morte de andorinhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

morte de andorinhas

Mensagem por pedro pombo em Qua Jun 07, 2017 1:18 pm

Olá a todos
No local onde vivo (Fontanelas-Sintra) no passado fim de semana esteve bastante frio e principalmente uma ventania dos diabos Twisted Evil lembro-me de termos comentado que até as andorinhas se tinham ido embora pois não vimos nenhuma a voar e temos muitas.
na 2ª feira de manhã estavam todas de volta, acontece que ao fim da tarde tinha 4 crias mortas no chão Sad , tiradas pelos pais do ninho que temos no beiral e a minha vizinha que tem 2 ninhos tinha 7 mortas. Terão as crias morrido de fome por os adultos se terem "ausentado" 2 dias.
Qual a vossa opinião
Obrigado
avatar
pedro pombo

Número de Mensagens : 204
Idade : 57
Local : lisboa
Data de inscrição : 27/01/2012

http://pedropombo.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: morte de andorinhas

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jun 07, 2017 2:30 pm

Há uns anos andei a acompanhar a nidificação de várias espécies desta família em ninhos e colónias e posso dizer que sim. Os ventos (clima) podem afectar o sucesso reprodutor e algumas ninhadas podem morrer ou sofrer uma redução no nº de crias (por vezes essa redução acaba por matar as sobreviventes, que mais facilmente morrem de frio "sozinhas"). Passeriformes de outras famílias também são afectadas.
O vento também arrefece muitos jovens crescidos (já não aquecidos pelos pais), que exigem assim mais alimento e pode então acontecer este fenómeno a muito curto prazo, diversas vezes durante uma época.

Principalmente de daurica, urbica e riparia, particularmente a ultima.

A "culpa" é da redução generalizada de invertebrados nos "campos", das "irregularidades" do clima que afectam as suas populações e gerações, e a cada vez maior raridade de boas zonas para a sua caça, que obriga as andorinhas a maiores viagens para alimentar as crias. Se é uma espécie que se movimenta em grupo, mais grave será, pois muitos indivíduos são arrastados pelos bandos para longe das áreas de cria.
avatar
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1456
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: morte de andorinhas

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 07, 2017 2:35 pm

Paulo Lemos escreveu:A "culpa" é da redução generalizada de invertebrados nos "campos", das "irregularidades" do clima que afectam as suas populações e gerações, e a cada vez maior raridade de boas zonas para a sua caça, que obriga as andorinhas a maiores viagens para alimentar as crias.

Lendo isto pode ficar a sensação de que as populações andorinhas estão em queda, mas não tenho a certeza de que isso seja verdade.
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18159
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: morte de andorinhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum