Sobre as Limpezas de Matas...

Ir em baixo

Sobre as Limpezas de Matas...

Mensagem por Agostinho_MRCM em Seg Mar 19, 2018 6:36 am

Com a obrigatoriedade de limpezas de matas até 15 de Março fiquei descansado quanto à nidificação da avifauna, e fiquei com a ideia que este tinha sido um dos critérios para este prazo.

No entanto com o seu prolongamento até Maio, isto vai cair mesmo em cima da época de nidificação de muitas espécies que já despenderam a energia para construção de ninho e até comprometer ninhadas inteiras. Estamos a falar de 10 metros para cada estrada e 50 de todas as aldeias, em todo o país. Uma área considerável.

Para além que se isto não se cumprir em condições, vai ser um enorme convite à expansão de acácia.

Quais acham que vão ser as espécies mais afetadas? Lembro-me de algumas espécies mais representativas entre o interface humano e florestal:
Búteo
Chapins
Gaio
Gavião (?)
Gralhas e Corvos
Milhafre-preto
Pega-rabuda
Pisco-de-peito-ruivo
Poupa (embora menos comum na beira litoral/interior)
Tentilhão
Toutinegra-de-cabeça-preta
Toutinegra-de-barrete

Errei alguma? Será que há alguma espécie mais sensível que possa requerer monitorização/conservação?
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 157

Re: Sobre as Limpezas de Matas...

Mensagem por Paulo Lemos em Qui Mar 22, 2018 4:35 pm

É tão deprimente que nem convida a comentar.
Dava 5000 linhas...

Aumente-se essa lista e inclua-se raridades em termos de espécies e populações locais.

Ainda hoje arrasaram um pedaço quase relíquia de mata mediterrânica aqui na cidade das Caldas. Ainda bem que já tinha mudado muita da flora para outro local.
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Agostinho_MRCM em Seg Abr 16, 2018 4:49 am

Paulo Lemos escreveu:É tão deprimente que nem convida a comentar.

Ainda hoje arrasaram um pedaço quase relíquia de mata mediterrânica aqui na cidade das Caldas. Ainda bem que já tinha mudado muita da flora para outro local.

Este fim-de-semana tive oportunidade de falar com a Dra. Elizabete Marchante (invasoras.pt) que me transmitiu em opinião informal que há probabilidade de se estarem a fomentar invasões biológicas. Portanto, para além da afetação direta podemos estar a falar de afetações estruturais na composição avifaunistica. Imagino que diferentes espécies respondam de forma diferente quando na orla florestal se criem, p.ex. acaciais.
Agostinho_MRCM

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Abr 16, 2018 6:39 am

Agostinho_MRCM escreveu:há probabilidade de se estarem a fomentar invasões biológicas.

De "estarem" quem? O Estado? Empresas privadas? Cidadãos a título individual?
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20034
Local : Sotavento

Mensagem por Agostinho_MRCM em Ter Abr 17, 2018 5:12 am

Gonçalo Elias escreveu:
Agostinho_MRCM escreveu:há probabilidade de se estarem a fomentar invasões biológicas.

De "estarem" quem? O Estado? Empresas privadas? Cidadãos a título individual?

Estava-me a referir às intervenções. Imagino mais grave quando se promovem desmatações integrais na orla florestal, abrindo clareiras prontas a ser colonizadas.

Mas já que referes o assunto, também não me parece que a maioria das empresas de limpeza, particulares ou a GNR sejam muito sensíveis à presença de vegetação autóctone.
Agostinho_MRCM

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: