avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Página 4 de 26 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 15 ... 26  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jan 28, 2010 5:28 am

Foi adicionada uma nova ficha no portal com sugestões de observação de aves na zona de São Cristóvão.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 18446
Local : Sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jan 31, 2010 11:34 am

Olá a todos,

A partir de hoje o portal avesdeportugal.info conta com mais uma novidade: listas de aves por distrito. Estas listas foram elaboradas a pensar naqueles que efectuam observações regulares numa dada região ou distrito e que passam agora a dispor de uma lista global das observações já efectuadas nessa região.

Cada lista é composta por um inventário das espécies que se sabe que ocorrem ou já ocorreram nesse distrito; no caso das espécies menos comuns indicam-se os locais das observações e a respectiva referência (trabalho escrito ou informação verbal) - deste modo, a proveniência da informação fica desde logo disponível, para o caso de serem necessários mais detalhes.

Nesta primeira fase, foram disponibilizadas as listas de aves para 8 distritos: Braga, Bragança, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Vila Real e Viseu. Estas listas estão disponíveis para consulta ou download em www.avesdeportugal.info/listas.html.

Gradualmente serão disponibilizadas as listas de aves para os restantes distritos do continente.

Caso entretanto detectem algum erro ou omissão, por favor digam-me.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Fev 17, 2010 9:19 am

Foram disponibilizados 21 novos vídeos (principalmente de passeriformes) no portal avesdeportugal.info.

A lista de vídeos disponíveis está disponível aqui.
Gonçalo Elias

Mensagem por RuiC em Qui Fev 18, 2010 2:01 am

Bom trabalho Very Happy
RuiC

Número de Mensagens : 265
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Mar 16, 2010 6:44 am

Foi adicionada uma nova ficha no portal com sugestões de locais de observação de aves na zona de Mértola.
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Mar 28, 2010 10:17 am

Foi adicionada uma mais uma ficha ao portal, desta vez com sugestões de percursos para observação de aves na serra de Aire.
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Abr 18, 2010 11:34 am

Os mapas que acompanham as fichas de local do portal avesdeportugal.info têm vindo a ser gradualmente substituídos por outros mais completos.

Concretamente, em vez dos mapas nos quais se assinalam apenas os pontos de observação referidos nos textos o portal passa a disponibilizar mapas de percursos - estes novos mapas estão mais completos que os anteriores e permitem identificar melhor os acessos aos locais propostos.

Nesta primeira fase foram actualizados os mapas da região Alentejo; os mapas das outras regiões serão actualizados brevemente.
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Maio 07, 2010 2:17 pm

Foram adicionados os mapas de percursos para a Região de Lisboa e para a zona de Entre Douro e Minho.

A seguir vem a Beira Interior
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Maio 10, 2010 6:39 am

O portal avesdeportugal.info atingiu hoje de manhã a importante marca dos dois milhões de pageviews.

O primeiro milhão demorou 18 meses a ser feito, mas este segundo milhão completou-se em apenas 10 meses.
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Maio 23, 2010 3:46 pm

Gonçalo Elias escreveu:Foram adicionados os mapas de percursos para a Região de Lisboa e para a zona de Entre Douro e Minho.

A seguir vem a Beira Interior

Actualização: já estão carregados todos os mapas de percursos da Beira Interior. Por estes dias têm vindo a ser adicionados os mapas de percursos de Trás-os-Montes (alguns já foram carregados, os que faltam deverão sê-lo segunda ou terça-feira).

A próxima região a receber mapas de percursos será o Litoral Centro (e depois dessa ficará a faltar apenas o Algarve).
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 16, 2010 5:52 am

Foi adicionada uma nova ficha no portal avesdeportugal.info com sugestões de locais de observação de aves na região do Litoral Centro, mais precisamente na zona de Pombal - serra de Sicó.

Adicionalmente, foi disponibilizada a lista das aves do distrito do Porto. Esta lista está disponível para consulta ou download em www.avesdeportugal.info/listas.html.
Gonçalo Elias

Mensagem por Francisco Barros em Dom Jul 18, 2010 10:24 am

Olá Gonçalo,

Existe um erro de descrição. A serra de Aire não tem gralhas.
O percurso que descreves é no Planalto de Stº António. A Serra de Aire é aquela serra a nordeste do percurso.

Abraço,
Francisco
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jul 18, 2010 11:08 am

Olá Francisco,

Obrigado pela chamada de atenção.

Peço então o favoque me de me esclareceres o seguinte: onde acaba a serra de Aire e começa a dos Candeeiros? E já agora, o planalto de Santo António pertence à dos Candeeiros?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por barrento em Dom Jul 18, 2010 12:23 pm

Olá,

Francisco, já vi gralhas no Bairro (Junto às pegadas dos Dinossauros, Ourém) e na Zona de Porto de Mós. A primeira localização parece-me, claramente, que é Serra de Aire; a segunda julgo que não, que já é Candeeiros... mas não tenho a certeza.

Abraços
barrento

Número de Mensagens : 624
Local : Alcobaça

http://www.barrento.com

Mensagem por Francisco Barros em Dom Jul 18, 2010 1:02 pm

Olá Gonçalo,

O PNSAC compreende 4 unidades geográficas diferentes, separadas pelas grandes depressões e que pertencem ao macisso calcário estremenho:

1 - Serra dos candeeiros
2 - Planalto de Stº António
3 - Planalto de S. Mamede
4 - Serra de Aire

Para a área protegida não ficar com um mome excessivamente extenso, optou-se por referir apenas as de maior altitude que ficam nos extremos: Aire a nordeste e candeeiros a oeste.

Para te estar a descrever onde começa um e acaba outro é longo, o melhor é mesmo um esboço... não é da melhor qualidade, mas espero que percebas:

Última edição por Francisco Barros em Dom Jul 18, 2010 1:29 pm, editado 1 vez(es)
Francisco Barros

Mensagem por Francisco Barros em Dom Jul 18, 2010 1:06 pm

barrento escreveu:Olá,

Francisco, já vi gralhas no Bairro (Junto às pegadas dos Dinossauros, Ourém) e na Zona de Porto de Mós. A primeira localização parece-me, claramente, que é Serra de Aire; a segunda julgo que não, que já é Candeeiros... mas não tenho a certeza.

Abraços

Eduardo,
Se viste gralhas no Bairro, foram Corone de certeza, não Phyrrhocorax...

Em 21 anos apenas as observei na Serra de Aire uma única vez e em voo de deslocação.
Francisco Barros

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jul 18, 2010 1:26 pm

Olá Francisco,

Obrigado pelo mapa.

Na verdade o mapa que eu tenho (editado pelo IGEOE) situa a serra de Aire desde Alvados até Alqueidão (não é o Alq. da Serra mas sim o outro perto de Torres Novas).

Por outro lado a zona a que chamas planalto de Santo António surge neste mapa como "Serra da Mendiga".

A serra que referes como Candeeiros aparece aqui com dois nomes: serra dos Candeeiros para sul de Arrimal e serra de Porto de Mós para norte dessa localidade.

De tudo isto concluo que a nossa cartografia oficial nem sempre é concordante e fico com dúvidas sobre qual a versão mais correcta.

O que dizes?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Francisco Barros em Dom Jul 18, 2010 1:43 pm

Esta é a versão geomorfológica correcta, isso te garanto e aquela que sempre usei (e toda a gente que comigo trabalha).
Claro que localmente ainda existem mais toponímias para as "costas", as "baixas" e as serranias intermédias.
Para quem mora na Serra de Aire, tudo para alem da costa de Minde/Mira é Candeeiros... para quem mora em Candeeiros, tudo para alem da costa da Mendiga é Serra da Mendiga... etc.

Agora Serra de Aire, podes perguntar a qualquer residente perto da mesma e verás para onde te encaminha.

Porque não utilizas o termo PNSAC ?

Ou Serras de Aire e Candeeiros??
Francisco Barros

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jul 18, 2010 1:51 pm

Francisco Barros escreveu:Porque não utilizas o termo PNSAC ?

Porque todas as descrições do site se baseiam em acidentes geográficos e não em limites administrativos.

De qualquer forma vou rever esta ficha de modo a conseguir descrever correctamente a zona sem incorrecções.

Abraço e obrigado,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por barrento em Dom Jul 18, 2010 1:56 pm

Eduardo,
Se viste gralhas no Bairro, foram Corone de certeza, não Phyrrhocorax...

Quando li gralhas, pá, cometi uma... gralha! loool! Também estava a achar estranho nunca teres visto gralhas para essas bandas...

Essa da toponímia: eu cresci no concelho de Ourém e as pessoas diziam-me
que ali para os lados da Lagoa do Furadouro (no limite com o concelho de Torres Novas, até à zona de Minde/Mira-de-Aire era a serra de Aire...

Abraços

Última edição por barrento em Dom Jul 18, 2010 1:57 pm, editado 1 vez(es)
barrento

Mensagem por Francisco Barros em Dom Jul 18, 2010 1:56 pm

E Serras de Aire e Candeeiros? Acabavas por juntar tudo o que se encontra no meio...
Francisco Barros

Mensagem por Francisco Barros em Dom Jul 18, 2010 1:58 pm

barrento escreveu:

Essa da toponímia: eu cresci no concelho de Ourém e as pessoas diziam-me
que ali para os lados da Lagoa do Furadouro (no limite com o concelho de Torres Novas, até à zona de Minde/Mira-de-Aire era a serra de Aire...

Abraços

E é isso mais ou menos o correcto.
Francisco Barros

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jul 18, 2010 2:07 pm

Francisco Barros escreveu:E Serras de Aire e Candeeiros? Acabavas por juntar tudo o que se encontra no meio...

É uma hipótese. Vou ver como dou a volta ao texto.

1 abraço
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jul 25, 2010 11:33 am

Francisco,

Estive a analisar a página da serra de Aire, tendo em conta os aspectos de que falámos.

Tu sugeriste a designação Serras de Aire e Candeeiros, mas na verdade o percurso descrito não entra na serra dos Candeeiros, pelo que essa designação não se adequa (pelo menos enquanto a ficha não for expandida).

Por outro lado, e como já referi anteriormente, alguns mapas descrevem a serra de Aire como estendendo-se bastante mais para oeste da zona que referes - é o que acontece com o mapa do Automóvel Club de Portugal (ACP), de que anexo a parte respeitante a essa região.

Poderás dizer-me que o mapa do ACP não está correcto, mas a verdade é que este mapa é um dos mais utilizados em Portugal, sendo mesmo uma referência, e por isso aquilo que nele consta é tido em consideração por muitos visitantes, para efeitos de orientação (ainda que localmente as designações sejam outras).

No que se refere à gralha-de-bico-vermelho em particular: escreves que a serra de Aire não tem gralhas, mas nota que no próprio site web do ICNB está online a ficha do Livro Vermelho dos Vertebrados, na qual se refere explicitamente (secção Distribuição) que a espécie ocorre nas serras de Aire e Candeeiros (sem fazer referência ao PNSAC, ou seja está a sugerir-se que a espécie ocorre na serra de Aire propriamente dita); na verdade mais à frente no texto fala-se no PNSAC e no final fala-se apenas da população da serra dos Candeeiros - um pouco confuso, na minha opinião - a ficha está aqui.

Em face destes elementos, optei por manter por ora o título serra de Aire, pois parece-me mais claro para os potenciais visitantes que pretendam conhecer a zona. De qualquer forma, por uma questão de rigor, alterei o texto da secção "visita" para explicar o que é a serra da Mendiga e o planalto de Santo António, alertando para o facto de estas designações nem sempre constarem dos mapas.

Se tiveres oportunidade de ver a nova versão, por favor dá-me a tua opinião - Eduardo já agora, como conheces bem a zona e participaste nesta troca de ideias, a tua opinião também é bem-vinda.

Abraços,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por barrento em Dom Jul 25, 2010 1:46 pm

Olá,

Gonçalo, a ideia que eu tenho (mentalmente, do que me ensinaram na primária) corresponde bastante com este mapa. Pelo menos na zona a leste (serra de Aire).

Agora, desde que me mudei para Alcobaça (o lado oeste da serra) as pessoas referem sempre que a serra dos Candeeiros começa no IC2, mas não me lembro de referirem onde acaba. No entanto, há quem se refira à serra da Mendiga e ao planalto/serra de Stº António, pelo que, presumo, para essas pessoas, a serra dos Candeeiros seria limitada por estas.

Estas coisas não me parecem muito definidas, tratam-se de convenções. Por exemplo: as cartas militares mais antigas referem que uma nascente chamada Poço Suão (perto de Chiqueda) é o início do Rio Alcoa; já as mais recentes, definem que a ribeira do Mogo (afluente a montante que desagua mesmo ao pé daquela nascente) é também Rio Alcoa...
barrento

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 26 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 15 ... 26  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: