eBird Portugal--tópico geral

Página 6 de 32 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 19 ... 32  Seguinte

Ir em baixo

Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Pedro Fernandes em Sex Ago 15, 2014 12:29 pm

São boas notícias sem dúvida— 6000 listas apenas neste ano é obra, e ainda faltam uns quantos meses para o final do ano. Em Espanha este ano também foi marcado por um grande crescimento no número de observadores/observações no eBird.

Entretanto deu-se a actualização taxonómica no eBird, e há algumas opções novas relevantes para Portugal, sobretudo referente a pares de espécies como Felosinha/Felosinha-ibérica. Brevemente farei um resumo e actualizarei os filtros para que constem estas pequenas mudanças.
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 692
Local : Rabat

Mensagem por Pedro Fernandes em Sab Ago 16, 2014 8:35 am

Um breve update:

Por prevenção, durante o período venatório de caça à Rola-brava, o eBird terá os filtros desta espécie anormalmente baixos. Devido a isto, contagens superiores a 1 aparecerão como 'contagens elevadas', e estes registos serão reencaminhados para revisão, onde aguardarão até ao final da época de caça, altura em que serão moderados.
Pedro Fernandes

Mensagem por PNicolau em Sab Ago 16, 2014 8:46 am

Felicito-vos(/-te) por esta medida, muito bom.
PNicolau

Número de Mensagens : 5451
Local : Lisboa

Mensagem por João Tomás em Sab Ago 16, 2014 10:09 am

Concordo com o Pedro, é uma excelente medida. Aliás esta medida não poderia ser tomada ainda antes de época venatória (creio que o Pedro Ramalho para o distrito de Leiria já faz algo de semelhante)?
João Tomás

Número de Mensagens : 3261
Local : Batalha

Mensagem por Helder Vieira em Sab Ago 16, 2014 2:25 pm

João Tomás escreveu:
pedro121 escreveu:falando em registos históricos, existem listas submetidas para 1972... Smile

tchiiiiii... isso é mesmo antigo!

"1972...mesmo antigo"

Peço desculpa, mas não concordo  Laughing 
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3380
Local : Maia

Mensagem por João Tomás em Sab Ago 16, 2014 2:33 pm

Helder Vieira escreveu:"1972...mesmo antigo"

Peço desculpa, mas não concordo Laughing

Para mim, que ainda sou um "puto" é antigo  Razz 
João Tomás

Número de Mensagens : 3261
Local : Batalha

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Ago 16, 2014 2:56 pm

Pronto, meninos, já chega, acabou o recreio What a Face 
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 19717
Local : Sotavento

Mensagem por Pedro Fernandes em Dom Ago 17, 2014 8:01 am

O seu a seu dono— a ideia de baixar os filtros durante a época de caça partiu do Pedro Ramalho.

Entretanto os filtros foram ajustados a partir de 14 de Julho— contagens acima de uma ave ficam em espera até meados de Outubro.
Pedro Fernandes

Mensagem por Pedro Fernandes em Dom Ago 17, 2014 1:54 pm

De relevante para o nosso contexto, a actualização da taxonomia do eBird traduziu-se sobretudo na introdução de campos para pares de espécies:

Anas querquedula/crecca
Phalacrocorax carbo/aristotelis
Numenius phaeopus/arquata
Chroicocephalus genei/ridibundus
Chroicocephalus ridibundus/Ichthyaetus melanocephalus
Phylloscopus trochilus/collybita
Phylloscopus collybita/ibericus
Passer domesticus/hispaniolensis

Destaco também a possibilidade de inserir informações dos seguintes híbridos:

Aythya ferina x nyroca
Buteo buteo x rufinus
(os ditos 'Bútios-de-gibraltar')

E ainda a divisão das Gaivotas-de-patas-amarelas em dois grupos, as michahellis (referente às continentais) e as atlantis (referente às macaronésicas).

Há outras alterações, que afectam sobretudo outras regiões do globo, que podem ser consultadas aqui e aqui. O mais brevemente possível incorporaremos estas novidades nos filtros disponíveis— caso não estejam visíveis, podem sempre ser encontradas através do 'adicionar espécie'/'add species'.
Pedro Fernandes

Mensagem por PNicolau em Dom Ago 17, 2014 5:02 pm

Finalmente collybita/ibericus!!
PNicolau

Número de Mensagens : 5451
Local : Lisboa

Mensagem por David Rodrigues em Sex Ago 22, 2014 12:11 pm

P. Fernandes,

Nas nossas condições não acho relevante o par Anas querquedula/crecca pois 99.99...% serão crecca... Mantém-se a possibilidade de colocar cada uma das espécies isoladamente, certo?

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 259

http://www.pt-ducks.com

Mensagem por pedro121 em Sex Ago 22, 2014 4:51 pm

David Rodrigues escreveu:P. Fernandes,

Nas nossas condições não acho relevante o par Anas querquedula/crecca pois 99.99...% serão crecca... Mantém-se a possibilidade de colocar cada uma das espécies isoladamente, certo?

Todas as espécies podem ser colocadas isoladamente, os pares taxonomicos ou os taxa acima de espécie são uma espécie de válvula de segurança para não forçar o observador a fazer uma identificação de que não tem a certeza.

basicamente ao observar uma ave que não consegue identificar até à espécie o observador tem duas opções, ou não coloca nada na lista, ou sobe um ou mais "degraus" e usa os pares ou os taxa acima da espécie.

Lembra a este propósito que sempre que se introduz uma lista no eBird a pergunta é:

"Está a submeter uma lista completa das aves que conseguiu identificar?"

Portanto é perfeitamente aceitável não colocar aves cuja identificação não foi possível, no entanto por varias razões há circunstancias em que taxas acima de espécie podem ter interesse, e ao dar a opção ao observador reduz-se os erros, já que entre não por nada ou por uma identificação forçada alguns observadores podem por a identificação forçada comprometendo os resultados, usando os taxa acima de espécie esses tipos de erros são reduzidos.

pedro121

Número de Mensagens : 11324
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Ago 29, 2014 8:27 am

Gonçalo Elias escreveu:O Pedro Fernandes respondeu-me e pediu-me para transcrever para aqui a resposta dele:

Pedro Fernandes escreveu:Olá Gonçalo,

Parece-me uma boa sugestão abreviar para PNSACV (e a seu tempo os outros, mas este é o parque natural que de facto mais problemas levanta pela extensão do nome). Vai demorar um bocadinho até que consiga alterar os nomes todos, mas assim tenha oportunidade, lanço mãos à obra.

Aproveito ainda para dizer que têm surgido alguns alertas de raridades atípicos (sobretudo na região de Lisboa), e que estes se devem a ter estado a alterar os filtros. Ainda deverão surgir mais alguns, até certas lacunas estarem colmatadas.

Um abraço,
Pedro

Qual é o ponto de situação dos alertas? De vez em quando tenho recebido alguns alertas que me parece não corresponderem a verdadeiras raridades para os distritos...
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Ago 29, 2014 8:34 am

Gonçalo Elias escreveu:
Qual é o ponto de situação dos alertas? De vez em quando tenho recebido alguns alertas que me parece não corresponderem a verdadeiras raridades para os distritos...

Podes dar exemplos Gonçalo? Em Leiria eu tenho tido a necessidade de alterar os filtros devido a um maior nº de observações na parte norte e no interior, nalguns casos espécies que estavam com o filtro a zero, ou a zero para uma dada altura do ano.

É preciso não esquecer que o sistema também funciona temporalmente, ou seja uma Larus marinus em Dezembro não é uma raridade em Leiria mas em Junho já é.

Idealmente seria possível receber alertas para as espécies que são efectivamente raras todo o ano, mas para já tal ainda não é possivel
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Ago 29, 2014 9:31 am

Oi Pedro, ainda bem que referes Leiria pois foi um dos casos que esteve na origem do meu comentário.

Transcrevo um alerta que recebi há pouco (omiti o nome do observador e o link da checklist, embora esses dados sejam públicos creio que não são relevantes para a análise da questão).

Bluethroat (1 Leiria)

---------------------------------------------
Thank you for subscribing to the Portugal Rare Bird Alert. The report below shows observations of rare birds in Portugal.  View this alert on the web at http://ebird.org/ebird/alert/summary?sid=SN36140
NOTE: all sightings are UNCONFIRMED unless indicated

Bluethroat (Luscinia svecica) (2)
- Reported Aug 28, 2014 15:00 by ....
- porto da Nazaré, Leiria
- Map: http://maps.google.com/?ie=UTF8&t=p&z=13&q=39.5868721,-9.0738702&ll=39.5868721,-9.0738702
- Checklist: ....
- Comments: "Dois machos que se encontravam nos caniçais da margem norte do rio Alcoa."

A minha questão: Luscinia svecica nesta época do ano é um migrador razoavelmente comum (ainda que discreto, mas comum). Porque razão a ocorrência de dois indivíduos gera um alerta?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Ago 29, 2014 9:54 am

Gonçalo Elias escreveu:
A minha questão: Luscinia svecica nesta época do ano é um migrador razoavelmente comum (ainda que discreto, mas comum). Porque razão a ocorrência de dois indivíduos gera um alerta?

Porque o filtro estava a 0 até ao inicio de Setembro, pela simples razão que foi este o 1º registo de Luscinia em Agosto, ou seja quando eu fiz o ultimo ajuste aos filtros eu baseie-me nas datas previamente inseridas, vamos supor que o 1º registo outonal era a 15 de setembro, o que eu fiz foi dar uma margem e colocar o filtro para disparar se aparecer algum registo antes de 1 de setembro, obviamente que fui em alguns casos demasiado rígido no método e deveria ter aumentado a margem, mas são estas situações que possibilitam a melhoria do filtro para valores mais próximos da realidade.

Nota também que era indiferente terem sido 1 ou 2, qualquer valor acima de zero activaria o sistema mesmo que fosse X.

Infelizmente isso implica que por vezes(ou muitas vezes) seja enviado um alerta que não se justifica.

Bom, como minimizar esse inconveniente do sistema de alertas? Sugiro que todos os não twitchers não tenham alertas de hora a hora se os alertas forem diários sempre se reduz um pouco o tráfego, eventualmente podem mesmo desligar os alertas nas alturas criticas, Julho por exemplo e as 1ª semanas de Agosto em que é muito fácil aparecer uma migradora comum numa data mais cedo e que faça disparar o sistema.

Com o tempo e com o acumular de situações será possível eliminar estas falsas raridades, mas para já vão acontecer, eu peço desculpa pelos falsos alarmes, mas o sistema foi feito para garantir a qualidade dos dados, não para avisar os twitchers das raridades que vão aparecendo, essa é um efeito secundário e como tal nalguns casos não funciona de facto como deveria.

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Ago 29, 2014 11:38 am

Obrigado pela explicação.

Segundo percebi, nalguns casos os alertas justificam-se pela escassez de informação e não necessariamente pela escassez da espécie, é isso?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Ago 31, 2014 1:01 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Segundo percebi, nalguns casos os alertas justificam-se pela escassez de informação e não necessariamente pela escassez da espécie, é isso?

Nim, ou seja os alertas são uma consequência, não o objectivo, ou seja os filtros são ajustados por cada revisor, o objectivo é assegurar que não passem erros, mas como consequência algumas vezes ficam demasiado curtos e dispara o filtro fazendo accionar o alarme, mas isso não é o que se pretende realmente, ou seja no caso do pisco-de-peito azul o filtro estava "curto" para me dar a hipótese de rever todos os registos prematuros da espécie, não é o objectivo fazer soar o alarme de raridades, mas infelizmente é o que acontece.

Elaborando, o filtro pode ser colocado de varias formas:

Para as raridades CPR está sempre a zero, e se alguma aparecer esses registos são sempre revistos e o alerta é sempre enviado.

O mesmo é valido para uma serie de raridades distritais, por exemplo Picanço-de-dorso-ruivo em Leiria não faz sequer parte do filtro, se alguém enviar um registo ele irá sempre para revisão e fará sempre "soar" o alerta.

Depois tens as espécies residentes de ocorrência regular no distrito, nessas nunca se dá o caso do filtro fazer disparar o alerta, mas podes ter uma contagem elevada, imagina que eu em Leiria tenho o filtro dos verdilhões posto para 20 em Julho e tu a 10 de Julho vez 21, isso vai fazer com que apareça a mensagem de contagem alta, e o registo é enviado para eu rever, com base nele posso decidir que em julho é melhor por o filtro a 25 ou em alternativa considerar que foi uma contagem excepcional e deixar tudo como está aceitando manualmente o registo.

Os casos mais complicados dão-se com as migratórias e com as invernantes, nessas espécies durante um intervalo de tempo normalmente não são expectáveis de ocorrer em Portugal, e para detectar erros de preenchimento no período em que supostamente não ocorrem os filtros estão a zero, mas esse intervalo está dependente dos dados existentes, por exemplo o pisco-de-peito-azul, começa a aparecer no fim de Agosto, mas em Leiria a partir de que dia? eu tenho que decidir com base nos registos existentes qual é a data expectável, e depois dar uma margem de segurança e por 1 nessa margem para apanhar nº mais elevados, mas se aparecer uma ave muito cedo ou eu ter colocado a margem muito curta, vai parar no intervalo que está a zero e faz disparar o alarme.

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Set 05, 2014 1:22 pm

Obrigado Pedro.

Entretanto (hoje) recebi um novo alerta para Faro com o seguinte sumário:

Black-winged Stilt (9 Faro)
Pied Avocet (6 Faro)
Eurasian Oystercatcher (3 Faro)
Black-bellied Plover (3 Faro)
Kentish Plover (5 Faro)
Common Ringed Plover (6 Faro)
Little Ringed Plover (2 Faro)
Common Sandpiper (5 Faro)
Common Redshank (8 Faro)
Whimbrel (3 Faro)
Black-tailed Godwit (5 Faro)
Bar-tailed Godwit (2 Faro)
Ruddy Turnstone (5 Faro)
Red Knot (1 Faro)
Curlew Sandpiper (5 Faro)
Sanderling (7 Faro)
Dunlin (6 Faro)
Little Stint (3 Faro)

Não percebo muito bem isto, mas estes números parecem-me todos normais. Porque será que estas observações geram alertas?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Set 05, 2014 2:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Não percebo muito bem isto, mas estes números parecem-me todos normais. Porque será que estas observações geram alertas?

certo, como decerto reparaste são todos no mesmo distrito e são todos limicolas, o que certamente aconteceu é que o revisor está a usar uma técnica de ajuste do filtro a que eu chamo de teraplanagem, basicamente consistem em por a zero o filtro de uma espécie comum, fazer run, isto causa que todos os registos dessa espécie sejam enviados para revisão, depois ié r ajustando o filtro até que apenas os valores muito altos não sejam abrangidos pelo "novo" filtro.

Quais são as desvantagens dessa tecnica? Bom para funcionar é necessário que o Distrito já tenha muitas listas, caso de Lisboa (á uns tempos era tudo raridade em Lisboa) e Faro em distritos com poucos registos não funciona realmente já que não à valores médios correctos.

A outra grande desvantagem é que causa falsos alertas enquanto o filtro está a zero, isso não era um grande problema antigamente mas este ano todos os dias são inseridos dezenas de listas o que faz com que sejam gerados continuamente mensagens de alerta.

Eu falo com o PeF para vermos como minimizar o problema.

pedro121

Mensagem por Pedro Fernandes em Sab Set 06, 2014 7:53 am

Olá,

Sou eu o culpado pelo filtro de Faro estar a disparar, e tal como o Pedro Ramalho sugeriu, a técninca da 'terraplanagem' foi usada. Estava a afinar as limícolas, depois de ter dado uma afinação aos passeriformes e outros grupos (gaivotas, por exemplo). A ideia é tentar ter uma afinação geral dos filtros a tempo do festival de observação de aves, que acaba por fornecer muitas listas e é sempre um bom teste aos filtros.

O que se passa é que quando um filtro é colocado a zero e corrido, demora algum tempo até que as observações surjam na lista de revisão— isto pode demorar cerca de uma hora ou mais caso haja muitas observações para dada espécie ou espécies. Se os alertas estiverem configurados de hora a hora, surgirá todo o tipo de observações dos últimos sete dias, como no exemplo das espécies listadas pelo Gonçalo.

Termino as limícolas hoje, e avanço com os restantes não-passeriformes para a semana. Imagino que de semana cause menos transtornos, uma vez que há menos actividade de observação. Depois desta afinação, é possível que ainda surjam alguns alertas menos conseguidos que a seu tempo com mais observações serão colmatados.

De qualquer modo, ficam as minhas desculpas por este inconveniente, e espero que em breve os alertas apenas disparem quando têm de disparar.

Boas observações,
Pedro

PS Quanto aos pares de espécies, é como o Pedro Ramalho disse. No caso de Marrecos e Marrequinhas, ficamos com três opções: só Marrecos, só Marrequinhas e Marrecos/Marrequinhas.
Pedro Fernandes

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Set 07, 2014 3:04 pm

Olá novamente,

Estava a olhar outra vez para o alerta que transcrevi no outro dia relativo à observação de limícolas em Faro. Esse alerta foi recebido no dia 5 de Setembro.

Eu subscrevi o alerta horário, mas no detalhe da mensagem verifico que as observações são de dias 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro.

O alerta horário não deveria servir para receber os alertas logo que a observação é inserida, isto é, quase em real-time?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Dom Set 07, 2014 3:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Eu subscrevi o alerta horário, mas no detalhe da mensagem verifico que as observações são de dias 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro.

O alerta horário não deveria servir para receber os alertas logo que a observação é inserida, isto é, quase em real-time?

Sim, mas neste caso as especies passaram a ser "raras" depois de serem submetidas, ou seja, quando a lista foi submetida não eram "raras", só quando os filtros estavam a ser revistos é que o fizeram disparar...

Nota que o alerta é enviado para as observações recentes, ou seja se eu hoje submeter uma lista a dizer que a 8 de Junho vi um grifo-africano em peniche não será enviado alerta porque são "Old News" mas se o submeter com alguns dias de atraso em relação à data de avistamento já é, mas não sei quantos dias tem que passar para o alerta não ser enviado.

Alem disso o sistema a partir deste ano adicionou um "speed bump" de 1 hora, ou seja as noticias só saem passada 1 hora depois de submetida, eu assisti à discussão que levou a essa medida, mas sinceramente não percebi muito bem os fundamentos, as razões são demasiado americanas para as perceber. Twisted Evil Twisted Evil
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Set 07, 2014 4:50 pm

Pois, mas a parte que eu não percebi é esta: imagina que eu vejo uma raridade qualquer. Ponho a observação no e-bird. Isso vai logo gerar um alerta ou é preciso o registo ser aprovado primeiro?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Seg Set 08, 2014 2:03 am

Gonçalo Elias escreveu:Pois, mas a parte que eu não percebi é esta: imagina que eu vejo uma raridade qualquer. Ponho a observação no e-bird. Isso vai logo gerar um alerta ou é preciso o registo ser aprovado primeiro?

Gera logo o alerta, ou seja o alerta é enviado ao mesmo tempo que o registo é enviado para o revisor, nem outra coisa faria sentido, eu tenho dias em que não vejo os registos para rever, o pessoal não tem que esperar que o revisor aprove, tanto mais porque nalguns casos a coisa demora... Very Happy Very Happy
pedro121

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 32 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 19 ... 32  Seguinte

Permissão deste fórum: