Motacilla flava - Ponta da Erva - Inverno 2016/17

Ir em baixo

Motacilla flava - Ponta da Erva - Inverno 2016/17

Mensagem por Tissot em Sab Mar 11, 2017 4:49 pm

Estava a tentar fazer uma actualização dos registos de Inverno para a Motacilla flava e constatei que existem muitos deste Inverno que não foram validados para a zona de Ponta da Erva.
Tenho conhecimento que foram feitas várias listas nas quais foram observadas 2, 3, 4, 5 ou 6 flavas e estes registos aparentemente não se encontram validados.
Existe algum problema com eles para não terem sido validados?
Tissot

Número de Mensagens : 1132
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Re: Motacilla flava - Ponta da Erva - Inverno 2016/17

Mensagem por José Frade em Sab Mar 11, 2017 4:59 pm

Pois... Eu registei 3 (duas fotografadas) no dia 2 de Janeiro e não aparecem...
José Frade

Número de Mensagens : 3453
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por PNicolau em Sab Mar 11, 2017 8:13 pm

Simplesmente ainda não foram validadas. Acontece com alguma frequência registos de Lisboa ou Setúbal demorarem bastante tempo a serem validados, presumivelmente por falta de tempo dos revisores.
PNicolau

Número de Mensagens : 5644
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 em Dom Mar 12, 2017 1:51 am

Neste caso podem não ter sido validados porque implicam uma decisão seria.

1º Altera-se o filtro e deixa de ser rara no inverno

2º Valida-se manualmente e deixa-se as coisas como estão

Pessoalmente são este tipo de registos que implicam uma mudança estrutural no filtro, os que me deixam mais duvidas e os que demoro mais tempo a decidir.

pedro121

Número de Mensagens : 11697
Local : Obidos

Mensagem por PNicolau em Dom Mar 12, 2017 5:14 am

Bem, 6 flavas parece-me uma contagem elevada em qualquer dos casos. Mas este ano parece ter havido várias flavas, assim como várias cervinus em vários locais, que pode não ser representativo da sua ocorrência normal.
PNicolau

Mensagem por Tissot em Dom Mar 12, 2017 5:43 am

PNicolau escreveu:Bem, 6 flavas parece-me uma contagem elevada em qualquer dos casos. Mas este ano parece ter havido várias flavas, assim como várias cervinus em vários locais, que pode não ser representativo da sua ocorrência normal.

Não percebi o teu comentário. Pode não ser representativo da sua ocorrência normal até agora mas...e se o padrão de ocorrência começar a mudar? Não me parece ser esse o facto para não estarem validados estes registos, acredito mais na questão de falta de tempo dos revisores para analisarem estes registos.
E 6 flavas não me parece uma contagem elevada porque neste Inverno em VFX, das duas vezes que lá fui vi 5 de cada vez e certamente estariam lá mais.

Editado: Não tinha lido o comentário do Pedro Ramalho, já percebi o teu comentário Nicolau, peço desculpa.
Tissot

Número de Mensagens : 1132
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Mensagem por PNicolau em Dom Mar 12, 2017 6:05 am

O meu comentário foi em resposta ao Pedro Ramalho.

Seis flavas, com o que se sabe hoje, parece-me sim uma contagem elevada num Inverno em Lisboa (excepto este Inverno na Ponta da Erva). Daí que ache que quer flava seja considerada raridade ou não, em Lisboa nessa altura, 6 aves seria sempre motivo para disparar o filtro por contagem elevada.
Se o padrão começar a mudar, altera-se o filtro, simples.

Mas as flavas não estão invalidadas, estão retidas no filtro à espera de validação.

Edit: ok Matthias
PNicolau

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Mar 12, 2017 7:27 am

Sim, o padrão de invernada pode começar a mudar, tal como começou a mudar para diversas outras espécies nas últimas décadas.

Alguns exemplos:
- Himantopus himantopus (até ao final da década de 1980 eram estivais em Portugal, excepto em Castro Marim e na Ria Formosa)
- Ciconia ciconia (há umas décadas eram essencialmente estivais e muito poucas ficavam por cá no Inverno)
- Ciconia nigra (idem idem aspas aspas, salvaguardadas as devidas proporções)
- Nycticorax nycticorax (a presença invernal era praticamente desconhecida há 20 ou 30 anos, excepto as aves do zoo de Lisboa)

Há mais casos, mas creio que estes ilustram bem a questão.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20187
Local : Sotavento

Mensagem por pedro121 em Dom Mar 12, 2017 2:09 pm

Só para reforçar, é mais fácil validar uma raridade bem documentada como a citrina do que decidir como validar estas flavas.
pedro121

Número de Mensagens : 11697
Local : Obidos

Mensagem por pedrocardia em Seg Mar 13, 2017 5:44 am

Olá,

Validar registos versus alterar o filtro

Aqui pelo Porto tenho duas espécies pendentes neste limbo: Delichon urbicum e Larus canus.
Para a Delichon urbicum estão a ocorrer vários registos envolvendo várias aves numa data um pouco precoce face ao esperado, tendo em conta os dados anteriores. Em princípio não irei alterar o filtro, pelo menos nesta Primavera. Mais alguém detectou isto?
Para a Larus canus, verificou-se uma invernada de um número invulgar de aves nas zonas costeiras do distrito (pelo menos). Estou relutante a mudar o filtro com base numa época excepcional.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 607

Mensagem por Pedro Fernandes em Qui Mar 16, 2017 8:20 am

Sobre as Motacilla flava, tenho deixado o assunto pendente, mas creio que em breve a opção passará por torná-las regulares no inverno em Vila Franca.

Há alguns invernos que se vêm registando observações em Janeiro/Fevereiro, e como se viu neste inverno há vários registos (omissos por agora, mas há). Em Marrocos a espécie inverna, por exemplo, em Larache (centenas de indivíduos em Dezembro e Janeiro)— aqui em Rabat há alvéolas-amarelas o ano todo. Creio que no sul de Portugal, a espécie também passará a ter um estatuto parcial de residente, mas veremos o que se passará no futuro.
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 694
Local : Rabat

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: