BIG YEAR WP 2017

Página 6 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: BIG YEAR WP 2017

Mensagem por pedro121 em Qui Mar 02, 2017 9:11 pm

Nota que o ficheiro não é dos suecos, é uma criação de um alemão com a ajuda de uma serie de observadores, foi cozinhado no BF, e já teve varias evoluções, não sei se te enviei a ultima.
pedro121

Número de Mensagens : 10187
Local : Obidos

Mensagem por pedro121 em Qui Mar 02, 2017 9:19 pm

Viram algumas coisas em PTc incluindo a Sora e a GPA, mas estranhamente não o Ploceus?? ou a lista ainda está a ser actualizada?
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Mar 02, 2017 10:20 pm

pedro121 escreveu:Nota que o ficheiro não é dos suecos, é uma criação de um alemão com a ajuda de uma serie de observadores, foi cozinhado no BF, e já teve varias evoluções, não sei se te enviei a ultima.

Não sei qual é a versão que me enviaste, mas o que me pareceu é que este ficheiro sobre dos enviesamentos típicos de documentos produzidos por malta do centro-norte da Europa, em que as aves que por lá ocorrem, mesmo que não sejam abundantes, são "comuns" e as aves do sul de uma forma geral não o são.

Mas pronto, isto foi só um desabafo que não é muito relevante para a questão central do tópico.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18159
Local : Sotavento

Mensagem por PNicolau em Sex Mar 03, 2017 9:36 pm

Bem, conseguiram mainá e lonchura o que lhes vai poupar muito tempo no futuro, mas estupidamente deixaram escapar tecelão.
Bem, fica para o verão.
PNicolau

Número de Mensagens : 4974
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Mar 03, 2017 9:46 pm

PNicolau escreveu:Bem, conseguiram mainá e lonchura

mas lonchura é elegível?
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau em Sex Mar 03, 2017 9:51 pm

Achas que não vai passar a C em Portugal?
So não é ainda porque o CPR anda a dormir. Eles têm de ter os ticks preventivos.
PNicolau

Mensagem por Tissot em Sex Mar 03, 2017 9:54 pm

Mas o melhor em Portugal foi o que viram no Jardim da Estrela. Smile

Jardim da Estrela, Lisbon, Portugal , Portugal 13:39-13:40
Greater Flamingo Phoenicopterus roseus, 10
Pied Avocet Recurvirostra avosetta, 30
Black-winged Stilt Himantopus himantopus, 1
Grey Plover Pluvialis squatarola, 1
Tissot

Número de Mensagens : 996
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Mar 03, 2017 10:21 pm

PNicolau escreveu:Achas que não vai passar a C em Portugal?

Não sei nem ninguém sabe. Ou melhor, talvez venha a passar, lá para as calendas gregas Laughing

PNicolau escreveu:So não é ainda porque o CPR anda a dormir.

Eu tenho admiração pela fé que vocês todos depositam no CPR. A sério que tenho. Ainda acreditam que algum dia vai ressuscitar dos mortos?
Eu perdi a fé no CPR em Abril de 2007 (faz 10 anos para o mês que vem) e desde então para cá não aconteceu nada, mas rigorosamente nada, que me tenha feito mudar de opinião.
Gonçalo Elias

Mensagem por Tissot em Sex Mar 03, 2017 10:27 pm

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:So não é ainda porque o CPR anda a dormir.

Eu tenho admiração pela fé que vocês todos depositam no CPR. A sério que tenho. Ainda acreditam que algum dia vai ressuscitar dos mortos?
Eu perdi a fé no CPR em Abril de 2007 (faz 10 anos para o mês que vem) e desde então para cá não aconteceu nada, mas rigorosamente nada, que me tenha feito mudar de opinião.

E o que podemos fazer para inverter a situação? Pedir aos nossos vizinhos Espanhóis que assumam novamente a responsabilidade de validar as observações na Península Ibérica?
Tissot

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Mar 03, 2017 10:43 pm

Tissot escreveu:E o que podemos fazer para inverter a situação? Pedir aos nossos vizinhos Espanhóis que assumam novamente a responsabilidade de validar as observações na Península Ibérica?

Não creio que os espanhóis fossem aceitar semelhante pedido. Por uma data de razões.

A única opção que vejo passará pela constituição de uma alternativa, por exemplo um grupo independente que se constitua para o efeito e que se proponha tomar esse assunto em mãos.
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau em Sex Mar 03, 2017 11:07 pm

Os locais deles em Portugal estão todos errados. Eles virão os mainás no Sapal de Corroios.

Mas Gonçalo, o CPR para aqui é irrelevante. Não tenho fé nenhuma neles. Por isso mesmo é irrelevante se Lonchura é oficialmente C ou não. Neste momento, Lonchura atricapilla ainda é C (LOL), e Alopochen aegyptiaca ainda é E, quando claramente temos bandos a vir provavelmente de Espanha e a espécie já sofreu o upgrade lá.

Neste caso, interessa sim a espécie. E a verdade é que Lonchura punctulata tem populações em expansão, estando fortemente distribuídos ao longo da bacia do Sado, e com registos na bacia do Tejo, entre outras zonas húmidas. Não interessa o que o CPR acha em 2012. Estamos em 2017, por isso alguém tem de tomar as rédeas e essa pressão tem de vir de nós.

Como ninguém sabe se o CPR funciona, nada como perguntar à SPEA. Fazer pressão para eles perceberem que as pessoas estão fartas. Basicamente, hoje em dia há imensos registos que nem são sequer submetidos ao CPR (muitos da minha parte, já que deixei de submeter registos a uma entidade que não responde aos meus emails) e que se vão perder. E os observadores aqui neste fórum, como eu ou Pedro Ramalho, não temos nada de andar em cima do pessoal no Facebook para as pessoas submeterem os registos a uma entidade que não lhes diz nada e nem sequer conhecem. Mas nós andamos! Tanto eu como o Ramalho, e certamente outros, andamos no FB a pedir para as pessoas submeterem os registos, e eu não vejo (quase) ninguém do CPR a fazer isso actualmente. Eles estão mesmo a "borrifar-se", seja intencionalmente ou não.

Porque depois estas são as consequências: temos uma lista "oficial" desactualizada, sem nexo ou contacto com a realidade. Como é que espécies como Larus argentatus ou Acrocephalus paludicola ainda são raridade? Como é que Iduna opaca não é raridade?
E porque é que o CPR é que regula a lista das exóticas? Perguntas, perguntas... Pena que ninguém possa responder.

Eu não tenho mais palavras para o CPR, mas nós não podemos ficar reféns de uma entidade fantasma. Por isso, a solução pode passar por uma carta ou uma petição à SPEA. Basta ir para o Facebook expôr a causa e consegue-se logo umas boas assinaturas.
PNicolau

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Mar 03, 2017 11:23 pm

Sim, contactar a SPEA pode ser um caminho a seguir.

Saliento apenas que embora o CPR tenha sido criado na esfera da SPEA, sempre funcionou como um organismo independente e que nunca (que eu tenha conhecimento) a direcção da SPEA se imiscuiu ou de outra forma interferiu na actividade do CPR. Mas obviamente que a SPEA tem poder para retirar "confiança política", digamos assim, ao CPR, nomeadamente para dizer que deixa de reconhecer o CPR como o organismo competente para processar informação sobre raridades.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sab Mar 04, 2017 8:28 am

PNicolau escreveu:Alopochen aegyptiaca ainda é E, quando claramente temos bandos a vir provavelmente de Espanha e a espécie já sofreu o upgrade lá..

já?
pedro121

Mensagem por pedro121 em Sab Mar 04, 2017 8:30 am

PNicolau escreveu:Achas que não vai passar a C em Portugal?
So não é ainda porque o CPR anda a dormir. Eles têm de ter os ticks preventivos.

Bem, há outra questão, normalmente não há ticks preventivos em aves da cat C, só depois de passarem é que se pode tickar.
pedro121

Mensagem por pedro121 em Sab Mar 04, 2017 8:41 am

os assuntos relacionados com o CPR e com a cat C já foram extensivamente abordados noutros tópicos e a conversa podia continuar lá?
pedro121

Mensagem por PNicolau em Sab Mar 04, 2017 9:18 am

Mas nota o quão ridículo é não considerar Lonchura punctulata agora mas só 2020 porque não havia ninguém para o fazer o upgrade. Quanto ao ganso, acho que foi postado qualquer coisa aqui no fórum.

Edit: http://aves.team-forum.net/t17090p25-especie-ganso-do-egipto-alopochen-aegyptiaca?highlight=Esp%E9cie
PNicolau

Mensagem por Tissot em Sab Mar 04, 2017 12:51 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:E o que podemos fazer para inverter a situação? Pedir aos nossos vizinhos Espanhóis que assumam novamente a responsabilidade de validar as observações na Península Ibérica?

Não creio que os espanhóis fossem aceitar semelhante pedido. Por uma data de razões.

Nem os espanhóis, nem nós portugueses... o meu comentário/pergunta era simplesmente uma pequena provocação. Smile

Creio que a primeira abordagem passa por interpelar a SPEA, através de uma carta/petição como já foi sugerido, porque vejo com muita dificuldade um CPR funcionar sem o apoio de uma associação, ou seja funcionar como um grupo de independentes, porque existem sempre custos monetários associados ao funcionamento deste tipo de comités.

Enquanto sócio da SPEA, concordo com a necessidade de fazer pressão para que a direcção perceba que chegámos a uma situação insustentável e que é preciso interferir directamente na resolução do problema (ou dos problemas), para que o CPR deixe de estar em "coma" e volte a funcionar em pleno. E aproveitar este momento para reformular a orgânica de funcionamento do CPR e adaptá-lo ao crescente interesse por esta área e consequente aumento de registos.

Última edição por Tissot em Sab Mar 04, 2017 3:21 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Provovação corrigido para provocação)
Tissot

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Mar 04, 2017 1:55 pm

Tissot escreveu:existem sempre custos monetários associados ao funcionamento deste tipo de comités.

Ah sim? Estás a dar-me uma novidade Smile
Gonçalo Elias

Mensagem por Flávio Oliveira em Sab Mar 04, 2017 2:33 pm

Como já foi referido, a conversa sobre o CPR e afins não tem nada a ver com o tópico...

Voltando ao tema do tópico, não encontrei referências sobre a observação do Lonchura... onde está isso?
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 483
Local : Maia

Mensagem por AndreVieira em Sab Mar 04, 2017 3:10 pm

Estas são as espécies acrescentadas à lista, observadas em Portugal (não há Lonchura aqui)

Acridotheres cristatellus
Aquila adalberti
Tetrax tetrax
Asio otus
Melanocorypha calandra
Falco naumanni
Otis tarda
Circus cyaneus
Lanius meridionalis meridionalis (subespecie nova)
Porzana carolina
Larus smithsonianus
Porphyrio porphyrio
Alectoris rufa
Picus sharpei
Estrilda astrild
Cyanopica cooki

AndreVieira

Número de Mensagens : 219
Local : Faial - Açores

Mensagem por PNicolau em Sab Mar 04, 2017 4:11 pm

PNicolau

Mensagem por pedro121 em Sab Mar 04, 2017 4:40 pm

PNicolau escreveu:Mas nota o quão ridículo é não considerar Lonchura punctulata agora mas só 2020 porque não havia ninguém para o fazer o upgrade. Quanto ao ganso, acho que foi postado qualquer coisa aqui no fórum.

Edit: http://aves.team-forum.net/t17090p25-especie-ganso-do-egipto-alopochen-aegyptiaca?highlight=Esp%E9cie

Quanto ao Ganso, o artigo no topico referido é claro, " En la ficha oficial se reconoce su presencia pero no está considerado establecido. Sin embargo, SEO-Birdlife está preparando una revisión del estado de esta especie en España, en la que eleva el nivel de alerta hasta “casi establecida”."

Portanto, não está estabelecido para já, mas na próxima revisão logo se vê.
pedro121

Mensagem por Flávio Oliveira em Sab Mar 04, 2017 5:12 pm

Sim, entretanto já tinha visto este post na página deles... mas ontem, quando falaste do Lonchura, este post ainda não existia, acho eu!!
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 483
Local : Maia

Mensagem por PNicolau em Sab Mar 04, 2017 5:24 pm

Flávio Oliveira escreveu:

Sim, entretanto já tinha visto este post na página deles... mas ontem, quando falaste do Lonchura, este post ainda não existia, acho eu!!
Smile
PNicolau

Mensagem por pedro121 em Sab Mar 04, 2017 9:39 pm

Tissot escreveu:

700 - Rogério Rodrigues
713 - Rui Figueiredo
742 - José Frade
755 - Gonçalo Elias
770 - Pedro Nicolau
777 - Matthias Tissot
780 - Pedro Ramalho
783 - Hugo Areal

Ora estando neste momento com 378 se até ao final do ano duplicarem vão parar as 756, parece que o pessoal que apostou baixo já foi...
pedro121

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: