“Censo” de rouxinóis começou em Moscou

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

“Censo” de rouxinóis começou em Moscou

Mensagem por jheitor em Ter Maio 29, 2012 11:46 am

“Censo” de rouxinóis começou em Moscou

29.05.2012

fonte : ruvr.ru

Ornitólogos de Moscou começaram a contar quantos rouxinóis existem na capital. A atividade, organizada pela União de Proteção de Pássaros da Rússia, é aberta e qualquer pessoa pode participar.

No fim-de-semana passado, os ornitólogos de Moscou começaram a contar o número de rouxinóis existentes na capital, convidando todos os interessados a participar neste útil e agradável entretimento. As informações recolhidas sobre estas aves podiam ser comunicadas por telefone para a União de Proteção de Pássaros da Rússia ou através do portal eletrônico da organização – BioDat.ru.

O rouxinol é um indicador perfeito do estado do meio ambiente, disse à Voz da Rússia a colaboradora do centro de coordenação da União de Proteção de Pássaros da FR, Elena Tchernova, destacando que o número destas aves em Moscou diminui constantemente.

"Este fato pode ser explicado pela política de corte permanente de relvados e arbustos. O rouxinol é bastante tolerante ao ruído, suporta tranquilamente perto de si uma via-férrea ou uma estrada com trânsito intenso. Mas para o pássaro são importantes arbustos densos, onde ele pode descansar, fazer o ninho e reproduzir-se. Para ele é necessário ainda que nas proximidades haja insetos, que são a base da alimentação dos rouxinóis."

Estes pássaros chegam ao nosso país na Primavera vindos da Europa do Sul e de África e regressam a essas regiões com o início dos tempos frios. Os seus cantos impressionantes são audíveis na época do fim da primavera e início do verão e apenas durante umas três semanas, antes de nascerem as crias. Com as crias já não há tempo para cantar, é necessário alimentar os descendentes!

O primeiro censo de rouxinóis na Rússia decorreu em 1999 na cidade de Voronej. O monitoramento na capital começou em 2000. Desde então, apareceram aficionados das “noites de rouxinol”. Como destaca a União de Proteção de Pássaros, muitos observadores adquiriram experiência e agora indicam com maior precisão os “endereços” e o número de aves. A metodologia de contagem é simples e acessível para cada um, diz Elena Tchernova.

"Tradicionalmente, passeamos e registamos o número de machos cantores. Quantos machos cantam, tantos territórios de rouxinol se encontram neste sector. Cada rouxinol protege o seu território, não admitindo intromissões. Respetivamente, para ter o número total basta adicionar as fêmeas, multiplicando por dois."

Nas palavras da ornitóloga, o número máximo de rouxinóis foi registado em 2005 – 2,5 mil exemplares, mas nos últimos anos esta quantidade não supera os 1,5 mil. Por enquanto, a “base de dados - 2012” inclui 244 pássaros, mas os telefonemas e e-mails continuam a chegar. O monitoramento durará no mínimo uma semana. Os especialistas incluirão os dados numa lista especial, eliminando informações pouco exatas ou repetidas.

http://portuguese.ruvr.ru/2012_05_29/censo-de-rouxinois-comecou-em-moscou/
avatar
jheitor

Número de Mensagens : 10875
Idade : 54
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum