Big month

Ir em baixo

Big month

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Maio 13, 2018 2:29 pm

A propósito de uma conversa há dias noutro tópico resolvi ir ver os meus totais mensais dos anos anteriores.

Compilei apenas para os últimos 4 anos, mas ainda tenho de ir ver melhor os dados do passado a ver se está lá algum recorde.

Para já os resultados foram estes (a amarelo indica-se a melhor marca para esse mês) - só dados de Portugal:

Saliente-se que nunca andei especificamente com o objectivo big month em mente, porque se andasse os totais certamente seriam muito superiores, para qualquer mês.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20186
Local : Sotavento

Re: Big month

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 12, 2018 7:38 am

Depois de ter colocado a mensagem anterior resolvi começar a prestar atenção à minha lista mensal, por mera curiosidade.

Desde o início de Junho até agora vi 119 espécies, ou seja muito perto do meu anterior recorde mensal para Junho (126 espécies em Junho de 2016; pelo que vi nos meus registos mais antigos tenho também um total de 123 espécies em Junho de 2002). O mais engraçado é que mesmo este ano não fiz qualquer esforço dirigido de andar atrás desta ou daquela espécie, a única coisa que fiz de diferente relativamente a anos anteriores foi visitar sítios um pouco mais variados do que costumo habitualmente, isto é, quase sem repetir locais, e apenas aqui pelo sotavento algarvio (basicamente de Faro para leste, incluindo a serra do Caldeirão). O simples facto de se percorrer diferentes locais e habitats num lapso de tempo reduzido faz aumentar consideravelmente o número de espécies, mesmo num mês como Junho, que é talvez o mais fraco no que diz respeito à presença de migradores.

Dado que na segunda metade do mês irei visitar regiões mais a norte, um novo total mensal é praticamente certo, e não será muito difícil chegar às 150 espécies neste Junho, o que é um bom total para este mês.

Como curiosidade adicional, este mês vi seis espécies que nunca tinha visto em Junho em Portugal.
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jun 30, 2018 1:30 pm

E sem um esforço particular de andar à cata de espécies, apenas por visitar locais diferentes, terminei o mês de Junho com 144 espécies, foi só o meu melhor Junho de sempre Smile
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: