Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Página 12 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por pedro121 em Seg Jan 08, 2018 4:54 am

PNicolau escreveu:

Bonelli
Referir parque do Tejo como uma zona muito boa para a espécie em migração.

É bem verdade!
pedro121

Número de Mensagens : 10735
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Jan 08, 2018 7:28 am

obrigado a todos pelos comentários.

Nos próximos dias vou inserir as alterações colocadas ao longo deste tópico (o processo de actualização está um pouco atrasado), para já não vou colocar novas páginas a revisão, o processo será oportunamente retomado.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 19057
Local : Sotavento

Mensagem por Paulo Lemos em Seg Jan 08, 2018 1:21 pm

PNicolau escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Esta espécie também pode ser mais esquiva nuns sítios do que noutros, ter territórios maiores, etc. Tudo muito relativo. Até o vento dificulta prospecções por aqui... e desse não falta.
Por exemplo na Serra da Estrela são muito visíveis e tolerantes.
Repara que precisamente as aves tornam-se menos conspícuas nos locais onde as densidades são menores. Logo se são pouco conspícuas nesses locais que mencionas, é porque claramente as densidades são baixas já que nos sítios onde são de facto muito comuns, ouvem-se e vêem-se facilmente.

Eu tenho contagens de dezenas de undata em visitas de 30 min em algumas quadrículas de atlas na serra algarvia por exemplo.
No litoral centro podes procurar durante horas sem ver nenhuma, se não souberes o local exacto, aparentemente.

Estás a pressupor que a conspicuidade de uma espécie de ave depende apenas da densidade populacional. Neste caso não é bem assim, e referia-me especialmente à timidez das aves (na presença do Homem e não só, muitas espécies são menos furtivas em determinados habitats e/ou regiões).

E a observação depende da época do ano. Dezenas de aves serão mais fáceis de observar na época de cria, já que a espécie forma famílias (nºs crescentes ao longo da época estival).
Centenas, vi eu este ultimo outono numa pequena área de costa no Oeste, em 30 mim ou menos a percorrer 1-1,5 Km (provavelmente aves de todos os estatutos).

Mas claro, nalgumas regiões depende de locais exactos (o habitat favorável resume-se a isso mesmo aqui).
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1637
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 12 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: