Hotspots de acesso condicionado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Hotspots de acesso condicionado

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 17, 2015 10:08 am

Os hotspots devem ser locais de acesso público, embora nalguns casos possa haver algumas restrições de acesso, como por exemplo a necessidade de uma autorização, de um cartão, etc.

Há alguns hotspots que actualmente aparecem com a indicação "acesso condicionado", mas parece-me haver aqui alguma disparidade, porque enquanto que a lezíria grande é de acesso semipúblico (portões muitas vezes abertos e basta adquirir um cartão), para outros locais, como é o caso de instalações militares, a questão do acesso parece-me muito menos óbvia.

Para já deixo aqui a lista dos hotspots que actualmente se encontram com este descritivo:

Campo Militar de Santa Margarida, Constância
Campo de Tiro de Alcochete, Montijo / Benavente (4 hotspots)
Castelo de São Jorge, Lisboa
Herdade da Agolada de Baixo, Coruche
Herdade das Parchanas, Alcácer do Sal
Herdade do Cinzeiro--Torre, Coruche
Jardim Botânico (UL), Lisboa
Jardim Botânico Tropical, Lisboa
Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, Vila Franca de Xira (8 hotspots)
PN Sintra-Cascais--Castelo dos Mouros, Sintra
PN Sintra-Cascais--Palácio da Pena, Sintra
PN Sintra-Cascais--Quinta da Regaleira, Sintra
PN Sintra-Cascais--convento dos Capuchos, Sintra
Quinta Nova de São José, Alcobaça
Quinta da Atalaya, Alcochete
Quinta do Talvay, Caldas da Rainha
RN Estuário do Sado--Herdade do Pinheiro, Alcácer do Sal
RN Estuário do Tejo--38 Moios, Vila Franca de Xira
RN Estuário do Tejo--EVOA, Vila Franca de Xira (5 hotspots)
RN Estuário do Tejo--Marinhas da Saragoça, Vila Franca de Xira
RN Estuário do Tejo--Mouchões, Vila Franca de Xira (3 hotpots)
RN Estuário do Tejo--Ponta da Erva, Vila Franca de Xira
RN Estuário do Tejo--estrada de acecsso ao EVOA, Vila Franca de Xira
RN Sapal de Castro Marim e VRSA--salinas Cerro do Bufo, Castro Marim
Ria de Aveiro--Porto, Ílhavo (2 hotspots)
Salinas do Samouco, Alcochete
Seminário de São Paulo, Almada
Tapada Nacional de Mafra, Mafra
albufeira do Poço da Rua, Montemor-o-Novo

Duas questões:
- há algum destes hotspots em que este descritivo não se aplique?
- há mais casos de hotspots de acesso restrito que não estejam na lista acima?
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20179
Local : Sotavento

Re: Hotspots de acesso condicionado

Mensagem por pedro121 em Qui Dez 17, 2015 10:47 am

Bom tópico.

Bom, eu tenho como conceito que um local condicionado é um local publico cujo acesso está condicionado por algum motivo (normalmente é pago) mas que é acessível a qualquer pessoa.

A Tapada de Mafra é um exemplo em que é publico, mas temos que pagar bilhete para aceder a uma área maior.

Já a Herdade do Pinheiro, Alcácer do Sal não é publico, é privado, e não é possível para a maioria dos observadores entrar.

Portanto para mim um local que se só é acessível porque se conhece o dono e ele deixa entrar uns mas não outros, não é um local publico de acesso condicionado é sim um local privado de acesso condicionado.

portanto, publico todos entra se cumprirem a condicionante, ou seja se pagarem o bilhete ou se forem na altura que estiver aberto etc

privado, entram alguns porque não é possível cumprir a condição de entrada, que é ser amigo/conhecido/familiar do dono/guarda/caseiro/chefe/comandante

pedro121

Número de Mensagens : 11690
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 17, 2015 10:57 am

A distinção que apresentas faz sentido.

Um campo militar não é um local de acesso público. Só se entra lá com autorização especial.

Se calhar deveríamos passar a fazer esta distinção:
acesso condicionado - locais onde qualquer pessoa entra desde que cumpra a condicionante
acesso restrito - locais onde só se entra com autorização especial

O que dizes?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qui Dez 17, 2015 11:12 am

Gonçalo Elias escreveu:
acesso restrito - locais onde só se entra com autorização especial

A minha questão é que se por definição só entras com autorização especial que só é possível para alguns, estás a dizer que o local não é publico mas privado e que deve ser tratado como tal.

Uma base militar para mim é um local "privado" não publico.

Não estou a ver conseguir entrar numa base aérea com a desculpa que quero ir fotografar aves, algumas pessoas podem entrar porque vão a trabalho, ou porque é possível fazê-lo por qualquer razão, a base do Alfeite quando promove visitas a embarcações por exemplo, mas, mas...

E depois tens sítios onde ninguém entra, tens locais que estão como acesso condicionado, mas cujas listas são todas da mesma pessoa...
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 17, 2015 11:16 am

Então com esses faz-se o quê? Passar tudo a ponto pessoal?
Gonçalo Elias

Mensagem por Pedro Lopes Moreira em Qui Dez 17, 2015 11:22 am

Na Ria de Aveiro, o acesso ao Porto de Pesca Costeira e ao Porto (comercial) de Aveiro é restrito; entra-se com autorização especial. No entanto, é possível observar (mal) a partir do exterior desses recintos.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 256

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 17, 2015 11:28 am

Pedro Lopes Moreira escreveu:Na Ria de Aveiro, o acesso ao Porto de Pesca Costeira e ao Porto (comercial) de Aveiro é restrito; entra-se com autorização especial. No entanto, é possível observar (mal) a partir do exterior desses recintos.

Bem, se é possível ver aves sem lá entrar, a questão do acesso deixa de ser muito relevante, não é?

É um pouco como o hotspot "aeroporto de Lisboa" - não podes lá entrar mas vê-se muita coisa do lado de fora...
Gonçalo Elias

Mensagem por Pedro Lopes Moreira em Qui Dez 17, 2015 11:52 am

Gonçalo Elias escreveu:
Bem, se é possível ver aves sem lá entrar, a questão do acesso deixa de ser muito relevante, não é?

Não tanto assim! não se fazem as mesmas listas a partir de fora vs dentro do recinto. Acho que a descrição do hotspot como restrito continua a fazer sentido.

Pedro Lopes Moreira

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 17, 2015 11:56 am

Então concordas com a divisão entre condicionados e restritos?
Gonçalo Elias

Mensagem por Pedro Lopes Moreira em Qui Dez 17, 2015 12:18 pm

Gonçalo Elias escreveu:Então concordas com a divisão entre condicionados e restritos?

Sim sim! Para mim também faz todo o sentido. A questão a resolver é se os hotspots de acesso restrito (i.e. interdito salvo raras excepções) devem manter-se como hotspots ou passar a pontos pessoais. Na minha opinião, não devem manter-se como hotspots.

Pedro Lopes Moreira

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 17, 2015 12:20 pm

Pedro Lopes Moreira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Então concordas com a divisão entre condicionados e restritos?

Sim sim! Para mim também faz todo o sentido. A questão a resolver é se os hotspots de acesso restrito (i.e. interdito salvo raras excepções) devem manter-se como hotspots ou passar a pontos pessoais. Na minha opinião, não devem manter-se como hotspots.

Eu sobre isso tenho sentimentos ambivalentes. Por um lado deveriam de facto passar a pontos pessoais, aliás creio que as indicações do eBird vão nesse sentido. E no caso dos pontos que tenham apenas lista de um observador acho que a questão se resolve por aí. A minha dúvida incide mais sobre os locais de acesso restrito onde haja listas de vários observadores....

Aguardemos para ver o que diz o Pedro Fernandes.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qui Dez 17, 2015 12:40 pm

Pedro Lopes Moreira escreveu:
Não tanto assim! não se fazem as mesmas listas a partir de fora vs dentro do recinto.

Ahh, um ponto interessante, numa zona grande ver as aves do lado de fora faz com que a lista seja seriamente diferente do que se veria dentro, ou seja causa uma distorção artificial na detectabilidade das espécies, ou seja o argumento de que se pode ver de fora para dentro não é valido porque na realidade são dois pontos diferentes, com uma separação clara entre eles, neste caso uma vedação! Very Happy Very Happy
pedro121

Mensagem por pedro121 em Qui Dez 17, 2015 12:42 pm

Já agora, se algum dia for possível adicionar descrições aos hotspots, as informações sobre o acesso aos locais condicionados são as mais urgentes de colocar.
pedro121

Mensagem por PNicolau em Qui Dez 17, 2015 2:06 pm

Com o EVOA aberta já não é preciso adquirir cartão para entrar na Lezíria, desde que se vá das 9-17h (ou algo do estilo).
Mas continua a ser parcialmente condicionado nos outros horários.
PNicolau

Número de Mensagens : 5643
Local : Lisboa

Mensagem por Pedro Fernandes em Sex Dez 18, 2015 7:21 am

Olá,

Há ainda outro caso que não tem (que eu saiba) sido utilizado em Portugal— o local histórico (ex: Salinas de Vila Exemplo (histórico)). Neste caso é para locais que já não existem— por desenvolvimento ou outras razões.

Até agora o 'acesso condicionado' tinha sido utilizado no seu termo mais abrangente. Basicamente era um aviso de que a entrada no local podia não ser linear e/ou a qualquer hora. Não vejo problema em passar a ter duas denominações (restrito e condicionado)— ou mesmo a passar os locais para locais pessoais.

Sobre a lezíria de Vila Franca de Xira— estando dependente do EVOA é sempre de referir o acesso condicionado.

Sobre as descrições dos hotspots, sei que esse tópico tem sido falado entre a comunidade de editores mundial. Já não sei ao certo se está na agenda de desenvolvimentos do eBird (para quando não sei) ou se isto sou em modo wishful thinking.

Mas há alternativas para tal coisa— são é bastante trabalhosas. Veja-se por exemplo a solução encontrada no Ohio:

http://ohioebirdhotspots.wikispaces.com/Birding+in+Ohio

—Pedro
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 694
Local : Rabat

Mensagem por pedro121 em Sex Dez 18, 2015 7:31 am

Pedro Fernandes escreveu:
Há ainda outro caso que não tem (que eu saiba) sido utilizado em Portugal— o local histórico (ex: Salinas de Vila Exemplo (histórico)). Neste caso é para locais que já não existem— por desenvolvimento ou outras razões.

por falar nisso

http://ebird.org/ebird/hotspot/L1742891
http://ebird.org/ebird/hotspot/L3076164

tem que ser fundidos, e depois passados a históricos já que o local já não existe!!!! Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
pedro121

Mensagem por AndreVieira em Sex Dez 18, 2015 10:51 am

Mas ambos têm listas de alguns dias atrás

AndreVieira

Número de Mensagens : 255
Local : Faial - Açores

Mensagem por pedro121 em Sex Dez 18, 2015 11:57 am

AndreVieira escreveu:Mas ambos têm listas de alguns dias atrás

Não é giro? Very Happy Very Happy

Não faço ideia porque é que são ainda lá colocadas listas, mas o local é agora mais um talhão de arrozal igual a tantos outros na área.

O serem ainda lá colocadas listas vem reforçar a necessidade de fechar o ponto...
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Dez 18, 2015 12:02 pm

pedro121 escreveu:
AndreVieira escreveu:Mas ambos têm listas de alguns dias atrás

Não é giro? Very Happy Very Happy

Não faço ideia porque é que são ainda lá colocadas listas, mas o local é agora mais um talhão de arrozal igual a tantos outros na área.

O serem ainda lá colocadas listas vem reforçar a necessidade de fechar o ponto...  

Não concordo muito com essa abordagem.

O local existe e continua a atrair aves aquáticas. E continuam a ser feitas observações no local.

Não creio que faça sentido fechar o ponto, quando muito poderá fazer sentido rever o nome pelo facto de ter deixado de ser uma poça.

Pedro, esclarece-me lá uma coisa sff: se este não fosse o sítio dos temminckii a questão continuava a ser relevante para ti?
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau em Sex Dez 18, 2015 12:22 pm

O Ponto deve ser fechado porque múltiplas pessoas metem lá observações que correspendem ao resto da Lezíria, com 10km e mais de distância.
Até há meses, era uma poça com habitat distinto do resto: uma poça com algum caniço. Actualmente, é outro talhão de arroz e em nada se distingue de qualquer outro talhão na Ponta da Erva. Não faz sentido e contribui para a dispersão dos dados num local já muito sensível.
PNicolau

Número de Mensagens : 5643
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Dez 18, 2015 12:28 pm

PNicolau escreveu:O Ponto deve ser fechado porque múltiplas pessoas metem lá observações que correspendem ao resto da Lezíria, com 10km e mais de distância.

Na lezíria há demasiados hotspots. Mas não há indicações claras sobre que hotspots usar para quê.

PNicolau escreveu:Até há meses, era uma poça com habitat distinto do resto: uma poça com algum caniço. Actualmente, é outro talhão de arroz e em nada se distingue de qualquer outro talhão na Ponta da Erva. Não faz sentido e contribui para a dispersão dos dados num local já muito sensível.

Se formos por habitat então cada vala deveria ter um hotspot separado, não é? Rolling Eyes
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Dez 18, 2015 12:33 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Se formos por habitat então cada vala deveria ter um hotspot separado, não é? Rolling Eyes

A poça era um hotspot porque era o sitio para se ver temminck, como dizes Gonçalo o que não falta são valas, e campos de arroz alagados na ponta da erva, mas aquele habitat era o único na zona, uma pequena zona húmida com margens de lama, algum caniço, mas com profundidade para patos e galeirões, e claro com temmincks.

Sem a poça é apenas mais um talhão de arroz como todos os outros e não faz sentido continuar aberto como hotspot.

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Dez 18, 2015 12:38 pm

pedro121 escreveu:
A poça era um hotspot porque era o sitio para se ver temminck, como dizes Gonçalo o que não falta são valas, e campos de arroz alagados na ponta da erva, mas aquele habitat era o único na zona, uma pequena zona húmida com margens de lama, algum caniço, mas com profundidade para patos e galeirões, e claro com temmincks.

Sem a poça é apenas mais um talhão de arroz como todos os outros e não faz sentido continuar aberto como hotspot.

O que estás a sugerir é que quando existe um hotspot que toma o nome de um determinado habitat, apenas devem lá ser registadas as aves que estão nesse mesmo habitat e não o que está "à volta", é isso?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Dez 18, 2015 12:43 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Pedro, esclarece-me lá uma coisa sff: se este não fosse o sítio dos temminckii a questão continuava a ser relevante para ti?

Óbvio! imagina que tens um baldio urbano que tem um hotspot, com espécies como fuinhas, cartaxos e outras de ervas altas e silvados. o terreno é urbanizado fica com prédios e no meio dos prédios há um micro jardim meia dúzia de pardais e rabiruivos e pouco mais, o hotspot continua a ser usado por um observador local, que coloca listas das aves do jardim.

Mudança completa da comunidade de espécies, e do habitat. Não achas que faz sentido fechar o ponto e se necessário (o que não é o caso) abrir outro para a nova realidade?

Lembrei-me de um exemplo melhor ainda, imagina que havia eBird antes do alqueva e que a albufeira tinha coberto uma serie de hotspots, faz sentido manter pontos de locais que estão debaixo de agua abertos? Smile Smile

De qualquer modo a 1ª questão é a fusão dos dois pontos que penso ser pacifica, a necessidade ou não de fechar o ponto fica para os revisores.
pedro121

Mensagem por pedro121 em Sex Dez 18, 2015 12:43 pm

Gonçalo Elias escreveu:
O que estás a sugerir é que quando existe um hotspot que toma o nome de um determinado habitat, apenas devem lá ser registadas as aves que estão nesse mesmo habitat e não o que está "à volta", é isso?

Não, não é isso.
pedro121

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: