Pardal de Java

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pardal de Java

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Mar 21, 2011 4:23 pm

Há pouco ao folhear o HBW reparei que o Pardal de Java Padda oryzivora se encontra ameaçado com o estatuto de Vulnerável (a espécie ocorre naturalmente na Indonésia).

Eu tinha a ideia de que esta espécie seria muito comum nas zonas de origem, sendo esta minha impressão causada talvez pelo facto de já ter visto, em Portugal, vários indivíduos em cativeiro (não me lembro bem onde). Pelos vistos a espécie agora está ameaçada e segundo o HBW um dos factores que mais tem contribuído para isso é precisamente a captura para comercialização como ave de gaiola.

Alguém sabe qual a situação da espécie em Portugal? É frequente em cativeiro? Sei que há registos de observação em liberdade no nosso país, mas não sei ao certo quantos e creio que não há registos de nidificação.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18767
Local : Sotavento

Re: Pardal de Java

Mensagem por Paulo Alves em Ter Mar 22, 2011 4:22 pm

Olá Gonçalo,

visitei há uns tempos um encontro de criadores de aves de gaiola (Nacional de Ornitologia) no Entroncamento.
Lembro-me de lá ver Pardais-de-Java. E encontro-os com frequência em lojas de animais e gaiolas de particulares.
Paulo Alves

Número de Mensagens : 1730
Local : Mouriscas - Abrantes

http://riscosapenas.wordpress.com/

Mensagem por pedro121 em Ter Mar 22, 2011 4:34 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Alguém sabe qual a situação da espécie em Portugal? É frequente em cativeiro? Sei que há registos de observação em liberdade no nosso país, mas não sei ao certo quantos e creio que não há registos de nidificação.

Boas

Ele é relativamente frequente em cativeiro, é normalmente uma ave de iniciação, já que é fácil de manter mas devido ao escasso nº de mutações não é muito popular, duvido que tenham sido importados para a Europa números significativos destas aves, como outras espécies "domesticadas" é contraprocedente recorrer a espécimes selvagens, é mais provável que as aves estejam a ser capturadas para o mercado asiático, por outro lado esta especie é considerada uma praga agrícola e portanto é vulnerável a perseguições.
pedro121

Número de Mensagens : 10503
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Mar 22, 2011 4:36 pm

Pedro, mas como é que uma ave que está ameaçada e que regrediu imenso pode ser considerada praga agrícola?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Ter Mar 22, 2011 4:58 pm

Gonçalo Elias escreveu:Pedro, mas como é que uma ave que está ameaçada e que regrediu imenso pode ser considerada praga agrícola?

O Lobo não é considerado uma ameaça para os rebanhos? e quantos lobos há em Portugal? Wink
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Mar 22, 2011 5:11 pm

Bem, a questão do Lobo tem de ser analisada tendo em conta o seguinte: o Lobo tem mais fama (má) que proveito, sendo essa má fama oriunda de histórias do tipo "Lobo Mau" que contam às criancinhas.

Voltando ao Pardal de Java, no HBW diz que no passado era considerado uma praga, mas que hoje é escasso e que se não houver medidas de protecção, a população da espécie poderá continuar a diminuir.
Gonçalo Elias

Mensagem por Simon Wates em Ter Mar 22, 2011 5:29 pm

Suspeito que a comparação com Lobos e Pardal de Java é mais válida de que parece a primeira vista: Os agricultores em Indonésia devem ainda reconhecer esta ave como inimigo e provavelmente contam os seus filhos como tal.
Simon Wates

Número de Mensagens : 746
Local : Lagos

Mensagem por pedro121 em Ter Mar 22, 2011 6:06 pm

A comparação era mais no sentido de que os animais que nos consideramos "pragas" tem uma certa tendência a correrem risco de vida, e a praga de hoje pode ser a espécie ameaçada de amanha, mas na cultura popular continua subjacente (gafanhotos por exemplo). Em tempos os pardais de Java foram um problema para os agricultores, agora...

Columba trocaz na Madeira e Priolo nps Açores, e claro o destino do Ectopistes migratorius serve sempre como exemplo de como uma espécie pode passar de super abundante a extinta com uma "pequena ajuda" do ser humano.
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Mar 22, 2011 6:25 pm

pedro121 escreveu:Columba trocaz na Madeira e Priolo nps Açores, e claro o destino do Ectopistes migratorius serve sempre como exemplo de como uma espécie pode passar de super abundante a extinta com uma "pequena ajuda" do ser humano.

Bem, no caso do Columba trocaz e do priolo, não sei se alguma vez tiveram o estatuto de abundantes (embora pudessem ser mais numerosos que actualmente).

O caso do Ectopistes migratorius é um bom exemplo de uma regressão rápida mas que eu saiba não teve o estatuto de praga.
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: