Non-breeders

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Non-breeders

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 7:26 am

Este tópico destina-se a reunir informação sobre potenciais non-breeders (aves não nidificantes). Muitas limícolas e outras aves aquáticas ficam por cá durante a época dos ninhos. Não se reproduzem e aparentemente "andam por aqui" em vez de migrarem para o norte.

O mês de Junho é talvez aquele em que se pode observar maior número de aves aquáticas não nidificantes (em Maio ainda há uma forte passagem para cima de Calidris canutus, Calidris ferruginea, Calidris alba e outras espécies que nidificam na tundra, e a partir do início de Julho já há muita bicharada a passar para baixo). Claro que mesmo sendo em Junho é muito difícil saber se são non-breeders ou se são aves em migração fora de época, mas ainda assim é interessante ter uma noção do que anda por cá durante este mês.

Saliento que este padrão de ocorrência de aves aquáticas não nidificantes durante este período está documentado em vários países europeus, portanto não se trata de nenhuma descoberta nova. O objectivo do tópico é apenas o de reunir alguma informação dispersa.

Algumas observações minhas desta semana:

Charadrius hiaticula
5-Jun, 2 inds., Castro Marim

Calidris ferruginea
5-Jun, 2 inds., salinas de Castro Marim

Calidris alpina
4-Jun, 2 inds., Venta Moinhos (Castro Marim)
5-Jun, 24 inds., salinas de Castro Marim

Calidris alba
2-Jun, 6 inds., Altura (Castro Marim)
4-Jun, 8 inds., Venta-Moinhos (Castro Marim)
5-Jun, 1 ind., salinas de Castro Marim

Limosa limosa
4-Jun, 5 inds., Venta Moinhos (Castro Marim)

Larus melanocephalus
4-Jun, 1 ind., Altura (Castro Marim)

Larus fuscus
5-Jun, 10 inds., Monte Gordo (VRSA)
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20058
Local : Sotavento

Re: Non-breeders

Mensagem por pedro121 em Ter Jun 05, 2018 7:44 am

É importante perceber que algumas espécies não se reproduzem no 2cy, nem n0 3cy, por isso os imaturos ficam por cá, ou nalguns casos, como os Morrus eles sobem nesta altura para cima e andam por aí e depois voltam a descer.

Portanto falar de Non-breeders só faz sentido para aves aparentemente adultas que não foram reproduzir-se, já que os imaturos por definição são todos Non-breeders. Smile

Neste grupo o de mais fácil analise são os calidris, por causa da plumagem nupcial, temos uma maneira fácil de ver que estão em condições de reprodução e que se estão ainda cá podemos ter vários cenários.

Mas é importante esclarecer que há aves até mesmo em fins de maio ou mesmo inicio de Junho que não mudaram a pena para nupcial, essas aves não vão se reproduzir este ano seja por não terem idade para isso, seja porque não estão em condições de o fazer.

pedro121

Número de Mensagens : 11565
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 7:50 am

pedro121 escreveu:É importante perceber que algumas espécies não se reproduzem no 2cy, nem n0 3cy, por isso os imaturos ficam por cá, ou nalguns casos, como os Morrus eles sobem nesta altura para cima e andam por aí e depois voltam a descer.

Portanto falar de  Non-breeders só faz sentido para aves aparentemente adultas que não foram reproduzir-se, já que os imaturos por definição são todos Non-breeders. Smile

Verdade, mas nota que em muitas espécies até os imaturos se vão embora. Aliás, na maioria das limícolas que aparecem por cá no Inverno tens uma enorme % de imaturos, e esses vão todos embora agora. Bem, quase todos.

pedro121 escreveu:Neste grupo o de mais fácil analise são os calidris, por causa da plumagem nupcial, temos uma maneira fácil de ver que estão em condições de reprodução e que se estão ainda cá podemos ter vários cenários.

Hoje vi 24 C. alpina e estavam todos em traje de núpcias com a barriga preta. Presumivelmente adultos.
Gonçalo Elias

Mensagem por Daniel Raposo em Ter Jun 05, 2018 7:53 am

No domingo passado eu e o Mário Estevens observámos uma série de C. alpina no estuário do Sado (Mourisca). Apesar de eu ter ficado com a ideia de que seriam mais (havia pelo menos 2 grupos e estavam algo móveis), registámos uma contagem mínima de 22 aves. Não posso garantir que eram todas, mas certamente a maioria apresentava plumagem nupcial.
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 158
Local : Seixal/Cercal do Alentejo

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 7:56 am

Não tenho aqui bibliografia para confirmar mas logo que possível verificarei qual é a idade em que as várias espécies de limícolas atingem a maturidade.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Jun 05, 2018 8:21 am

Gonçalo Elias escreveu:
Verdade, mas nota que em muitas espécies até os imaturos se vão embora. Aliás, na maioria das limícolas que aparecem por cá no Inverno tens uma enorme % de imaturos, e esses vão todos embora agora. Bem, quase todos.

sim, mas podem ser aves que se vão reproduzir, ou seja nos calidris uma grande percentagem dos 2cy vão criar.

Eu este domingo vi um bique-bique na lagoa do Patos, será uma ave que não foi? ou uma ave que já está a voltar? eu diria que é uma ave a voltar.
pedro121

Mensagem por Daniel Raposo em Ter Jun 05, 2018 8:28 am

Já agora, teorias sobre a Tichodroma vista pelo Ricardo Guerreiro dia 28 em Milfontes?
Daniel Raposo

Mensagem por pedro121 em Ter Jun 05, 2018 8:36 am

Daniel Raposo escreveu:Já agora, teorias sobre a Tichodroma vista pelo Ricardo Guerreiro dia 28 em Milfontes?

A espécie cria muito tarde, fins de Maio, inicio de Junho, e nunca abaixo dos 500 metros acima do nivel do mar, a ave de 28 ou não vai criar ou está agora a ir.
pedro121

Mensagem por Daniel Raposo em Ter Jun 05, 2018 8:54 am

pedro121 escreveu:A espécie cria muito tarde, fins de Maio, inicio de Junho, e nunca abaixo dos 500 metros acima do nivel do mar, a ave de 28 ou não vai criar ou está agora a ir.

Obrigado pela info.
Assumindo que o bicho é o mesmo que foi visto no Sardão e considerando que é um macho (aparentemente adulto), presumo que seja então de supor que estará de abalada.
Daniel Raposo

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 9:40 am

pedro121 escreveu:sim, mas podem ser aves que se vão reproduzir, ou seja nos calidris uma grande percentagem dos 2cy vão criar.

Sim, mas nesse caso o que estão a fazer por cá nesta altura? Quer dizer, na melhor das hipóteses chegariam aos territórios de nidificação na segunda metade de Junho.

Eu já em anos anteriores observei limícolas neste mês. Não tanto em anos recentes, onde tenho andado mais por outras zonas do país durante o mês de Junho, mas na década de 1990 ia muito ao Tejo e tenho várias observações de limícolas, vou ver se pesco isso no ebird.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Jun 05, 2018 11:52 am

Gonçalo Elias escreveu:
Sim, mas nesse caso o que estão a fazer por cá nesta altura? Quer dizer, na melhor das hipóteses chegariam aos territórios de nidificação na segunda metade de Junho.

Eu já em anos anteriores observei limícolas neste mês. Não tanto em anos recentes, onde tenho andado mais por outras zonas do país durante o mês de Junho, mas na década de 1990 ia muito ao Tejo e tenho várias observações de limícolas, vou ver se pesco isso no ebird.

As aves que vão criar no alto artico podem querer chegar só no fim de maio, mas a explicação mais provável é serem aves que mudaram e começaram viagem, mas depois desistiram por questões de fitness

Mas há todo o tipo de situações certamente, aves a retornar por terem falhado a postura, aves das populações mais a sul obviamente

Aves que por causa do mau tempo desistiram?

Eu na semana passada tinha seixoeiras e tarambolas em plumagem de inverno na lagoa, as seixoeiras estavam integradas num bando de adultos em nupcial, as tarambolas, bem pelo menos 2 são bastante distintivas e já estão na lagoa desde Abril

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 12:13 pm

Em 23-Jun-2015 vi uma concentração algo surpreendente de 70 Limosa limosa nos arrozais de Lagoa.

Seria já migração de retorno? Se for o caso, provavelmente nidificantes falhados. Ou então aves que andaram sempre por ali.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Jun 05, 2018 1:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Seria já migração de retorno? Se for o caso, provavelmente nidificantes falhados. Ou então aves que andaram sempre por ali.

Talvez, mas as crias de algumas populações nascem em Maio não? logo em junho já pode haver reprodutores de retorno, repara que em varias espécies de limicolas um dos progenitores tem muito mais tempo investido com as crias que o outro, por isso pode haver aves já a retornar em Junho, maçaricos-reais por exemplo
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 1:13 pm

Talvez, mas tenho ideia que no caso dos Limosas há muitos que ficam por cá, tenho de perguntar ao Nuno Vieira ou ao Pedro Lourenço ou ao Zé Alves, que têm feito muitos estudos desta espécie.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Jun 05, 2018 1:58 pm

Gonçalo Elias escreveu:Talvez, mas tenho ideia que no caso dos Limosas há muitos que ficam por cá, tenho de perguntar ao Nuno Vieira ou ao Pedro Lourenço ou ao Zé Alves, que têm feito muitos estudos desta espécie.

Perfeitamente possível, as limicolas maiores podem só criar ao 3cy, os maçaricos-reais e os ostraceiros por exemplo
pedro121

Mensagem por Samuel Patinha em Ter Jun 05, 2018 3:58 pm

em Salreu anda um bando jeitoso de L. limosa (100+)

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 75
Local : Aveiro

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 05, 2018 4:08 pm

Eu lembro-me que há uns anos valentes (1990 talvez) no Tejo era frequente ver bandos até 300 durante o verão. Mas não tenho datas nem números concretos. Nesse mesmo ano no início de Julho vi 150 no Sado.
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 06, 2018 9:41 am

Entretanto lembrei-me que há umas contagens mensais de aves aquáticas nos estuários dos rios Tejo, Sado e Guadiana, vou ver se as encontro e coloco aqui.
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 06, 2018 4:12 pm

Hoje dia 6 de Junho mais umas observações de presumíveis non-breeders nas salinas do Cerro do Bufo:

197 Limosa limosa
3 Calidris ferruginea
2 Calidris alba
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jun 09, 2018 11:34 am

Mais algumas observações de limícolas aqui pelo sotavento:

Calidris ferruginea
7-Jun, 1 ind., Forte do Rato (Tavira)
9-Jun, 7 inds., Cerro do Bufo (Castro Marim)

Calidris alba
7-Jun, 3 inds., Forte do Rato (Tavira)
9-Jun, 4 inds., Cerro do Bufo (Castro Marim)

Calidris alpina
7-Jun, 8 inds., Forte do Rato (Tavira)
9-Jun, 14 inds., Cerro do Bufo (Castro Marim)

Limosa limosa
9-Jun, 325 inds., Cerro do Bufo (Castro Marim)

Arenaria interpres
7-Jun, 2 inds., Forte do Rato (Tavira)
9-Jun, 1 ind., Cerro do Bufo (Castro Marim)
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Jun 12, 2018 9:35 am

Hoje vi na papoa 4 calidris alpinas já na migração de retorno.

Já tinham visto este registo?
https://ebird.org/view/checklist/S46323877
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 12, 2018 11:58 am

Como sabes que é retorno? Quer dizer, podem ter ficado por cá, não?
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau em Ter Jun 12, 2018 12:52 pm

pedro121 escreveu:Hoje vi na papoa 4 calidris alpinas já na migração de retorno.

Já tinham visto este registo?
https://ebird.org/view/checklist/S46323877
Sim é interessante. O que andará uma ave em plumagem nupcial a fazer no Algarve em Junho
PNicolau

Número de Mensagens : 5595
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 12, 2018 3:11 pm

Hoje dia 12, dois Calidris alba na praia de Altura. Curiosamente a espécie está sinalizada como raridade para esta data, embora me pareça que continuam a poder ser vistos em vários locais da região.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qua Jun 13, 2018 1:56 am

Gonçalo Elias escreveu:Como sabes que é retorno? Quer dizer, podem ter ficado por cá, não?

Podem, mas estavam no mar em viagem para sul, o ponto de origem nunca saberemos, não são aves locais no entanto, mas podem estar a voltar para sul de algum ponto mais a norte, ria de Aveiro por exemplo.
pedro121

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: