ESPÉCIE: Gaivota-prateada (Larus argentatus)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

ESPÉCIE: Gaivota-prateada (Larus argentatus)

Mensagem por PNicolau em Dom Dez 25, 2016 1:10 am

Pensei em criar este tópico, pois acho que o estatuto desta espécie, como raridade que ainda é, tem de ser mudado.
Compreendo que uma motivação inicial para necessitar de homologação seria a necessidade de obter mais informação autenticada. Porém, actualmente, com o eBird e subsequente autenticação por revisores regionais, tal deixa de ser necessário.

É importante que esta (e outras) espécie(s) deixe(m) de ser homologada(s), uma vez que os observadores continuam a perder tempo a submeter descrições ao CPR para uma espécie que claramente ocorre regularmente e em maiores números do que espécies como Larus delawarensis. E todos sabemos que, antes de sair o anuário correspondente a 2016, a espécie vai sair da lista. Ora, o que acontecerá a registos que sejam já submetidos depois do ano em que deixar de ser homologada? Provavelmente nada. Por este motivo, eu já não irei submeter mais nenhuma Larus argentatus ao Comité [que espero que ainda exista].

Deixo aqui então o mapa de registos do eBird, que penso que clarifica e bem o padrão de ocorrência da Larus argentatus na Península Ibérica.

PNicolau

Número de Mensagens : 5582
Local : Lisboa

Re: ESPÉCIE: Gaivota-prateada (Larus argentatus)

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Dez 25, 2016 5:55 am

A imagem não aparece
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20027
Local : Sotavento

Mensagem por pedro121 em Dom Dez 25, 2016 9:54 am

PNicolau escreveu:E todos sabemos que, antes de sair o anuário correspondente a 2016, a espécie vai sair da lista. Ora, o que acontecerá a registos que sejam já submetidos depois do ano em que deixar de ser homologada?

Não, não, as coisas não funcionam assim, a data do corte será a indicada ou no anuário ou no site do CPR. Ou seja, imaginemos que o A10 sai para o ano, e que Larus argentatus deixa de ser raridade, é a partir de 2017 que deixa de ser, os registos anteriores a 2017 podem ainda ser submetidos. Não vou defender que devam ser submetidos, mas podem.

Mas tal é futurologia, pessoalmente acho que havendo fotos, não dá trabalho e submeto, não havendo fotos não vou submeter.

pedro121

Número de Mensagens : 11538
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Dez 25, 2016 9:58 am

pedro121 escreveu:imaginemos que o A10 sai para o ano

pode sair muito antes, aliás pode sair em 2013 (recordemos que o A9 saiu em 2012). Very Happy
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Dez 25, 2016 10:45 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:imaginemos que o A10 sai para o ano

pode sair muito antes, aliás pode sair em 2013 (recordemos que o A9 saiu em 2012). Very Happy

Essa é que vai ser a bota gira para descalçar. Imaginemos que o A10 sai de facto em 2013, depois faz-se o que? definisse que em 2017 as espécies X, Y e Z deixam de ser raridades? Num publicação de 2013?? Shocked Shocked

Enfim, o que eu acho é que quanto mais se adiar a decisão, pior será, e pessoalmente concordo com o Nicolau, o eBird serve perfeitamente para validar as especies mais comuns, ok, tem erros, é inivitavel, e tem raridades aceites sem documentação, etc, mas para espécies como Larus argentatus? serve.
pedro121

Mensagem por AndreVieira em Dom Dez 25, 2016 11:07 am

A imagem é apenas para observações deste ano ou de todos os anos com registos?

AndreVieira

Número de Mensagens : 254
Local : Faial - Açores

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Dez 25, 2016 11:13 am

Sou só eu que continuo a não ver a imagem?
Gonçalo Elias

Mensagem por AndreVieira em Dom Dez 25, 2016 2:12 pm

Parece que sim. Foste excluído.
Tem pontos em toda a costa iberica atlantica. Na costa mediterranica e no interior tem observações muito mais raras.

AndreVieira

Número de Mensagens : 254
Local : Faial - Açores

Mensagem por pedro121 em Dom Dez 25, 2016 9:24 pm

AndreVieira escreveu:A imagem é apenas para observações deste ano ou de todos os anos com registos?

Penso que seja para todos os anos
pedro121

Mensagem por pedro121 em Dom Dez 25, 2016 9:24 pm

Gonçalo Elias escreveu:Sou só eu que continuo a não ver a imagem?

Dos intervenientes sim.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Abr 12, 2018 9:50 pm

pedro121 escreveu:Não, não, as coisas não funcionam assim, a data do corte será a indicada ou no anuário ou no site do CPR. Ou seja, imaginemos que o A10 sai para o ano, e que Larus argentatus deixa de ser raridade, é a partir de 2017 que deixa de ser

ou não Very Happy
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau em Qui Abr 12, 2018 9:57 pm

Pois, parece que acertei. Smile
PNicolau

Mensagem por pedro121 em Qui Abr 12, 2018 10:09 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Não, não, as coisas não funcionam assim, a data do corte será a indicada ou no anuário ou no site do CPR. Ou seja, imaginemos que o A10 sai para o ano, e que Larus argentatus deixa de ser raridade, é a partir de 2017 que deixa de ser

ou não Very Happy

Ou não de facto, devo dizer que eu pessoalmente sou ambivalente em relação há medida, por um lado acho que era a única solução, tendo em conta que havia mais de 100 registos (só de argentatus) para ver quando entrei para o CPR, e esperar pelo A10 seria acumular mais umas dezenas, só de argentatus, por outro não gosto do principio, não por causa dos registos, mas por causa dos observadores, custa-me que os registos não sejam avaliados, mesmo porque estou no mesmo barco tendo visto voar ainda 31 registos submetidos, e só este inverno seriam mais 3 immer, 5-6 argentatus, e 2 bernicla? ahh, e castro se fosse doido o suficiente.

Portanto, o que posso garantir é que para o continente, esta medida foi excepcional, e causada pelas circunstancias em que o CPR se encontrava. Mas não posso prometer que não se repita. Smile

pedro121

Mensagem por PNicolau em Qui Abr 12, 2018 10:31 pm

Esse foi o intuito deste post. É por isso não submeti paludivola, porque acho que essa ave é tudo menos rara. E eventualmente acontece-lhe o mesmo e os registos deixam de ser considerados.
PNicolau

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Abr 12, 2018 10:34 pm

No caso da argentatus ela nunca deveria ter entrado para a lista, é um caso raro (não me lembro se é o único) de uma espécie que mesmo já com o CPR em funções, não requeria homologação e que a certa altura passa a requerer. Mas eu nunca concordei com esta inclusão, portanto sim, ainda bem que sai.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qui Abr 12, 2018 10:42 pm

PNicolau escreveu:Esse foi o intuito deste post. É por isso não submeti paludivola, porque acho que essa ave é tudo menos rara. E eventualmente acontece-lhe o mesmo e os registos deixam de ser considerados.

Se depender de mim não, ou seja a minha posição pessoal é que o CPR só deve remover espécies que atinjam critérios objectivos para a sua remoção. Mas isso é a minha posição pessoal!

Tendo em conta a dimensão do continente e o numero de observadores eu pessoalmente acho que aves que tenham em media entre 5-10 registos anuais (mais para os 5 e descontando influxos) durante um determinado período de tempo, devem ser removidas, mas, e é aqui que é o ponto importante, os registos devem ser vistos até à data da saída.

O problema com não submeter porque se acha que não é rara é que se cria uma pescadinha de rabo na boca, há poucos registos e logo não é possível remover a espécie porque não se atinge os critérios objectivos.

Última edição por pedro121 em Qui Abr 12, 2018 10:46 pm, editado 1 vez(es)
pedro121

Mensagem por pedro121 em Qui Abr 12, 2018 10:45 pm

Gonçalo Elias escreveu:No caso da argentatus ela nunca deveria ter entrado para a lista, é um caso raro (não me lembro se é o único) de uma espécie que mesmo já com o CPR em funções, não requeria homologação e que a certa altura passa a requerer. Mas eu nunca concordei com esta inclusão, portanto sim, ainda bem que sai.

Bem, mais ou menos, Branta bernicla deixou de ser raridade em 1998 e depois voltou a ser em 1999, não foi apresentada nenhuma explicação para isso.

Apus caffre foi outro que teve episódios.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Abr 12, 2018 11:23 pm

pois eu disse que não tinha a certeza se era o único, na verdade houve mais umas bizarrias, por exemplo o Pterocles alchata, que entrou para a lista e depois voltou a sair sem que tivesse sido homologado um único registo.

E no caso da Tichodroma há um relatório qualquer que diz algo coisa como isto "o comité sabe que existem outros registos..." - ora se "sabe" quer dizer que reconhece a existência, mesmo sem estarem homologados, uma afirmação destas retira imensa força ao argumento da necessidade de homologação.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Abr 13, 2018 8:18 am

Gonçalo Elias escreveu:pois eu disse que não tinha a certeza se era o único, na verdade houve mais umas bizarrias, por exemplo o Pterocles alchata, que entrou para a lista e depois voltou a sair sem que tivesse sido homologado um único registo.

Não é bem assim Smile

Gonçalo Elias escreveu:E no caso da Tichodroma há um relatório qualquer que diz algo coisa como isto "o comité sabe que existem outros registos..." - ora se "sabe" quer dizer que reconhece a existência, mesmo sem estarem homologados, uma afirmação destas retira imensa força ao argumento da necessidade de homologação.

Isso é português. língua complicada.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Abr 13, 2018 9:34 am

pedro121 escreveu:Não é bem assim Smile

Factualmente, é.

Podem ter sido omitidos aspectos relevantes, mas nada do que escrevi é mentira.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Abr 13, 2018 9:37 am

Gonçalo Elias escreveu:

Factualmente, é.

Repara, isto depende um pouco do que entendes por homologado, entendes que são apenas os aceites? é que para mim são homologados os aceites e os não aceites.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Abr 13, 2018 10:41 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Factualmente, é.

Repara, isto depende um pouco do que entendes por homologado, entendes que são apenas os aceites? é que para mim são homologados os aceites e os não aceites.

Homologado significa validado, aprovado, confirmado.

Portanto parece-me mais ou menos indiscutível que os registos homologados são aqueles que foram aceites. Os registos não aceites não se consideram homologados e eu até tenho alguma dificuldade em entender uma interpretação diferente, mas se quiseres elaborar sobre isso fazes favor Smile
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau em Sex Abr 13, 2018 10:48 am

Eu concordo que homologado e publicado são conceitos diferentes.
PNicolau

Mensagem por pedro121 em Sex Abr 13, 2018 12:11 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Homologado significa validado, aprovado, confirmado.

Portanto parece-me mais ou menos indiscutível que os registos homologados são aqueles que foram aceites. Os registos não aceites não se consideram homologados e eu até tenho alguma dificuldade em entender uma interpretação diferente, mas se quiseres elaborar sobre isso fazes favor Smile

certo, homologados não é de facto um bom termo para o que eu queria dizer, mas os registos não aceites, não sendo homologados estão numa categoria acima dos simplesmente publicado porque foram avaliados.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Abr 13, 2018 12:50 pm

pedro121 escreveu:os registos não aceites, não sendo homologados estão numa categoria acima dos simplesmente publicado porque foram avaliados.

A ver se percebi a tua ideia: um registo submetido e que foi rejeitado (e que portanto é obviamente um mau registo) está numa categoria acima, portanto é mais credível que um registo que, mesmo sendo bom e tendo por exemplo fotos, nunca foi submetido?

Acho que há aqui uma subversão... Rolling Eyes

Eu vejo as coisas ao contrário. Em termos de validade ou credibilidade, eu hierarquizo as coisas da seguinte forma:
- registos homologados (aprovados pelo comité)
- registos não submetidos mas supostamente bons (com fotos ou feitos por observadores credíveis)
- registos rejeitados

Não é por acaso que no portal eu apresento listagens dos registos do primeiro e do segundo grupos mas não do terceiro.

P.S. - Esta discussão já nada tem a ver com o tema do tópico e devíamos passar estas últimas mensagens para o tópico do CPR ou para um tópico novo
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: