a really good birder is that they can say without shame, “I don’t know”. A stringer hardly ever says that. And stringers find a lot of “good” birds, nearly always when they are alone, and usually they don’t get photos of them.
(...)
Stringers typically do not lie. The really unstable ones lie about where they took their photos or totally fabricate bird sightings, but this is rare. More often a stringer is someone who sloppily mistakes one species of bird for another. A stringer is someone who thinks they see something noteworthy and doesn’t question that impulse further, or does not question it enough. Good birders know the limits of their observational abilities and constraints. A stringer does not. A stringer sees a distant falcon flying around and thinks “hey, that looks like a large falcon. Maybe it’s a Gyrfalcon.” Before they even realize it maybe has vanished, and they just tell folks they saw a Gyrfalcon. “It was too far away to get pictures,” they say. They could be correct in their identification, but the odds are against them. And as times goes on a pattern develops.
(...=
Stringer field marks vary somewhat. There are those who find interesting but not re-findable birds while alone. There are the non-photographers, but these are becoming rarer, as there seems to be an uptick in photographer stringers that misrepresent their photos. Probably the most common stringer though is the one that doesn’t report really outstanding rarities, but instead strings lots of mid-tier rarities. And this is particularly frustrating if the stringer frequents the same birding patches that you do. Many stringers do not handle criticism well either and become overly defensive or dismissive when pressed for details about their sightings. Nobody likes to be wrong, but stringers like it less than most and are particularly bad about admitting mistakes.

(...)

While stringers string habitually, even good birders string on occasion by accident. Much of the time we are left only with someone’s word and there is some elegance to that. And it keeps people on their toes. Reputations matter, and while they can be rebuilt, often it is (as the saying goes) like your virginity in that you only lose it once. You know this already and appreciate it. But does a stringer?
String é o termo que os observadores de aves anglo-saxónicos empregam ao acto de fabricar registos de aves, notoriamente de aves raras.
Ou seja, um Stringer é quem inventa registos de aves, que nunca ocorreram na realidade.

Isto pode acontecer de diversas formas:
- o observador inventa a ave e o local, e diz que não conseguiu tirar fotos
- o observador mente em relação ao local do registo fotográfico, cuja espécie foi observada noutro país, por exemplo
- o observador altera digitalmente a foto para parecer outra espécie
- o observador inconscientemente identifica mal a espécie, sem ser de propósito, o que fica muito complicado de avaliar quando não há provas. Esta talvez seja a situação mais comum no nosso país
- ...

Alguns exemplos recentes de stringing:
- Merops orientalis no Pomarão em Setembro de 2013 (oops, "afinal deve ter sido na Índia")
- Poecile montanus/palustris numa aveleira ensombreada em Pias (???)
- Tarsiger cyanurus morto em Arruda dos Vinhos, há 3 dias. Como estava morto não havia necessidade de tirar foto..
- Oenanthe isabellina no Guincho (ainda que possível, a descrição da observação foi bastante inconclusiva especialmente num par tão difícil de distinguir, e a observação foi só feita com binóculos. Os inúmeros observadores que foram procurar a ave no dia seguinte depararam-se com muitos candidatos muito promissores a isabellina, mas que não passavam de O. oenanthe depois de análises cuidadosas às fotos. Ou seja, possível mas muito improvável, provavelmente encaixa na última categoria que referi).

O objectivo deste tópico é partilhar histórias de stringing, assim como ir debatendo a sua situação no nosso país, especialmente tendo em conta registos altamente duvidosos recentes que foram partilhados no facebook.

Última edição por PNicolau em Sab Maio 30, 2015 4:19 pm, editado 1 vez(es)
PNicolau

Número de Mensagens : 4670
Local : Lisboa

Re: Stringers

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Maio 30, 2015 4:03 pm

Em tempos contaram-me acerca de um indivíduo que submeteu um registo de águia-cobreira, com foto, ao comité britânico. Caso fosse aceite, o registo seria o primeiro para o UK.

Um dos membros do comité, após mirar e remirar a fotografia, terá reparado que a foto era de um B. buteo, 'convenientemente' manipulada de modo a parecer uma cobreira.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17370
Local : Sotavento

Mensagem por Jorge Saraiva em Sab Maio 30, 2015 4:21 pm

Sim, eu conheço um que por acaso até é de "olhão", mas que é sempre o mais rapido a "disparar a id e que nunca tá errado; Assim tipo Cavaco lol
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1030
Local : Lx

Mensagem por pedro121 em Sab Maio 30, 2015 5:41 pm

Bem já que estamos nesse topico nada como ler:

http://biblioteca.avesdeportugal.info/breedingalgarve.html
pedro121

Número de Mensagens : 9644
Local : Obidos

Mensagem por PNicolau em Sab Maio 30, 2015 5:55 pm

Gonçalo, tens acesso a este livro? Gostava francamente de o ler o saber os casos aberrantes com maior detalhe.
Mas sim, esse livro é a bíblia do stringing em Portugal!!
PNicolau

Mensagem por pedro121 em Sab Maio 30, 2015 6:02 pm

O problema é que é deles este registo:

http://avesdeportugal.info/fulame.html

infelizmente feito antes do livro ter sido publicado
pedro121

Mensagem por PNicolau em Sab Maio 30, 2015 6:40 pm

Esse registo devia ser invalidado, não vejo razão para não ser.
PNicolau

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Maio 31, 2015 12:23 am

PNicolau escreveu:Gonçalo, tens acesso a este livro? Gostava francamente de o ler o saber os casos aberrantes com maior detalhe.
Mas sim, esse livro é a bíblia do stringing em Portugal!!

Sim tenho mas está no meu arquivo em Lisboa. Em princípio durante o Verão deverá dar para combinarmos.

pedro121 escreveu:O problema é que é deles este registo:

http://avesdeportugal.info/fulame.html

infelizmente feito antes do livro ter sido publicado
PNicolau escreveu:Esse registo devia ser invalidado, não vejo razão para não ser.

Se não estou em erro, esse registo foi homologado pelo CIR, havia descrição e tudo. Como é que invalidas um registo?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Maio 31, 2015 1:57 am

Gonçalo Elias escreveu:
Se não estou em erro, esse registo foi homologado pelo CIR, havia descrição e tudo. Como é que invalidas um registo?

Very Happy Very Happy Simples, indico que o observador cometeu um erro (para ser simpático), a questão Gonçalo é que os mesmos observadores já encontraram mais que um 1º para Portugal, já vão em quantos? 3 ou 4? mas o único que foi aceite foi o 1º, antes de o livro ter sido publicado, ora se depois do livro ter sido publicado os registos seguintes deixaram de ser credíveis porque raio é que o registo anterior é credível?

Vou ser claro, para mim o registo do Fulica americana não é valido, não pode ser aceite porque existe um claro elemento de duvida por causa de quem o fez. e ser SONP.

E para ti? Achas que é valido ou não?

E o da Gralha-calva tambem não é valido para mim se for SONP.

http://avesdeportugal.info/corfru.html

E para ti? é valido ou não?

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Maio 31, 2015 2:04 am

pedro121 escreveu:
Very Happy Very Happy  Simples, indico que o observador cometeu um erro (para ser simpático)

Portanto o que tu estás a defender é que se rejeite o registo mesmo sem ver a descrição, só pelo facto de o observador ser quem é?
Isso não é uma espécie de "julgamento sumário"?
Se vamos por aí, nem vale a pena haver descrições, avalia-se os registos com base no nome do observador e pronto... Rolling Eyes

pedro121 escreveu:a questão Gonçalo é que os mesmos observadores já encontraram mais que um 1º para Portugal, já vão em quantos? 3 ou 4? mas o único que foi aceite foi o 1º, antes de o livro ter sido publicado

Sim, só esse é que foi aceite, mas nota que nenhum dos outros foi rejeitado.

pedro121 escreveu:ora se depois do livro ter sido publicado os registos seguintes deixaram de ser credíveis porque raio é que o registo anterior é credível?

Como é que avalias a credibilidade?

pedro121 escreveu:Vou ser claro, para mim o registo do Fulica americana não é valido, não pode ser aceite porque existe um claro elemento de duvida por causa de quem o fez. e ser SONP.

E para ti? Achas que é valido ou não?

É a tua opinião. Eu não vi a ficha do registo e não consigo formar uma opinião sem ver essa ficha (que deve estar algures em Madrid).

pedro121 escreveu:E o da Gralha-calva tambem não é valido para mim se for SONP.

http://avesdeportugal.info/corfru.html

E para ti? é valido ou não?

Tanto quanto sei nunca foi submetido (nem tinha que o ser).
Mas mesmo que o registo não seja aceite, nota que esse não é um primeiro para Portugal.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Maio 31, 2015 2:18 am

Gonçalo Elias escreveu:
Portanto o que tu estás a defender é que se rejeite o registo mesmo sem ver a descrição, só pelo facto de o observador ser quem é?
Isso não é uma espécie de "julgamento sumário"?
Se vamos por aí, nem vale a pena haver descrições, avalia-se os registos com base no nome do observador e pronto...  

Sim, sim, é tudo muito bonito e politicamente correcto.

1º Os observadores escreveram o que escreveram naquele livro
2º Uma descrição pode ser copiada de qualquer lado e hoje em dia uma descrição em muitos lados não é aceite como prova para um 1º registo, pelas razões óbvias
3º A data é muito atipica!!

Gonçalo Elias escreveu:
Sim, só esse é que foi aceite, mas nota que nenhum dos outros foi rejeitado.

E foram submetidos?

Gonçalo Elias escreveu:Como é que avalias a credibilidade?

Lês-te o livro? se não leste lê, se depois de o leres, continuares a achar que o registo é credível sendo SONP podemos voltar a falar

Gonçalo Elias escreveu: É a tua opinião. Eu não vi a ficha do registo e não consigo formar uma opinião sem ver essa ficha (que deve estar algures em Madrid).

Isso é fácil de resolver, lê a descrição que está no Collins, deve ser igual! Twisted Evil Twisted Evil

Gonçalo Elias escreveu:Tanto quanto sei nunca foi submetido (nem tinha que o ser).
Mas mesmo que o registo não seja aceite, nota que esse não é um primeiro para Portugal.

Exacto, mas esse registo para mim é um erro, para ti que o colocas-te no site não é, já que não terias colocado um registo em que não acreditas no site. Na realidade não sendo aprovado pelo CPR, colocares o registo no site é um sinal de aceitação do mesmo, no entanto e estranhamente o site não reflecte a informação que consta no livro, antes pelo contrario, mas neste caso tu aceitas a informação, ou seja rejeitas a informação sobre as espécies comuns mas aceitas esta.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Maio 31, 2015 4:21 am

pedro121 escreveu:
Sim, sim, é tudo muito bonito e politicamente correcto.

1º Os observadores escreveram o que escreveram naquele livro
2º Uma descrição pode ser copiada de qualquer lado e hoje em dia uma descrição em muitos lados não é aceite como prova para um 1º registo, pelas razões óbvias
3º A data é muito atipica!!

Não digo o contrário. Mas isso é algo para o CPR decidir.

pedro121 escreveu:E foram submetidos?

Não foram nem tinham de ser. Esses registos são do tempo do CIR e o CIR não exigia homologação para C. frugilegus nem para L. minor (não me recordo se havia mais casos).

pedro121 escreveu:Isso é fácil de resolver, lê a descrição que está no Collins, deve ser igual!  Twisted Evil  Twisted Evil

Lamento mas não embarco em julgamentos sumários. Não vou presumir que é nem que não é (aliás igual não deve ser, porque nessa altura não havia Collins).  Very Happy
A descrição existe, quem estiver realmente interessado em vê-la pode sempre contactar o CER (ex-CIR) a solicitar informação detalhada sobre o mesmo.

E já agora, se consideras que os registos devem ser avaliados apenas com base na credibilidade do observador, então precisas de um comité para quê?  Very Happy
Divides os observadores em credíveis e não credíveis e está resolvida a questão  Twisted Evil

pedro121 escreveu:Exacto, mas esse registo para mim é um erro, para ti que o colocas-te no site não é, já que não terias colocado um registo em que não acreditas no site.

Os critérios do site podem não ser consensuais, mas são os que são - em linhas gerais seguem os critérios do livro "Ornitologia de Portugal Continental", do qual sou co-autor, critérios esses nos quais me revejo e que passam por considerar a generalidade da informação que está publicada. É um site que tem como principal objectivo ser informativo e divulgar a informação que existe (e é por isso que tem a designação ponto info). O objectivo do site não é o de homologar os registos. Isso compete ao CPR.

De qualquer forma, quem achar que os critérios do site são maus e que o site não é credível porque inclui registos "manhosos", é sempre livre de fazer um site alternativo com critérios de filtragem que considere melhores. Twisted Evil  Twisted Evil

pedro121 escreveu:Na realidade não sendo aprovado pelo CPR, colocares o registo no site é um sinal de aceitação do mesmo, no entanto e estranhamente o site não reflecte a informação que consta no livro, antes pelo contrario, mas neste caso tu aceitas a informação, ou seja rejeitas a informação sobre as espécies comuns mas aceitas esta.

Eu não tenho nada que aceitar ou rejeitar formalmente, isso é tarefa para o CPR.
Se achas que o registo deve ser formalmente rejeitado, sugiro-te que contactes o coordenador do CPR solicitando uma revisão desse registo. Wink
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Maio 31, 2015 5:05 am

Gonçalo Elias escreveu:
E já agora, se consideras que os registos devem ser avaliados [b]apenas com base na credibilidade do observador[/b], então precisas de um comité para quê?  Very Happy
Divides os observadores em credíveis e não credíveis e está resolvida a questão  Twisted Evil

Indica por favor onde é que eu disse isso, gostava de ver. Very Happy Very Happy

Gonçalo Elias escreveu:
Os critérios do site podem não ser consensuais, mas são os que são -
De qualquer forma, quem achar que os critérios do site são maus e que o site não é credível porque inclui registos "manhosos", é sempre livre de fazer um site alternativo com critérios de filtragem que considere melhores. Twisted Evil  Twisted Evil

Very Happy Very Happy Very Happy Cómico, as criticas construtivas, mesmo quando feitas da maneira que usei não devem ser descartadas usando a formula "se achas que fazes melhor estas á vontade", o site como tudo tem coisas boas e outras menos boas, coisas com que concordo e outras com que não concordo, mas o que eu não concordo de todo é com a abordagem de que se isto está mal vamos fazer melhor, e não concordo porque não se manda uma casa abaixo porque o vidro de uma das janelas está rachado.

Gonçalo Elias escreveu:Eu não tenho nada que aceitar ou rejeitar formalmente, isso é tarefa para o CPR.
Se achas que o registo deve ser formalmente rejeitado, sugiro-te que contactes o coordenador do CPR solicitando uma revisão desse registo. Wink

Peço desculpa, agora perdi-me estás a falar da gralha ou do galeirão?? De qualquer modo se for o galeirão tens toda a razão, se for a gralha é outra historia, porque como disseste e bem o registo nunca foi aceite formalmente, portanto o que está em causa não é a aceitação formal pelo CPR mas sim a aceitação pelo site, ou seja duas coisas completamente diferentes.
pedro121

Mensagem por pedro121 em Dom Maio 31, 2015 5:36 am

O058 Calidris minutilla 06-05-2002 salinas de Montenegro, Faro 1 1º Inv

Já que estamos a falar de registos complicados, este foi submetido ao CPR, não sei quem é o observador mas estou muito curioso em saber, já que o problema do mesmo é precisamente o observador, ora isso pode ser devido a duas coisas:

1º A descrição é boa, mas o observador não tem credenciais para fazer esta ID?.
2º A descrição não é boa, mas o observador tem capacidades para fazer a ID.

De qualquer forma é um registo curioso.

2º A descr
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Maio 31, 2015 5:38 am

pedro121 escreveu:
Peço desculpa, agora perdi-me estás a falar da gralha ou do galeirão?? De qualquer modo se for o galeirão tens toda a razão, se for a gralha é outra historia, porque como disseste e bem o registo nunca foi aceite formalmente, portanto o que está em causa não é a aceitação formal pelo CPR mas sim a aceitação pelo site, ou seja duas coisas completamente diferentes.[/b]

Estava a referir-me a ambos.

De qualquer forma nota que o site considera toda a informação histórica, mesmo que nunca tenha sido validada pelo CPR.

E a razão é simples: é uma forma de essa informação não se perder, de as pessoas saberem que ela existe e até de poderem opinar sobre ela.

Se o CPR algum dia se pronunciar sobre esses registos logo se vê.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Maio 31, 2015 5:57 am

Gonçalo Elias escreveu:
E a razão é simples: é uma forma de essa informação não se perder, de as pessoas saberem que ela existe e até de poderem opinar sobre ela.

Certo, certo todos de acordo e muito bem, mas temos um problema, o site não faz isso de forma cega, ficam registos de fora, sejam porque estavam claramente errados seja por opção. E eu concordo com tudo isso.

E até no limite concordo que o registo esteja no site, para mais porque está claro que ele não está homologado.

Mas mesmo assim, não é uma solução com que eu esteja à vontade, vai contra aquilo que acredito, a minha abordagem seria mesmo à americana, embora reconheça que este é um caso complexo-
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Maio 31, 2015 6:05 am

pedro121 escreveu:
Mas mesmo assim, não é uma solução com que eu esteja à vontade, vai contra aquilo que acredito, a minha abordagem seria mesmo à americana, embora reconheça que este é um caso complexo-

Tu és a favor de que os registos sejam enviados para o CPR, de modo a que a informação não se perca.
Eu sou a favor de compilar os registos todos, independentemente de terem sido enviados para o CPR, de modo a que a informação não se perca.

Parece-me que o nosso objectivo final é o mesmo, o canal é que pode ser um pouco diferente Very Happy
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Maio 31, 2015 6:16 am

Gonçalo Elias escreveu:
Tu és a favor de que os registos sejam enviados para o CPR, de modo a que a informação não se perca.
Eu sou a favor de compilar os registos todos, independentemente de terem sido enviados para o CPR, de modo a que a informação não se perca.

Bem, como sou eu que faço uma grande parte da compilação dos registos que estão no site que não foram aprovados pelo CPR, devo dizer que o que me interessa é que os registos existam e seja possível consulta-los de modo pratico, a qualidade relativa dos mesmos (se foram ou não aceites pelo CPR) é secundaria, nota que eu não acredito no Galeirão e ele foi aceite pelo CPR, ou seja para mim, não é porque um registo foi aceite que se torna 100% viavel.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Maio 31, 2015 6:19 am

pedro121 escreveu:nota que eu não acredito no Galeirão e ele foi aceite pelo CPR, ou seja para mim, não é porque um registo foi aceite que se torna 100% viavel.

O galeirão não foi aceite (nem recusado) pelo CPR.

Esse registo foi processado pelo CIR.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Maio 31, 2015 10:19 am

Gonçalo Elias escreveu:
O galeirão não foi aceite (nem recusado) pelo CPR.
Esse registo foi processado pelo CIR.

certo, certo, não altera nada do que eu disse. Mas torna mais difícil a revisão oficial do registo, mas tudo a seu tempo. Twisted Evil Twisted Evil

pedro121

Mensagem por pedro121 em Seg Jun 01, 2015 5:19 am

Voltando à questão dos stringers, os que tem aparecido no FB querem claramente enganar as pessoas, ou seja não são casos em que o observador comete um erro e depois não o reconhece, não os do FB são fraudes cometidas por pessoas que normalmente não são observadores.

Não é grave, o grave seria se observadores cometessem fraudes e até hoje não vi nenhuma, mesmo estes casos com o livro, isto para mim são simples enganos, não se leva a serio mas não há um desejo de enganar.

mas e se houver efectivamente um caso de fraude comprovada, ou seja se um observador mentir de facto, bem nesse caso a solução americana parece-me a melhor embora seja a mais radical, TODOS os registos feitos pelo observador são sumariamente eliminados, tirando os em que as aves foram vistas também por outras pessoas, mas mesmo esses podem ser revistos.

Portanto, em Portugal temos até agora três situações que acontecem com relativa frequência:

1º O erro honesto, em que o observador se engana na espécie que podem ser divididas em duas sub categorias
a) observadores inexperientes que dão as cacetadas a serio mas que são facilmente detectadas
b) as feitas pelos observadores experientes, estas sim são complicadas, porque é difícil conseguir provar que não era a ave A se não tiverem sido tiradas fotos, ou seja o problema das descrições escritas é que as mesmas descrevem a ave que o observador acha que viu e não a que viu, isso deve-se à maneira como o cérebro funciona.

E por fim, temos as fraudes, mesmo com o desejo de enganar, bom, para já parecem ser frequentes no FB, mas tem sido mandadas abaixo logo, também porque as pessoas que as fazem não são observadores e não percebem a asneira que estão a fazer.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Jun 01, 2015 5:31 am

Imagino que alguns destes casos de fraude se devam a um mero desejo de protagonismo...
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Seg Jun 01, 2015 6:57 am

Gonçalo Elias escreveu:Imagino que alguns destes casos de fraude se devam a um mero desejo de protagonismo...

Os portugueses? Não faço ideia.

Os estrangeiros normalmente são feitos por pessoas que ou querem começar a ter nome ou então e isso é pior ainda por pessoas com uma boa reputação que por uma questão menor fazem uma fraude que os vai perseguir para o resto da vida.

Dois casos que acompanhei nos USA foram de dois bons observadores que disseram que viram num dos casos um 1º para o estado e noutro já não me lembro mas era uma raridade estatual e ele estava a fazer um big year a nível do estado, em ambos os casos se provou que eles não tinham visto a espécie onde disseram que tinham visto, no 1º caso foi especialmente cómico porque a observadora em questão tinha uma serie de boas observações e depois deitou tudo a perder por causa de uma foto que tirou a uma espécie que seria o 1º registo para o estado e que foi aceite, e quando o registo é publicado com a foto alguém vê e reconhece o local e informa que fica noutro estado, portanto todos os registos dela foram automaticamente postos em causa.

Em Portugal que se saiba nunca um observador cometeu uma fraude descarada, o máximo que aconteceu foram aves mal identificadas o que é normal, toda a gente faz erros a começar por mim, mas temos tido recentemente no FB no grupo do Aves de Portugal Continental uma serie de tentativas de enganar os outros por parte de pessoas que aparentemente não são observadores, já vamos em 5-6 casos, mas estamos a apanha-los porque são incrivelmente óbvios, a qualquer momento alguém se vai lembrar de fazer um que não seja tão óbvio.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Jun 01, 2015 7:13 am

pedro121 escreveu:toda a gente faz erros a começar por mim

evidentemente, eu também já errei, a questão aqui não são os erros mas sim a atitude face aos mesmos.
Gonçalo Elias

Mensagem por Helder Vieira em Seg Jun 01, 2015 7:44 am

pedro121 escreveu:
no FB no grupo do Aves de Portugal Continental uma serie de tentativas de enganar os outros por parte de pessoas que aparentemente não são observadores, já vamos em 5-6 casos, mas estamos a apanha-los porque são incrivelmente óbvios, a qualquer momento alguém se vai lembrar de fazer um que não seja tão óbvio.

Referes-te, nomeadamente, à história de há poucos dias da ave morta. Não acompanhei mais, mas pode ter sido um engano de principiante, não?!
Resume aí sff (e se tiveres paciência) outros casos a que te referes. Nem sempre acompanho o que se passa no grupo do FB...
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3136
Local : Maia

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: