Gripe das aves--tópico geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gripe das aves em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Set 14, 2007 9:08 am

Duas explorações portuguesas sequestradas após detecção de vírus H5N2
14.09.2007 - 09h44 Lusa


Duas explorações avícolas de produção de patos, localizadas em Vila Nova da Barquinha e Tomar, foram sequestradas, tendo todos os animais sido abatidos, após a detecção do vírus H5N2.

A Direcção Geral de Veterinária, tutelada pelo ministério da Agricultura, Pescas e Florestas, adiantou em comunicado que o Instituto Nacional de Recursos Biológicos - Laboratório Nacional de Investigação Veterinária detectou, nestas duas explorações de produção de patos destinados a repovoamento de espécies cinegéticas, a existência de "resultados positivos de genoma do vírus da gripe aviária do subtipo H5N2 de baixa patogenicidade".

Estes resultados foram obtidos nas análises a materiais colhidos nestas duas explorações, no âmbito de acções de rotina do Plano de Vigilância da Gripe Aviária.

A Direcção Geral de Veterinária adianta que as explorações foram sujeitas a sequestro, tendo ainda sido determinados "o abate e destruição, sob supervisão oficial, dos efectivos de ambas as explorações".

Fonte do ministério da Agricultura esclareceu, em declarações à Lusa, que se trata de explorações ao ar livre, pelo que é impossível determinar o número de patos que as integram, mas explicou que as aves que se encontrarem no local vão sendo abatidas.

Foi ainda estabelecida uma zona de restrição com o raio de um quilómetro em torno das explorações.
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Galinhas geneticamente modificadas não transmitem gripe das aves

Mensagem por pedrocardia em Sex Jan 14, 2011 12:32 pm

Galinhas geneticamente modificadas não transmitem gripe das aves
Data: 14 Janeiro 2011
Fonte: Público

Um dos mais importantes berçários do vírus da gripe que afecta os humanos são as galinhas domésticas. Uma equipa internacional de cientistas desenvolveu uma variedade geneticamente modificada destas aves que pode contrair a doença mas não consegue passá-la para outros indivíduos. O vírus é enganado devido a um engodo molecular. Os resultados foram publicados esta sexta-feira na revista Science.

“O engodo imita uma parte essencial do genoma do vírus que é idêntico em todas as estirpes que existem da gripe A”, disse em comunicado Laurence Tiley, o último coordenador da equipa e autor do artigo, que trabalha no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. “Esperamos que o engodo funcione contra todos os tipos de estirpes da gripe das aves e que o vírus tenha dificuldade em evoluir para escapar aos seus efeitos.”

O que a equipa fez, com ajuda de colegas que trabalham em Sidney e em Edimburgo, foi enganar a enzima que nas células das aves reproduz o genoma do vírus em muitas cópias. Os cientistas produziram um pedaço de ADN que codifica uma molécula capaz de atrair esta enzima. O processo, de alguma forma, bloqueia a multiplicação do vírus.

Depois, injectaram este pedaço de ADN nos embriões de galinhas, de modo a incorporarem-no no genoma das células. Em cruzamentos entre estas galinhas a nova informação foi naturalmente transmitida para as gerações seguintes, criando uma nova variedade geneticamente modificada.

Finalmente, os cientistas testaram os efeitos da gripe na nova variedade. Apesar das aves contraírem a doença e até morrerem, não passaram o vírus para outros indivíduos. Os cientistas não compreendem totalmente o que acontece a nível molecular, mas a investigação não vai acabar aqui.

“As galinhas são hospedeiros da gripe e potencialmente podem fazer a ponte e permitir que novas estirpes do vírus passem para os humanos. Prevenir a transmissão do vírus nas galinhas deverá reduzir o risco do impacto económico da doença e reduzir o risco das pessoas estarem expostas a aves infectadas”, defendeu Tiley, acrescentando que este é só o primeiro passo para desenvolver aves completamente imunes à gripe. “Estas aves com que trabalhámos servem só para investigação, e não para o consumo.”

A técnica é muito mais robusta contra o vírus do que as vacinas, que têm que ser administradas todos os anos para imunizar da gripe. Para o vírus se adaptar a esta “molécula-engodo” teria que mutar uma série de genes de uma vez só, algo muito improvável, diz o cientista.

Debate público

A aplicação da técnica poderá ser mais controversa. No artigo da BBC News sobre esta descoberta, Peter Bradnock, do British Poultry Council disse que é preciso muito tempo para aferir o impacto alimentar de uma nova tecnologia. No caso de alimentos geneticamente modificados, ainda é mais complicado.

“Temos que ter um grande debate para decidirmos se a sociedade quer ter animais geneticamente alterados, mesmo que seja para seu próprio benefício”, disse Bradnock à BBC News.

Andrew Wadge, cientista chefe da agência de alimentação do Reino Unido (Food Standards Agency), realça o interesse desta discussão em relação à proibição das culturas vegetais geneticamente modificadas, que tradicionalmente na Europa são banidas. “Até agora a tecnologia genética não beneficiou directamente os consumidores. Não será interessante produzirmos algo que traga esse benefício?”, disse o cientista à BBC News.

Nos países onde a doença é endémica, a maior parte das explorações é feita por pequenos produtores. O artigo noticioso da revista Science sobre esta descoberta, explica que os aviários dos pequenos produtores, ao contrário dos grandes produtores, não têm poder para comprar as galinhas e implementar a técnica. Timm Harder, um investigador que trabalha na Alemanha em gripe aviária e que é citado no artigo, defende que se deverá dar as estes pequenos proprietários as galinhas geneticamente modificadas, para que eles possam cruzar com a sua própria criação.

http://publico.pt/Ciências/galinhas-geneticamente-modificadas-nao-transmitem-gripe-das-aves_1475300

pedrocardia

Número de Mensagens : 534
Data de inscrição : 26/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alerta para eventual ressurgimento da gripe das aves

Mensagem por Carlos Vilhena em Seg Ago 29, 2011 7:03 am

Alerta para eventual ressurgimento da gripe das aves


Fonte:www.dn.pt
Data:29.08.2011

A agência da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO) recomendou hoje "uma vigilância reforçada" do vírus da gripe das aves, num momento em que uma estirpe mutante do vírus H5N1 foi identificada na Ásia.

"O último caso mortal ocorreu no início do mês no Camboja, onde foram registados este ano oito casos de infeção humana, todos mortais", referiu a FAO num comunicado divulgado em Roma (sede da organização).

Na nota, a mesma agência das Nações Unidase evocou "os riscos imprevisíveis [do vírus] para a saúde humana", admitindo um eventual ressurgimento de um novo surto da doença.

Desde 2003, ano em que foi identificado o primeiro caso, 565 pessoas foram infectadas pelo vírus H5N1, das quais 331 não resistiram e morreram, recordou a FAO, citando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A presença do vírus obrigou também as autoridades a abaterem mais de 400 milhões de aves em todos o mundo desde 2003.

A erradicação do vírus, que chegou a afectar 63 países em 2006, o apogeu da epidemia, provocou prejuízos na ordem dos 20 mil milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros) em todo o mundo.
A FAO informou agora que os surtos de gripe das aves têm vindo a aumentar desde 2008, ano que marca o início de uma nova expansão geográfica do vírus H1N5, tanto em aves selvagens como em aves domésticas.

"As aves selvagens podem introduzir o vírus, mas a actuação das pessoas ao nível da produção avícola e da respectiva comercialização pode determinar a sua propagação", referiu o chefe de veterinários da FAO, Juan Lubroth, que responsabiliza os fluxos migratórios das aves pelo ressurgimento do H5N1 nos últimos 24 meses em países que estavam livres do vírus há vários anos.

Segundo Lubroth, outro motivo de preocupação é o aparecimento na China e no Vietname de uma variante do vírus que é aparentemente capaz de "desviar" as defesas que fornecem as actuais vacinas.

Os serviços veterinários do Vietname estão em estado de alerta, uma vez que a propagação desta variante do vírus poderá representar uma ameaça directa para outros países, como o Camboja, a Tailândia, a Malásia e o Japão.

"A tendência geral desde o declínio progressivo do vírus observado entre 2004 e 2008 poderá significar o desenvolvimento de um novo surto do H5N1 neste outono ou inverno", concluiu Juan Lubroth.



http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1963943&seccao=Sa%FAde
avatar
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 980
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jan 08, 2012 5:02 pm

Gripe das aves volta a matar
Publicado em 2011-12-31

Depois de 18 meses sem mortes, a gripe das aves fez uma nova vítima na China: um homem de 39 anos, em Shenzen. A morte foi divulgada um dia depois de a Organização Mundial de Saúde ter alertado para o perigo das mutações laboratoriais do vírus.


M. Chen, um condutor de autocarro daquela cidade próxima de Hong Kong, apresentou os primeiros sintomas a 21 de Dezembro e foi internado no dia de Natal. Este sábado, as autoridades chinesas anunciaram a sua morte, após ano e meio sem vítimas provocadas pelo vírus.

Segundo o departamento de saúde de Shenzen, nenhuma das 120 pessoas que contactaram directamente com a vítima apresentavam sinais de terem contraído o H5N1. Na semana passada, as autoridades de Hong Kong abateram 17 mil galinhas, depois de o vírus ter sido detectado num mercado de aves, suspendendo a importação de galináceos vivos do continente.

Vírus mais letal

Entretanto, a OMS mostrou-se preocupada com aquilo que diz serem abusos nas investigações realizadas por uma equipa holandesa e outra dos Estados Unidos. Segundo a organização, os cientistas conseguiram criar uma forma altamente patogénica, capaz de provocar pandemias letais entre os seres humanos, e considera que este trabalho deve ser rigidamente controlado.

O H5N1 é extremamente mortal em pessoas que estão directamente expostas ao vírus de aves infectadas. Desde que foi detectado, em 1997, infectou 600 pessoas, tendo morrido mais de metade. O vírus não passa ainda entre humanos, embora os investigadores temam que essa mutação possa vir a acontecer.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=2214813


Última edição por Gonçalo Elias em Qua Fev 01, 2017 10:56 am, editado 1 vez(es)
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Maio 04, 2012 3:34 am

Revista científica publica estudo polémico sobre vírus da gripe das aves
04/05/2012 - 08:20


Após meses de polémica, a revista científica Nature publicou, na sua edição online, o estudo sobre a gripe das aves mutante que foi alvo de críticas por receios de que os resultados fossem utilizados por bioterroristas, avança o Diário Digital.

A pesquisa, feita por uma equipa de japoneses e americanos, foi coordenada pelo cientista Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin-Madison. Outra pesquisa similar, da Science, ainda deverá ser publicada.

Em Março, um painel não governamental de especialistas nos EUA deu sinal verde à divulgação das duas pesquisas, contrariando a decisão anterior de impedir que se descrevessem detalhes importantes das mesmas.

"Os dados descritos nos manuscritos revistos não parecem fornecer informação que permita de imediato o uso indevido dessa investigação, de forma que possa pôr em risco a saúde pública ou a segurança nacional", informou, na ocasião, o comunicado do Conselho Nacional Científico de Biossegurança (NSABB).

Especialistas dos EUA opuseram-se anteriormente à publicação desses estudos - que mostravam como um vírus da gripe H5N1 gerado em laboratório poderia ser transmitido facilmente através do ar entre os furões - por temor de que a informação acabasse nas mãos erradas e desencadeasse uma pandemia mortal de gripe.

A gripe das aves é responsável pela morte de mais da metade das pessoas que infecta, o que é considerado muito mais letal que as estirpes típicas do vírus.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, houve 573 casos de gripe das aves H5N1 em humanos em 15 países desde 2003, com 58,6% de óbitos.

http://www.rcmpharma.com/actualidade/id/04-05-12/revista-cientifica-publica-estudo-polemico-sobre-virus-da-gripe-das-aves
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Jun 22, 2012 3:03 am

Pandemia de gripe aviária pode ocorrer a qualquer momento

LONDRES, 21 Jun (Reuters) - O mundo ainda não viu uma forma mortal do vírus da gripe aviária que possa se espalhar facilmente entre humanos e provocar um surto global, mas isso não significa que não vai acontecer, disseram cientistas nesta quinta-feira.

Depois de estudarem quinze anos de dados sobre o vírus da gripe aviária na natureza, os pesquisadores disseram que algumas cepas já estavam a meio caminho de adquirir um punhado de mutações necessárias para se transformar em uma forma que poderia provocar uma devastadora pandemia em humanos.

""As mutações... remanescentes poderiam evoluir em um único hospedeiro humano, fazendo de um vírus que se desenvolve na natureza uma ameaça potencialmente séria', disse a jornalistas Derek Smith, que liderou a pesquisa da Universidade de Cambridge na Grã-Bretanha.

Atualmente a gripe aviária, ou o H5N1, pode ser transmitido de aves para aves, e de aves para humanos, mas não de humanos para humanos. Quando passa de aves para humanos é geralmente fatal.

Dois estudos anteriores, de pesquisadores nos Estados Unidos e na Europa, descobriram que com apenas cinco mutações o vírus H5N1 pode se tornar transmissível pelo ar entre mamíferos, potencialmente incluindo a transmissão de pessoa a pessoa.

O trabalho deles causou controvérsia porque eles manipularam os vírus no laboratório para produzir novas cepas mutantes.

Até agora os cientistas não estavam certos se essas mesmas mutações poderiam se desenvolver na natureza.

Mas o pesquisador Colin Russell disse que o estudo que fez com Smith, publicado na quinta-feira no periódico Science, mostrava que era possível.

"Vírus que têm duas dessas mutações já são comuns em aves, o que significa que há vírus que teriam que obter apenas três mutações adicionais em um humano para se tornar transmissível pelo ar", ele disse a repórteres.

Até agora, o vírus H5N1, que foi detectado pela primeira vez em Hong Kong em 1997, já infectou dezenas de milhões de patos, gansos, galinhas e outras aves. As pessoas que foram infectadas - até agora houve 606, das quais 357 morreram - o foram, na maior parte, por ter contato próximo com as aves.

Reuters

http://www.swissinfo.ch/por/internacional/Pandemia_de_gripe_aviaria_pode_ocorrer_a_qualquer_momento.html?cid=32958916
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jul 01, 2012 3:52 am

870.000 aves mortas devido a surto de gripe das aves no México
30 Jun, 2012
Lusa

As autoridades mexicanas revelaram sexta-feira a morte de 870.000 aves numa dezena de quintas de criação em Jalisco, oeste do país devido ao surto de gripe das aves.
"O número de aves vitimas da doença ou que foram mortas como medida de controlo e erradicação da gripe foram 870.000 até hoje (sexta-feira", refere em comunicado um serviço governamental da área da qualidade agro-alimentar.

O serviço, na dependência da Secretaria da Agricultura, indica também na nota que 1,7 milhões de aves foram afetadas pela gripe das aves de um total de 6,12 milhões avaliadas no serviço.

Na quinta-feira, o mesmo organismo tinha revelado a presença do vírus H7N3 da gripe das aves em animais de três quintas nos municípios de Tepatitlán e Acatic e que foram postas de quarentena como medida de controlo.

As autoridades sanitárias mexicanas indicaram também que nos próximos dias chegam ao país as vacinas para proteger os animais e evitar mais mortes que foram importadas da Ásia.

O vírus H7N3 não representa qualquer perigo no consumo de aves e as medidas que estão a ser aplicadas visam proteger a produção na região.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=566726&tm=2&layout=121&visual=49
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Medicamento contra gripe das aves «apodrece em armazém»

Mensagem por jheitor em Seg Jul 16, 2012 10:44 am

Medicamento contra gripe das aves «apodrece em armazém»

16\7\2012

fonte:diariodigital.sapo.p

Portugal gastou há seis anos 22,58 milhões de euros na compra de 2,5 milhões de doses de vacinas Tamiflu que não tiveram qualquer utilidade, destaca o Correio da Manhã desta segunda-feira denunciando que o produto está a apodrecer em armazém.

O Ministério da Saúde recusa revelar quantas doses estão disponíveis, argumentando que a informação «não é do domínio público», e recusa explicar qual o destino do remédio cuja validade expira em 2014.

De acordo com o jornal, que refere tratar-se de um negócio «secreto», também não são revelados pormenores do contrato assinado com o laboratório fornecedor da vacina.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=582503
avatar
jheitor

Número de Mensagens : 10985
Idade : 54
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jul 17, 2012 2:57 am

vou passar esta notícia para o tópico já existente sobre a gripe das aves
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jul 17, 2012 2:57 am

Medicamento contra gripe das aves «apodrece em armazém»

16\7\2012

fonte:diariodigital

Portugal gastou há seis anos 22,58 milhões de euros na compra de 2,5 milhões de doses de vacinas Tamiflu que não tiveram qualquer utilidade, destaca o Correio da Manhã desta segunda-feira denunciando que o produto está a apodrecer em armazém.

O Ministério da Saúde recusa revelar quantas doses estão disponíveis, argumentando que a informação «não é do domínio público», e recusa explicar qual o destino do remédio cuja validade expira em 2014.

De acordo com o jornal, que refere tratar-se de um negócio «secreto», também não são revelados pormenores do contrato assinado com o laboratório fornecedor da vacina.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=582503
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais de três milhões de aves mortas com gripe aviária no México

Mensagem por jheitor em Qua Jul 18, 2012 1:42 pm

Mais de três milhões de aves mortas com gripe aviária no México

18-07-2012

fonte .jn.pt/

Cerca de 3,8 milhões de aves morreram no México e 9,3 milhões estão infetadas com gripe aviária em quintas de Jalisco, no oeste do país, informaram na terça-feira as autoridades mexicanas.

Os 3,8 milhões de aves morreram devido à gripe ou tiveram de ser abatidas para evitar a propagação do vírus e dos 16,5 milhões de aves que permanecem nos municípios de Tepatitlán e de Acatic, onde surgiu e epidemia a 18 de junho, 9,3 milhões contraíram o vírus, revelam os dados avançados pelas autoridades locais.

Estão a ser fabricadas 80 milhões de doses de vacinas para serem aplicadas a 40 milhões de aves numa primeira fase, a partir do final do mês.

Nas primeiras três semanas da epidemia, a morte de 2,5 milhões de aves causou perdas económicas de 50 milhões de dólares (40,6 milhões de euros) em vários setores de produção do México, que produz cerca de 2,5 milhões de toneladas de ovos e 1,2 milhões de toneladas de carne de aves por ano.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2671990
avatar
jheitor

Número de Mensagens : 10985
Idade : 54
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 02, 2012 4:53 pm

Novo vírus da gripe aviária pode ameaçar humanosPor Redação
09:53 - 31-07-2012

Um estudo norte-americano indica que o novo vírus da gripe aviária, que já matou 162 focas na costa daquele país, poderá ameaçar humanos.

Os resultados da investigação foram esta terça-feira dados a conhecer. O H3N8 já provocou a morte a 162 focas, revela o mBio, um jornal da Sociedade Americana de Microbiologia.

Cientistas da Universidade de Columbia estão preocupados com uma eventual mutação do vírus que possa infetar humanos, escreve o JN.

Não há, no entanto, nenhum caso identificado em humanos. Esta nova estirpe consegue infetar, através das vias respiratórias, mamíferos. Recorde-se que este vírus é uma mutação do que afeta aves na América do Norte desde 2002.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde deu conta de 357 vítimas mortais do vírus da gripe das aves, de um total de 606 casos identificados desde 2003.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=344843
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Dez 05, 2012 3:24 pm

Influenza aviária mata 4 mil patos selvagens na Rússia

Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2012, 10:32:59

Cerca de quatro mil patos selvagens foram encontrados mortos no sul da Rússia devido à Influenza aviária, informaram autoridades nesta sexta-feira (30/11), segundo a AFP. "Foi confirmado que é o vírus H5", disse uma porta-voz do serviço agrícola russo Rosselkhoznadzor.

Ela acrescentou que os testes continuam. As aves mortas foram encontradas em lagos, perto da cidade turística de Anapa, no Mar Negro. A área está sob alerta, com aves e animais sendo vacinados, segundo o órgão.

http://www.aviculturaindustrial.com.br/noticia/influenza-aviaria-mata-4-mil-patos-selvagens-na-russia/20121203103437_R_075
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Gripe das aves continua a matar

Mensagem por jheitor em Ter Dez 18, 2012 2:18 am

Gripe das aves continua a matar

18-12-2012

fonte:tvi24.iol.pt

Um rapaz de quatro anos morreu vítima de gripe das aves na Indonésia, revelou o Ministério da Saúde que confirma assim o décimo caso fatal em 2012.

A criança, residente em Bogor, no oeste de Java, morreu a 06 de dezembro, depois de uma semana com febres altas.

¿O menino contraiu o vírus H5N1 ao brincar com galinhas na sua casa¿, revelou Rita Kusriastuti, responsável ministerial por doenças infeciosas transmitidas por animais.


http://www.tvi24.iol.pt/503/internacional/indinesia-gripe-das-aves-tvi24/1402833-4073.html

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
avatar
jheitor

Número de Mensagens : 10985
Idade : 54
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Nov 04, 2013 8:09 am

Cientistas chineses anunciam vacina contra gripe das aves
26-10-2013 às 15:460

Cientistas chineses anunciaram este sábado, 26, que obtiveram sucesso no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus H7N9, um dos causadores da gripe das aves, informou a agência estatal chinesa Xinhua. Segundo Shu Yuelong, director do Chinese National Influenza Center, esta é a primeira vez que uma vacina para combater a gripe é desenvolvida no país.
«A vacina é um importante aliado no combate a esta nova cepa de vírus da gripe e vai contribuir para o controle da epidemia em todo o mundo», disse Shu.
A vacina foi desenvolvida em parceira com vários institutos nacionais e faculdades de medicina, entre elas a da Universidade de Zhejiang e de Hong Kong.
O país asiático detectou o primeiro caso de gripe aviária provocada por esse tipo de vírus em Março. Até sexta-feira, 136 pessoas já tinham sido contaminadas e 45 morreram em consequência da doença, segundo dados oficiais.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=664650
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Gripe das aves detectada na Bulgária

Mensagem por C. M. Elias em Sex Mar 27, 2015 12:44 pm

Fonte: euronews

A Gripe das Aves foi detetada numa reserva natural do nordeste da Bulgária. As autoridades sanitárias identificaram o vírus H5N1 em dois pelicanos depois de encontrarem duas dezenas destas aves mortas. A agência de segurança alimentar estabeleceu uma zona de proteção em redor do local.
avatar
C. M. Elias
Admin

Número de Mensagens : 315
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Surtos de gripe das aves.

Mensagem por Carlos Vilhena em Seg Jan 23, 2017 3:28 pm

http://www.rtp.pt/noticias/mundo/organizacao-mundial-de-saude-alerta-paises-para-surto-de-gripe-das-aves_n977974

_________________
Carlos Vilhena
avatar
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 980
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Detectados dos casos de gripe aviar en ánsares en Palencia

Mensagem por Carlos Vilhena em Ter Jan 24, 2017 1:42 pm

http://revistajaraysedal.es/casos-gripe-aviar-ansares-palencia/

_________________
Carlos Vilhena
avatar
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 980
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Fábio Freitas em Qua Jan 25, 2017 4:06 pm

Também tive o mesmo feedback e um amigo que faz avicultura de aves de caça e pelos vistos tem-se verificado também casos de doença de Newcastle (rolas e patos, em Caldas da Rainha). Daí que também gostava de perguntar se por acaso o pessoal que anda pelo campo tem por hábito fazer análises a carcaças de aves mortas, pois os resultados são importante o setor.
avatar
Fábio Freitas

Número de Mensagens : 115
Idade : 23
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 13/07/2014

https://www.flickr.com/photos/126693179@N03/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jan 31, 2017 2:35 pm

Gripe aviária detetada no Algarve
Trata-se de um caso numa garça-real, em Loulé.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/detetada-gripe-aviaria-no-algarve?ref=DET_recomendadas
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Carlos Vilhena em Qua Fev 01, 2017 10:27 am

http://www.rtp.pt/noticias/pais/confirmado-caso-de-gripe-aviaria-no-algarve_v979962

_________________
Carlos Vilhena
avatar
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 980
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Fev 01, 2017 10:58 am

Havia vários tópicos dispersos sobre a gripe das aves, resolvi juntar tudo num único tópico e movi-o para a sala "Aves de Portugal".

Peço a todos que futuras notícias ou opiniões sobre este tema sejam colocadas no presente tópico, mesmo que digam respeito a situações fora de Portugal.
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Fev 16, 2017 2:33 am

Mortes devido à gripe de aves dispararam na China no início deste ano

A China reportou 79 mortos devido ao vírus H7N9 da gripe das aves, ao longo do mês de janeiro, mais 13 mortos do que o registado no mesmo período do ano anterior, segundo os dados oficiais.

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/741923/mortes-devido-a-gripe-de-aves-dispararam-na-china-no-inicio-deste-ano
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17993
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe das aves--tópico geral

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum