ID Gaivota XII

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: ID Gaivota XII

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qui Abr 12, 2018 11:06 am

Olá, Pedro.

Sim, face á informação expressa na foto, a tua pergunta/interrogação faz todo o sentido. Aliás, também eu me interroguei sobre esse pormenor antes de avançar. No entanto, muito sinceramente, e isto apesar da ou das fotos não serem um primor, também não me parece que essas penas que referes sejam novas e, consequentemente, sejam elas provenientes de uma muda parcial extemporânea. Se reparares, Pedro, e isto apesar de, algumas delas, se apresentarem com uma cor diferente, com um tom castanho mais escuro, o estado delas, sobretudo, nas suas extremidades, todas elas parecem mostrar indícios de desgaste uniforme, para além de que, o padrão visível apresentado parece-me também não encaixar em “michahellis”.

Para além disso, é minha convicção também que, esta variação de cor pode também acontecer pelas seguintes razões:

1 - Sobreposição das penas (a cauda não está completamente aberta…).

2 – Substituição forçada das penas por razões diversas (briga, ataque predatório, etc).

3 -  Muda natural e extemporânea de algumas penas.

4 – Variação cromática e natural das penas sem muda.

Pessoalmente, Pedro, estou inclinado para que, neste caso, se trate de uma variação natural das mesmas.

Exemplos:

Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 3626
Local : Cascais

Mensagem por pedro121 em Sex Abr 13, 2018 12:27 am

Gilberto Pinelas escreveu:

Como indicas e bem, a ave da foto tem uma janela, típica de caspia, no entanto é pequena, o que seria aceitavel para cachi em Setembro, ou mesmo normal, mas excepcional para uma cachi em Abril, com o desgaste a janela aumenta, por outro lado o tamanho e tipo de janela é normal para micha em Abril.
pedro121

Número de Mensagens : 11324
Local : Obidos

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Abr 13, 2018 5:04 am

Sim, Pedro, não digo que não tenhas razão neste aspeto, mas tendo em conta a informação disponível e ao que a foto nos mostra, que é pouco, confesso, parece-me inconclusivo.

“…The pale 'window' on the inner 4–5 primaries is generally less prominent in cachinnans than Herring Gull. The (ranked) order of window prominence runs from Herring to cachinnans to michahellis to Lesser Blackbacked Gull (virtually no window). In Herring Gull, the inner primaries (both inner and outer webs) are much paler brown than the outer primaries, creating an obvious panel; in michahellis, the outer webs of all the primaries are much more similar in tone and only the inner webs of the inner primaries are slightly paler, giving a much less obvious window. In cachinnans the pattern is rather variable but overall intermediate between Herring and michahellis: on many, the inner webs of the inner primaries are distinctly paler than the outer webs, while the outer webs of these feathers are almost as dark as
the outer primaries. This produces a more contrasting, 'Venetian-blind' pattern than seen on Herring Gull and michahellis. However, darker cachinnans are very similar to michahellis, with only slightly paler inner webs to the inner primaries
…”

“…Overall, the pattern on the inner primaries is useful for separating Herring Gull from michahellis. Typically, cachinnans sits somewhere between the two, but extremes overlap with darker Herring Gulls and lighter michahellis, so the pattern of the inner primaries is only a supportive feature. Assessment of the primary pattern requires good-quality flight photographs…”

Bom, esta troca salutar de opiniões já vai “longa”, e, por isso, resta-me apenas dizer duas coisas:

- Sem ter quaisquer problemas em deixar “cair” esta ave, na tua opinião, achas que vale a pena submetê-la ao CPR?

- Quero agradecer a todos que contribuíram para esta discussão, onde, obviamente, te incluo. Obrigado!
Gilberto Pinelas

Mensagem por PNicolau em Sex Abr 13, 2018 5:40 am

Gilberto, na minha opinião eu acho que te falta saber distrinçar uma ave que tem bom aspecto, de uma ave que comprovadamente (ou com elevada certeza) é x.

Neste caso, mesmo que seja uma cáspia, as fotos não o mostram conclusivamente. E dado a raridade da espécie, não podemos ter uma postura leviana.

Eu admiro a tua preserverança e acho que se continuares com esse fogo, dentro de uns anos vais ser mais experiente em gaivotas do que quase nós todos. Mas há uma diferença crassa entre "parece que é" e o "é". Quando é uma espécie comum, tipo fuscus ou micha, uma pessoa facilita. Parece que é, por isso se não for a espécie... Ela é comum no local de qualquer forma. Mas numa espécie rara, e do ponto de vista de um comité de raridades, todos os aspectos têm de ser vistos a pente fino.

Todos nós temos grandes aves que escaparam porque não conseguimos ver o suficiente, não conseguimos o "clinch". Eu tenho várias, algumas com as quais ainda penso hoje. Mas o Ramalho tem uma boa expressão para isso: se não consegues fazer o clinch, então "delete". É mesmo isso, delete, esquece, segue em frente, mais virão.
PNicolau

Número de Mensagens : 5451
Local : Lisboa

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Abr 13, 2018 7:13 am

Ok, Obrigado.
Gilberto Pinelas

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado