Aves pós-acidente de Chernobyl têm o cérebro 5% mais pequeno

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aves pós-acidente de Chernobyl têm o cérebro 5% mais pequeno

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Fev 06, 2011 4:47 pm

Aves pós-acidente de Chernobyl têm o cérebro 5% mais pequeno
Data: 6 de Fevereiro de 2011
Fonte: jn.pt

As aves que vivem junto ao local onde ocorreu o acidente nuclear em Chernobyl têm os cérebros 5% mais pequenos, um efeito directamente relacionado com as irradiações então emitidas. Os investigadores chegaram a esta conclusão depois de terem estudado 550 pássaros de 48 diferentes espécies que vivem na região, segundo um estudo publicado no jornal PloS One, citado pela BBC.
O tamanho do cérebro é significativamente mais pequeno nos juvenis do que nas aves mais velhas. Os cientistas julgam que cérebros mais pequenos estão relacionados com menos capacidades cognitivas. O estudo foi realizado por investigadores noruegueses, franceses e americanos, liderados por Timothy Mousseau, da Universidade da Carolina do Sul, e Anders Moller, da Universidade de Paris-Sud. Em Abril de 1986, o reactor número 4 da Central Nuclear de Chernobyl explodiu. Após o acidente, foram registados vestígios de radioactividade em praticamente todos os países do hemisfério norte. Desde então, o local do acidente tem estado vedado aos seres humanos. Contudo, cientistas têm vindo a ser autorizados a entrar na zona para estudar o impacto da radiação no ecossistema. Aves sujeitas a situação de stress são capazes de alterar o tamanho de alguns dos seus órgãos, de forma a conseguirem sobreviver em situações difíceis. Por exemplos, aves que viajaram longas distâncias encolhem os seus órgãos para conseguirem mais energia. Mas o cérebro é sempre o último a ser sacrificado, dizem os cientistas. O que significa que a radiação poderá ter efeitos ainda mais pronunciados noutros órgãos.

http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2011/02/06/aves-p-243-s-acidente-de-chernobyl-t-234-m-o-c-233-rebro-5-mais-pequeno.aspx
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18155
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum