BIG YEAR WP 2017

Página 5 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: BIG YEAR WP 2017

Mensagem por Rogerio em Sex Jan 20, 2017 9:02 am

Peço desculpa , mas só hoje é que voltei a ter acesso normal á internet.

Como se trata da primeira aposta mantenho os 700.

Cumprimentos
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 2007
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Mensagem por pedro121 em Sex Jan 20, 2017 9:05 am

Rogerio escreveu:Peço desculpa , mas só hoje é que voltei a ter acesso normal á internet.

o

E concordas com a extensão do praso?
pedro121

Número de Mensagens : 10500
Local : Obidos

Mensagem por Rogerio em Sex Jan 20, 2017 9:15 am

pedro121 escreveu:
Rogerio escreveu:Peço desculpa , mas só hoje é que voltei a ter acesso normal á internet.

o

E concordas com a extensão do praso?

Sim com certeza.
Rogerio

Número de Mensagens : 2007
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Jan 20, 2017 11:07 am

ok obrigado Rogério.

Sendo assim o prazo para apresentar novas apostas (ou para rever as existentes) termina hoje à meia-noite.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18761
Local : Sotavento

Mensagem por hugo_areal em Sab Jan 21, 2017 2:22 am

E pronto, venham de lá essas 783 espécies que eu quero beber um café à vossa conta, eheheh Smile
hugo_areal

Número de Mensagens : 93

Mensagem por Flávio Oliveira em Dom Jan 22, 2017 11:07 am

pedro121 escreveu:
AndreVieira escreveu:E qual a taxonomia que eles usam? Já vi que não é a do ebird, pois têm Anas carolinensis e no ebird é Anas crecca carolinensis

IOC adaptada, ou seja como todos os WP listers eles seguem Netfugl, que na pratica é IOC com adaptações.

Parece que afinal é mesmo IOC (sem adaptações).

"Furthermore, and I don’t think we have officially mentioned this earlier. We’re not following the Netfugl list as we originally stated. At the time, we though that was a good idea, but Björn Andersson from the iGoTerra team convinced us that the IOC is the proper list for us to follow. Quite a few UK birders wondered why we didn’t go for the Hudsonian Whimbrel that we just drove by. That bird is not on the IOC list, it might end up there, but even that seems unlikely, hence we skipped the bird. Same thing with Red Grouse."
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 487
Local : Maia

Mensagem por Tissot em Dom Fev 12, 2017 2:15 am

Actualmente em Marrocos. Contabilizam 321 espécies.
Tissot

Número de Mensagens : 1037
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Mensagem por pedro121 em Dom Fev 12, 2017 2:33 am

E foram mesmo ao sul
pedro121

Mensagem por pedro121 em Qua Mar 01, 2017 7:53 am

Os Suecos devem estar neste momento em Portugal vindos da Galiza, vão a caminho do Algarve ver a Sora
pedro121

Mensagem por Flávio Oliveira em Qua Mar 01, 2017 8:02 am

pedro121 escreveu:Os Suecos devem estar neste momento em Portugal vindos da Galiza, vão a caminho do Algarve ver a Sora

Vai ser "toca e foge" ou vão ficar mais tempo?
Não há realmente muito mais para ver além da AHG... Podiam tentar o Sula mas certamente vão vê-lo noutro sitio mais fácil.
E depois têm as exóticas, quanto mais cedo despacharem isso melhor.
Flávio Oliveira

Mensagem por AndreVieira em Qua Mar 01, 2017 8:23 am

eu li que eles iam ao algarve ver a smithsonianus

AndreVieira

Número de Mensagens : 233
Local : Faial - Açores

Mensagem por pedro121 em Qua Mar 01, 2017 8:58 am

AndreVieira escreveu:eu li que eles iam ao algarve ver a smithsonianus

Não, eles vão ver a Sora e aproveitam para ver a smith porque está muito perto, mas o objectivo é a franga.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Mar 01, 2017 9:03 am

pedro121 escreveu:Os Suecos devem estar neste momento em Portugal vindos da Galiza, vão a caminho do Algarve ver a Sora

Interrogo-me se num big year com a dimensão do WP faz sentido investir tanto a caçar raridades ou se não seria preferível ir atrás das residentes raras, uma data das quais vão ficar de fora.

Flávio Oliveira escreveu:Podiam tentar o Sula mas certamente vão vê-lo noutro sitio mais fácil.

Que outro sítio? Só se fosse em Cabo Verde, mas isso não está no itinerário.
Gonçalo Elias

Mensagem por Flávio Oliveira em Qua Mar 01, 2017 9:07 am

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Podiam tentar o Sula mas certamente vão vê-lo noutro sitio mais fácil.

Está sim, de 22 a 29 de Agosto.
Flávio Oliveira

Mensagem por pedro121 em Qua Mar 01, 2017 9:10 am

Gonçalo Elias escreveu:
Interrogo-me se num big year com a dimensão do WP faz sentido investir tanto a caçar raridades ou se não seria preferível ir atrás das residentes raras, uma data das quais vão ficar de fora.

Faz todo o Sentido, alias, é só isso que faz sentido, o que não faz sentido é o que eles estão a fazer.

Gonçalo Elias escreveu:

Vão obviamente a CV, são no mínimo 10 espécies, provavelmente mais perto de 20. Com splits, e sorte em estar lá alguma raridade
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Mar 01, 2017 9:11 am

Flávio Oliveira escreveu:Está sim, de 22 a 29 de Agosto.

Eish, pois está. Pus-me a pesquisar na página por "Cape Verde" e não aparecia nada, afinal escreveram só Cap, lol
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Mar 01, 2017 9:12 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Faz todo o Sentido, alias, é só isso que faz sentido, o que não faz sentido é o que eles estão a fazer.

Não percebi nada da tua ideia. Ou melhor não percebi qual parte é que achas que faz sentido.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qua Mar 01, 2017 9:54 am

Gonçalo Elias escreveu:

Não percebi nada da tua ideia. Ou melhor não percebi qual parte é que achas que faz sentido.

Faz sentido centrar o esforço em raridades a nível do WP e espécies ultra localizadas, porque as outras vêem-se ao longo do ano, a critica que tem sido feita à estratégia deles é precisamente estarem a fazer pouco esforço para raridades.

Nota que só há dois Big years comparáveis a este no WP, o da ABA em que a estratégia é completamente focada nas raridades e nas espécies ultra localizadas, e o Big Year australiano que é mais misto por causa das questões de acesso.

Este big year está a ser demasiado focado em limpar áreas dos endémicos, e a critica que pode ser feita a essa estratégia é que se parecer alguma raridade nos locais que eles já limparam vão fazer o que? ir lá só para uma ave?

Existem muitas variáveis e tácticas possíveis, e nesta área geográfica possível há dois problemas principais, o acesso e a falta de informação. O que eu acho é que o recorde deste ano vai ser batido por alguém que esteja disposto a gastar dinheiro, eles estão a perder muito tempo em locais como o Kuwait onde quase de certeza vai aparecer varias megas a nível do WP.

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Mar 01, 2017 10:46 am

Pois talvez tenhas razão, eu quero analisar melhor (ainda não o fiz) o total de espécies regulares para perceber qual é a mais-valia potencial de andar à raridade.

Imaginemos o seguinte:
- existem x espécies regulares (isto é, de ocorrência anual, inclui-se aqui as quase-raridades)
- imaginemos que destas se consegue 95%
- chegado aqui interessaria ver: qual será o total daqui resultante? quantas regulares ficam de fora? e compensa mais ir à cata dessas regulares ou das raridades de ocasião?

Se calhar eles já fizeram essas contas todas.
Gonçalo Elias

Mensagem por Flávio Oliveira em Qua Mar 01, 2017 10:57 am

pedro121 escreveu:Este big year está a ser demasiado focado em limpar áreas dos endémicos, e a critica que pode ser feita a essa estratégia é que se parecer alguma raridade nos locais que eles já limparam vão fazer o que? ir lá só para uma ave?

Bom, pode-se argumentar que se estiverem à espera que apareça alguma raridade para irem limpar determinada área a janela de oportunidade para certas espécies pode já ter passado.
Flávio Oliveira

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Mar 01, 2017 1:13 pm

Flávio Oliveira escreveu:
pedro121 escreveu:Este big year está a ser demasiado focado em limpar áreas dos endémicos, e a critica que pode ser feita a essa estratégia é que se parecer alguma raridade nos locais que eles já limparam vão fazer o que? ir lá só para uma ave?

Bom, pode-se argumentar que se estiverem à espera que apareça alguma raridade para irem limpar determinada área a janela de oportunidade para certas espécies pode já ter passado.

Exacto.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qua Mar 01, 2017 2:32 pm

Flávio Oliveira escreveu:

Sim, pode-se, mas a questão de fundo é que ninguém sabe qual a estratégia mais eficiente para fazer um Big Year a nível do WP, é que quase todas as espécies que não sejam raridades WP podem ser encontradas numa altura ou noutra num quanto da zona, mesmo muitas das espécies que consideramos migradoras podem ser vistas algures numa altura em que não seria expectável.
pedro121

Mensagem por pedro121 em Qua Mar 01, 2017 2:38 pm

Mais, façam uma lista das espécies que não sejam raridades no WP e vão ver que para todas a janela de oportunidade é muito grande, vejam quais é que tem menos de 6 meses de janela de oportunidade e tem uma distribuição ultra limitada e vão ver que são muito poucas.

Ou seja, as espécies comuns das categorias 1-2 vão ser vistas porque são espécies comuns, as espécies da categoria 3 são muito poucas numa perspectiva do WP, restam as 4-5.

ps: as contas estão todas feitas, se não por eles pelos ingleses. Eu posso enviar-te o ficheiro Gonçalo
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Mar 01, 2017 3:14 pm

ok agradeço, tenho todo o interesse nessa informação e assim poupas-me o trabalho
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Mar 02, 2017 12:46 pm

Já estive a ver o ficheiro e de facto há aqui pano para mangas (em termos de debate) Smile

Antes de mais deixo os totais por categoria:
274 Code 1
208 Code 2
203 Code 3
81 Code 4
57 Code 5
167 Code 6
7 Code 7

Isto significa que se conseguirem limpar todos os code 1, 2 e 3 dá um total de 685. Pensei que fosse mais.

Portanto desde logo para ir além dos 700 é necessário andar à cata das raridades e para passar os 750 é necessário limpar todos os code 1, 2, 3 e ainda a maioria dos 4 (ou então ver uma data de 5).

Agora relativamente aos códigos atribuídos, é certo que é uma matéria um bocado subjectivo e não duvido que eles tenham pensado muito mais no assunto que eu, que estou a ver estes códigos pela primeira vez num contexto europeu. Mas há aqui coisas que me deixam algo perplexo. Por exemplo:

Tichodroma muraria, Amandava amandava, Emberiza pusilla, Gyps fulvus, Galerida theklae, Sturnus unicolor, Corvus corone e Emberiza cia é tudo 2????

Os três primeiros requerem um esforço concreto para ver, nenhum deles é "de caretas", os restantes basta ir à península Ibérica e são quase impossíveis de não ver e no entanto está tudo na mesma categoria? Não faz sentido, na minha opinião.

E depois há umas cenas ainda mais estranhas: Estrilda astrild e Passer italiae são 3...

Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: