Quebra-ossos Gypaetus barbatus: primeiro registo em Portugal no século XXI?

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Quebra-ossos Gypaetus barbatus: primeiro registo em Portugal no século XXI?

Mensagem por pedro121 em Sab Dez 03, 2011 10:41 am

Gonçalo Elias escreveu:Concordo que a questão é complexa.

O mesmo se pode dizer, aliás, em relação aos galeirões-de-crista com colar, que também são de populações E, não é verdade?

Hummm, essa é uma questão muito pertinente, todos os galeirões com colar são nascidos em cativeiro? ou existem programas de marcação em Espanha que recorrem a este método para marcar aves selvagens?
pedro121

Número de Mensagens : 9870
Local : Obidos

Mensagem por pedro121 em Sab Dez 03, 2011 10:55 am

Gonçalo Elias escreveu:
Gypaetus - a espécie em Espanha está na categoria A; se daqui a uns anos for observado um indivíduo não marcado em território português, poderá não ser possível determinar se é proveniente de uma população natural (A), de uma população introduzida reprodutora (C) ou de uma largada (E)... Na volta a espécie ainda acaba na D Very Happy

A curto/medio prazo será observado um quebre ossos em Portugal e será impossível determinar a sua proveniência, pode ser uma ave proveniente de uma população A ou mesmo C ou pode ser uma ave da população que está a ser estabelecida agora e portanto ser uma ave da classe D-

O problema é que não existe maneira de confirmar qual é o caso(A,C ou D), a população de quebra ossos em Espanha está em expansão e penso que nos Pirenéus muitos dos teritorios disponíveis estão já ocupados com os juvenis forçados a procurar áreas vagas, é perfeitamente possivel que aves dos Pirenéus cheguem a Portugal, diria até que é natural que o façam

O numero de avistamentos desta espécie vai aumentar. Por outro lado o numero de aves D vai ser apenas uma fracção das aves A e C e vai ser uma fracção que vai diminuir com o tempo, pessoalmente a inclusão do quebra -ossos na categoria A das aves de Portugal é inevitável e apenas uma questão de tempo

Gonçalo Elias escreveu:Porphyrio - o exemplo é interessante; repara que quando foi largado no Mondego era E... actualmente a espécie já foi observada noutros distritos nos quais não existem provas de reprodução... é quase impossível avaliar todas as situações e parece-me impossível comprovar a origem de todos os indivíduos.

Pois, eu tenho pelo menos dois casais reprodutores numa charca (máximo de 9 adultos observados ao mesmo tempo) na povoação onde resido e existem vários outros casais nas zonas húmidas circundantes, não faço ideia se provem das populações reintroduzidas no Mondego ou se provem de uma população de classe A em expansão, mas nesta fase isso interessa?
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Dez 03, 2011 11:26 am

Exacto Pedro a questão é que ao contrário com o que acontece com a maioria das aves da categoria E (que são exóticas indesejadas) o quebra-ossos é uma ave desejada. E nem sequer é exótica, pois já existiu cá e a vontade de todos, creio eu, é que se torne num C, pelo menos.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17637
Local : Sotavento

Mensagem por pedro121 em Sab Dez 03, 2011 11:31 am

Gonçalo Elias escreveu:Exacto Pedro a questão é que ao contrário com o que acontece com a maioria das aves da categoria E (que são exóticas indesejadas) o quebra-ossos é uma ave desejada. E nem sequer é exótica, pois já existiu cá e a vontade de todos, creio eu, é que se torne num C, pelo menos.

Very Happy Very Happy , sim, mas digo já que mesmo como misero E deve ser espectacular estar tranquilamente a observar rapinas algures na beira interior e de repente aparecer um Shocked Shocked
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Dez 03, 2011 11:39 am

pedro121 escreveu: Very Happy Very Happy , sim, mas digo já que mesmo como misero E deve ser espectacular estar tranquilamente a observar rapinas algures na beira interior e de repente aparecer um Shocked Shocked

Ya, agora imagina estar na Papoa a ver marinhas e passar um à tua frente Laughing
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sab Dez 03, 2011 11:50 am

Gonçalo Elias escreveu:
Ya, agora imagina estar na Papoa a ver marinhas e passar um à tua frente Laughing

Ataque cardíaco fulminante!!! Cool Cool

Já hoje com a gaivota de Audouin fiquei Shocked Shocked Shocked , então com um quebra-ossos era o fim!
pedro121

Mensagem por Júlio Reis em Seg Dez 12, 2011 5:42 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Ataque cardíaco fulminante!!! Cool Cool
O Gonçalo não explicou bem: era um Gypaetus pousado na Papoa, a alimentar-se dos restos de uma mobelha-ártica. Que havia previamente sido mobbed por um bando de Pagophila eburnea, agora pousadas ali no calhau da prainha, à espera de vez.

Ah, e tu telefonaste-me, eu larguei o trabalho imediatamente e cheguei ao local 50 minutos depois. Todas as aves levantaram voo 45 minutos após o teu telefonema (incluindo a ave morta). Mas eu chamei o INEM, por isso salvou-se o observador!

Wink

J.
Júlio Reis

Número de Mensagens : 40
Local : Alcobaça

http://www.tintazul.com.pt/julio.reis/

Mensagem por Carlos Pacheco em Qua Jan 11, 2012 1:30 pm

Conforme prometido ao Gonçalo Elias, contactei os técnicos da Fundación Gypaetus e solicitei informação mais detalhada sobre a presença das duas aves marcadas com emissores em Portugal.
De forma muito simpática, responderam com toda a informação que tinha solicitado. Começo pelo indivíduo que apareceu no norte, a quem foi dado o nome de tanco.
Nasceu no dia 17-02-2010 no Centro de Reprodução em Cativeiro de Valecallent (Lérida, Espanha) e foi libertado quase voador no Valle de los Centenares, Serra de Segura (Parque Natural das Serras de Cazorla, Segura y Las Villas, Jaén, Andaluzia), pela técnica de hacking.
Para além do emissor satélite com GPS, tem ainda uma marcação individual que permite identifica-lo em voo, mediante descoloração de algumas primárias também anilhas coloridas.
Quanto ao historial das visitas a Portugal, foi o seguinte:

Maio: Entrou em Portugal ao final da tarde de dia 08-05-2011 tendo pernoitado na Serra da Malcata. No dia seguinte efectuou um voo em direcção à serra da Estrela, esteve a norte da Covilhã pela manhã (10h) regressou a território espanhol ao início da tarde cruzando a fronteira alguns kms a norte do Sabugal (13h). É pois bastante provável que se tenha ido alimentar ao Campo de Alimentação de Aves necrófagas que existe na Serra da Malcata e que é gerido pelo ICNB. Nesta incursão terá cruzado os distritos de Castelo Branco e da Guarda.

Junho: A 19-06-2011 entrou novamente em Portugal pela manhã, tendo percorrido parte do Douro nacional e Internacional, no distrito de Bragança. Pernoitou em Espanha, junto da fronteira e voltou a passar por território português (distrito de Bragança) no dia 20. Posteriormente regressou a Espanha.

Em breve colocarei a informação sobre o segundo indivíduo.
Carlos Pacheco

Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1168
Local : Odemira

Mensagem por Paulo Alves em Sex Ago 10, 2012 5:35 am

Deixo um link onde poderão ver (e fazer download) das marcações de Quebra-ossos libertados na Andaluzia.

http://www.gypaetus.org/noticias/ver/id/191/seccion/participa_noticias

Paulo Alves

Número de Mensagens : 1717
Local : Mouriscas - Abrantes

http://riscosapenas.wordpress.com/

Mensagem por Flávio Oliveira em Ter Ago 20, 2013 2:49 pm

Foi ontem avistado um Quebra-ossos na zona de Badajoz. Tendo em conta a época do ano, interrogo-me sobre a possibilidade de um destes bichos ir parar a Sagres um dia destes...
Será assim tão improvável?
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 472
Local : Maia

Mensagem por pedro121 em Qua Ago 21, 2013 3:47 am

Flávio Oliveira escreveu:Foi ontem avistado um Quebra-ossos na zona de Badajoz. Tendo em conta a época do ano, interrogo-me sobre a possibilidade de um destes bichos ir parar a Sagres um dia destes...
Será assim tão improvável?
Talvez, mas na pratica uma ave imatura pode aparecer em qualquer lado, mas mais provavelmente no interior, o problema é que sendo eles tão moveis as únicas hipóteses para um observador do litoral são ter mesmo muita sorte e estar num sitio a ver rapinas e passar um pela frente ou então alguém observar um que esteja a pousado ao fim da tarde e que tenha a presença de espírito para esperar para ver se a ave fica mesmo lá e depois avisar para dar tempo á malta de lá chegar antes de a ave levantar no dia seguinte.

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Ago 21, 2013 4:06 am

Vejam esta página, tem uns mapas engraçados:
http://aves-extremadura.blogspot.pt/2013/08/dispersion-juvenil-del-quebrantahuesos.html
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Qua Ago 21, 2013 4:17 am

Gonçalo Elias escreveu:Vejam esta página, tem uns mapas engraçados:
http://aves-extremadura.blogspot.pt/2013/08/dispersion-juvenil-del-quebrantahuesos.html
Sim, por certo, mais interessante ainda foi a referencia no mesmo blog á reprodução de Iduna opaca em Badajoz, o que é para mim tão interessante como o Quebra-ossos!
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Ago 21, 2013 5:36 am

pedro121 escreveu:Sim, por certo, mais interessante ainda foi a referencia no mesmo blog á reprodução de Iduna opaca em Badajoz, o que é para mim tão interessante como o Quebra-ossos!
Não me surpreende, uma vez que há registos em época de nidificação no distrito de Portalegre.
Gonçalo Elias

Mensagem por Jorge Saraiva em Qua Ago 21, 2013 7:42 am

Iduna? Eu nem nunca tinha ouvido falar desse desterrado. É o primo marrokino dos philoscopus?
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1030
Local : Lx

Mensagem por pedro121 em Qua Ago 21, 2013 8:10 am

Jorge Saraiva escreveu:Iduna? Eu nem nunca tinha ouvido falar desse desterrado. É o primo marrokino dos philoscopus?
http://avesdeportugal.info/iduopa.html
pedro121

Mensagem por Jorge Saraiva em Qua Ago 21, 2013 11:32 am

Ando mesmo a leste, obrigado
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1030
Local : Lx

Mensagem por pedro121 em Qua Ago 21, 2013 2:15 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Não me surpreende, uma vez que há registos em época de nidificação no distrito de Portalegre.
Sim, mas estes são mais interessantes e úteis.
pedro121

Mensagem por tmgamito em Qui Ago 22, 2013 8:33 am

Boa tarde
Em Abril deste ano, um dos quebra-ossos libertados no programa da Andaluzia o ano passado, sobrevoou a província de Badaloz e eles punham a hipótese de que viesse até cá mas não se aproximou da fronteira e regressou até à zona da Serra Nevada. Depois disso não soube de mais nenhum que se tenha aproximado
Abraço
Teresa
tmgamito

Número de Mensagens : 36

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Maio 14, 2014 8:25 am

Quebra-ossos observado em Monfrague no dia 2 de Maio.

Será que vem outra vez até lusas terras?

http://aves-extremadura.blogspot.com.es/2014/05/quebrantahuesos-en-monfrague.html
Gonçalo Elias

Mensagem por tmgamito em Qua Maio 14, 2014 10:09 am

Pelos vistos até foram 2. Um que será dos Pirinéus e outro do programa da Fundacion Gypaetus. Vou pedir-lhes mais informação...
Teresa
tmgamito

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Maio 14, 2014 10:17 am

tmgamito escreveu:Pelos vistos até foram 2. Um que será dos Pirinéus e outro do programa da Fundacion Gypaetus. Vou pedir-lhes mais informação...
Teresa

ok Teresa, depois se descobrires alguma coisa por favor partilha aqui  Smile 
Gonçalo Elias

Mensagem por tmgamito em Qua Maio 14, 2014 10:19 am

Claro. Já mandei um mail a perguntar. A página deles está em baixo...
tmgamito

Mensagem por tmgamito em Qua Maio 21, 2014 12:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:
ok Teresa, depois se descobrires alguma coisa por favor partilha aqui  Smile 
Gonçalo, não sei quando vou saber mais alguma coisa. A pessoa que eu conhecia e que estava à frente do Programa já não está lá, responderam-me por ele e eu pedi o contacto mas ainda não tenho. Mas vou descobrir
Também me disseram que este ano só havia voluntariado para o centro de cria e não havia para o "hacking" por isso não sei mesmo o que vai por ali. E continuam com o site em baixo. O ano passado estavam com problemas financeiros grandes, se calharam continuam ou agravaram-se
tmgamito

Mensagem por Morais em Qua Fev 04, 2015 10:19 am

Boas tardes! Registo por seguimento GPS de um dos Quebra-Ossos do programa andaluz Gypaetus na Serra de Gata (juvenil Estela?), muito perto da fronteira com a Malcata. Janeiro de 2015. Abraço
Morais

Número de Mensagens : 113
Local : Lisboa

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: