Atlas das aves nidificantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Maio 08, 2017 1:04 am

Paulo Lemos escreveu:Ps: acabo agora de vir do campo, de redescobrir Otus scops para as Caldas da Rainha (não sei se alguém já tem registos recentes) Very Happy Very Happy Very Happy.

Porque não metes no ebird? Assim a informação não se perde Smile
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17630
Local : Sotavento

Mensagem por conspicillata em Seg Maio 08, 2017 8:20 am

estive uns dias sem vir ao forum e só agora reparei em todas estas mensagens relacionadas com o atlas. Mais uma vez vou deixar a minha opinião, que mistura um pouco a pessoal com a de estar ligado ao projecto.

pedro121 escreveu:Era importante que nos rankings aparecessem as quadriculas completadas, aparece só o numero de quadriculas e o numero de visitadas, mas não o de completadas.
ok Pedro, parece-me uma boa sugestão e no final desta época podemos colocar a informação dessa forma. Tem dado algum trabalho recolher essa informação, pois como já aconteceu a vários observadores, existem tetradas que são inseridas em protocolos diferentes do atlas, e só damos por isso depois de os observadores alertarem.

Gonçalo Elias escreveu:assegurar uma cobertura da totalidade do território (100% das quadrículas)
Pelo que percebi, desde o início que a intenção é realizar um "levantamento completo"
A ideia é realizar um atlas com cobertura nacional. É verdade que quando se partiu para este projecto havia uma possibilidade forte de haver financiamento, o que iria permitir várias coisas, como ajudar nas despesas dos voluntários, e/ou eventualmente cobrir algumas das áreas mais complicadas. Até agora não houve financiamento, pelo que tem sido tudo feito com base no tempo que cada um pode disponibilizar para o projecto, sejam os observadores seja a coordenação.

Gonçalo Elias escreveu:Ou seja, estou convencido que este atlas será publicado com a cobertura incompleta ou então não será publicado de todo
Quero acreditar que pelo menos ao nível da distribuição das espécies nidificantes conseguimos cobrir o país inteiro. Caso não seja possível, espero que se consiga uma cobertura muito elevada. Mesmo que incompleto acho que deverá sair sempre, caso contrário não faz sentido o esforço que foi investido por várias pessoas.

João Tomás escreveu:E as espécies que precisam de censos mais dirigidos
Os censos dirigidos são da responsabilidade do ICNF, não sei em que estado estão.

HL escreveu:o atlas devia ser disponibilizado de forma digital e gratuita
Concordo perfeitamente. Não sei se uma solução de webgis será o melhor, mas espero que se encontre uma solução.

João Tomás escreveu:o código de nidificação 4 precisar de ser revisto
Já foi solicitado que se altere o documento que está na página do projecto. Quanto a alterar o que aparece no ebird está dependente da disponibilidade de que gere a plataforma para fazer a alteração.

Cumprimentos
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 242
Local : Évora

Mensagem por pedro121 em Seg Maio 08, 2017 8:53 am

conspicillata escreveu:Tem dado algum trabalho recolher essa informação, pois como já aconteceu a vários observadores, existem tetradas que são inseridas em protocolos diferentes do atlas, e só damos por isso depois de os observadores alertarem.
Carlos

Correcto, eu por exemplo, tinha uma das quadriculas como incompleta porque tinha por erro deixado uma das tetradas como tendo uma contagem de percurso, nesse caso reparei devido ao mapa com cores diferentes (boa ideia essa). Mas fazendo o quadro com percentagens de cobertura ajuda a perceber melhor em que ponto as coisas estão.
pedro121

Número de Mensagens : 9837
Local : Obidos

Mensagem por pedro121 em Qua Jun 21, 2017 4:56 am

Bem, as minhas 2 quadriculas para 2017 estão feitas e entregues, para 2018 há mais. Smile
pedro121

Número de Mensagens : 9837
Local : Obidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: