Pyrrhocorax pyrrhocorax

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pyrrhocorax pyrrhocorax

Mensagem por Francisco Barros em Qua Abr 01, 2009 9:27 pm

Ora vivam,

É com satisfação que divulgo a confirmação das 1ªs crias de Gralha-de-bico-vermelho nascidas no PNSAC em 2009.
No passado dia 31 de Março, foi possível observar um ninho com 3 crias recem-eclodidas + 3 ovos por eclodir.
Já não é a 1ª vez que este casal surpreende pela precocidade e pela prolificidade, embora o máximo de crias voadoras nunca tivesse ultrapassado os 5 indivíduos. Vamos ver se é desta!

Última edição por Francisco Barros em Qui Abr 02, 2009 7:04 pm, editado 1 vez(es)
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Re: Pyrrhocorax pyrrhocorax

Mensagem por conspicillata em Qui Abr 02, 2009 4:44 am

Olá,

excelentes notícias! ficamos à espera de saber quantas crias voadoras vão ter!

abraço

carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 249
Local : Évora

Mensagem por Francisco Barros em Qui Abr 02, 2009 7:06 pm

Editei as imagens, pois o formato que estava a utilizar era uma bosta... Cool
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Mensagem por pedro121 em Sex Abr 03, 2009 1:19 am

Boas

Muito bom Francisco, são sem duvida um dos corvideos que eu mais gosto e que o ano passado me deram algum trabalho para pod4er observar, sim porque encontrar as de bico vermelho no meio das centenas de gralhas comuns que existem no parque não é assim tão fácil Smile ,eu este ano ainda não fui á serra vê-las, mas com a época de reprodução a decorrer vou esperar mais umas semanas até as crias saírem.
pedro121

Número de Mensagens : 10513
Local : Obidos

Mensagem por José Frade em Qui Dez 07, 2017 6:57 am

Aproveito este tópico para colocar uma questão.
Este é o ano com o maior numero de observações e com o maior numero de aves observadas na Serra da Estrela (70 no dia 7 de Novembro).
A minha pergunta é, será alguma colónia existente na serra? Se sim porque só a partir de Outubro começam a aparecer?
Serão de passagem? Se sim de onde para onde?
José Frade

Número de Mensagens : 3240
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 07, 2017 7:21 am

A Serra da Estrela é um local que visitei com regularidade ao longo do anos (com mais intensidade em 2001 e 2002, mas muitas vezes em anos posteriores). Tenho várias dezenas de visitas à serra em diferentes épocas do ano. Nunca observei esta espécie na serra. No entanto, sei que aparecem com alguma frequência.

No que se refere à nidificação, sei que nidificavam até à década de 1990, creio que na zona do Cântaro Magro. A partir de 2000 (+/-) deixaram de nidificar, ao longo dos anos seguintes fui ouvindo referências vagas à nidificação noutros locais da serra mas nunca soube nada de concreto. Não tenho informação sobre nidificação este ano.

Sobre a tua observação de 70 indivíduos (foi há um mês, certo? sabes de registos posteriores?) creio ser relevante salientar a observação recente do Barroqueiro em Castelo de Vide (34 indivíduos, creio), zona onde a espécie habitualmente não ocorre.

Poderá estar a haver um movimento anormal de aves desta espécie...?
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18770
Local : Sotavento

Mensagem por José Frade em Qui Dez 07, 2017 7:26 am

A observação das 70 não foi minha, vem no eBird (Luís Silva e Pedro Lopes em 7/11/2017), eu vi esta semana um bando de 15 e outros pequenos bandos de 5 em zonas diferentes, mas há vários registos de Outubro entre as 17 e as 27 aves.
José Frade

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 07, 2017 8:01 am

ah ok pensava que tinha sido tua

não sei bem qual o padrão de ocorrência na zona (ao longo do ano)
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18770
Local : Sotavento

Mensagem por José Frade em Qui Dez 07, 2017 8:10 am

Pois, pelo que sei, elas são muito fiéis aos locais de criação, o que eu desconheço é se elas fazem dispersões no inverno.
José Frade

Mensagem por João Tomás em Qui Dez 07, 2017 8:13 am

José Frade escreveu:Pois, pelo que sei, elas são muito fiéis aos locais de criação, o que eu desconheço é se elas fazem dispersões no inverno.

Deverão fazer dispersões mas acima de tudo devem fazer visitas às serras em redor do local onde nidificam. Por exemplo, no Alvão e Marão a espécie, que eu tenha conhecimento, já não nidifica mas no Inverno em dois anos consecutivos foram observados indivíduos na serra do Marão. Se nos locais de nidificação não existir alimento têm que procurar noutros locais.
João Tomás

Número de Mensagens : 2818
Local : Batalha

Mensagem por José Frade em Qui Dez 07, 2017 8:17 am

João Tomás escreveu:
José Frade escreveu:Pois, pelo que sei, elas são muito fiéis aos locais de criação, o que eu desconheço é se elas fazem dispersões no inverno.

Deverão fazer dispersões mas acima de tudo devem fazer visitas às serras em redor do local onde nidificam. Por exemplo, no Alvão e Marão a espécie, que eu tenha conhecimento, já não nidifica mas no Inverno em dois anos consecutivos foram observados indivíduos na serra do Marão. Se nos locais de nidificação não existir alimento têm que procurar noutros locais.
Ok, mas 70? Onde existe, nas proximidades um núcleo com 70 ou mais aves?
José Frade

Mensagem por João Tomás em Qui Dez 07, 2017 9:00 am

José Frade escreveu:Ok, mas 70? Onde existe, nas proximidades um núcleo com 70 ou mais aves?

Porque não virem do Douro Internacional? E porque não de Espanha. 

http://www.mapama.gob.es/es/biodiversidad/temas/inventarios-nacionales/chova_piquirroja_tcm7-21709.pdf
João Tomás

Número de Mensagens : 2818
Local : Batalha

Mensagem por José Frade em Qui Dez 07, 2017 9:10 am

João Tomás escreveu:
José Frade escreveu:Ok, mas 70? Onde existe, nas proximidades um núcleo com 70 ou mais aves?

Porque não virem do Douro Internacional? E porque não de Espanha. 

http://www.mapama.gob.es/es/biodiversidad/temas/inventarios-nacionales/chova_piquirroja_tcm7-21709.pdf
Sim é o mais provável, a minha estranheza foi a quantidade que apareceram este ano.
José Frade

Mensagem por Luis Silva em Qui Dez 07, 2017 10:54 am

O nº que está no ebird é possivelmente inferior ao numero real de aves na data (e não foi um erro de inserção).

As aves foram inicialmente vistas a partir do cantaro magro (passei para ver se via a T. muraria) a levantar e seguiram em direcção a torre, e foi ai que foi contado/estimado o numero de aves visíveis dali, mas fiquei com a ideia que parte do bando não estava visível. De imediato peguei no carro e fomos para a torre, onde foi possível ver dezenas delas a alimentarem-se por trás da torre, mas nunca levantaram todas e era impossível contar todas no chão, de forma que nunca consegui contabilizar mais que 70. No dia a seguir ainda lá estavam umas dezenas, mas mais uma vez nunca consegui ver o bando todo.

Embora não vá regularmente na Estrela, costumo lá ir 2 ou 3 vezes ao ano, e nunca as vi na altura de nidificação.

Luis Silva

Número de Mensagens : 465

Mensagem por Paulo Lemos em Sex Dez 08, 2017 8:41 pm

Dificil escolher uma teoria, entre tantas possíveis.

- Seca outonal e seus efeitos (procura de habitats mais ricos, que em caso extremo pode concentrar mais aves em deslocação para mais longe?). Uns habitats perdem riqueza, e outros ostentam-na a mais para a época...

- Áreas ardidas (hectares e hectares aparentemente pouco prospectados na região centro, não necessariamente de relevo intenso mas de lameiros e campos agrícolas abandonados de vegetação rasa, entre "calhaus" de granito por exemplo).
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1579
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: