ID Gaivota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ID Gaivota

Mensagem por Gilberto Pinelas em Ter Jul 25, 2017 8:07 am

Costa da Caparica, 16 de Julho de 2017.

Desde já, grato pela vossa ajuda.
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 1774
Local : Cascais

Re: ID Gaivota

Mensagem por pedro121 em Ter Jul 25, 2017 2:36 pm

Micha imatura, 3 cy
pedro121

Número de Mensagens : 9940
Local : Obidos

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qua Jul 26, 2017 5:23 am

Nesta é que me parece não concordar contigo, Pedro, e, talvez, quase de certeza, deves ter sido induzido em erro pelo facto da foto ter sido tirada mesmo no final da tarde (+- 20,30h..) e em condições de luz que não abonam agora uma boa apreciação.
Para mim, e posso estar equivocado, parece-me ser uma herring de 3 cy. Aliás, o bico rosa com a ponta escurecida e as patas rosadas sem vestígios de tons amarelados leva-me a esta conclusão. As michas de 3 cy mostram-nos já um amarelo pálido no bico e nas patas. Concordas, Pedro?
Gilberto Pinelas

Mensagem por pedrocardia em Qua Jul 26, 2017 6:20 am

Olá,

Nas michas de 3 CY esta cor das patas é normal.
Na primeira foto a cor do manto é idêntica à das outras duas michas.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 506

Mensagem por pedro121 em Qua Jul 26, 2017 7:23 am

Eu vejo amarelo nas patas, rosa amarelado, e na cabeça a mascara à volta dos olhos é tipica de michas, as argentatus imaturas tem normalmente as marcações mais espalhadas, e não centradas junto ao olho, alem disso o anel ocular parece já demasiado vermelho para ser argentatus que o tem laranja.
pedro121

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qua Jul 26, 2017 8:25 am

pedro121 escreveu:Eu vejo amarelo nas patas, rosa amarelado, e na cabeça a mascara à volta dos olhos é tipica de michas, as argentatus imaturas tem normalmente as marcações mais espalhadas, e não centradas junto ao olho, alem disso o anel ocular parece já demasiado vermelho para ser argentatus que o tem laranja.

Pedro, isto a falarmos na boa, foste mesmo induzido em erro. As cores, por ação da iluminação no momento, estão de facto alteradas. Mas tu também não tens culpa disso, diga-se, pois julgas, aprecias o que te apresentam, é um facto. Outro fator, e isto agora falando da cor das patas, provavelmente não reparaste, as mesmas estão revestidas por algo, por uma espécie de sujidade ou eczema cutâneo, que também anula a cor limpa e rosada que se pretende. Par além disso repara que ação do sol, muito baixo no momento, quando incide diretamente sobre as mesmas, confere-lhe de facto um tom mais amarelado, como dizes, no entanto, também é verdade que, na sombra, a cor configura-se mais de acordo com o padrão das herrings de 3 cy, neste caso.

Exemplo com o sol a incidir diretamente:

Exemplo com sombra:

Em relação ao anel orbital, muito sinceramente, Pedro, também não me parece vermelho. Se atentares melhor, verificarás que é mesmo laranja. Quanto ao estriado na cabeça e á “sujidade” que envolve o olho, dá uma olhadela no capitulo Herring Gull argentatus & argenteus / Gull Research Organisation. Sinceramente parece-me comum que esta espécie tenha também essa característica.

Obrigado.
Gilberto Pinelas

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qua Jul 26, 2017 8:27 am

pedrocardia escreveu:Olá,

Nas michas de 3 CY esta cor das patas é normal.
Na primeira foto a cor do manto é idêntica à das outras duas michas.

Pedro Cardia

Olá,

Sim, Pedro, eu não digo que não seja uma micha, mas parece que, quanto mais leio e cruzo informação, mais fico baralhado. Diz-me uma coisa para ver se percebo “definitivamente”: se as herrings europeias se sub-dividem em argenteus, cujas partes superiores são mais claras, e as argentatus, cujas partes superiores são mais escuras, por vezes mostrando-nos a mesma tonalidade das michas, esta ave não pode ser uma argentatus?
Obrigado.
Gilberto Pinelas

Mensagem por pedro121 em Qua Jul 26, 2017 9:06 am

As Larus argentatus argentatus são mais escuras, e no extremo podem ser confundidas com uma micha, mas é mesmo no extremo, mas as L. argentatus argentatus como as argenteus tens mais preto na parte externa da cauda, ou seja a barra preta não se "quebra ao chegar as rectrizes exteriores, nesta ave o que é que se vê? branco na parte externa.

Temos uma ave de um cinzento normal para micha, com marcações normais para micha, com cor de patas normais para micha (com esta idade) tu dizes que são rosadas, e nalgumas fotos parecem, mas nessas mesmas fotos a cor da areia onde o sol bate também parece rosa. Com anel orbital já mais vermelho que uma argentatus adulta, ou seja não é tão vermelho como uma micha adulta mas é mais que numa argentatus adulta, com o que é visivel da cauda mais pró micha.

Alguém que saiba mais de gaivotas do que eu, e há varias pessoas em Portugal nessa condição podem chegar aqui e dizer: não, é argentatus por x e y!

Mas eu não o posso fazer quando tudo o que vejo são características normais de micha.
pedro121

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qua Jul 26, 2017 9:29 am

Pedro, estamos apenas a trocar ideias/opiniões e com toda a certeza não pensarás que, por causa de uma dúvida nesta ave, irei perguntar a outros. Não é o caso, garanto-te. Se tu vês micha e eu vejo argentatus, quiçá por ter visto a ave ao vivo, mas como tu tens um conhecimento muito mais alargado em relação a mim, deixemo-la como micha e está o assunto arrumado.
Obrigado, mais uma vez.
Gilberto Pinelas

Mensagem por pedro121 em Qua Jul 26, 2017 2:34 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Pedro, estamos apenas a trocar ideias/opiniões e com toda a certeza não pensarás que, por causa de uma dúvida nesta ave, irei perguntar a outros. Não é o caso, garanto-te. Se tu vês micha e eu vejo argentatus, quiçá por ter visto a ave ao vivo, mas como tu tens um  conhecimento muito mais alargado em relação a mim, deixemo-la como micha e está o assunto arrumado.
Obrigado, mais uma vez.

Mas repara, eu acho que deves sempre pedir uma segunda razão, por duas razões, toda a gente se engana, e porque eu não sou particularmente bom em gaivotas, pelo menos não sou comparado com outras pessoas.
pedro121

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qui Jul 27, 2017 5:15 am

Não vale a pena, Pedro, mas agradeço a tua sinceridade. E depois peço a quem a segunda opinião? Aqui, só tu, o Nicolau, o Gonçalo e o Pedro Cardia participam, de resto mais ninguém se manifesta.
Obrigado.
Gilberto Pinelas

Mensagem por pedro121 em Qui Jul 27, 2017 7:09 am

Gilberto Pinelas escreveu:Não vale a pena, Pedro, mas agradeço a tua sinceridade. E depois peço a quem a segunda opinião? Aqui, só tu, o Nicolau, o Gonçalo e o Pedro Cardia participam, de resto mais ninguém se manifesta.
Obrigado.

Birdforum- sala de identificação.
Facebook- Western Palearctic Gulls
pedro121

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qui Jul 27, 2017 9:13 am

Ok, vou tentar quando for caso disso.
Mais uma vez: obrigado, Pedro!
Gilberto Pinelas