LOCAL: Mina de São Domingos (Mértola)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

LOCAL: Mina de São Domingos (Mértola)

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Set 12, 2016 2:33 pm

Parece que vai  haver aqui grandes mudanças...


Governo lança concurso de 20 milhões para Minas de São Domingos
Cátia Simões
10.09.2016 / 00:00



Desativadas há 50 anos, as Minas de São Domingos, na zona de Mértola, vão ser alvo de um processo de requalificação ambiental para devolver à região devastada pela exploração mineira o equilíbrio ambiental.

O projeto dá hoje o primeiro passo, com o lançamento do concurso público para a primeira fase de recuperação ambiental. Lançado pelo Governo, o concurso público, promovido pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), entidade pública responsável pela reabilitação das áreas mineiras abandonadas, prevê um investimento global a rondar os 20 milhões de euros, dividido entre investimento público e o acesso a fundos do Portugal 2020, explica ao Dinheiro Vivo fonte oficial da secretaria de Estado da Energia.

A primeira fase da empreitada, lançada hoje e que contará com o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, prevê um investimento de 4 milhões de euros para a recuperação do sistema de drenagem de água, para diminuir a contaminação. “A primeira fase para apresentação das candidaturas, por partes das empresas de construção civil, termina no final do mês de setembro”, diz a mesma fonte. A expectativa é que a obra fique concluída em 14 meses fonte do gabinete admite que poderá haver uma extensão até 18 meses.

O financiamento será repartido entre o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), do Portugal 2020, que será responsável por 85% do financiamento elegível. Os restantes 15% serão da responsabilidade da EDM.

O projeto em seis fases prevê também, na última fase e depois da requalificação ambiental estar concluída, o aproveitamento do potencial cultural e turístico da antiga área mineira. Em cima da mesa está a aposta em novos empreendimentos turísticos, numa parceria entre a Câmara de Mértola e operadores privados, diz ao Dinheiro Vivo Luís Madeira, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa. “A câmara tem feito muitos investimentos na região. São Domingos é já a segunda localidade do conselho de Mértola com mais população”, explica.

“Esperamos que os investimentos que foram feitos e estes novos investimentos possam aparecer parceiros privados para trazer mais benefícios para este território do interior”, explica o responsável. “A requalificação ambiental da envolvente da mina de São Domingos, que ficou completamente ao abandono depois de encerrada, é uma ambição antiga da Câmara de Mértola, que tem vindo a apostar na promoção turística”, diz.

Encerrada em 1966 devido ao esgotamento das reservas, a mina de São Domingos tinham como principal produto de exploração o cobre e o enxofre (para a produção de ácido sulfúrico) e ainda o ouro e a prata como produtos secundários, entre outros. Desde o início da exploração da mina, em 1855, foram retirados da área cerca de 25 milhões de toneladas de minério, sempre com mais de mil trabalhadores até perto do seu encerramento. Foi a maior exploração mineira portuguesa até à década de 1930, quando as Minas da Panasqueira, de volfrâmio, arrancaram com a exploração moderna.

O Governo tem apostado no sector mineiro nacional, tendo aprovado, em julho, 13 contratos de concessão mineira: oito novos contratos de pesquisa e prospeção e a formalização de mais cinco, em vários concelhos de norte a sul do país.

As minas de Moura-Ficalho foi concessionada à Green Arrow Resources, a de Vale de Guizo à EPA, a Ester à Minerália e as minas do Caramulo à Medgoldminas. Já a exploração de Freixeda foi entregue à Minaport, as minas de Monforte foram concessionadas à Iberian Resources e as de Trás-os-Montes à Expertisemorning. Ouro, prata, cobre, zinco mas também volfrâmio e chumbo são alguns dos minerais extraídos das minas portuguesas.


Veja mais em: https://www.dinheirovivo.pt/economia/governo-lanca-concurso-de-20-milhoes-para-minas-de-sao-domingos/?utm_content=DinheiroVivo&utm_medium=Social&utm_campaign=Echobox&utm_source=Facebook&utm_term=Autofeed#link_time=1473467965
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18446
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum