O que aconteceu aos Calidris maritima de Oeiras?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que aconteceu aos Calidris maritima de Oeiras?

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jan 19, 2017 2:02 pm

Hoje estive no passeio marítimo de Oeiras e com alguma surpresa não vi nenhum Calidris maritima.

Digo surpresa porque durante muitos anos este era considerado por muitos observadores o melhor local do país para ver esta espécie, não só pela facilidade de observação mas também pela quantidade de aves que aí eram vistas (nos anos 80 chegaram a ser vistos nesta zona bandos com 15 ou 20 aves). Foi justamente neste sítio que, em Dezembro de 1988, tomei contacto com esta espécie - na altura não havia ainda o passeio marítimo, mas era possível ver uma parte da praia rochosa.

É certo que nos últimos anos os números caíram muito, mas ainda assim a espécie continuava a ser regular no local (pelo menos eu achava que sim).

Ao não ter visto hoje nenhum indivíduo estando nós no mês mais frio do ano (este ano ainda mais frio que a média), resolvi ir consultar o ebird para perceber se a espécie já teria sido vista no local este Inverno e se esta não observação foi apenas "azar". Constatei que não só não há registos no local este Inverno, como, pasme-se, nem sequer houve no Inverno anterior - o último registo no local é de Março de 2015, ou seja há quase dois anos. Nesse Inverno (2014/15) houve inúmeros registos feitos por diferentes observadores entre Novembro e Março e nos Invernos anteriores (2012/13 e 2013/14) aconteceu o mesmo.

No entanto, em 2015/16 não houve um único registo e este ano a história parece estar repetir-se...

Será que a espécie deixou mesmo de frequentar o local?
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18446
Local : Sotavento

Re: O que aconteceu aos Calidris maritima de Oeiras?

Mensagem por José Frade em Qui Jan 19, 2017 2:39 pm

Mas em contrapartida, dá-me a sensação que estão a aparecer mais no concelho de Cascais, estarão a deslocar-se para Oeste?
José Frade

Número de Mensagens : 3189
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por Paulo Lemos em Qui Jan 19, 2017 2:43 pm

Uma das principais influentes, que convidam à permanência e "acumulação" de aves num determinado local, é a existência de recursos (alimento).
Ou poderá haver um novo ou melhor local que as aves preferiram, ou há que considerar impacto directo e indirecto no ecossistema que afecte tais recursos, como por exemplo a poluição local ou mesmo a que se vem discutindo do Tejo.
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1516
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jan 19, 2017 2:51 pm

José Frade escreveu:Mas em contrapartida, dá-me a sensação que estão a aparecer mais no concelho de Cascais, estarão a deslocar-se para Oeste?

Eu tenho a sensação de que estão a aparecer mais numa série de locais onde hoje se sabe que são regulares e há 20-30 anos não se sabia.

Mas não sei até que ponto esta aparente regularidade não terá a ver com um maior esforço de observação (hoje há centenas de locais que são prospectados / monitorizados com regularidade, coisa que não acontecia há duas ou três décadas).

Paulo Lemos escreveu:Uma das principais influentes, que convidam à permanência e "acumulação" de aves num determinado local, é a existência de recursos (alimento).
Ou poderá haver um novo ou melhor local que as aves preferiram, ou há que considerar impacto directo e indirecto no ecossistema que afecte tais recursos, como por exemplo a poluição local ou mesmo a que se vem discutindo do Tejo.

De acordo com a parte genérica do que referes.

A poluição do Tejo não sei se poderá ser invocada como razão, porque julgo que o Tejo está hoje muito menos poluído do que há 20-30 anos, quando a espécie era mais abundante no local.
Gonçalo Elias

Mensagem por José Frade em Qui Jan 19, 2017 3:24 pm

Gonçalo Elias escreveu:
José Frade escreveu:Mas em contrapartida, dá-me a sensação que estão a aparecer mais no concelho de Cascais, estarão a deslocar-se para Oeste?

Eu tenho a sensação de que estão a aparecer mais numa série de locais onde hoje se sabe que são regulares e há 20-30 anos não se sabia.

Mas não sei até que ponto esta aparente regularidade não terá a ver com um maior esforço de observação (hoje há centenas de locais que são prospectados / monitorizados com regularidade, coisa que não acontecia há duas ou três décadas).
Talvez, mas se formos ver o caso do Cabo Raso, que é monitorizado há bastantes anos, só o ano passado e este ano é que há registos deles, tirando um em 2008 e outro meu que não inseri, em 2012.
José Frade

Número de Mensagens : 3189
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por Paulo Lemos em Qui Jan 19, 2017 3:38 pm

Gonçalo Elias escreveu:

A poluição do Tejo não sei se poderá ser invocada como razão, porque julgo que o Tejo está hoje muito menos poluído do que há 20-30 anos, quando a espécie era mais abundante no local.

Os "recursos alimentícios" podem condicionados em diversidade em quantidade pela poluição, tanto "para mais", como "para menos", dependendo das espécies em questão. Não faço ideia o que se passa aí nem o que consumiriam os pilritos.
A presença de predadores também pode ser importante como dissuasor. Sobretudo se na zona há um falcão-peregrino que aproveita a passagem de pessoas, que assustam regularmente as aves a ponto de levantarem voo para as sua garras já em "modo de espera" (muito comum acontecer).
Haverá alguns a residir recentemente na zona?
Contudo acho menos provável que preferissem limicolas, aos milhentos pombos que há por aí...

Quanto à poluição, posso garantir que em criança (6 anos) visitei o Bugio e fervilhava de vida, daquela "vida" não coincidente com poluição importante. Em anos seguintes, visitei ocasionalmente praias perto de Lisboa e testemunhei uma substituição gradual das espécies dominantes na infralitoral (que identifiquei posteriormente como cada vez mais indicadoras de poluição). A crescente poluição deverá coincidir com (ou até) os tais "há 30 anos".
Como nem sequer gramo de piscinas publicas, andava por lá molhar os pés a ver bichos, mas estava fora de questão meter-me "todo" na água pale ...
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1516
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Mário Estevens em Sex Jan 20, 2017 4:57 am

De uma forma simplista, diria que os Calidris maritima se terão mudado para a margem sul.

Isto porque, a partir do inverno de 2015-2016, quase que desapareceram da zona de Oeiras (o eBird mostra pouquíssimos registos na margem norte a partir de 2016) e, por outro lado, passaram a ser regulares na zona da Cova do Vapor-Costa da Caparica, onde não existiam registos anteriores recentes e onde frequentam os esporões rochosos das praias.

http://ebird.org/ebird/map/pursan?neg=true&env.minX=-9.493332496643006&env.minY=38.564281615755334&env.maxX=-8.944016090393006&env.maxY=38.74900362829342&zh=true&gp=true&ev=Z&mr=1-12&bmo=1&emo=12&yr=range&byr=2016&eyr=2017

No inverno de 2015-2016 foram registadas 1-3 aves (talvez 4) na margem sul (principalmente entre Dezembro e Janeiro, mas com um indivíduo a permanecer até Abril) e neste inverno de 2016-2017 tem sido registada uma ave com regularidade (desde Novembro até Janeiro).

Quanto às possíveis razões para tal deslocação, não posso afirmá-lo com certeza, mas não poderá ser um factor a perturbação causada pelo maior número de pessoas a frequentar o passeio marítimo de Oeiras e respectiva zona costeira?
Mário Estevens

Número de Mensagens : 95
Local : Almada

Mensagem por PNicolau em Sex Jan 20, 2017 5:23 am

É um pouco especulativo.. Alguém fazia prospecção dos pontões anteriormente?
PNicolau

Número de Mensagens : 5028
Local : Lisboa

Mensagem por Mário Estevens em Sex Jan 20, 2017 5:39 am

Os esporões da Cova do Vapor e Costa da Caparica são visitados de forma esporádica desde a década de 1990 e com mais regularidade desde o inverno de 2010-2011, nomeadamente no âmbito das monitorizações do Projecto Arenaria.

Antes de 2015-2016, penso que só existiam dois registos, ambos publicados no Noticiário Ornitológico: 1 ind. em Dezembro de 2004 (Rui Caratão) e outro em Maio de 2005 (Mário David).

Mas claro que é especulativo. Apenas chamei a atenção para a coincidência de o desaparecimento de um local corresponder no tempo ao aparecimento noutro, que fica imediatamente do outro lado da foz do Tejo.
Mário Estevens

Número de Mensagens : 95
Local : Almada

Mensagem por PNicolau em Sex Jan 20, 2017 5:56 am

É uma questão de se continuar a seguir é ver o que acontece. Obrigado pela informação, Mário.
PNicolau

Número de Mensagens : 5028
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 em Sex Jan 20, 2017 5:58 am

Faço só notar que os últimos 3 Invernos foram invulgarmente calmos em termos de tempestades, tanto cá como no norte da Europa, portanto haverá menos aves a fazer deslocações para sul.
pedro121

Número de Mensagens : 10382
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Jan 20, 2017 8:24 am

Mário Estevens escreveu:Mas claro que é especulativo. Apenas chamei a atenção para a coincidência de o desaparecimento de um local corresponder no tempo ao aparecimento noutro, que fica imediatamente do outro lado da foz do Tejo.

É possível que isso tenha acontecido, no entanto as outras espécies de limícolas que "desde sempre" frequentam a zona de Oeiras (Cha hia, Num pha, Cal alb, Are int) continuam a poder ser vistas por lá, nestes casos se registou qualquer abandono do local, portanto o que quer que tenha originado isto parece ter afectado mais os Cal mar que as outras espécies.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Jan 20, 2017 9:02 am

Gonçalo Elias escreveu:
É possível que isso tenha acontecido, no entanto as outras espécies de limícolas que "desde sempre" frequentam a zona de Oeiras (Cha hia, Num pha, Cal alb, Are int) continuam a poder ser vistas por lá, nestes casos se registou qualquer abandono do local, portanto o que quer que tenha originado isto parece ter afectado mais os Cal mar que as outras espécies.

Sim, mas as espécies que referes invernam em Portugal em maior numero e invernam também mais a sul, Num pha especialmente, mas o Pilrito está no extremo sul da sua área de invernada na costa Portuguesa, o Algarve pode ser considerado a zona limite da área de invernada regular da espécie.

O que me parece possível é que estejamos simplesmente a ver o resultado de uma maior criação de habitat a norte, mais a morte dos indivíduos que invernavam em Oeiras (assumindo que eram fieis à zona de invernada) e falha de recrutamento de novos invernantes devido aos Invernos amenos.

Em Peniche o numero de aves é muito menor que em 2008/2009 mas ai pode-se dar o caso que estejam mais a utilizar a parte externa do molhe oeste que só é visitável de barco, eu já os vi lá em Março uma vez por isso é possível.
pedro121

Número de Mensagens : 10382
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Jan 20, 2017 10:58 am

pedro121 escreveu:Sim, mas as espécies que referes invernam em Portugal em maior numero e invernam também mais a sul, Num pha especialmente, mas o Pilrito está no extremo sul da sua área de invernada na costa Portuguesa, o Algarve pode ser considerado a zona limite da área de invernada regular da espécie.

Sim é verdade mas os números em que cada uma destas espécies na zona de Oeiras têm-se mantido mais ou menos estáveis.

Concretamente:
Cha hia - é muito mais abundante nos estuários que na costa rochosa, mas anda sempre um ou dois em Oeiras. Há 30 anos já era assim.
Num pha - na região de Lisboa sempre ocorreu em números muito reduzidos no Inverno. No caso de Oeiras o ebird tem apenas dados desde 2007, com observações de 1 a 2 indivíduos, a situação actual é igual, não parece ter havido alterações
Are int - Nas minhas visitas ao local ao longo deste Outono / Inverno observei entre 10 e 20 indivíduos. Os valores históricos que aparecem no ebird são semelhantes.
Cal alb - Situação semelhante à espécie anterior, com mais flutuações nos números mas sem uma tendência definida.

A sensação que tenho é que os Cal mar estão a diminuir em Oeiras mas os números das outras espécies estão todos estáveis. Ou seja, parece haver qualquer coisa que está a afastar os Cal mar da zona mas não tem o mesmo efeito sobre as outras espécies.

pedro121 escreveu:mais a morte dos indivíduos que invernavam em Oeiras (assumindo que eram fieis à zona de invernada)

não estou muito convencido que estas aves sejam assim tão fiéis aos seus locais de invernada (se assim fosse os números não flutuavam tanto noutros locais de uns anos para outros), creio que nos locais de habitat favorável a utilização da área permanece por muitas gerações, ou seja, as aves "encontram" os locais com melhores condições para invernar e estou convencido que muitas delas encontram esses locais sozinhas, uma vez que as aves nem sempre aparecem em grupos nos locais de invernada.
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: