ID Gaivota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ID Gaivota

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Maio 05, 2017 3:19 am

Algés, 22 de Abril de 2017

adult image uploadcertificity.com
uploading picturescertificity.com
screencastcertificity.com

Desde já grato pela vossa ajuda.
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 1638
Local : Cascais

Re: ID Gaivota

Mensagem por pedro121 em Sex Maio 05, 2017 5:07 am

pois, será alguma coisa, eu pessoalmente para tentar manter a sanidade mental só volto a olhar para gaivotas grandes (Larus) imaturas lá para Setembro, nesta altura do ano com o desgaste...

pedro121

Número de Mensagens : 9870
Local : Obidos

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Maio 05, 2017 5:17 am

Eh eh eh... pois, eu também não sei o que dizer, Pedro. Nesta, mais do que o padrão da plumagem algo desgastada nas asas, o que me chamou mais a atenção foi o formato da cabeça e do bico...
Gilberto Pinelas

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Jun 30, 2017 11:05 am

Olá,
Ao contrário de outras fotos com aves que suscitavam dúvidas guardei as fotos desta e, agora que decidi recuperar este tópico, gostaria de saber novamente a vossa opinião acerca da mesma.
Há alguma hipótese de esta ave retratada nas minhas fotos encaixar nesta, outra, retratada nestas duas fotos retiradas da net?
Desde já obrigado pela vossa ajuda.

Minhas fotos:

Fotos da net:

Gilberto Pinelas

Mensagem por pedro121 em Sex Jun 30, 2017 2:19 pm

Boa tentativa, mas não, repara na diferença das penas do manto, e na muda muito atrasada, caspia é conhecida por começar a mudar cedo, a tua ave não tem muda para caspia, e repara no olhos, as das caspias parecem pequenas os da tua são grandes, e repara no bico, o da tua é um biquinho, comprido mas fino, caspias tem bicos fortes, compridos mas fortes, mas acima de tudo repara que caspia é uma gaivota limpa, com a cabeça completamente branca mesmo nos primeiros invernos a partir de Janeiro e tem aquele xaile no pescoço, a tua tem a cabeça suja, pescoço e peito sujo etc...

A maioria dos livros de identificação debruça-se sobre como identificar cáspias comparando-a com argentatus, mas em Portugal temos é michas, especie muito mais semelhante a caspía, e temos michas para todos os gostos, de 2-4 subespécies mais as variações locais, sazonais, e individuais, em suma uma confusão.

Isso torna muito difícil identificar cáspia, e da dezena que já foi encontrada em Portugal uma boa parte estava anilhada, é a maneira mais fácil de dar com uma.

Repara, apesar de todo o esforço feito por um cada vez maior numero de observadores de gaivotas só há um registo homologado e há apenas uma dezena de registos no total.

Não há nenhum registo de verão. Mesmo em Espanha onde há muitos mais registos o nº de registos de verão é mínimo.

Elas nesta altura estão no leste europeu, só um numero mínimo de indivíduos chega à península iberica no pico do inverno, e em março/abril regressam as zonas de nidificação, é possível que alguma ande por aí, há uma hyperboreus que acampou no Porto já há 3 anos?, mas é muito pouco provável.

Para alem de ser pouco provável, nesta altura do ano as gaivotas estão muito desgastadas, é muito difícil construir um caso para cáspia quando muitas das características pró cáspia podem ser explicadas pelo desgaste e/ou pela muda.

Portanto, se tiver anilha, ok, se não tiver vai ser dificil provar, enquanto não mudar a pena.

pedro121

Número de Mensagens : 9870
Local : Obidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: