Phylloscopus collybita - nidificação?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Jun 02, 2008 3:36 am

Olá a todos,

A situação da felosa-comum (Phylloscopus collybita) em Portugal como nidificante continua a ser um mistério.

Até à data a nidificação foi confirmada unicamente na Serra da Nogueira (Patacho 2001), mas existem algumas observações em plena época de reprodução em diversos outros locais do nosso território. Pessoalmente estou convencido que esta felosa ocorre numa grande parte do país, mas em densidades muito baixas.

O local onde tenho registado a sua presença com mais regularidade ao longo dos últimos anos é a serra da Estrela. Este ano foram efectuadas duas novas observações nesta zona:
25 de Maio - 1 macho a cantar no Covão da Ametade, Manteigas
31 de Maio - 2 machos a cantar no mesmo local

Estas observações foram efectuadas no âmbito dos recentes cursos realizados pela SPEA (Curso de Aves de Montanha e Curso de Cantos III, respectivamente). Não foram obtidas outras evidências de nidificação.

Alguém tem mais informação sobre este assunto?

1 abraço,
Gonçalo

Referência: Patacho, D. 2001. Felosa-comum Phylloscopus collybita – uma nova espécie nidificante em Portugal. Pardela 15: 14-16.
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 17732
Local : Sotavento

Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Correia em Qui Jun 05, 2008 8:49 am

Olá Gonçalo,

durante o mês passado vi dois indivíduos várias vezes junto a um Carvalhal aqui na minha zona (Alcobaça). Como não tenho lá ido ultimamente não sei se continuam por lá. Mas poderei tentar voltar e confirmar as minhas observações.

Abraço

Marco
Correia

Número de Mensagens : 97
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jun 05, 2008 10:34 am

Olá Marco,

Atenção que os Phylloscopus ibericus (que já têm o estatuto de espécie) são frequentes como nidificantes, nomeadamente na zona oeste.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Henk Feith em Sex Jun 06, 2008 12:31 am

Olá Gonçalo e Marco,

Tenho alguns registos de collybita a cantar em plena época de nidificação (maio/junho) feitos durante os trabalhos do Atlas. Foi em Constância e (se a memória não me falhar) Alpiarça. Vou ter de vasculhar nos antigos livros de campo para ter detalhes.

Sobre o registo de Marco: disseste que os na zona de Alcobaça, mas que eu saiba os collybita não são possíveis de distinguir visualmente (a não ser em mão, isto não sei). Identificaste a espécie pelo canto?

Um abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 483

Mensagem por Francisco Barros em Sex Jun 06, 2008 1:01 am

Boas,
Eu não me recordo de alguma vez ter ouvido collybita a cantar, por estas bandas, a partir de Abril. Portanto, suspeito que por cá "bazam" todas...
É relativamente comum ouvirem-se ainda em Março e Abril, juntamente com íbericus, mas depois disso, népias... só ibericus mesmo.
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Mensagem por Correia em Sex Jun 06, 2008 9:21 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá Marco,

Atenção que os Phylloscopus ibericus (que já têm o estatuto de espécie) são frequentes como nidificantes, nomeadamente na zona oeste.

1 abraço,
Gonçalo

Pois se calhar tratam-se de P. ibericus e não P. collybita.
Tenho mesmo de voltar lá para ouvir e confirmar esta sítuação.

Obrigado Gonçalo e Henk,

Abraço
Marco
Correia

Número de Mensagens : 97
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros

Mensagem por Arade em Sex Jun 06, 2008 9:26 am

Cá nos "Algarves" com é típico, não vejo/oiço Phylloscopus collybita desde o final de Março. Curiosamente encontram-se com os Phylloscopus ibericus na segunda quinzena desse mês. Agora só os voltarei a ver/ouvir apartir de meados/final de Agosto.
Arade

Número de Mensagens : 212
Local : Free Algarve!

http://my.opera.com/Arade/blog/

Mensagem por Filipe Martins em Sex Jun 06, 2008 9:31 am

Olá Gonçalo

Estive ontem ao final da tarde em Manteigas, na zona da Casa da Roda (próximo do desvio para o Poço do Inferno) e ouvi aquilo que chamei de P. collybita (o shif shaf que ouvimos no covão da Ametade).
Tendo em conta o quão "verdinho" sou a identificar cantos, espero que não ter confundido com alguma espécie de canto semelhante (que se existe eu não conheço Embarassed ).
Ainda andei uns bons 20 minutos à procura do bicho para ter uma identificação visual que me ajudasse mas o desgraçado manteve-se sempre escondido.
Não sei se ajuda mas a vegetação onde ele se encontrava é constituida maioritariamente por salgueiros! Rolling Eyes

Abraço
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Local : Seia

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Jun 06, 2008 9:45 am

Olá Filipe,

Em anos anteriores (2002, julgo) ouvi Phylloscopus collybita junto à estrada que desce de Chão de Celorico para o Poço do Inferno. Mas atenção: nessa zona também ocorre P. ibericus e o canto tem semelhanças!

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Pedro Pereira em Seg Jul 07, 2008 3:44 am

Bons dias ,

estive este fim de semana no Covão Ametade e ouvi 2 (ou 3) collybita's a cantar. se bem que o canto não era tão longo quanto aquelas que oiço aqui no Sul, antes de irem embora, por alturas de Março (até Abril às vezes). Questiono-me se por já não estarem a defender território, os cantos já não são tão elaborados.

um abraço
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Local : Centro-Sul

Mensagem por Pedro Pereira em Seg Jul 14, 2008 7:03 am

Olá Gonçalo,

encontrei uma "Short comunication" tua numa Ibis 2004: " Aspects of Iberian Chiffchaff P. ibericus distribution in Spain and Portugal"... pergunto-te se entretanto, já há mais avanços sobre as distribuições Phylloscopus no centro do país?, nomeadamente na serra da Estrela? porque como havendo possibilidades de os cantos dentro das "ibericus" serem diferentes, na às tantas pergunto-me se as "phylloscopus" que ouvi na semana passada no covão da Ametade, não possam ser umas ibericus diferentes das daqui do sul...porque como disse o canto das "supostas collybitas" parece-me diferente do canto que estou habituado a ouvir (no Sul, no fim do Inverno).

abraço,

Pedro
Pedro Pereira

Mensagem por Alexandre_Leitão em Sex Jul 18, 2008 5:22 pm

isso Pedro...puxa pelo Gonçalo e por esse artigo.

A ibericus parece estar bem distribuida pelo norte, inclusive em alguns locais da Estrela...mas o expert é mesmo o Gonçalo...
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jul 19, 2008 5:35 am

Pedro Pereira escreveu:Olá Gonçalo,

encontrei uma "Short comunication" tua numa Ibis 2004: " Aspects of Iberian Chiffchaff P. ibericus distribution in Spain and Portugal"... pergunto-te se entretanto, já há mais avanços sobre as distribuições Phylloscopus no centro do país?, nomeadamente na serra da Estrela?

Olá Pedro,

Não tenho muitas informações novas a não ser talvez o facto de ter ouvido a espécie na serra da Estrela quase todos os anos, o que sugere que haja de facto uma pequena população nidificante na zona.

Pedro Pereira escreveu:porque como havendo possibilidades de os cantos dentro das "ibericus" serem diferentes, na às tantas pergunto-me se as "phylloscopus" que ouvi na semana passada no covão da Ametade, não possam ser umas ibericus diferentes das daqui do sul...

não me parece... no Minho e em Trás os Montes há "palettes" de P. ibericus (serra da Peneda, serra do Larouco, zona de Chaves e serra da Coroa, por exemplo) e cantam igual às do sul do país. Ainda por cima essas aves pertencem à população que o Salomon queria "promover" a subespécie. As aves da serra da Estrela têm um canto bastante diferente, que se assemelha em tudo aos das P. collybita.

Pedro Pereira escreveu:porque como disse o canto das "supostas collybitas" parece-me diferente do canto que estou habituado a ouvir (no Sul, no fim do Inverno).

Pode ser um efeito do "fim" da época de cria, ou seja, como a época de cria está a acabar, o canto é mais apagado (na parte final?) fazendo lembrar o de P. ibericus. Mas posso dizer-te que em Maio estavam com a pica toda bounce

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Pedro Pereira em Sab Jul 19, 2008 5:47 am

Obrigado Gonçalo, fiquei completamente elucidado Cool

...já não me lembrava, mas agora lembro-me que na Peneda já ouvi Ibericus iguais às do Sul.

...quanto às collybita do Covão Ametade, sim, pela altura que as ouvi o canto era mais "apagado" na parte final.

Abraço

Pedro
Pedro Pereira

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jun 02, 2009 3:47 am

Olá a todos,

No passado dia 31 de Maio, durante uma saída efectuada no âmbito do Curso de Cantos e Vocalizações, promovido pelo CISE, foi ouvida uma felosa-comum Phylloscopus collybita a cantar no Covão da Ametade, serra da Estrela.

A espécie já tinha sido detectada neste mesmo local em 2008, havendo igualmente outros registos na serra da Estrela em anos anteriores, por isso não me espantaria que houvesse uma pequena população nidificante na zona.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Jun 22, 2009 10:27 am

Actualização: no passado sábado dia 20 de Junho havia dois machos de Phylloscopus collybita a cantar no Covão da Ametade.
Gonçalo Elias

Mensagem por isidoro S Teodoro em Dom Jun 28, 2009 1:21 pm

Olá

No dia 21 de Junho, no Covão da Ametade, encontrei um ninho de Felosa, com juvenis, tenho dúvidas sobre se a ave em questão é a Felosa-comum ou a Felosa-de-bonelli. Tenho fotos que ainda não tive a oportunidade de visuailisar. Se alguém estiver interessado em ir ao logal e tirar dúvidas posso dar a localização exacta do ninho.

Teodoro

isidoro S Teodoro

Número de Mensagens : 73

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jul 08, 2017 10:27 am

Hoje dia 8 de Julho estava um macho de P. collybita a cantar animadamente na Vala Real, concelho da Azambuja (a menos de 1 km do rio Tejo).

Uma pequena gravação está disponível na lista e-bird, aqui.

Não é a primeira vez que ouço esta espécie a cantar no período estival em regiões tão a sul e de baixa altitude, mas até hoje não consegui encontrar um padrão que ajude a compreender melhor a distribuição desta espécie na época dos ninhos.
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Lemos em Sab Jul 08, 2017 11:27 am

E seria mesmo uma, só pela audição do canto? Ainda por cima estrofes curtas? Bate certo com espécimes que quase sempre cantavam tipicamente "ibericus" mas noutras estrofes (raras), não. Tinha momentos, e não todos os dias, com fases seguidas em que se ouvia isso mesmo, e entre dezenas de vezes assim, lá uma estrofe evoluiria para o da ibericus.
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1359
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jul 08, 2017 11:29 am

Paulo Lemos escreveu:E seria mesmo uma, só pela audição do canto? Ainda por cima estrofes curtas?

Umas curtas, outras longas.

Paulo Lemos escreveu:Bate certo com espécimes que quase sempre cantavam tipicamente "ibericus" mas noutras estrofes (raras), não.

Este não cantou ibericus. Mais de 20 estrofes, todas collybitas.

Paulo Lemos escreveu:Tinha momentos, e não todos os dias, com fases seguidas em que se ouvia isso mesmo, e entre dezenas de vezes assim, lá uma estrofe evoluiria para o da ibericus.

Um dia se puderes grava uma dessas e mete aqui Smile
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Lemos em Sab Jul 08, 2017 11:51 am

Paulo Lemos escreveu:Tinha momentos, e não todos os dias, com fases seguidas em que se ouvia isso mesmo, e entre dezenas de vezes assim, lá uma estrofe evoluiria para o da ibericus.

Um dia se puderes grava uma dessas e mete aqui Smile [/quote]

A melhor está gravada em vídeo. Aceder a ele é que será complicado entre tantos... em cassete. No ano gravei uma mas não tão evidente como collybita "em ibericus" (o canto pode iniciar-se da mesma maneira, as espécies são tão aparentadas...).

Mas facilmente gravaria outra talvez... não fossem relativamente raras por aqui.
Por falar nisso... e se esse tipo de canto (collybita ou ibericus no mesmo individuo) for emitido em condições de baixa densidade populacional? Ou por vezes por machos ibericus solitários? scratch
Paulo Lemos

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jul 08, 2017 11:55 am

Entendo o teu raciocínio, mas ele assenta num pressuposto: o de que não há por cá collybitas a nidificar e que as aves que ouvimos a cantar chiff-chaff são "necessariamente" ibericus maradas.

Agora eu pergunto-te: porque é que excluis, à partida, a possibilidade de haver uma população nidificante de collybitas, ainda que em baixa densidade?
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Lemos em Sab Jul 08, 2017 12:42 pm

Gonçalo Elias escreveu:Entendo o teu raciocínio, mas ele assenta num pressuposto: o de que não há por cá collybitas a nidificar e que as aves que ouvimos a cantar chiff-chaff são "necessariamente" ibericus maradas.

Agora eu pergunto-te: porque é que excluis, à partida, a possibilidade de haver uma população nidificante de collybitas, ainda que em baixa densidade?

Eu não excluí nem pressupus nada que não seja a dificuldade de identificação...
Paulo Lemos

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jul 08, 2017 12:58 pm

Paulo Lemos escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Entendo o teu raciocínio, mas ele assenta num pressuposto: o de que não há por cá collybitas a nidificar e que as aves que ouvimos a cantar chiff-chaff são "necessariamente" ibericus maradas.

Quanto a isso só posso dizer que confio na minha capacidade de identificação do par de espécies collybita / ibericus através das vocalizações.

No dia em que for confrontado com evidências de que estou a identificar mal - coisa que até hoje não aconteceu - terei de rever os meus critérios de id. Wink

Seja como for, se tiveres interesse em ir procurar este indivíduo, posso indicar-te as coordenadas exactas (é possível que continue por lá amanhã).
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Lemos em Sab Jul 08, 2017 2:09 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Lemos escreveu:

Quanto a isso só posso dizer que confio na minha capacidade de identificação do par de espécies collybita / ibericus através das vocalizações.

No dia em que for confrontado com evidências de que estou a identificar mal - coisa que até hoje não aconteceu - terei de rever os meus critérios de id. Wink

Seja como for, se tiveres interesse em ir procurar este indivíduo, posso indicar-te as coordenadas exactas (é possível que continue por lá amanhã).

Também não duvidei das capacidades de ninguém, apenas me parece que as espécies são um problema para identificação. Também por confiar no que ouvi, como quase impossível de distinguir pelo canto durante fases do dia, e pela possibilidade de hibridação.
Paulo Lemos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: