Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Nov 06, 2017 10:41 am

pedro121 escreveu:Os nomes comuns deste grupo são no mínimo confusos, temos garajaus, gaivinas e andorinhas-do-mar, qual é o problema? é que o Gelochelidon nilotica não é uma gaivina, todas as outras gaivinas são Chlidonias ou sternas, e o Gelochelidon nilotica não é particularmente próximo delas. O mesmo acontece com a Onychoprion fuscatus que ainda por cima é de agua salgada e todas as outras gaivinas são de agua doce.
E depois temos a Gaivina-de-forster que é uma sterna e todas as outras sternas são Andorinha-do-mar.

Ou seja é uma confusão, eu aproveitava esta oportunidade para uniformizar a abordagem,

Garajau: as espécies grandes, ou seja os Thalasseus e os Hydroprogne

Depois temos a questão da gaivinas vs andorinhas-do-mar, sinceramente eu corria tudo o resto a gaivina tirando a Sternula albifrons e o Gelochelidon nilótica, neste dois casos eu pensava em mudar os nomes comuns para os alinhar com o que é mais usual ser usado no dia a dia.  

Mas não quero entrar na discussão dos nomes, acho apenas que gaivina e andorinha-do-mar estão a ser usados de forma algo confusa no portal.

A questão é pertinente.

Os ingleses correm tudo a Tern, os alemães designam todas as Sternidae por Seeschwalben. Os franceses separam as chlidonias (guifette) das restantes (sterne). Em Espanha usam-se 3 nomes diferentes (charrán para sterna / pagaza para gelochelidon e hydroprogne / fumarel para chlidonias).

O grupo é confuso, mas em Portugal usam-se actualmente 5 nomes diferentes (gaivina / andorinha-do-mar / garajau / tagaz / chilreta) o que me parece um exagero.

Concordo que as Chlidonias podem ter uma designação à parte das restantes, mas quanto ao resto não sei bem qual é a melhor solução...
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18518
Local : Sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Nov 13, 2017 1:39 am

Semana de 13 a 19 de Novembro - chapins e trepadeiras

Família Aegithalidae
chapim-rabilongo

Família Paridae
chapim-de-poupa
chapim-carvoeiro
chapim-azul
chapim-real

Família Sittidae
trepadeira-azul

Família Tichodromadidae
trepadeira-dos-muros

Familia Certhiidae
trepadeira-comum

Família Remizidae
chapim-de-faces-pretas

Total de páginas desta semana = 9
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18518
Local : Sotavento

Mensagem por pedro121 em Seg Nov 13, 2017 2:41 am

Aegithalos caudatus: Talvez seja de referir que há duas subespecies residentes?

Sitta europaea:

Litoral centro: Locais de observação, a lagoa de Óbidos no braço do Bom sucesso, Pinhal de Ferrel em Peniche. Etc O Choupal em Coimbra também me parece ser um bom local. alias de um modo geral parece ser comum em Parques urbanos como o Dom Carlos II nas Caldas da Rainha.

Tichodroma muraria: Começar a mudar a ficha desta espécie para reflectir que é mais uma invernante escada e localizada do que uma verdadeira raridade, indicar a barragem de santa luzia como melhor local para ela

Litoral centroEle pode aparecer na lagoa de Óbidos e no Paul de tornada mas não frequentemente
pedro121

Número de Mensagens : 10414
Local : Obidos

Mensagem por pedro121 em Seg Nov 13, 2017 2:44 am

Gonçalo Elias escreveu:
Os ingleses correm tudo a Tern, os alemães designam todas as Sternidae por Seeschwalben. Os franceses separam as chlidonias (guifette) das restantes (sterne). Em Espanha usam-se 3 nomes diferentes (charrán para sterna / pagaza para gelochelidon e hydroprogne / fumarel para chlidonias).

O grupo é confuso, mas em Portugal usam-se actualmente 5 nomes diferentes (gaivina / andorinha-do-mar / garajau / tagaz / chilreta) o que me parece um exagero.

Concordo que as Chlidonias podem ter uma designação à parte das restantes, mas quanto ao resto não sei bem qual é a melhor solução...

Eu não acho que haja uma solução melhor que as outras, mas gostava de simplificar a coisa.

Pessoalmente corria tudo a gaivina e garajau, mas sou algo extremista. Smile
pedro121

Número de Mensagens : 10414
Local : Obidos

Mensagem por Daniel Raposo em Ter Nov 14, 2017 6:45 am

Reparei por acaso que não há referência ao Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena na secção "Onde observar - Lisboa e Vale do Tejo" da página da A. strepera. Sendo que estes patos são ali residentes, julgo que seria oportuno mencionar o local.
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 126
Local : Almada/Cercal do Alentejo

Mensagem por Paulo Lemos em Ter Nov 14, 2017 3:31 pm

pedro121 escreveu:Locais de observação, a lagoa de Óbidos no braço do Bom sucesso, Pinhal de Ferrel em Peniche. Etc O Choupal em Coimbra também me parece ser um bom local. alias de um modo geral parece ser comum em Parques urbanos como o Dom Carlos II nas Caldas da Rainha.

Mas nesses pinhais a Sul da lagoa é uma colonização relativamente recente (bem como a Norte, em qualquer pinhal maduro/climax), muito mais recente mais do que a do parque, que ocorreu há uns 15 anos.
A questão é "como" a diluída colonização destas áreas se vai manter agora, já que na minha opinião dependiam a longo prazo sobretudo da população do pinhal de Leira (em relativa continuidade).
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1520
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: