Maritimas

Página 21 de 24 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22, 23, 24  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Maritimas

Mensagem por Tissot em Sab Jan 31, 2015 2:30 pm

cardosohelder escreveu:Para fazer o resumo da manhã de hoje no Carvoeiro:

Apesar do vento forte de W/NW houve poucas aves, a amnhã resumiu-se a 8 S. pomarinus, alguns skuas, algumas rissa e poucas mauretanicus. Nada de alcídeos! (ou melhor, creio que passou 1, mas eu não o vi).

No porto estavam pelo menos 3 hyperboreus e a gavia immer.

De resto valeu pela companhia.

Se alguém esteve a ver marinhas noutro local e quiser partilhar, estou curioso...

pedro121 escreveu:
cardosohelder escreveu:Para fazer o resumo da manhã de hoje no Carvoeiro:

Apesar do vento forte de W/NW houve poucas aves, a amnhã resumiu-se a 8 S. pomarinus, alguns skuas, algumas rissa e poucas mauretanicus. Nada de alcídeos! (ou melhor, creio que passou 1, mas eu não o vi).
.

foi fraco, muito fraco... Crying or Very sad

Nããã foi nada... duas lifer's bounce bounce (para mim) e a boa companhia proporcionaram-me uma manhã bem passada.
Tissot

Número de Mensagens : 908
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Fev 12, 2015 9:18 am

este registo do castro é interessante, há registo de ocorrências anteriores em terra sem ser nas Berlengas?

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S21779081
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17378
Local : Sotavento

Mensagem por pedro121 em Qui Fev 12, 2015 10:09 am

Gonçalo Elias escreveu:este registo do castro é interessante, há registo de ocorrências anteriores em terra sem ser nas Berlengas?

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S21779081

Não sei, mas é possivel, duvido que seja o 1º juvenil a vir parar a terra durante a noite por causa das luzes.
pedro121

Número de Mensagens : 9649
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Maio 21, 2015 9:34 am

Uma dúvida, há alguma época do ano em que Puffinus puffinus seja mais numeroso que P. mauretanicus, ou o segundo é sempre mais comum?
Gonçalo Elias

Mensagem por cardosohelder em Qui Maio 21, 2015 9:39 am

Da minha experiência P. mauretanicus é sempre mais comum que Puffinus puffinus. bom mas já tive dias em que não passa quase nada e passa 1 puffinus puffinus, creio que nestes dias puff puff acaba por ser mais numerosa Smile.
cardosohelder

Número de Mensagens : 461

http://heldercardoso.weebly.com/

Mensagem por pedro121 em Qui Maio 21, 2015 9:56 am

Gonçalo Elias escreveu:Uma dúvida, há alguma época do ano em que Puffinus puffinus seja mais numeroso que P. mauretanicus, ou o segundo é sempre mais comum?

Eu concordo com o Hélder, numa situação normal em qual1quer epoca do ano passam sempre mais mauretanicus, no entanto no outono pode haver um dia em que passem muito poucas ou nenhumas mauritanicus e se passar alguma puffinus puffinus será mais que mauri.

Mas será sempre a excepção.

Pelo menos aqui no Carvoeiro e falando apenas dos números totais ao longo do ano temos por ordem decrescente:

1º Puf mau
2º Cagarra
3º Puf gri
4º Puf puf
5º Puf gra
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Maio 21, 2015 10:10 am

Obrigado a ambos, era a ideia que eu tinha.

pedro121 escreveu:
Pelo menos aqui no Carvoeiro e falando apenas dos números totais ao longo do ano temos por ordem decrescente:

1º Puf mau
2º Cagarra
3º Puf gri
4º Puf puf
5º Puf gra

Mas a cagarra é a mais numerosa durante os meses de Verão, ou não?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Maio 22, 2015 6:59 am

Gonçalo Elias escreveu:
Mas a cagarra é a mais numerosa durante os meses de Verão, ou não?

Nem por isso, em Julho as balearicas passam em grande numero para norte, as cagarras num bom dia são 100-150, isso são as balearicas que passa por hora num bom bom dia.

As cagarras da colónia das berlengas estão dispersas por uma grande área, enquanto as balearicas passam todas numa faixa relativamente estreita.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Maio 22, 2015 8:06 am

certo

mas a cagarra passa por toda a costa e os números que se podem ver em certas alturas sugerem que aparecem cá muitas aves que não são das berlengas
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Maio 22, 2015 12:03 pm

Gonçalo Elias escreveu:mas a cagarra passa por toda a costa e os números que se podem ver em certas alturas sugerem que aparecem cá muitas aves que não são das berlengas

Sim, sem duvida, mas a colónia da Berlenga não é assim tão pequena (não tenho presente os números dos últimos censos), mas pelo menos em Peniche só são a espécie mais comum basicamente agora, quando o grosso da população das balearicas está nas colónias.
pedro121

Mensagem por LuisMM em Qua Jul 01, 2015 7:37 am

Hoje de manhã no Molhe do Douro (Porto).
- Morus bassanus: 7 imaturos
LuisMM

Número de Mensagens : 607

Mensagem por pedro121 em Dom Ago 16, 2015 2:24 pm

Um dia muito fixe de marítimas, tirando a chuva persistente, mas mesmo assim deu para ver dezenas de sternas, especialmente interessante foram os bandos mistos de comuns com árcticas misturadas, alias nalguns bandos eram árcticas com algumas comuns misturadas, mais algumas Puffinus puffinus entre dezenas de mauretanicus, para compor o dia passou um moleiro-pomarino adulto em plumagem nupcial a meia distancia, muito fixe!
pedro121

Mensagem por pedro121 em Sab Ago 22, 2015 1:42 pm

Hoje foi pelos vistos um bom dia para maritimas, sem saber ainda o que aconteceu de tarde, posso especular que deve ter sido pior que de manha, mas de manha foi muito bom, no Raso papagaio-do-mar e pardelas-de-barrete, no Carvoeiro um rabilongo, gaivinas-árcticas e pretas.

Como o tempo parece mais prometedor amanha, vamos ver, sabine parece provável, mas quem sabe?
pedro121

Mensagem por PNicolau em Sab Ago 22, 2015 1:57 pm

Também P. gravis no Carvoeiro.

EDIT: Já vi que foi ontem. Mas é sempre fixe.
PNicolau

Número de Mensagens : 4674
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 em Sab Ago 22, 2015 2:08 pm

PNicolau escreveu:Também P. gravis no Carvoeiro.

EDIT: Já vi que foi ontem. Mas é sempre fixe.

Sim, eu tinha visto uma na quarta-feira a seguir um navio.
pedro121

Mensagem por PNicolau em Qua Set 02, 2015 2:24 am

A PSBC está a dar frutos.. Smile
PNicolau

Número de Mensagens : 4674
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 em Qua Set 02, 2015 4:48 am

Ver um Pterodroma sp em Portugal é sempre uma sensação agridoce, por um lado é um espectáculo, por outro é uma dor de cabeça para fazer a id ao nível da espécie, com efeito tirando o Pterodroma hasitata os outros são algo difíceis de separar a partir de terra, mas vamos ver, a ave passou junto a mauritanicus e muito perto, talvez seja possível e se não for, ficam as memorias de um momento que esperava à muito! De qualquer modo vai ser interessante ver o que o CPR diz.
pedro121

Mensagem por LuisMM em Sab Set 05, 2015 4:24 pm

Aqui pelo Norte as marítimas não parecem ser tão abundantes, mas ainda assim fica aqui o registo de hoje (05-09-2015) em Lavadores, V. N. Gaia:

Puffinus mauretanicus: 5
LuisMM

Número de Mensagens : 607

Mensagem por pedro121 em Qui Set 17, 2015 5:31 am

O Dia de ontem foi simplesmente fantástico:

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25066699

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25066701

Os números estão arredondados por baixo, já que os números da contagem pertencem ao projecto SBC
pedro121

Mensagem por Carlos Pacheco em Qui Set 17, 2015 5:43 am

Esta não entendi, Pedro. Ou bem que podes utilizar os números da contagem, com a devida autorização do projecto, ou então não colocas números nenhuns. Colocar um valor abaixo não me parece de todo uma boa opção. Eventualmente podes é propor ao projecto que uma vez utilizada a informação para os objectivos a que se propuseram, que esta venha a ser disponibilizada na plataforma. Que te parece?
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1171
Local : Odemira

Mensagem por pedro121 em Qui Set 17, 2015 5:59 am

Carlos Pacheco escreveu:Esta não entendi, Pedro. Ou bem que podes utilizar os números da contagem, com a devida autorização do projecto, ou então não colocas números nenhuns.

è exactamente a mesma situação de fazer uma estimativa de um bando, eu quando tenho um grande bando de limicolas conto uma parte e estimo a partir dai, neste caso é a mesma coisa, eu sei quantas aves passaram no total e estimei quantas vi tendo em conta que não estive presente durante 3 horas.

Carlos Pacheco escreveu:Eventualmente podes é propor ao projecto que uma vez utilizada a informação para os objectivos a que se propuseram, que esta venha a ser disponibilizada na plataforma. Que te parece?

Isso seria uma solução se eu estivesse estado presente durante toda a contagem, como não estive não é, repara que não inclui espécies que não vi por não estar presente, e por exemplo no caso dos rabilongos só contei os que vi, do mesmo modo os números para as outras espécies são estimativas do que vi, descontando as horas em que não estive presente.
pedro121

Mensagem por Carlos Pacheco em Qui Set 17, 2015 6:13 am

Ok, percebi. Só estás a colocar as tuas observações. Tinha entendido que não punhas os valores reais porque eram do projecto. Esclarecido! E claro, muuuito invejoso :-)
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1171
Local : Odemira

Mensagem por pedro121 em Qui Set 17, 2015 6:21 am

Carlos Pacheco escreveu:Ok, percebi. Só estás a colocar as tuas observações. Tinha entendido que não punhas os valores reais porque eram do projecto. Esclarecido! E claro, muuuito invejoso :-)

Isso também, ou seja não coloco os valores reais por serem do projecto, não são os meus, eu estou a colocar as "minhas" contagens e não as do projecto, para dizer a verdade eu ontem basicamente não estive envolvido nas contagens, e ainda bem, fiquei mais à vontade para apreciar.

No entanto penso não haver problema algum em colocar as contagens reais, ou seja num dia em que eu esteja a contar penso colocar os valores da contagem, embora sejam para o projecto os dados também são de quem os recolhe.

Mas normalmente num dia de marítimas bom em que eu esteja a observar para mim eu coloco os valores exactos das espécies menos frequentes e os arredondados das mais comuns, já que não é possível a 1 observador sozinho controlar tudo, por isso não tenho grandes problemas em fazer o mesmo quando estou a ajudar no SPC
pedro121

Mensagem por pedro121 em Sab Set 26, 2015 2:49 am

Muito interessante: http://www.atlasavesmarinhas.pt/
pedro121

Mensagem por pedro121 em Sab Set 26, 2015 2:59 am

Os dados do atlas, são particularmente interessantes para algumas espécies, confirmam que a gaivota-de-sabine não deveria ser considerada uma raridade, apontam as áreas para se ver papagaio-do-mar, indicam os padrões de ocorrência da alma-negra e as distancias que tem que ser feitas para as ver.
pedro121

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 21 de 24 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22, 23, 24  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: