Painel alar em polyglotta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Painel alar em polyglotta

Mensagem por Daniel Raposo em Qui Maio 04, 2017 3:28 pm

Observei estas aves na zona da Lagoa Pequena (Sesimbra) dia 29/04/2017 e o painel alar chamou-me a atenção. Ao consultar o guia, ainda considerei H. icterina mas a projecção das primárias nesta ave é demasiado curta.

O guia refere um "painel alar pouco distinto", mas este não me parece que seja assim tão pouco  distinto. Esta situação é normal? Tratar-se-á de um caso de variação individual? (há que notar que são duas aves diferentes nas fotos)

Daniel Raposo

Número de Mensagens : 82
Local : Almada/Cercal do Alentejo

Re: Painel alar em polyglotta

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Maio 04, 2017 3:41 pm

Esta questão é muito oportuna. Ainda esta manhã me deparei com o mesmo problema na ilha da Armona, Olhão, pois andava lá uma polyglotta que também apresentava o painel alar (e tal como estas também tinha a projecção das primárias curta, o que me levou a descartar icterina).

Fiz umas pesquisas na net e encontrei este blog que tem algumas fotos de polyglotta com painel alar.
http://bbfo.blogspot.pt/2012/09/just-trapped-melodious-warbler-at-nant.html

Com tudo isto fiquei com a sensação que a presença de painel claro pode não ser um bom critério de id. para este par de espécies.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17352
Local : Sotavento

Mensagem por Paulo Lemos em Sab Maio 06, 2017 4:05 pm

Esse painel alar é o mais interessante que já vi numa polyglotta, pelo tom branco que as duas 1ªs fotos aparentam dar a pelo menos 5 remiges. Mas o Sol está igualmente a queimar de branco certas zonas dos ramos... scratch
Na 3ª foto já me parece normal.
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1214
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: