ESPÉCIE: Rolieiro (Coracias garrulus)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ESPÉCIE: Rolieiro (Coracias garrulus)

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 22, 2016 8:57 am

Esta espécie ainda não tem um tópico próprio por isso abro este.

Tenho a sensação de que esta espécie tem vindo a desaparecer de uma grande parte do país.

Quando comecei a ver aves, há quase 30 anos, tive oportunidade de ver rolieiros em diversas regiões do país de onde hoje parecem estar praticamente ausentes.

Vejamos a situação em cada região:

- Trás-os-Montes - vi um rolieiro em parada nupcial em Miranda do Douro em Maio de 1992, no ebird não aparece qualquer outro registo na região nordeste em época de reprodução;
- Beira Alta - observei a espécie perto de Figueira de Castelo Rodrigo em Junho de 1996, também nesta região (província) a espécie deve ter desaparecido, dado que no ebird não existe mais nenhum registo em época de reprodução;
- Beira Baixa - nunca vi rolieiros na Beira Baixa; tanto quanto sei costumavam aparecer na campina de Idanha, mas no ebird não há qualquer registo de Primavera;
- Alto Alentejo (distrito de Portalegre) - em tempos vi a espécie em diversos concelhos da região, nomeadamente Castelo de Vide, Marvão, Portalegre e Elvas (era especialmente numeroso neste último concelho), mas há muitos anos que não vejo nenhum e a situação no ebird é elucidativa: apenas um registo de Primavera em 2016, nenhum em 2015 ou 2014, um em 2013, outro em 2012 mas nenhum em 2011 ou 2010. Será que a espécie ainda nidifica no distrito?
- Alentejo Central (distrito de Évora) - o concelho de Mourão era aquele onde o rolieiro era mais frequente, mas esta situação parece estar a alterar-se para pior. No ebird há apenas um registo em 2015 (já em Julho) e não há quaisquer registos em 2014, 2013, 2012, 2011 ou 2010;
- Baixo Alentejo (distrito de Beja) - parece ser a única região onde subsiste uma população "saudável" de rolieiros, no entanto é de assinalar o seu desaparecimento da margem esquerda do Guadiana, onde ocorria no passado.

Ou seja, em menos de três décadas passámos de uma situação em que havia roleiros a nidificar em todos (?) os distritos do interior para uma situação em que a espécie se encontra confinada a uma única região (Castro Verde e arredores).
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17637
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESPÉCIE: Rolieiro (Coracias garrulus)

Mensagem por ribeiroa em Qui Jun 23, 2016 6:35 am

Observei 1 casal em Maio em Vila Fernando- Elvas

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 42
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESPÉCIE: Rolieiro (Coracias garrulus)

Mensagem por Paulo Lemos em Dom Ago 07, 2016 11:42 pm

Nos 80, aparentemente, ainda nidificou nesta área semi-aberta entre focos densos de árvores, várzeas e pousios/baldios secos ácidos e arenosos ( https://www.google.pt/maps/@39.4156907,-9.1662867,300m/data=!3m1!1e3 ) sendo o ninho num dos plátanos junto à estrada (da foz) para onde a ave se dirigia de bico cheio.
Julgo que Very Happy Very Happy Very Happy esta espécie depende da grande abundância (por espaço, no seu limitado território) de insectos de determinado tipo e dimensões, situação que não ocorre hoje ou locais favoráveis são já raros. Contrariamente aos cucos por exemplo, que se especializam noutros tipos de invertebrados ou suas larvas e ainda são adaptáveis e ocorrem (insectos e cucos), por variados biotopos.
Portanto, se ocorreu na minha zona, foi provavelmente uma das primeiras insectívoras diurnas estivais a desaparecer, muito antes mesmo dos Oriolus ou Lanius sp. estivais e independentemente de qq alteração posterior na paisagem.
Nessa época, ainda se ouviam Oriolus e Lanius senator a cada "esquina", estes últimos também algo dependentes de insectos "secos" (em termos de habitat) mas menos dependente dos de dimensões superiores.
Desapareceram daqui aves e espécies de insectos, até por exemplo o conhecido "abundante" Melolontha papposa (e presa importante para aves grandes), muitos destes talvez alguns endémicos por descrever...

Aves cuja abundância local ou mesmo recente presença contraria uma tendência de declínio, como por exemplo os Noitibós e abelharucos, não "contam" no aspecto referido pois os progenitores destas não se limitam ao território do ninho, alternando-se por vasto e diverso "mapa" para obter recursos.
avatar
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1336
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESPÉCIE: Rolieiro (Coracias garrulus)

Mensagem por Araújo da Silva em Sab Ago 20, 2016 1:41 am

Viva caríssimos!

Julgo que esta informação será interessante sobretudo para a malta do litoral norte: - nos dias 18 e 19AGO2016 foi observado um Rolieiro (Coracias garrulus) na agra entre a zona urbana e as dunas de Belinho, Esposende.

Não sendo fácil explicar a melhor maneira de chegar ao local, junto envio uma imagem assinalando área em que a ave tem estado “estacionada”.

Cumprimentos

Jorge Araújo da Silva









avatar
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 396
Idade : 46
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESPÉCIE: Rolieiro (Coracias garrulus)

Mensagem por RicBarrela em Seg Ago 29, 2016 1:19 pm

Permanecem 4/5 espécimes em S.Martinho do Porto (acesso reservado) desde o fim de semana de 20 de Agosto. É um prazer ve-los a deliciarem-se com a bicharada nas bordaduras do milho.

Anda igualmente por lá um número significativo de Sisões (+/-20).

Cumprimentos,
RMB

RicBarrela

Número de Mensagens : 54
Data de inscrição : 20/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESPÉCIE: Rolieiro (Coracias garrulus)

Mensagem por ribeiroa em Qua Set 07, 2016 5:12 am

Mais um Rolieiro entre Porto Covo e Vila nova de Milfontes a 28/08/2016

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 42
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESPÉCIE: Rolieiro (Coracias garrulus)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum