Governo britânico deixa cair proposta para destruir ninhos de águias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Governo britânico deixa cair proposta para destruir ninhos de águias

Mensagem por jheitor em Qua Maio 30, 2012 1:13 pm

Governo britânico deixa cair proposta para destruir ninhos de águias

30-05-2012

fonte : publico.pt

Os ambientalistas venceram, pelo menos para já, o debate público sobre a proposta legislativa do Governo britânico que previa a destruição dos ninhos de águias-de-asa-redonda, uma espécie protegida. A medida visava proteger a caça do faisão, presas daquelas aves de rapina, mas gerou tanta controvérsia que acabou por ser retirada.

“À luz das preocupações expressas publicamente nos últimos dias, decidi estudar novas propostas de investigação sobre as águias-de-asa-redonda”, anunciou o subsecretário de Estado britânico com a pasta do Ambiente, Richard Benyon, segundo o Guardian. Uma decisão que, apesar de ser imediatamente aplaudida pelos detractores da proposta, não é consensual.

O director da Sociedade Real para a Protecção das Aves (RSPB, na sigla em inglês), a maior organização sem fins lucrativos do género na Europa, entende tratar-se de “uma decisão forte, reflectindo o forte desejo nacional de ver o Governo proteger uma vida selvagem preciosa”. “É evidente que [os britânicos] não querem ver os seus impostos serem gastos na eliminação das águias-de-asa-redonda e o Governo tem de certificar-se de que nenhuma ave de rapina será morta em nome do desporto”, sublinha Martin Harper, também citado pelo Guardian.

Já a Countryside Alliance, que se dedica à promoção de actividades como a caça, a pesca e o tiro no Reino Unido, tem uma visão diferente. “O facto de o Governo ter decidido ignorar as populações rurais em favor de grandes grupos de interesses especiais mostra que os governantes estão dispostos a ceder a quem quer que grite mais”, afirmou um dirigente daquela organização, Tim Bonner, de acordo com o mesmo jornal.

O Governo previa um investimento público de 375 mil libras (469 mil euros) para testar as medidas de controlo às águias-de-asa-redonda, que agora deixa cair. Isto apesar de a documentação apresentada pela própria tutela para as justificar revelar que a influência daquelas aves sobre a população de faisões seja ainda desconhecida.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1548244
avatar
jheitor

Número de Mensagens : 10904
Idade : 54
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum