LOCAL: Caparica (Almada)

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Re: LOCAL: Caparica (Almada)

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 3:42 pm

PNicolau escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:
PNicolau escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Eu adicionei-o à lista somente para seguir coerência com o considerado atualmente pelos revisores do Ebird.
? não percebi
Citando-me: "Segundo o Ebird os antigos registos de A. scirpaceus feitos em Junho/Julho passaram a ser considerados A. baeticatus, na verdade nem percebo bem porquê, mas o que é certo é que os revisores de Setúbal (do qual tu próprio te incluis, se não estou em erro) têm todos os registos de baeticatus validados".
Para não haver discrepâncias com o que está no Ebird a nível taxonómico eu sigo o que atualmente os revisores de Setúbal consideram para fazer esta lista. Creio que é um pouco como a questão de Larus simthsonianus ou L. argentatus smithsonianus, são versões taxonómicas, eu ao incluir o baeticatus estou somente a seguir o que os revisores de Setúbal consideram.
Eu tenho a certeza que esta discussão já foi tida aqui no fórum mas vou resumir:
- os revisores do eBird não têm absolutamente nada a ver com esta decisão que foi tomada pela entidade taxonómica pela qualo eBird se rege, que passou os indivíduos ibéricos todos a baeticatus, excepto na altura da migração que os passou a scirpaceus/baeticatus. Acontece que o estudo em que se baseou essa alteração taxonómica não é conclusivo e muito menos abrangente à PI toda.

Resumindo, isto não tem nada a ver com revisores do eBird. Tem a ver com a taxonomia seguida no eBird.
Não sei onde está essa conversa, comigo seguramente ninguém a teve. O que me estás a explicar é totalmente novidade, eu pensei que os revisores podiam invalidar que registos que achassem inadequados para a base de dados e não precisavam de estar "agarrados" ao sugerido pelo Ebird.
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 3:44 pm

Miguel Berkemeier escreveu:E porque é que se haveria de pensar não era apenas invernante? É só uma questão de rigor, assumir dados sem os ter penso que vai um pouco contra o que sempre me têm explicado, que só podemos tirar conclusões depois de ter dados. Não concordo muito com a prática de assumir que uma espécie existe sem haver um único registo da mesma, assumir que existe só porque se acha provável. Neste caso não se conhecia até ao momento qualquer registo de gavião na zona fora da época em que estaria a invernar.

Miguel, acho sinceramente que devias olhar para os dados com mais atenção antes de tirar este tipo de conclusões.

Olha aqui o gráfico de barras (retirado do ebird) da presença de gavião no concelho de Almada. Tem vários registos em Abril e Maio.

Tens noção que este período corresponde à época dos ninhos, não tens? Smile
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20057
Local : Sotavento

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 3:45 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Citando-me: "Segundo o Ebird os antigos registos de A. scirpaceus feitos em Junho/Julho passaram a ser considerados A. baeticatus, na verdade nem percebo bem porquê, mas o que é certo é que os revisores de Setúbal (do qual tu próprio te incluis, se não estou em erro) têm todos os registos de baeticatus validados".
Para não haver discrepâncias com o que está no Ebird a nível taxonómico eu sigo o que atualmente os revisores de Setúbal consideram para fazer esta lista. Creio que é um pouco como a questão de Larus simthsonianus ou L. argentatus smithsonianus, são versões taxonómicas, eu ao incluir o baeticatus estou somente a seguir o que os revisores de Setúbal consideram.

O que eu acho mais surpreendente é o facto de tu adoptares esta regra acriticamente, sem ao menos tentares compreender porquê... Rolling Eyes
Sem tentar compreender exatamente o quê? Não percebi ao que te referes ahah
Bem, basicamente eu adotei a regra porque confio no trabalho dos revisores do Ebird e na qualidade dos dados que constam na base.
Miguel Berkemeier

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 3:55 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:E porque é que se haveria de pensar não era apenas invernante? É só uma questão de rigor, assumir dados sem os ter penso que vai um pouco contra o que sempre me têm explicado, que só podemos tirar conclusões depois de ter dados. Não concordo muito com a prática de assumir que uma espécie existe sem haver um único registo da mesma, assumir que existe só porque se acha provável. Neste caso não se conhecia até ao momento qualquer registo de gavião na zona fora da época em que estaria a invernar.

Miguel, acho sinceramente que devias olhar para os dados com mais atenção antes de tirar este tipo de conclusões.

Olha aqui o gráfico de barras (retirado do ebird) da presença de gavião no concelho de Almada. Tem vários registos em Abril e Maio.

Tens noção que este período corresponde à época dos ninhos, não tens?  Smile
Esta lista não engloba todo o concelho de Almada.
Insisto no que eu referi: A. nisus não tinha registos em Junho até ao momento.
Phylloscopus collybita tem registos até aos últimos dias de Abril. Tens noção que este período corresponde à época dos ninhos, não tens?  Smile

Miguel Berkemeier

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 3:56 pm

Gonçalo Elias escreveu:
O que eu acho mais surpreendente é o facto de tu adoptares esta regra acriticamente, sem ao menos tentares compreender porquê... Rolling Eyes
Sem tentar compreender exatamente o quê? Não percebi ao que te referes ahah

Pois, lá está... tu pões-te a rir, pelos vistos piada fazer troça disto tudo. Não sabes nem queres saber, aparentemente a questão da taxonomia não te interessa para nada. É pena, porque eu acho que se tens a ambição de fazer listas ou inventários mais ou menos completos (?) de espécies deve ter minimamente a noção das classificações em vigor, até porque isso é necessário para tomar certas decisões quanto à forma de sistematizar e apresentar a informação.

Por acaso até existe um tópico aqui no Forum sobre esse split (scirpaceus / baeticatus) que foi introduzido pelo ebird. Não vou ao ponto de achar que "devias" ter reparado no tópico, porque não se pode reparar em tudo e às vezes também há tópicos que me escapam.

Mas Miguel, quando te apareceu pela primeira vez esta questão do baeticatus, não te ocorreu ao menos perguntares a alguém com mais experiência (ou perguntar aqui no Forum) "que cena é esta do baeticatus, alguém me pode explicar?"

Miguel Berkemeier escreveu:Bem, basicamente eu adotei a regra porque confio no trabalho dos revisores do Ebird e na qualidade dos dados que constam na base.

Shocked
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 4:03 pm

O gráfico engloba todos os registos que estão no ebird para o concelho de Almada.

Miguel Berkemeier escreveu:Insisto no que eu referi: A. nisus não tinha registos em Junho até ao momento.
Sim, e então? Tu consideras que o período de invernada vai até ao final de Maio?
Se é esse o caso acho que tens de estudar um bocadinho mais a fenologia de nidificação das várias espécies.

Miguel Berkemeier escreveu:Phylloscopus collybita tem registos até aos últimos dias de Abril. Tens noção que este período corresponde à época dos ninhos, não tens?  Smile

Sim, tenho, e não me surpreende que haja registos em Abril, uma vez que a espécie nidifica em Portugal e pode ser observada durante todo o ano. Aliás eu próprio tenho registos de Phylloscopus collybita a cantar no distrito de Setúbal durante os meses de Maio e Junho. Portanto não percebo onde queres chegar com esse exemplo.
Gonçalo Elias

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 4:07 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Mas Miguel, quando te apareceu pela primeira vez esta questão do baeticatus, não te ocorreu ao menos perguntares a alguém com mais experiência (ou perguntar aqui no Forum) "que cena é esta do baeticatus, alguém me pode explicar?"

´
Não faço troça não ahah simplesmente estou-me a rir porque não estou chateado, mas confesso que não levo estas questões como algo de vida ou de morte! "aparentemente a questão da taxonomia não te interessa para nada." por acaso isso até não é de todo verdade, mas cada pessoa é que sabe o realmente lhe interessa, para mim não faz muito sentido julgar os outros por isso.  
Insisto no mesmo ponto: eu confio no trabalho dos revisores do Ebird bem como na qualidade da base de dados, por isso não senti necessidade de recorrer a este fórum. Inicialmente achei estranho a inserção de uma nova espécie, fui inclusive pesquisar no google informação sobre isso. Mas pensei assim, se a espécie Acrocephalus baeticatus tem uma infinidade de registos validados no Ebird já desde há imenso tempo mesmo é porque não é um erro da base de dados, é somente uma alteração.

Última edição por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 4:10 pm, editado 1 vez(es)
Miguel Berkemeier

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 4:10 pm

Gonçalo Elias escreveu:

O gráfico engloba todos os registos que estão no ebird para o concelho de Almada.

Miguel Berkemeier escreveu:Insisto no que eu referi: A. nisus não tinha registos em Junho até ao momento.
Sim, e então? Tu consideras que o período de invernada vai até ao final de Maio?
Se é esse o caso acho que tens de estudar um bocadinho mais a fenologia de nidificação das várias espécies.

Miguel Berkemeier escreveu:Phylloscopus collybita tem registos até aos últimos dias de Abril. Tens noção que este período corresponde à época dos ninhos, não tens?  Smile

Sim, tenho, e não me surpreende que haja registos em Abril, uma vez que a espécie nidifica em Portugal e pode ser observada durante todo o ano. Aliás eu próprio tenho registos de Phylloscopus collybita a cantar no distrito de Setúbal durante os meses de Maio e Junho. Portanto não percebo onde queres chegar com esse exemplo.
Podemos então assumir que P. collybita não é invernante na Costa de Caparica, é isso? E que nidifica também podemos assumir?
Miguel Berkemeier

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 4:14 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Não faço troça não ahah simplesmente estou-me a rir porque não estou chateado, mas confesso que não levo estas questões como algo de vida ou de morte!

Não se trata de ser algo de vida ou de morte. Trata-se simplesmente de que temos níveis de exigência muito diferentes relativamente à qualidade da informação que se pretende numa plataforma como o ebird Wink

Miguel Berkemeier escreveu:Insisto no mesmo ponto: eu confio no trabalho dos revisores do Ebird

Ainda bem que confias. Como há vários revisores que são membros deste forum, estou certo que eles ficarão contentes por saber que o trabalho deles não te suscita nenhum tipo de reservas Very Happy
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 4:20 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Podemos então assumir que P. collybita não é invernante na Costa de Caparica, é isso? E que nidifica também podemos assumir?

Sim. Com base na informação disponível podemos assumir que existe a possibilidade de não ser exclusivamente invernante. O facto de haver registos em Abril leva a que essa hipótese não deva ser totalmente descartada.

E claro que também podemos (e devemos) questionar se as aves alegadamente vistas em Abril foram bem identificadas. Mas essa é outra questão que deixo para os revisores  Twisted Evil
Gonçalo Elias

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 4:35 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Não faço troça não ahah simplesmente estou-me a rir porque não estou chateado, mas confesso que não levo estas questões como algo de vida ou de morte!

Não se trata de ser algo de vida ou de morte. Trata-se simplesmente de que temos níveis de exigência muito diferentes relativamente à qualidade da informação que se pretende numa plataforma como o ebird Wink

É a tua opinião, mas não percebo realmente porque escreves isso. Na verdade como não sou tu não sei ao certo qual é o teu nível de exigência para poder comparar, mas pelos comentários dá a entender que toda esta questão das aves (e claro que não me refiro apenas à qualidade da informação dos dados do Ebird, isso até me parece que para ti é algo perfeitamente secundário) para ti é claramente de vida ou de morte, mas é só a minha opinião!
Miguel Berkemeier

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 4:40 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Ainda bem que confias. Como há vários revisores que são membros deste forum, estou certo que eles ficarão contentes por saber que o trabalho deles não te suscita nenhum tipo de reservas Very Happy
Bem, estás a exagerar um bocado eheh não é que não me suscite qualquer tipo de reservas, há algumas situações em que penso que podiam fazer as coisas de outra forma, o que queria afirmar é que de uma forma geral confio bastante no seu trabalho porque são pessoas bastante informadas no assunto! E para mim é de louvar o que fazem (que é bastante trabalhoso) e a forma empenhada com que o fazem, rever inúmeros registos de uma forma voluntária. O mesmo se aplica a todos os utilizadores regulares da base, mas claro que os revisores em grande parte dos casos têm bastante mais trabalho!
Miguel Berkemeier

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 4:41 pm

Miguel Berkemeier escreveu:não sei ao certo qual é o teu nível de exigência

Concordo contigo Wink
Gonçalo Elias

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 4:44 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Podemos então assumir que P. collybita não é invernante na Costa de Caparica, é isso? E que nidifica também podemos assumir?

E claro que também podemos (e devemos) questionar se as aves alegadamente vistas em Abril foram bem identificadas. Mas essa é outra questão que deixo para os revisores  Twisted Evil
Pois, isso claro, às vezes há falhas de informação! Por acaso neste caso em concreto não te tens de precoupar porque grande parte dos registos em Abril foram feitos por mim e não houve a menor dúvida na identificação porque ouvi as aves. Eram claramente collybitas! Mas claro que observar Phylloscopus em Abril sem ouvir as suas vocalizações pode ser um bocado dúbio e o mais prudente é identificar apenas como Phylloscopus sp. ou P. ibericus/collybita Smile
Miguel Berkemeier

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 4:50 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:não sei ao certo qual é o teu nível de exigência

Concordo contigo Wink
Smile
Miguel Berkemeier

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 4:53 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Por acaso neste caso em concreto não te tens de precoupar porque grande parte dos registos em Abril foram feitos por mim e não houve a menor dúvida na identificação porque ouvi as aves.

Sim eu sei que a maioria dos registos são da tua autoria. Eu tinha consultado isso no ebird antes de escrever o post anterior Wink

Não percebo é porque é que o facto de os registos serem teus constitui algum tipo de "garantia de qualidade".

Última edição por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 4:57 pm, editado 1 vez(es)
Gonçalo Elias

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 4:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Por acaso neste caso em concreto não te tens de precoupar porque grande parte dos registos em Abril foram feitos por mim e não houve a menor dúvida na identificação porque ouvi as aves.

Sim eu sei que a maioria dos registos são da tua autoria. Eu tinha consultado isso no ebird antes de escrever o post anterior Wink
Ahh ok! Então se vires a descrição desses registos reparas que fiz uma referência ao facto de ter ouvido as aves Wink
Miguel Berkemeier

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 4:59 pm

Sim, eu sei que fizeste referência ao facto de teres ouvido (eu consultei os registos). Tal como fizeste referência ao facto de teres ouvido Charadrius morinellus.

E o facto de teres ouvido, significa o quê? Que a identificação passa automaticamente a ser 100% segura?
Gonçalo Elias

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 5:06 pm

Gonçalo Elias escreveu:
E o facto de teres ouvido, significa o quê? Que a identificação passa automaticamente a ser 100% segura?
Ahh sim, isso claro, quero dizer, para ser 100% só mesmo recorrendo a genética digo eu ahah mas isso aplica-se a todas as aves que observamos, acho!
Mas eu todos os dias observo aves, o canto de uma collybita sei identificar bastante bem (penso que todos os observadores que vivem em PT e vão regularmente para o campo o sabem fazer) e naturalmente distinguir de uma ibericus. Com cantos de collybita estou bastante familiarizado portanto sinceramente não tens mesmo de te preocupar Wink
Mas já agora, consideras que esta identificação esteja 100% segura?
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S23862451
Miguel Berkemeier

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 5:12 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Não percebo é porque é que o facto de os registos serem teus constitui algum tipo de "garantia de qualidade".
Não percebo a dúvida, constituem alguma "garantia de qualidade" tanto como se fossem da tua autoria, creio... Surprised
E constituem na medida em que é do observador que está a falar diretamente contigo, não é de terceiros, portanto sou eu próprio que te estou a afirmar que ouvi as collybitas e lembro-me perfeitamente de o ter feito. Penso que é diferente de eu estar a comentar contigo que alguém me contou que em Abril ouviu uma collybita. Já estaria a haver um intermediário e havia mais probabilidade de existir alguma falha na informação.
Miguel Berkemeier

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 5:24 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Ahh sim, isso claro, quero dizer, para ser 100% só mesmo recorrendo a genética digo eu ahah mas isso aplica-se a todas as aves que observamos, acho!

Não era a isso que me referia. Uma coisa é dizeres que tens a certeza da id. - outra coisa é conseguires explicar porquê. Nos teus comentários tu não explicas porquê, apenas referes, em diferentes listas, que tens a certeza.

Miguel Berkemeier escreveu:Mas eu todos os dias observo aves, o canto de uma collybita sei identificar bastante bem (...) e naturalmente distinguir de uma ibericus. Com cantos de collybita estou bastante familiarizado portanto sinceramente não tens mesmo de te preocupar Wink

Não conheço as tuas competências auditivas para poder dizer se saber ou não sabes. Só estive contigo uma vez no campo e foi em Agosto, que não é um bom mês para ouvir sons. Portanto sinceramente não posso comentar se és bom ou mau a reconhecer sons. Não sei.

Mas nota que nas tuas listas tu nem sequer referes que as aves estavam a cantar. Eu vejo aqueles comentários e nem sequer consigo perceber o que é que tu ouviste.

Miguel Berkemeier escreveu:(penso que todos os observadores que vivem em PT e vão regularmente para o campo o sabem fazer)

Pensas mal  Smile

Miguel Berkemeier escreveu:Mas já agora, consideras que esta identificação esteja 100% segura?

Sim, e nos comentários está explicado porquê.

Não percebo a dúvida, constituem alguma "garantia de qualidade" tanto como se fossem da tua autoria, creio... Surprised

Ao contrário do que possas pensar, eu não me tenho na conta de nenhum semideus cujos registos não podem ser questionados porque são garantidamente seguros.
Os meus registos são tão passíveis de escrutínio como os de qualquer outra pessoa e nunca disse que uma determinada ave era a espécie X apenas porque eu tinha a certeza.

Miguel Berkemeier escreveu:E constituem na medida em que é do observador que está a falar diretamente contigo, não é de terceiros, portanto sou eu próprio que te estou a afirmar que ouvi as collybitas e lembro-me perfeitamente de o ter feito. Penso que é diferente de eu estar a comentar contigo que alguém me contou que em Abril ouviu uma collybita. Já estaria a haver um intermediário e havia mais probabilidade de existir alguma falha na informação.

A questão não é o registo ser teu ou de outrem. A questão é tu saberes explicar porque é que era uma collybita. As aves não se identificam com base em "certezas" e sim com base em critérios concretos, passíveis de debate e de escrutínio.
Gonçalo Elias

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 5:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Ahh sim, isso claro, quero dizer, para ser 100% só mesmo recorrendo a genética digo eu ahah mas isso aplica-se a todas as aves que observamos, acho!

Não era a isso que me referia. Uma coisa é dizeres que tens a certeza da id. - outra coisa é conseguires explicar porquê. Nos teus comentários tu não explicas porquê, apenas referes, em diferentes listas, que tens a certeza.

Miguel Berkemeier escreveu:Mas eu todos os dias observo aves, o canto de uma collybita sei identificar bastante bem (...) e naturalmente distinguir de uma ibericus. Com cantos de collybita estou bastante familiarizado portanto sinceramente não tens mesmo de te preocupar Wink

Não conheço as tuas competências auditivas para poder dizer se saber ou não sabes. Só estive contigo uma vez no campo e foi em Agosto, que não é um bom mês para ouvir sons. Portanto sinceramente não posso comentar se és bom ou mau a reconhecer sons. Não sei.

Mas nota que nas tuas listas tu nem sequer referes que as aves estavam a cantar. Eu vejo aqueles comentários e nem sequer consigo perceber o que é que tu ouviste.

Miguel Berkemeier escreveu:(penso que todos os observadores que vivem em PT e vão regularmente para o campo o sabem fazer)

Pensas mal  Smile

Miguel Berkemeier escreveu:Mas já agora, consideras que esta identificação esteja 100% segura?

Sim, e nos comentários está explicado porquê.

Ao contrário do que possas pensar, eu não me tenho na conta de nenhum semideus cujos registos não podem ser questionados porque são garantidamente seguros.
Os meus registos são tão passíveis de escrutínio como os de qualquer outra pessoa e nunca disse que uma determinada ave era a espécie X apenas porque eu tinha a certeza.

Miguel Berkemeier escreveu:E constituem na medida em que é do observador que está a falar diretamente contigo, não é de terceiros, portanto sou eu próprio que te estou a afirmar que ouvi as collybitas e lembro-me perfeitamente de o ter feito. Penso que é diferente de eu estar a comentar contigo que alguém me contou que em Abril ouviu uma collybita. Já estaria a haver um intermediário e havia mais probabilidade de existir alguma falha na informação.

A questão não é o registo ser teu ou de outrem. A questão é tu saberes explicar porque é que era uma collybita. As aves não se identificam com base em "certezas" e sim com base em critérios concretos, passíveis de debate e de escrutínio.

Bem, eu explico nos comentários que tenho a certeza da ID precisamente porque ouvi a ave. Mas só para perceber se é isto que tu me queres transmitir: a diferença para ti está em eu ter escrito apenas "Heard" e tu teres referido "male singing"?
Miguel Berkemeier

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 5:36 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Mas só para perceber se é isto que tu me queres transmitir: a diferença para ti está em eu ter escrito apenas "Heard" e tu teres referido "male singing"?

Sim. Porque eu estou a explicar exactamente qual foi o som que ouvi: um macho a cantar.

Nas tuas listas tu não explicas que som ouviste. Apenas dizes que ouviste e que tens a certeza. Eu olho para a tua lista e não percebo o que é que tu ouviste e como é que concluiste que era uma collybita.
Gonçalo Elias

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 6:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Mas só para perceber se é isto que tu me queres transmitir: a diferença para ti está em eu ter escrito apenas "Heard" e tu teres referido "male singing"?

Sim. Porque eu estou a explicar exactamente qual foi o som que ouvi: um macho a cantar.

Nas tuas listas tu não explicas que som ouviste. Apenas dizes que ouviste e que tens a certeza. Eu olho para a tua lista e não percebo o que é que tu ouviste e como é que concluiste que era uma collybita.
Ok, já percebi o que me queres dizer! Não especifiquei por exemplo se era o canto ou chamamento. Sim, concordo que assim descreve melhor o que ouvi, por acaso neste caso em concreto eu em Abril tanto ouvi umas vezes o chamamento como o canto. Mas pronto, para a próxima já sei o que hei-de escrever!
Miguel Berkemeier

Mensagem por Miguel Berkemeier em Ter Jun 05, 2018 6:04 pm

Já agora, outro assunto:
Tinha perguntado isto ao Pedro Nicolau neste fórum mas ele não chegou a responder (não deve ter visto), vou-me citar, tenho mesmo essa dúvida e gostava de perceber, quem souber responda pff:
"Mas só uma questão, espécies como P. senegalus, M. monachus e T. acuticaudatus (este nunca foi visto por aqui) pertencem apenas à cat. E? Já foram registadas reproduções em liberdade em PT, não?"
Miguel Berkemeier

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum: