LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Página 12 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... , 11, 12, 13  Seguinte

Ir em baixo

Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Paulfer em Sab Maio 30, 2015 3:24 am

Tem em atenção as gaivinas Smile
Paulfer

Número de Mensagens : 940
Local : Mealhada

Mensagem por LuisMM em Sab Maio 30, 2015 7:26 am

Paulfer escreveu:Tem em atenção as gaivinas Smile

Porque?
LuisMM

Número de Mensagens : 652

Mensagem por Paulfer em Sab Maio 30, 2015 8:11 am

Porque pode passar algo mais que hirundo
Paulfer

Número de Mensagens : 940
Local : Mealhada

Mensagem por pedro121 em Sab Maio 30, 2015 8:16 am

Paulfer escreveu:Porque pode passar algo mais que hirundo

e passou, sandvicensis. Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121

Número de Mensagens : 11537
Local : Obidos

Mensagem por LuisMM em Sab Maio 30, 2015 9:26 am

Só coloquei as que consegui fotografar (e identificar), não me admirava nada que no tempo em que estive lá tivessem passado outras aves diferentes, até porque estava sempre a passar passarada ao longo da costa...

E ainda para mais foi a 1ª vez que me pus a olhar para marítimas...
LuisMM

Mensagem por Ricardo Melo em Qua Jun 17, 2015 4:31 am

Observado um Milhafre-preto Milvus migrans ontem e anteontem.
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1311
Local : Porto

Mensagem por LuisMM em Seg Jun 22, 2015 2:06 pm

Hoje na RNLED:
- L. michahellis;
- L. fuscus;
- L. melanocephalus;
- L. ridibundus: 3 juvenis e alguns adultos.
LuisMM

Mensagem por LuisMM em Dom Ago 09, 2015 4:36 pm

09/08/2015: 3 Calidris alpina
LuisMM

Mensagem por LuisMM em Sab Ago 29, 2015 2:29 pm

29-08-2015: 29 Íbis-preta em voo de Sul para Norte

Íbis-preta (Plegadis falcinellus)
LuisMM

Mensagem por LuisMM em Sab Set 26, 2015 8:19 am

Hoje de manhã, 2 Larus argentatus na Praia do Cabedelo:

LuisMM

Mensagem por nsilva85 em Qua Dez 30, 2015 7:14 am

Boa tarde a todos,

Como amador, tenho feito algumas observações no estuário do douro, mas tenho tido alguma dificuldade em diversificar as espécies encontradas. Sempre la vou encontro quase sempre as mesmas espécies [Gaivota-de-cabeça-preta, Pilrito-das-praias, Gaivina-comum, Corvo-marinho, Garça-real..] não varia muito disto.. certamente alguma coisa não estou a fazer correto..

Qual a melhor hora para observação?

Preia-mar ou Baixa-mar ? (certamente terá interferência trazendo as aves mais para a costa ou afastando para o interior)

Vocês usam os ‘’spots’’ que se encontram no local ou tem outro local da vossa preferência?

Obrigado

A todos um bom ano 2016.

nsilva85

Número de Mensagens : 51

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Dez 30, 2015 7:25 am

nsilva,

Podes não estar a fazer nada mal, o que não quer dizer que não haja margem para evolução.

É normal, em qualquer lado, que as espécies mais frequentes sejam "sempre as mesmas". Depois há outras que são menos frequentes e aparecem em números reduzidos ou só ocasionalmente. Na maioria das saídas que faço a qualquer lado, 98 ou 99% das aves vistas pertencem a espécies comuns e só 1 ou 2% são aves menos comuns. É preciso ter alguma paciência para encontrar estas espécies menos comuns no mar de gaivotas, corvos-marinhos e pilritos.

Em termos de horário, e embora eu não conheça muito bem o local, eu diria que a melhor hora seria durante a enchente. Aí umas duas horas após a maré-baixa, porque a essa hora a maré começa a empurrar as aves para cima e elas vão-se movimentando mais.

Por outro lado, nota que a diversidade vai mudando ao longo do ano, especialmente durante as épocas de migração (Primavera e Outono).

Por fim uma sugestão: há outros membros do Forum que frequentam o local, poderá ser útil estabeleceres contacto com outras pessoas que tenham mais experiência e que te poderão ajudar a detectares algumas espécies que te estejam a escapar.

Espero ter ajudado.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20025
Local : Sotavento

Mensagem por pedro121 em Qua Dez 30, 2015 7:55 am

nsilva85 escreveu:
Como amador, tenho feito algumas observações no estuário do douro, mas tenho tido alguma dificuldade em diversificar as espécies encontradas. Sempre la vou encontro quase sempre as mesmas espécies [Gaivota-de-cabeça-preta, Pilrito-das-praias, Gaivina-comum, Corvo-marinho, Garça-real..] não varia muito disto.. certamente alguma coisa não estou a fazer correto..
.

Bom, o estuário do douro não tem uma grande diversidade, e nesta altura do ano menos ainda, mas mesmo assim é possível ver algumas diferentes.

A primeira coisa a fazer é tentar entrar em contacto com os observadores/fotógrafos locais, são sempre a melhor fonte de informação.

Existe um grupo no facebook para o estuário do Douro que pode ser uma mais valia.

Depois há o uso do eBird, dependendo da zona pode ser uma excelente ferramenta para perceber o que está a ser observado.

Algumas espécies que frequentam o estuário são muito localizadas, pisco-de-peito-azul, frango-de-agua, gaivota-de-bico-riscado etc são tudo espécies que só aparecem em zonas muito limitadas e é preciso informação para dar com elas.

Em termos de tempo é simples, maré a encher é sempre bom, inicio da vazante também, mau tempo funciona bem para gaivotas e marinhas, bom tempo pode ser pouco productivo por haver mais pessoas a passear.

Ter binóculos ajuda, mas para observação em estuário um telescópico é que faz a diferença, permitindo ver mais espécies.

pedro121

Mensagem por LuisMM em Qua Dez 30, 2015 2:10 pm

nsilva85 escreveu:
Qual a melhor hora para observação?

Preia-mar ou Baixa-mar ? (certamente terá interferência trazendo as aves mais para a costa ou afastando para o interior).

Para mim as melhores alturas são :
- tal como já foi dito, quando a maré já encheu prai 2 horas (quando a maré está completamente vazia a maior parte das aves estão muito longe e não é muito fácil ver alguma coisa de jeito nem com telescópio nem máquina fotográfica com grande zoom);
- até meio da vazante quando as aves ainda estão perto da margem;
- em qualquer altura da maré tens sempre os guinchos, maçaricos das rochas e guarda-rios junto à margem;

Nos últimos tempos tem andado por lá os maçaricos-reais, garajaus e já por la andaram 3 flamingos;

De vez em quando aparecem aves engraçadas, como ibis, papa-ratos, ostraceiros, mas aí é mesmo 1 questão de sorte;

Dentro da vedação da reserva costumam andar o pisco de peito azul, a petinha de richard e a narceja, por vezes consegue-se vê-los a partir do campo de futebol.

As Larus delawarensis costumam andar entre a reserva e o porto da Afurada, mas este ano ainda não vi nenhuma...

Na praia do Cabedelo, junto à vedação da reserva, costumam andar muitos passeriformes e por vezes os peneireiros e os buteos;
Nesta praia, mas junto ao molhe costumam aparecer as Larus argentatus e na época da nidificação os Borrelhos-de-coleira-interrompida, principalmente quando não estão muitos pescadores, nem pessoal a passear os cães...

Perto da reserva, junto ao parque de estacionamento da Praia de Lavadores, por vezes consegue-se ver algumas marítimas. Esta semana os alcatrazes estavam a passar bem junto à costa.
LuisMM

Mensagem por lrodrigues em Qua Dez 30, 2015 3:07 pm

Já agora, só a acrescentar que uma das melhores horas é com a maré a baixar, logo de manhã, porque as aves passaram a noite sem comer e vêm alimentar-se na baía. Já para a pesqueira, quando aparece, a melhor hora é a meio da manhã desde que a maré não esteja vazia.

O grupo que temos no Facebook sobre a Reserva é o https://www.facebook.com/groups/rnledouro/

Aparece por lá.
lrodrigues

Número de Mensagens : 623

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Dez 30, 2015 4:21 pm

lrodrigues escreveu:logo de manhã, porque as aves passaram a noite sem comer

Isto não é 100% verdade, as limícolas são muito activas durante a noite, pelo menos nas épocas de migração.
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qua Dez 30, 2015 4:28 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Isto não é 100% verdade, as limícolas são muito activas durante a noite, pelo menos nas épocas de migração.

Sim, os Scolopacidae sim alimentam-se de noite se a maré estiver baixa, mas e os borrelhos e as tarambolas? eles detectam as presas pela visão e não pelo tacto por isso devem ser menos activas de noite, não?
pedro121

Mensagem por PNicolau em Qua Dez 30, 2015 4:30 pm

Não é raro ouvir-se tarambolas e borrelhos de noite em zonas apropriadas, por isso não sei.
PNicolau

Número de Mensagens : 5576
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Dez 30, 2015 4:35 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Sim, os Scolopacidae sim alimentam-se de noite se a maré estiver baixa, mas e os borrelhos e as tarambolas? eles detectam as presas pela visão e não pelo tacto por isso devem ser menos activas de noite, não?

É possível que tenhas razão, mas não sei responder a isso...
Gonçalo Elias

Mensagem por lrodrigues em Qua Dez 30, 2015 5:27 pm

Gonçalo Elias escreveu:
lrodrigues escreveu:logo de manhã, porque as aves passaram a noite sem comer

Sim Gonçalo, mas se a maré estiver cheia não se conseguem alimentar naquele local. Eu referia-me aos dias em que a maré começa a vazer de manhã. Por exemplo, esta noite vai começar a encher perto das 2h-3h e vai estar cheia pelas 8h. A partir das 9h30/10h é uma boa altura para elas se alimentarem na baía. Pelo menos já planei ir amanhã para lá por isso. Smile
lrodrigues

Número de Mensagens : 623

Mensagem por Ricardo Melo em Qua Dez 30, 2015 6:02 pm

LuisMM escreveu:As Larus delawarensis costumam andar entre a reserva e o porto da Afurada, mas este ano ainda não vi nenhuma...
Eu e o Helder Vieira observamos uma gaivota-de-bico-riscado em frente ao paredão, no dia 15 de Novembro, pelas 12-45h.

Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1311

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 31, 2015 4:37 am

Uma dúvida de âmbito geográfico: qual é a diferença entre Cabedelo, Canidelo e Afurada?

Pelo que vi no Google maps, Canidelo é a freguesia que abrange a maior parte da reserva até à foz, São Pedro da Afurada é a freguesia mais a montante que fica junto à Ponte da Arrábida e Cabedelo refere-se à restinga do lado sul. Isto está correcto?
Gonçalo Elias

Mensagem por LuisMM em Qui Dez 31, 2015 6:58 am

Gonçalo Elias escreveu:Uma dúvida de âmbito geográfico: qual é a diferença entre Cabedelo, Canidelo e Afurada?

Pelo que vi no Google maps, Canidelo é a freguesia que abrange a maior parte da reserva até à foz, São Pedro da Afurada é a freguesia mais a montante que fica junto à Ponte da Arrábida e Cabedelo refere-se à restinga do lado sul. Isto está correcto?

Gonçalo,

Quando falo no Cabedelo (ou praia do Cabedelo) refiro sempre à praia que fica a oeste da Reserva (no Google Maps dá para ver a vedação de madeira que separa a RNLED da praia) e onde existe o molhe sul da foz do Rio Douro. Só não tenho a certeza absoluta se a designação "Cabedelo" abrange mais algum local para além da praia e molhe.

São Pedro da Afurada fica a montante da marina e apanha também a Ponte da Arrábida.

A RNLED fica integralmente na freguesia de Canidelo e vai quase até à Marina que apesar de eu a conhecer como sendo da Afurada ("Marina da Afurada") ainda pertence à freguesia de Canidelo (a julgar pela placa que existe entre a marina e o porto da Afurada a delimitar ambas as freguesias).

LuisMM

Mensagem por LuisMM em Qui Dez 31, 2015 7:00 am

Ricardo Melo escreveu:
LuisMM escreveu:As Larus delawarensis costumam andar entre a reserva e o porto da Afurada, mas este ano ainda não vi nenhuma...
Eu e o Helder Vieira observamos uma gaivota-de-bico-riscado em frente ao paredão, no dia 15 de Novembro, pelas 12-45h.

Bolas, este Outono/ Inverno essa tem me escapado, no ano passado era certinho ver pelo menos 1 ave entre a zona mais a montante da RNLED e o porto da Afurada...
LuisMM

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Dez 31, 2015 7:43 am

LuisMM escreveu:
Gonçalo,

Quando falo no Cabedelo (ou praia do Cabedelo) refiro sempre à praia que fica a oeste da Reserva (no Google Maps dá para ver a vedação de madeira que separa a RNLED da praia) e onde existe o molhe sul da foz do Rio Douro. Só não tenho a certeza absoluta se a designação "Cabedelo" abrange mais algum local para além da praia e molhe.

São Pedro da Afurada fica a montante da marina e apanha também a Ponte da Arrábida.

A RNLED fica integralmente na freguesia de Canidelo e vai quase até à Marina que apesar de eu a conhecer como sendo da Afurada ("Marina da Afurada") ainda pertence à freguesia de Canidelo (a julgar pela placa que existe entre a marina e o porto da Afurada a delimitar ambas as freguesias).

Obrigado pelo esclarecimento.
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 12 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... , 11, 12, 13  Seguinte

Permissão deste fórum: