Observar aves nos... WC caninos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Observar aves nos... WC caninos!

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Fev 01, 2017 2:54 pm

Twisted Evil

Não, não é brincadeira.

Tenho visto aves vinculadas a alguns WC caninos, em várias localidades, sendo essas estruturas bons locais de observação e de espera fotográfica (se há estacionamento possível por perto), para espécies comuns e eventuais surpresas.
Muito mais procuradas e biodiversas do que, por exemplo, as zonas dos contentores do lixo.

São mais apreciadas e bastante populares pelas aves, as "latrinas" que deixam crescer alguma vegetação em volta.
Vegetação essa, excelente para atrair insectos e suas larvas (inclusive de borboletas) e como produtora de sementes muito apetecidas por granívoras (principalmente pequenas gramíneas e asteráceas). As plantas estão quase sempre bem "nutridas e verdes".
Alguns insectos do solo são "potenciados" nas imediações destas estruturas (porque será?) e algumas insectívoras passam grande parte do dia à espreita dos mais superficiais ou dos que voam em redor.

Aves comuns nestes sítios, ainda que possam ser cercados por prédios, às vezes sem árvores ou arbustos por perto:

Rabirruivo
Pardal-comum
Pisco de peito ruivo
Felosas (Phylloscopus sp.)
Alveloa branca (ssp.)
Petinha-dos-prados
Pombo-fatela
Rola-turca
Pintassilgo
Chamariz
Verdelhão
Melro
Estorninho
Felosa dos valados (!!)

Em WC caninos de parques e jardins, a diversidade é obviamente superior à anterior.

Eventualmente possíveis, mas raros em qualquer "bom" WC (ou com este na mira) Very Happy :

Gavião
Açor
Peneireiro

Lembrei-me finalmente de criar este tópico, após passar de carro mesmo ao lado de uma destas WC (na Rua Raul Proença, Caldas da Rainha) e ver um bando de 6 pintassilgos a apenas 2 metros de distancia da janela do carro, o que permitiu um clic "sem usar a mira" com 100m (em apenas 3s porque estava um carro atrás de mim). Aves muito confiantes, já que havia pessoas na conversa junto ao "canteiro". Alias qualquer das espécies que frequentam os locais, são na maioria dos casos bastante tolerantes.

lol!

Última edição por Paulo Lemos em Dom Fev 05, 2017 8:28 am, editado 4 vez(es)
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1276
Local : Caldas da Rainha

Re: Observar aves nos... WC caninos!

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Fev 01, 2017 5:00 pm

Até diria que estas "coisas" deviam ser requalificadas, deixando-se  como margem em redor uns 1-3m de terra apta à germinação, onde pudessem crescer algumas dessas "ervas daninhas" que afinal até ajudariam a despoluir naturalmente a área... e atraem aves.

E "não valia" pulverizar os locais com herbicidas...

Pormenores... Very Happy

Ps: Esqueci-me da carriça, exactamente no espaço anterior (estacionamento) no ano passado de inverno. Uma ave corajosa certamente e não sei de onde vinha.
Alguns "WC" são mesmo concorridos como "comedouro" tongue.
Paulo Lemos

Mensagem por Paulo Lemos em Dom Fev 05, 2017 8:27 am

Cada vez há menos na cidade.
Mas...

Porto seguro:

Paulo Lemos

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Fev 05, 2017 9:59 am

Paulo Lemos escreveu:Cada vez há menos na cidade.
Mas...

NO UK diminuíram imenso e se a memória não me falha a causa apontada foi a redução de locais propícios de nidificação.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17444
Local : Sotavento

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: