Nidificação de Luscinia svecica em Portugal

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Nidificação de Luscinia svecica em Portugal

Mensagem por Pedro Pereira em Seg Jul 03, 2017 1:34 am

Paulo Lemos escreveu:Já passei algumas vezes a menos de umas dezenas de quilómetros da serra, mas fora de boas horas para topar aves.
No fim desta semana, ou talvez no fim de semana propriamente dito, consigo ir lá e penso centrar-me apenas nas zonas alvo e, outras mais importantes se tempo e o clima permitirem.

Vai preparado para gravar ou fotografar. Wink
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Local : Centro-Sul

Mensagem por Paulo Lemos em Seg Jul 03, 2017 1:37 am

O difícil vai ser progredir, andar Wink
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1456
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jul 12, 2017 1:12 am

Está a ser mais complicado do que pensava sair das Caldas (já falhei 2 planos por motivos maiores). Nesta altura as eventuais aves já estão é na Lagoa de Óbidos Laughing.
No entanto, como sou obrigado a estar próximo da Serra no prox. fim de semana, será desta. Devo estar um dia inteiro na serra e não mais. Quem quiser assistir/acompanhar, não tem mais de 2 dias para entrar em contacto para combinar ao certo o dia (não estarei contactável via net depois de sair das Caldas).
Paulo Lemos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jul 12, 2017 1:13 am

Paulo Lemos escreveu:Está a ser mais complicado do que pensava sair das Caldas (já falhei 2 planos por motivos maiores). Nesta altura as eventuais aves já estão é na Lagoa de Óbidos Laughing.

em Julho?

Paulo Lemos escreveu:No entanto, como sou obrigado a estar próximo da Serra no prox. fim de semana, será desta. Devo estar um dia inteiro na serra e não mais. Quem quiser assistir/acompanhar, não tem mais de 2 dias para entrar em contacto para combinar ao certo o dia (não estarei contactável pela net depois de sair das Caldas).

eu não vou estar lá mas estou interessado no relatório Smile
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18159
Local : Sotavento

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jul 12, 2017 1:46 am

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Está a ser mais complicado do que pensava sair das Caldas (já falhei 2 planos por motivos maiores). Nesta altura as eventuais aves já estão é na Lagoa de Óbidos Laughing.

em Julho?

Paulo Lemos escreveu:No entanto, como sou obrigado a estar próximo da Serra no prox. fim de semana, será desta. Devo estar um dia inteiro na serra e não mais. Quem quiser assistir/acompanhar, não tem mais de 2 dias para entrar em contacto para combinar ao certo o dia (não estarei contactável pela net depois de sair das Caldas).

eu não vou estar lá mas estou interessado no relatório Smile

Um Julho já faltam reprodutores de Lus meg em alguns territórios, ficando só as crias independentes.

Não tenho muita esperança, nesta época. Devia ter ido em fins de Maio.
Lembro-me de ter visitado o melhor local já tarde, no Verão de 2013 salvo erro, e de ver alterações (e estava demasiado seco, sem charcos). Nunca lá mais meti os pés.
Se não encontrar nada, vou a outros sítios.
Paulo Lemos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jul 12, 2017 1:50 am

Paulo Lemos escreveu:Um Julho já faltam reprodutores de Lus meg em alguns territórios, ficando só as crias independentes.

Situa-me p.f. o que tem a situação dos Lus meg a ver com a dos Lus sve?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qua Jul 12, 2017 3:02 am

Gonçalo Elias escreveu:

em Julho?

Não é impossivel, eu tenho ideia de ter observações no fim de julho, mas posso estar errado.

de qualquer modo em Julho:

http://ebird.org/ebird/view/checklist/S38079869
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S18960277

e em Junho:
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S18960202

pedro121

Número de Mensagens : 10187
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jul 12, 2017 3:15 am

Nas montanhas sim, a minha pergunta era em relação às zonas húmidas do litoral. Segundo o ebird não há qualquer observação em zonas húmidas costeiras antes de 15 de Agosto e são muito escassas as observações anteriores a 20 de Agosto.
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jul 12, 2017 4:34 am

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Um Julho já faltam reprodutores de Lus meg em alguns territórios, ficando só as crias independentes.

Situa-me p.f. o que tem a situação dos Lus meg a ver com a dos Lus sve?

Ave do mesmo género, migradora, que cria também 1 ninhada por ano. E que segundo literatura pode deixar o local de cria também antes da muda.

Eu tenho Lus sve na Lagoa de fins de Julho, esses de certeza migradores e na muda ou quase mudados. Devem estar nos meus filmes públicos (todos misturados no mesmo filme).
Não se resumem a zonas húmidas, mas também a matos.
Paulo Lemos

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jul 12, 2017 4:38 am

Matos em relevo, não só zonas "planas".
Paulo Lemos

Mensagem por Paulo Lemos em Ter Jul 18, 2017 4:25 pm

Um dia quente (17jul), que distribuí por dois locais na Serra da Estrela, sempre acima de 1500m.
O "segundo" local, foi toda a zona envolta à da localização conhecida da espécie/nidificação.
Depois de um dia inteiro, em movimento intenso sem uma pinga de água... fail. Esqueci-me que a desidratação é maior em altitude, mas só senti os efeitos mais no fim No. Portanto, a busca correu bem, o resultado é que não, apesar de já esperado.

Fartei-me de ver aves, entre elas algumas migradoras (até codorniz), e destas um Lus meg e dois Lus ave adultos observados (machos), que não mostravam garantias de serem "reprodutores" locais. Não consegui uma única foto dos mesmos (sempre de fuga pelos túneis de vegetação média).
"Trocepecei" numa suposta cria de que não consegui identificar, que se escondeu na vegetação baixa... ou seria uma ave na muda, incapaz de voar? Não vi progenitores de qualquer espécie no local scratch .

Este ano muita coisa correu mal, entre elas uma visita falhada após planeada em Maio (seria o ideal). Claro que existe esperança de que esta espécie nidifique ainda na Serra (desde 2012), mas procurei tarde demais".

Quanto a habitat, que é a meu ver, o mais importante ponto focado nesta historia:
Muitos gafanhotos, mas nem de longe tão numerosos, nem de abundância tão bem distribuída, como conheci há quase 30-40 anos nesta serra. A abundância que notei ontem, seria normal por outras serras e montes das beiras, de (e "a") muito menor altitude, sítios onde hoje não há NADA (ou nada, ou quase nada mesmo!).
Portanto, e se deu para entender posts atrás, até a Serra da Estrela vai se tornando menos propensa a acolher predadores exigentes de insectos como esta espécie.
A maior abundância de alimento na Serra coincide com o suposto habitat (e vegetação) indiciadas para a nidificação conhecida desta espécie na PI, e o auge da melhor qualidade para esta espécie será de Maio a Junho).

Ponto a favor da visita, foi ter conseguido milhentas fotos da biodiversidade da local (para editar nos dias seguintes). Já não visitava a serra desde miúdo em Junho/Julho, portanto só coisas novas para mim "em foto". Aves incluídas, as que estavam à mão de semear... a há até umas para identificar (petinhas).

(só cheguei hoje, vou já cair morto na cama).
Paulo Lemos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jul 19, 2017 2:07 am

Paulo Lemos escreveu:dois Lus ave adultos observados (machos)

querias dizer Lus sve?
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jul 19, 2017 2:33 am

O "a" é mesmo ao lado do "s".

Paulo Lemos

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jul 19, 2017 2:44 am

O Lus meg nunca se mostrou, nem em fuga, apenas alarmava entre vegetação muito densa e apenas durante 2-3 minutos. Não sei se esta espécie cria a mais de 1500m na Serra, mas provavelmente era um migrador alarmado.
Apesar de não o ter visto, suponho que era um Lus meg e não um Lus sve com alarme "aprendido" (segundo o Xeno seria possível).

O "juvenil", estava a repousar junto ao solo a apanhar sol, e o primeiro reflexo ao ser assustado foi enfiar-se no chão (a uns 50m do local do alarme de Lus meg). Não o encontrei mais, além do relance de cerca de 1s que não deu para identificar espécie (mal consegui de um rato). Até parecia uma pequena Prunella, mas os juvenis desse território vi-os eu já mais desenvolvidos (ou apenas jovens de uma 1ª postura e o que vi uma crua de 2ª?).

Tudo isto numa zona próxima do "Alto da Pedrice".
Paulo Lemos

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jul 19, 2017 2:49 am

Fixe foi ter visto tanta Prunella, como é normal na Serra.
Esta espécie quase desapareceu como nidificante comum noutras regiões e ambientes das beiras (?), onde encontrei ninhos sobretudo nos silvados à beira de água, a menos de 400m de altitude. Há muitos anos...
Paulo Lemos

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jul 19, 2017 7:50 am

Paulo Lemos escreveu:Tudo isto numa zona próxima do "Alto da Pedrice".

costumava ser "a zona deles"

Paulo Lemos escreveu:Fixe foi ter visto tanta Prunella, como é normal na Serra.
Esta espécie quase desapareceu como nidificante comum noutras regiões e ambientes das beiras (?), onde encontrei ninhos sobretudo nos silvados à beira de água, a menos de 400m de altitude. Há muitos anos...

creio que no noroeste do país ainda nidificam a baixa altitude, ao nível do mar
Gonçalo Elias

Mensagem por pedrocardia em Qua Jul 19, 2017 8:14 am

Olá,

Sim, as Prunella modularis nidificam quase ao nível do mar.
Há/havia um casal com o território a menos de 50m do mar, no lado Sul da foz do Douro.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 542

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Jul 28, 2017 2:50 am

@Paulo Lemos: consegues estimar a que altitude viste os Lus sve? 1700m?
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Lemos em Sex Jul 28, 2017 8:07 am

Os que vi nesta visita foi perto do "lago" (mas não na margem e a uns 50m acima para Sul) não muito longe do centro de limpeza de neve.
O Lus meg ouvi a uns 50-100 acima disso. O "Trrrrr" continuo e "100% like" Lus meg, exclui à partida Lus sve imitador em alarme.
Em ambos os casos terreno "lento", muito complicado e perigoso (cheio de buracos escondidos na vegetação cerrada entre zonas de vegetação baixa).
Paulo Lemos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: