LOCAL: Aveiro

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Dom Dez 30, 2007 11:49 am

Caros,

Tive a oportunidade de fazer umas curtas visitas às salinas e esteiros junto à cidade de Aveiro nos dias 28, 29 e 30 de Dezembro e fiz as seguintes observacoes:

Dia 28
SALINAS DAS PIRÂMIDES
apenas 5 flamingos e 3 perna-longa (para além das habituais limicolas, garcas e gaivotas); a maioria dos primeiros poderia estar no interior da ria aquando a visita; os segundos parecem invernar no local pelo terceiro ou quarto ano consecutivo e devem estar presentes números mais elevados

Dia 29
LAGOA DO PARAISO
Pandion haliaetus - 1 ave (tb foi obs. no dia 30)
Platalea leocorodia - 9 aves (primeira vez que vejo esta espécie neste local)
Limosa limosa e Recurvirostra avosetta (números baixos, c.200 de cada espécie, mas aves muito dispersas para fazer uma estimativa adequada; uma das avosetas estava anilhada com anilhas coloridas)
Havia ainda bons números de Calidris, Charadrius, Pluvialis, Ardea cinerea (c.40), e ainda Anthus spinoletta e Luscinia svecica.

No dia 29 no BARREIRO DA LÉGUA, em Ílhavo, apenas se encontravam patos-reais (c.80), um casal de Anas strepera e ainda c.20 Fulica atra. Este local tinha habitualmente muitas Aythya fulligula e algumas A. ferina (máximo de c.250), que têm diminuido ao longo dos anos (com o aumento da degradacao do local), e este é o primeiro ano em que nao observo estes patos neste local em Dezembro. (É possível que tenham ido para a pateira de Sao Jacinto!).

Bom ano
Júlio
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Dez 30, 2007 3:12 pm

Júlio Neto escreveu:No dia 29 no BARREIRO DA LÉGUA, em Ílhavo, apenas se encontravam patos-reais (c.80), um casal de Anas strepera e ainda c.20 Fulica atra. Este local tinha habitualmente muitas Aythya fulligula e algumas A. ferina (máximo de c.250), que têm diminuido ao longo dos anos (com o aumento da degradacao do local), e este é o primeiro ano em que nao observo estes patos neste local em Dezembro. (É possível que tenham ido para a pateira de Sao Jacinto!).

Olá Júlio,

A ideia que tenho é que as populações invernantes de patos-mergulhadores do género Aythya têm vindo a diminuir em todo o país desde há quase 20 anos. Lembro-me que em 1991-92-93 observava ambas as espécies regularmente em barragens e açudes do Alentejo e também no estuário do Sado e actualmente nenhum destes patos ocorre nestas regiões com regularidade. Também no Paul do Boquilobo havia muitos A. ferina a invernar, mas julgo que actualmente há poucos ou nenhuns neste local. O mesmo se pode dizer dos A. fuligula no estuário do Minho, onde no início da década de 1990 invernavam cerca de 250 e actualmente julgo que não há nenhum (em Fevereiro de 2007, data em que lá estive pela última vez, não vi nem um). Desconheço a evolução da situação em São Jacinto, aliás não sei se há números actualizados para todas as zonas húmidas, por isso esta sensação de diminuição generalizada corresponde à minha percepção pessoal. Seja como for, sou da opinião que ambas as espécies se tornaram tão pouco frequentes em Portugal, que todas as observações são dignas de registo.

Curiosamente, em Espanha as espécies continuam a invernar regularmente, ainda hoje tive oportunidade de ver 2 A. ferina e cerca de 20 A. fuligula no Embalse de Brozas, província de Cáceres, não muito longe da nossa fronteira.

1 abraço e Bom Ano,
Gonçalo
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17640
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Seg Dez 31, 2007 11:09 am

Penso que em Sao Jacinto o número de Aythyas tem aumentado nos últimos anos, provavelmente devido à mudanca de local de aves que normalmente se refugiavam no Barreiro da Légua. Há conectividade entre estes dois locais (que sao os únicos refugios de patos de todo o sistema lagunar, ou pelo menos os mais importantes) pois aves marcadas pelo David Rodrigues em Sao Jacinto sao frequentemente vistas na Légua.
Se calhar há mais Aythyas em Sao Jacinto, em contraste com a tendencia do país, por causa do alimento que o David usa para atrair e capturar os bichos...:-), ou por causa do aumento da degradacao e perturbacao no Barreiro da Légua.
Este inverno por enquanto tem sido muito ameno. Talvez aparecam mais patos invernantes quando vier o frio.
Boas festas
Júlio
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Qui Jan 10, 2008 2:19 pm

Mais umas observações da Ria de Aveiro, realizadas hoje, 10-Jan-2008:

Praia da Vagueira, Vagos:
- foi observada uma Larus sabini adulta em plumagem de inverno (espécie mais provável, mas as condições de observação não foram boas);
- refugio de maré cheia situado na praia com cerca de 500 limícolas incluindo Cha. hiaticula, Cha. alexandrinus, Cal. alpina, Cal. alba, uma Are. interpres e duas Plu, squatarola)
- Melanita nigra (300+)

Salinas das Piramides, cidade de Aveiro:
- pelo menos 190 Flamingos
- 14 Perna-longa H. himantopus

Salinas de São Roque, cidade de Aveiro:
- Dormitório com pelo menos 460 Corvos-marinhos situado em 4-5 eucaliptos (espécie pouco abundante na Ria de Aveiro, mas que tem aumentado nos últimos anos).

Cumprimentos
Júlio
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por I_Pereira em Qui Jan 10, 2008 3:21 pm

Uma vez que é na mesma zona aproveito para acrescentar uma provavel Ardea cinerea no Forte da Barra (na ilha que fica entre o Forte e a Barra). Foi ontem à noite, apenas vi o vulto mas tive sorte de ter feito som e pela comparação de vários sons doutras aves pareceu-me a mais provável Wink

I_Pereira

Número de Mensagens : 49
Idade : 32
Data de inscrição : 04/11/2007

http://fibus12.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Sex Jan 11, 2008 4:37 am

Ardea cinerea é uma espécie muito abundante nesta regiao. Eu apenas referi as observações mais interessantes. Existe, por exemplo, um refúgio desta espécie junto á lagoa do Paraiso, mesmo por trás da universidade, onde podem ser observados c.30 individuos. Ontem tb observei vários ao longo do canal da Vagueira.
Inté
J.
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Jan 11, 2008 5:56 am

Júlio Neto escreveu:Ardea cinerea é uma espécie muito abundante nesta regiao. Eu apenas referi as observações mais interessantes.

Caro Júlio,

A tua indicação de um local onde podem ser observados vários indivíduos desta espécie será certamente apreciada por muitos participantes.

No entanto, não me parece que uma observação de uma garça-real seja, por si só, desinteressante. O conceito de observação interessante é muito subjectivo. Com a larga experiência que já tens, é natural que consideres uma observação de garça-real pouco interessante.

Gostaria de te lembrar que o fórum é um espaço aberto a todos os participantes, independentemente da respectiva proficiência enquanto observador de aves. Actualmente já existem aqui mais de 270 membros e como calculas os níveis de experiência são muito variados. Há aqui muitas pessoas que estão a dar os primeiros passos na observação de aves e por isso espero que compreendas e aceites que outros participantes considerem interessante uma observação de garça-real.

1 abraço,
Gonçalo
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17640
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Pedro Fernandes em Sex Jan 11, 2008 7:13 am

Viva!

Eu nestas coisas acho que é sempre de enviar registos, melhor por excesso que por defeito. E uma pessoa aos poucos vai ganhando conhecimento e sensibilidade ao que é ou não um bom registo. E se não interessar nem ao menino Jesus, paciência, faz parte do processo de formação. Além do mais isto não é o Noticiário da SPEA, donde a relevância da observação não é tão importante. Importante sim é que a malta disfrute da passarada, seja em que nível de conhecimento esteja! Portanto, é de mandar essas observações, e comportamentos, e coisas de que apeteça falar ligadas às aves!

E já agora uma boa maneira de ir refinando as observações, é submetê-las ao Noticiário da SPEA. Dá um pouco mais trabalho ao Alexandre, mas sempre é um meio de perceber melhor o que é relevante ou não, mediante a sua publicação ou omissão nos Noticiários (um bem haja ao Alexandre Leitão e ao Gonçalo Elias antes dele pela triagem e elaboração do dito!).

E só mesmo para terminar, se calhar há membros do fórum aí de Aveiro (o que duvido, mas...) que nunca viram uma Garça-Real e queriam muito muito ver uma e lá se decidem a dar corda aos sapatos e ir até lá dar uma espreitadela.

Um abraço,
Pedro
avatar
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 675
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Sex Jan 11, 2008 10:32 am

Caro(a) I_Pereira

Contrariamente ao que as mensagens anteriores te possam fazer pensar, o meu comentário não pretende ser de forma algum depreciativo. Muito pelo contrário, pretendi informar do estatuto das A. cinerea em Aveiro, locais onde as observar e do facto de ter apenas apresentado observações que considero particularmente interessantes, isto é, não apresento listas completas das espécies observadas nos vários locais. Isto não significa que o resto é desinteressante, como afirmou o Gonçalo. Se tiveres interesse, terei todo o gosto em te mostrar alguns dos bons locais para observar aves na regiao de Aveiro, bem como as espécies mais típicas e tudo o que mais aparecer. Este convite é extensível a outros interessados.

Cumprimentos
Júlio
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por I_Pereira em Sab Jan 12, 2008 8:07 am

Não levei nada a mal Wink

Eu como estudo na UA costumo passar nessa rua praticamente todos os dias, nunca reparei nas garças (só uma já há uns meses, passou a voar vinda daquela lagoa por baixo da ponte da A25, saída para Aveiro).
Se puderes indicar uns sitios agradecia Wink

I_Pereira

Número de Mensagens : 49
Idade : 32
Data de inscrição : 04/11/2007

http://fibus12.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Sab Jan 12, 2008 11:25 am

Falando em garças...hoje estavam duas Ardea alba em Salreu, Estarreja. Outras espécies interessantes incluem: Elanus caeruleus (pelo menos 5 aves), Circus cyaneus (1), Lanius meridionalis (1), dormitório de Pica pica com pelo menos 10 aves. Foram observadas mais 30-40 espécies, mas passei grande parte do tempo a tirar fotografias, pois a luz estava óptima!
Júlio
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Alexandre_Leitão em Seg Jan 14, 2008 3:01 pm

Olá Júlio:

A tua observação de Lanius meridionalis parece-me extremamente interessante. Se bem me recordo dos trabalhos do Novo Atlas das Aves Reprodutoras de Portugal, a espécie está ausente da região de Aveiro, ou então é extremamente rara. Confirmas?

Abraço
avatar
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Seg Jan 14, 2008 3:25 pm

Lanius meridionalis é frequente na regiao de Aveiro durante o periodo nao reprodutor, embora o numero de individuos seja baixo.
Julio
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Waldteufel em Ter Jan 29, 2008 3:33 pm

Bem, não sei se esta informação é interessante/relevante, mas no site li que os galeirões só se conseguem observar a algumas centenas de metros. De facto são bastante tímidos, mas no lago junto ao departamento de línguas da UA é possível observá-los no inverno com relativa proximidade. Além do galeirão também costumo ver lá a garça-branca-pequena e a galinha de água.

Waldteufel

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/01/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jan 30, 2008 2:47 am

Waldteufel escreveu:Bem, não sei se esta informação é interessante/relevante, mas no site li que os galeirões só se conseguem observar a algumas centenas de metros. De facto são bastante tímidos, mas no lago junto ao departamento de línguas da UA é possível observá-los no inverno com relativa proximidade.

Penso que a "confiança" que eles dão varia muito de uns sítios para outros. Na Lagoa da Vela, por exemplo, são extremamente confiantes.
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17640
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por I_Pereira em Sab Fev 09, 2008 7:52 am

Amanhã vou participar num encontro de um forum de fotografia cá em Aveiro, algumas dicas actualizadas sobre a passarada? Wink

I_Pereira

Número de Mensagens : 49
Idade : 32
Data de inscrição : 04/11/2007

http://fibus12.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Seg Fev 11, 2008 6:57 am

No sábado, 9 Fev., vi uma Águia-pesqueira e uma Águia-calçada nas salinas junto á universidade. Estavam ainda 160 Alfaiates, 41 Garças-cinzentas, entre outros.
Júlio
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por I_Pereira em Seg Fev 11, 2008 2:55 pm

Júlio Neto escreveu:No sábado, 9 Fev., vi uma Águia-pesqueira e uma Águia-calçada nas salinas junto á universidade. Estavam ainda 160 Alfaiates, 41 Garças-cinzentas, entre outros.
Júlio

Terá sido uma dessas águias que vi ontem na Troncalhada? Não consegui fotos decentes, reparei nela porque tinha um voo diferente de gaivota, mais estranho ainda a suposta gaivota a pousar em fios de electricidade...

Não sei se a foto ajuda, estava bastante longe.

I_Pereira

Número de Mensagens : 49
Idade : 32
Data de inscrição : 04/11/2007

http://fibus12.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Júlio Neto em Qua Fev 20, 2008 5:44 am

Essa parece-me ser uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), que é comum na regiao.
J.
avatar
Júlio Neto

Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Upupa epops em Ter Nov 06, 2012 1:53 pm

Dia 29
LAGOA DO PARAISO
Pandion haliaetus - 1 ave (tb foi obs. no dia 30)
Platalea leocorodia - 9 aves (primeira vez que vejo esta espécie neste local)
Limosa limosa e Recurvirostra avosetta (números baixos, c.200 de cada espécie, mas aves muito dispersas para fazer uma estimativa adequada; uma das avosetas estava anilhada com anilhas coloridas)
Havia ainda bons números de Calidris, Charadrius, Pluvialis, Ardea cinerea (c.40), e ainda Anthus spinoletta e Luscinia svecica.

Onde fica a lagoa do paraíso? scratch
avatar
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 21
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Nov 06, 2012 2:17 pm

A ideia que tenho é que a lagoa do paraíso não é bem uma lagoa mas sim uma 'laguna' (faz parte da ria propriamente dita). Em frente à universidade.
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17640
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por paulo dias em Qua Nov 07, 2012 10:22 am

Boas
Espero que ajude, depois é só ir ao google earth.


paulo dias

Número de Mensagens : 705
Data de inscrição : 18/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Pedro Lopes Moreira em Ter Nov 20, 2012 9:17 am

Hoje (15:30h) vi um Pilrito-escuro (Calidris maritima) adulto no paredão da Barra.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 254
Data de inscrição : 31/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Dez 04, 2012 10:03 am

Observações realizadas ontem na zona de Aveiro, em conjunto com o Romão Machado e o Óscar Morais:

Egretta alba - 1 nas marinhas de Santiago da Fonte (universidade)
Platalea leucorodia - 10 em voo perto da marinha da Troncalhada e mais um no canal de S. Jacinto
Phoenicopterus roseus - 2 um pouco a sul da Ponte da Varela
Anas acuta - 1 macho na RN Dunas de S. Jacinto
Aythya fuligula - 8 na Taboeira
Melanitta nigra - 1 + 3 a entrar a barra junto ao molhe sul
Recurvirostra avosetta - cerca de 30 nas marinhas de Santiago da Fonte
Calidris maritima - 1 no molhe sul
Asio flammeus - 1 a caçar em pleno dia na zona da Murtosa, nos campos não muito longe da Bestida
Regulus regulus - 1 ind. em pinhal na RN Dunas de S. Jacinto
Lanius meridionalis - 1 na Taboeira (segundo creio a espécie é pouco frequente na região)

Total de espécies observadas = 68 (incluindo 16 espécies de limícolas)
avatar
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17640
Idade : 49
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Paulfer em Ter Dez 04, 2012 4:28 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Aythya fuligula - 8 na Taboeira

Em Taboeira onde?

[img] [/img]

Se calhar é mais na zona de Cacia.
Tenho de lá ir dar uma volta....
avatar
Paulfer

Número de Mensagens : 920
Idade : 34
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LOCAL: Aveiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum