Ajuda na ID - Pancas - fotos e áudio

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda na ID - Pancas - fotos e áudio

Mensagem por Teresa C em Seg Out 30, 2017 1:36 pm

1 - pardal-comum?

Monte do Bate-Orelhas:

2 - ...?

3 - vi na árvore uma ave parecida com um chamariz mas mais escura e cinzenta, mas não sei se era ela a vocalizar.

4 - pisco-de-peito-ruivo?

5 - maçarico...?

Teresa C

Número de Mensagens : 1310

Re: Ajuda na ID - Pancas - fotos e áudio

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Out 30, 2017 1:52 pm

1 - sim
2 - São bicos-de-chumbo Lonchura punctulata (juvenis)
3 - ouço um chamariz ao fundo e um chapim-real mais perto
4 - sim
5 - parece-me um perna-verde-fino (Tringa stagnatilis) Shocked
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18518
Local : Sotavento

Mensagem por pedro121 em Seg Out 30, 2017 3:33 pm

2º bem são Lonchuras juvenis, o bico parece meio pesado para punctulata... mas eu tento sempre ver atricapilla ... Crying or Very sad Crying or Very sad

5º Fotos sem ser em contra luz seriam úteis, ou em voo, ou com a asa aberta
pedro121

Número de Mensagens : 10414
Local : Obidos

Mensagem por João Tomás em Seg Out 30, 2017 3:35 pm

Concordo todos menos o 3 para mim é um tentilhão-comum.
O Lonchura não tenho experiência.
O Tringa, há mais fotos? Mas tem boa pinta de stagnatilis.
João Tomás

Número de Mensagens : 2718
Local : Batalha

Mensagem por Tissot em Seg Out 30, 2017 3:56 pm

João Tomás escreveu:Concordo todos menos o 3 para mim é um tentilhão-comum.

Cuidado...nem colocas a hipótese de ser um major a imitar um coelebs?
Tissot

Número de Mensagens : 1029
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Mensagem por João Tomás em Seg Out 30, 2017 4:02 pm

Tissot escreveu:Cuidado...nem colocas a hipótese de ser um major a imitar um coelebs?

Eu pensei nessa hipótese. Mas fui para Fringilla porque o som é mesmo muito perfeito para ser uma Parus major Smile e segundo pelas cores que a Teresa disse da tal segunda ave.
João Tomás

Número de Mensagens : 2718
Local : Batalha

Mensagem por PNicolau em Seg Out 30, 2017 4:06 pm

Tissot escreveu:

Bem para mim é também um Fringilla muito óbvio. Eu não acho que major imite sequer um Fringilla, acho que fazem um som bastante parecido mas não igual. Mas neste caso para mim é claro. Para além de que a ave chama múltiplas vezes e nem sinal de qualquer outro som.
PNicolau

Número de Mensagens : 5029
Local : Lisboa

Mensagem por Teresa C em Seg Out 30, 2017 4:16 pm

Pois, eu bem tentei passar para o outro lado mas ele fugiu... estas são as que ficaram menos em contraluz:

Teresa C

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Out 30, 2017 4:17 pm

sim, o 3 pode ser um tentilhão
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Out 31, 2017 12:18 am

Bem, voltemos ao Tringa, eu acho que encaixa melhor em flavipes, pela cor das patas(mas à fotos...), projecção das primarias, cor do dorso, e principalmente porque o bico não parece particularmente fino.
pedro121

Mensagem por Paulo Lemos em Ter Out 31, 2017 3:14 am

Não gosto de considerar a maioria dos "alarme de tentilhão" emitidos por chapim-real, imitações dessa 1ª espécie. O som pode bem ter sido legado entre os próprios chapins, geralmente com alterações (propositadas e adaptadas à vocalização com significados especiais, conforme populações ou famílias) e não imitadas directamente do tentilhão. Será, mais comummente, algo "derivado" do alarme do tentilhão, ou "imitação indirectamente", ou haverá termo técnico para isto?

Contudo, surgem casos de "call" do Par maj perfeitamente idênticos ao tentilhão, podendo já ser imitações directas, até mantendo o mesmo significado (alarme) partilhado com o tentilhão. É o mais frequente que pode acontecer, especialmente onde há muitos tentilhão em nidificação que alarmem frequentemente.

Este caso em ID é complicado. A cadência aponta muito para perfil de chapim, o tom "nasalado" não prova nada, mas tal cadência pode ser emitida também por tentilhão realmente zangado em alarme.

Já agora, ambos os sexos (tentilhão) parecem ter "nasalados" distintos... mais não tenho a certeza.
Se sim, este será fêmea ou imitação de fêmea por C.real?
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1520
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Paulo Lemos em Ter Out 31, 2017 3:15 am

Agora para rimar com tentilhão, respondem-me assim : "pá, vai dar banho ao cão!"
Paulo Lemos

Mensagem por Gilberto Pinelas em Ter Out 31, 2017 4:03 am

PNicolau escreveu:
Tissot escreveu:

Bem para mim é também um Fringilla muito óbvio. Eu não acho que major imite sequer um Fringilla, acho que fazem um som bastante parecido mas não igual. Mas neste caso para mim é claro. Para além de que a ave chama múltiplas vezes e nem sinal de qualquer outro som.

Bom dia, PNicolau.

Permite-me discordar parcialmente da tua opinião. O “Parus major”, como aqui já foi dito, de facto pode imitar um fringilídeo, neste caso um “Fringilla coelebs”. Nem todos o fazem ou conseguimos escutar no seu canto, alarme que seja, notas ou trechos comuns a outros passeriformes, é verdade, mas, na realidade, acontece. Aliás, é facilmente comprovável na informação que dispomos sem nos deslocarmos ao campo, sequer. No entanto, no áudio apresentado pela “TC”, concordo contigo. Para mim trata-se também de um tentilhão comum e, se a memória não me atraiçoa, creio que não, também apostaria numa fêmea.
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 2482
Local : Cascais

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Out 31, 2017 6:55 am

pedro121 escreveu:Bem, voltemos ao Tringa, eu acho que encaixa melhor em flavipes, pela cor das patas(mas à fotos...), projecção das primarias, cor do dorso, e principalmente porque o bico não parece particularmente fino.

pois a minha dúvida inicial foi exactamente essa: flavipes ou stagnatilis? acho as patas mais para o esverdeado e o bico bem fino, mas isto é algo subjectivo.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Out 31, 2017 7:37 am

Gonçalo Elias escreveu:
pois a minha dúvida inicial foi exactamente essa: flavipes ou stagnatilis? acho as patas mais para o esverdeado e o bico bem fino, mas isto é algo subjectivo.

Eu vejo as patas esverdeadas ou amareladas conforme as fotos, por exemplo na ultima são bem amarelas
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Out 31, 2017 7:56 am

de acordo quanto à última
Gonçalo Elias

Mensagem por Ricardo Melo em Ter Out 31, 2017 8:22 am

Voltando ao que interessa... Twisted Evil
Relativamente ao som 3, tentilhas/lentilhas vs. chapim/plim plim  Laughing , estou de acordo com a generalidade dos participantes nesta matéria, ou seja, concordo com tentilhão-comum. Reparem que o som para além de ser ligeiramente mais grave e encorpado que o do chapim-real assemelha-se a "fink fink", enquanto o do Parus major soa a "ping ping"... Twisted Evil
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1275
Local : Porto

Mensagem por Helder Vieira em Ter Out 31, 2017 9:08 am

Era precisamente este call de Fringilla coelebs a que me referia, no tópico dos "sons que se confundem"

Helder Vieira escreveu:- Parus major / Fringilla coelebs - ambas as espécies têm um call muito idêntico e, particularmente no inverno quando os tentilhões aparecem em locais não habituais na nidificação, nem sempre consigo perceber se é um ou outro que está escondido na copa de determinada árvore. Refiro-me a algo tipo "tchiiim, tchiim-tchiim".

Não discuto que o Nicolau tenha facilidade em os distinguir, mas que são parecidos disso não restam dúvidas (e não é só uma opinião minha).
Aqui vai um exemplo:
http://www.xeno-canto.org/371424
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3202
Local : Maia

Mensagem por PNicolau em Ter Out 31, 2017 10:51 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Eu vejo as patas esverdeadas ou amareladas conforme as fotos, por exemplo na ultima são bem amarelas
Eu pessoalmente não consigo ver stagnatilis. A única coisa que me fazia confusão era o bico parecer pequeno. Mas não últimas fotos isso já não acontece. Para mim é flavipes
PNicolau

Mensagem por PNicolau em Ter Out 31, 2017 10:53 am

Helder Vieira escreveu:Era precisamente este call de Fringilla coelebs a que me referia, no tópico dos "sons que se confundem"

Helder Vieira escreveu:- Parus major / Fringilla coelebs - ambas as espécies têm um call muito idêntico e, particularmente no inverno quando os tentilhões aparecem em locais não habituais na nidificação, nem sempre consigo perceber se é um ou outro que está escondido na copa de determinada árvore. Refiro-me a algo tipo "tchiiim, tchiim-tchiim".

Não discuto que o Nicolau tenha facilidade em os distinguir, mas que são parecidos disso não restam dúvidas (e não é só uma opinião minha).
Aqui vai um exemplo:
Sim são parecidos, mas não iguais.

Não discuto que um major possa imitar coelebs, mas esse famoso chamamento é distinto nos dois, ainda que crie confusão por ser parecido.
PNicolau

Mensagem por Helder Vieira em Ter Out 31, 2017 11:23 am

PNicolau escreveu:
Helder Vieira escreveu:Era precisamente este call de Fringilla coelebs a que me referia, no tópico dos "sons que se confundem"

Aqui vai um exemplo:
Sim são parecidos, mas não iguais.

Não discuto que um major possa imitar coelebs, mas esse famoso chamamento é distinto nos dois, ainda que crie confusão por ser parecido.

Basicamente é isso. Iguais claro que não são Smile

Teresa não haverá por aí uma foto em que se veja o Tringa de costas, de asa (nem que ligeiramente) aberta?!?
Helder Vieira

Mensagem por Paulo Lemos em Ter Out 31, 2017 11:47 am

A diversidade de formas de "call tentilhão" emitido por chapim real é quase infinita... como distinguir este caso com segurança então?
Paulo Lemos

Mensagem por Teresa C em Ter Out 31, 2017 12:59 pm

Infelizmente não consegui tirar nenhuma foto quando ele levantou voo, foi no meio do bando de abibes e em contraluz... pareceu-me que as costas eram todas escuras, mas havia também 2 bique-bique no molho e posso tê-lo confundido com um deles. Não tenho termo de comparação em relação ao stagnatilis, mas posso dizer que as pernas deste eram mesmo bem amarelas ao vivo - inicialmente até pensei que devia ser um perna-vermelha magrinho com pernas descoradas!

Teresa C

Mensagem por Helder Vieira em Ter Out 31, 2017 1:29 pm

Teresa C escreveu:Infelizmente não consegui tirar nenhuma foto quando ele levantou voo, foi no meio do bando de abibes e em contraluz... pareceu-me que as costas eram todas escuras, mas havia também 2 bique-bique no molho e posso tê-lo confundido com um deles. Não tenho termo de comparação em relação ao stagnatilis, mas posso dizer que as pernas deste eram mesmo bem amarelas ao vivo - inicialmente até pensei que devia ser um perna-vermelha magrinho com pernas descoradas!

Se as costas fossem todas escuras seria flavipes.
Helder Vieira

Mensagem por pedro121 em Ter Out 31, 2017 1:29 pm

Teresa podes enviar o registo para o CPR como flavipes? E parabéns por mais esta descoberta!
pedro121

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: